A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
valiação Parcial

Pré-visualização | Página 1 de 2

valiação Parcial: CEL0076_SM_201505329728 V.1 
	Aluno(a): JANAINA ELISABETH PEREIRA SOARES
	Matrícula: 201505329728
	Acertos: 6,0 de 10,0
	Data: 18/09/2018 21:34:20 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201505978534)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O segundo Congresso Nacional de Educação realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção de educação de adultos. Quais as razões apresentadas pela delegação de Pernambuco, da qual Paulo Freire fazia parte, para o problema do analfabetismo no Nordeste?
		
	
	A péssima qualidade da merenda oferecida nas escolas.
	
	A excelente política educacional praticada na região.
	
	A falta de escolas.
	
	Problemas educacionais, em geral.
	 
	A miséria da população.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505996469)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta.
Avanços reconhecidos hoje nas políticas públicas para a EJA expressam essa contribuição, como, 
		
	
	O desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; a realidade sociocultural dos jovens e adultos não devem ser consideradas.
	 
	O reconhecimento que a educação é por toda a vida; a aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias participativas; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	A aceitação de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento e produtores de cultura; o desenvolvimento e a aplicação de metodologias reprodutoras de conhecimento.
	
	O reconhecimento que a educação se dá por um período da vida; o desconhecimento de que jovens e adultos são sujeitos da aprendizagem e do conhecimento; a realidade sociocultural dos jovens e adultos como objeto de estudo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506168685)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O segundo Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção para a educação de adultos. A delegação de Pernambuco, da qual fazia parte Paulo Freire, defende, em seu relatório, que o problema do analfabetismo no Nordeste era um problema...
		
	
	pedagógico
	 
	social
	 
	político
	
	filosófico
	
	educacional
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505486420)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pelo censo de 1940, foram mostrados os altos índices do analfabetismo, o que provoca uma tomada de posição do Estado. Em 1947, com o aproveitamento dos recursos do Fundo Nacional do Ensino Primário, criado em 1942, a União lança, em plano nacional, a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). A principal critica que recaia sobre essa Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947, era:
		
	
	Pelo seu caráter internacionalista
	
	Pelo ser caráter ideológico de esquerda
	
	Pelo seu caráter teórico
	
	Pelo seu caráter pedagógico
	 
	Pelo seu caráter eleitoreiro
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505486790)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Após o Golpe Militar de 1964, as políticas educacionais ganharam contornos definidos havendo uma ampliação dessas políticas e assim a educação passou a ser considerada um espaço privilegiado de produção e reprodução das relações sociais. As transferências de verbas públicas para o empresariado foi uma das maiores marcas da expansão da educação ocorrida por forte influência de técnicos norte-americanos. O sistema escolar brasileiro, a partir de então passou a ser encarado como um investimento apresentando como resultado o aumento da produtividade. Após ler e analisar o texto, escolha dentre os itens abaixo aquele que melhor apresenta a situação a qual passou a se adequar o sistema escolar brasileiro.
		
	 
	Aos preceitos da teoria do Capital Humano.
	
	A melhoria da formação geral.
	
	As teorias dialéticas de Paulo Freire.
	
	A escalada de uma escolarização informal.
	
	A importância dada às áreas humana.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201506226080)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O professor ainda encara a Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva compensatória, tendo como referencial pedagógico, o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.  No entanto, A EJA é uma modalidade de ensino que objetiva atender jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de desfrutar de uma escolarização regular.
Assinale a opção que mais se aproxima da realidade da EJA.
		
	 
	  É uma modalidade que atende Jovens e Adultos especialmente na área rural e, por isso, tem forte característica reprodutivista e compensatória.
	
	A EJA está inserida  em um contexto de políticas compensatórias e que atende fundamentalmente aos setores mais favorecidos da sociedade.
 
	
	A EJA atende Jovens e Adultos em um  contexto de escolarização regular, aparece como possibilidade de educação de alta qualidade.
	
	A modalidade atende basicamente Jovens e Adultos e dentro do contexto de políticas compensatórias, não é uma possibilidade de escolarização acelerada.
	
	Mesmo atendendo ao segmento de Jovens e Adultos, a EJA não é oficialmente uma modalidade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201505990547)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo e depois marque o item que o completa O Parecer CEB/CNE 11/2000 que fixa Diretrizes Curriculares nacionais para a educação de jovens e Adultos é considerado um marco na mudança de concepção e função da educação de adultos, onde passa-se de um paradigma de educação compensatória para uma concepção de educação continuada ao longo da vida. Nessa perspectiva, são reconhecidos e validados os conhecimentos que se cristalizam nos ambientes escolares, aqueles que são trazidos pelos alunos dos seus.
		
	 
	Espaços cotidianos da vida.
	
	Pré-requisitos escolares.
	 
	Estudos das matérias lecionadas.
	
	Parentes e amigos.
	
	Professores das séries anteriores.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201505486291)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Parecer 11/2000 do Conselho Nacional de Educação apresenta o novo paradigma da Educação de Jovens e Adultos, que fixou as novas Diretrizes Curriculares e trouxe também:
		
	
	A passagem do paradigma de educação continuada para a compensatória.
	 
	Docentes com ações mais práticas que teóricas na sala de aula.
	 
	A concepção de educação continuada ao longo da vida dos alunos.
	
	Muitas mudanças na prática e menos no marco normativo.
	
	Muitas mudanças na prática e menos no marco conceitual.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201505978716)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como se constroem novas práticas curriculares que rompam com a visão negativa e fracassada do aluno de EJA?
		
	
	Ignorar que categorias como classe social, cultura, conhecimento, poder, ideologia e racismo atravessam o currículo escolar.
	
	Os professores não devem levar em consideração que indivíduos e grupos são oprimidos por fatores relacionados à raça, classe social e gênero.
	
	Os educadores da EJA devem trabalhar apenas com o conteúdo formal, apresentado nos livros, sem considerar nenhuma condicionante