Buscar

ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS AULA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS - AULA 06 - 2ª SEMESTRE
1) O Centro de Operações Rio (COR) informa a comunidade carioca que ela deve seguir instruções específicas voltadas para uma emergência devido à ameaça real ou iminente de chuvas fortes na Cidade do Rio de Janeiro. Esse informe ou sinal é denominado:
RESPOSTA: Alerta
2) Beltrano é o responsável pela Defesa Civil em seu município. Ele decide criar um plano de contingência para o caso de elevada precipitação pluviométrica em sua cidade. Beltrano pensa na seguinte estrutura: 
I - Construir sirenes nos bairros que correm risco, acionando-as em caso de índices pluviométricos que ultrapassem os critérios estabelecidos, ocorrendo uma ameaça real àquelas comunidades. 
II - Construir um sistema de aviso às comunidades para colocá-las mobilizadas, em caso de chuvas fortes. 
III - Planejar medidas que antecedem a fase do alerta a comunidade, objetivando enfrentar uma possível calamidade. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
RESPOSTA: Todas as assertivas estão corretas.
3) O termo alerta, estudado na disciplina, refere-se especificamente:
RESPOSTA: Ao estado de vigilância sobre determinada possibilidade de ocorrência de um evento adverso.
		4) Beltrano é Chefe do Centro de Operações da Defesa Civil de sua cidade. Ao receber informações do serviço de monitoramento do clima que fortes chuvas se aproximam do município, ele opta por avisar a comunidade. Podemos afirmar que estamos diante de um exemplo de
	
	
RESPOSTA: Alerta.
5) Sistemas como os de estações hidrográficas e meteorológicas para verificar chuvas e aumento do nível de rios são muito importantes, assim como as redes de sismógrafos para medir a intensidade de terremotos. Eles permitem que investiguemos e pesquisemos, colocando-nos a frente de um possível evento adverso. Podemos considerar tais meios como recursos de quais ferramentas?
RESPOSTA: De gestão.
		6) Determinada comunidade foi erigida sobre um certo morro na cidade. As condições de segurança não são as mais propícias em caso de elevada precipitação pluviométrica. Atuando como gestor, você verifica que não existem planos de contingência para ocorrência de qualquer evento adverso. Começa a chover torrencialmente e o morro citado começa a apresentar forte erosão, com queda de árvores sobre as casas. Só é possível agora:
	
	
RESPOSTA: Acionar o alarme para a comunidade, através de quaisquer recursos possíveis.
7) Você é o chefe do Centro de Defesa Civil da sua cidade. Diante de fortes chuvas que caem na região, você desencadeia o estágio de atenção, avisando aos Núcleos de Defesa Civil, localizados nos bairros. Os mesmos enviam mensagens para os membros da comunidade, avisando sobre a necessidade de estarem mobilizados. Estamos nos referindo a que fase em um evento adverso?
RESPOSTA: Alerta.
8) Em uma determinada comunidade, pessoas foram orientadas a desocuparem suas casas em razão da elevação do nível de água do rio que passa pelo centro do bairro. Podemos afirmar que tal ação decorre do uso da Defesa Civil de um sistema de
RESPOSTA: Alarme.

Outros materiais