Buscar

ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS AULA 03 2º SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS AULA 03 2º SEMESTRE
1) "Entre a noite de sexta-feira, 15, e a manhã deste sábado, 16, foram registrados 27 acidentes nas rodovias estaduais e federais, deixando 16 feridos e três pessoas mortas. Também foram feitas três apreensões de menores e três prisões".
O trecho de reportagem acima nos remete a um conceito sobre o qual estamos expostos cotidianamente.
Que conceito seria esse?
RESPOSTA: Risco
2) O Bombeiro Militar Sicrano, ao pensar sobre a análise de cenários e riscos, expõe para seus colegas os seguintes argumentos, voltados para o planejamento de um grande evento: 
I- Identificar os riscos importa em identificar tão somente as ameaças. O estudo das mesmas supre a necessidade de estudo das vulnerabilidades. 
II - A análise de cenário e riscos é um grande aliado na análise de ameaças e vulnerabilidades, pois busca-se meios e formas de prever e antecipar possíveis riscos.
III - Empregar metodologias voltadas para a análise de risco torna-se fundamental, pois assim pode-se construir toda uma fundamentação de assessoramento em processos decisórios. 
IV - Se o evento não é inédito, não há porque realizar análise de cenários e riscos. Diante do exposto, marque qual opção representa a correta sequência de assertivas verdadeiras e falsas acima:
RESPOSTA: FVVF
3) Na disciplina Análise de Cenários e Riscos, tivemos a oportunidade de contemplar diversas definições para o termo "ameaça". Não é uma delas:
RESPOSTA: Remissão de atitudes tomadas por uma pessoa quando injuriada.
4) O plano estratégico de segurança, elaborado pelo governo para a Copa do Mundo de 2014, trata como o "pior cenário" durante a realização do evento esportivo a possibilidade de um
RESPOSTA: Ataque terrorista.
5) Na definição de Dicionário Aurélio é uma  ”Palavra ou gesto intimidativo [...] Promessa de castigo ou malefício [...] Prenúncio ou indício de coisa desagradável ou temível, de desgraça, de doença".
O parágrafo acima refere-se ao conceito de __________________.
RESPOSTA: Ameaça
6) Leia as afirmações abaixo:
 I - Para realizarmos a análise de cenário de forma técnica, é necessário seguir uma metodologia.
 II - A análise de cenário é, sem dúvida, um tema de grande relevância e interesse e diz respeito a todas as áreas de segurança. 
III - Jamais será preferível correr um pequeno risco para que um maior possa ser evitado ou mitigado.
 Podemos afirmar que:
RESPOSTA: Somente as afirmações I e II estão corretas.
7) Ao estudarmos o quão importante é definir os pontos fortes e fracos daquilo que se relaciona a um evento, citamos como exemplo a Copa do Mundo de 2014. Não é um ponto fraco para este evento esportivo:
RESPOSTA: A experiência em eventos esportivos internacionais, pois mesmo após mais de 60 anos da última edição da Copa do Mundo, ocorrida no Brasil, o país é um cenário de grandes eventos, esportivos ou não, o que possibilitou reunir experiência no campo do planejamento e execução.
8) "É relacionada com os pontos fracos ou a fragilidades frente à determinada ameaça".
O parágrafo acima refere-se ao conceito de __________________.
RESPOSTA: Vulnerabilidade

Outros materiais