Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Av 1 Sistemas de Informação

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Quantidades excessivas de informação podem dificultar seu processamento, sua seleção e análise por parte do usuário, prejudicando seu desempenho. A escassez, no entanto, não é a solução para esse problema. Deve existir equilíbrio entre a disponibilidade de informação e a capacidade de seu usuário manipulá-la. Sobre as atividades de um sistema de informação, analise as sentenças a seguir:
I- ENTRADA: é a atividade de abstrair, transmitir, deletar dados e conhecimentos primários. 
II- PROCESSAMENTO: envolve a conversão ou transformação dos dados nas saídas úteis e esperadas pelo usuário.
III- FEEDBACK: é essencial para a monitoria dos sistemas, também ocorre quando o sistema gera saída que demandam uma tomada de decisão que provocará uma nova entrada no sistema. Um sistema que sugira que os níveis de estoque de uma empresa estão baixos poderá gerar uma decisão de investimento, que, por sua vez, provocará atualização dos produtos em estoque, ou seja, uma nova entrada no sistema.
IV- SAÍDA: o objetivo é mostrar algumas consequências importantes do processamento, que são a redução da sensibilidade a variações na planta; a rejeição de perturbações; a melhora da resposta transitória.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Dado é um elemento do sistema de informação que pode ser um caractere ou número, ou seja, qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. A partir do dado transformado, o executivo pode ter consigo um elemento de ação. A transformação/processamento destes dados brutos em algo com valor e significado se torna:
	 a)
	SIG/EIS.
	 b)
	Sistema.
	 c)
	Informação.
	 d)
	Conhecimento.
	3.
	A tomada de decisão nas organizações é promovida pelo uso da tecnologia da informação, que cria, administra e mantém a gestão da informação de uma organização através de dispositivos para acesso, operação e armazenamento de dados. Referente ao conceito do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conhecimento significa entender as relações na informação, podendo considerar a informação como recurso da organização.
	 b)
	O conhecimento não está atrelado ao homem, uma vez que não se tem condição de verificar de fato o que é.
	 c)
	Conhecimento significa excluir a realidade, retendo somente informações; a eficiência da utilização do conhecimento pode ser medida pela relação entre o custo para sua obtenção, processamento e distribuição e o valor estimado dos benefícios auferidos com seu uso.
	 d)
	O conhecimento é decorrente de uma posição objetiva, sem qualquer correlação com dados e informações.
	4.
	Um sistema utiliza recursos do ambiente e devolve-os na forma de entrada para outros sistemas. Para isso, é necessário avaliar o ambiente de um sistema, pois ele deverá atender às necessidades desse ambiente. Sobre os possíveis ambientes de um sistema em uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	Ambiente colaborativo de transação e ambiente organizacional.
	 b)
	Ambiente industrial e ambiente empresarial.
	 c)
	Ambiente macroambiente e ambiente interno.
	 d)
	Ambiente externo/interno e ambiente do ciberespaço.
	5.
	A adoção de novas tecnologias pelas organizações é uma consequência direta da concorrência ocasionada pela globalização, pela valorização do capital intelectual e pelo surgimento da internet e das redes interconectadas. A gestão empresarial deve reagir cada vez com mais dinamismo aos desafios impostos pelas mudanças nos processos de negócio, e é nesse âmbito que os sistemas de informação atuam. Com relação aos Sistemas de Informação, analise as sentenças a seguir:
I- Sistemas de Informação Executiva (SIE) apresentam funções básicas e rotineiras, pois dão suporte a diversas operações, registram qualquer troca de valor, movimentação ou transformação de mercadorias; processamento de pedidos, fatura, controle de estoque.
II- Os Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), essencialmente, servem para monitorar as operações realizadas pelos SPT.
III- Sistema de Informação Executiva (SIE) proporcionando flexibilidade de apresentação, como hipertextos, gráficos, além de ferramentas análise, comparações e simulações com alto potencial de auxílio à tomada de decisão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	O desenvolvimento da tecnologia da informação, o interesse das pessoas e a gestão das empresas, contribuíram espantosamente para o aumento de organizações inteligentes, que se distinguem pela disponibilidade de sistemas de informações de apoio aos processos decisórios operacionais, estratégicos e gerenciais, conjecturando nos resultados da empresa. Sobre as tecnologias da informação aplicadas à gestão empresarial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal função de um ERP () é o acompanhamento de toda a cadeia logística da organização, levantando informações de fornecedores e clientes para sua posterior divulgação.
(    ) O Data Warehouse é considerado um armazém de dados, pois condensa informações extraídas de diversos setores da empresa, catalogando-as e transformando-as para uso em sistemas de Business Intelligence (BI).
(    ) Os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning)  e CRM (Customer Relationship Management) podem ser complementados com a utilização de um sistema de apoio à decisão, visto que ambos não têm a responsabilidade de geração de relatórios apropriados para esta atividade.
(    ) As ferramentas de Business Intelligence (BI) proporcionam às empresas buscarem, em meio à grandiosa massa de dados da organização, informações fundamentais sobre o negócio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Os dados mostram-se como elementos em sua forma bruta, os quais não podem por si só amparar a estruturação necessária para a tomada de ação. Os dados organizados após se transformarem em informação e apresentados de forma organizada geram algum conhecimento. Sobre os dados, analise as sentenças a seguir:
I- Dados são correspondências de um atributo, características ou propriedade que, sozinho, não tem significado.
II- Os dados são representados exclusivamente através de imagem e áudio. 
III- Dado é a menor unidade da informação.
IV- Dado é um elemento do sistema de informação que pode ser um carácter ou um número.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	Na atualidade, as empresas e os profissionais fazem uso da internet, através de diversas transações, para alcançar e atender a seus clientes. Estas transações podem ser classificadas em algumas categorias. Uma delas se refere a quem está envolvido nessa transação, e dentro desta categoria encontra-se a B2B - Business To Business. Como esta ligação de mercado é feita?
	 a)
	De consumidor para empresa.
	 b)
	De empresa para empresa.
	 c)
	De empresa para consumidor.
	 d)
	De consumidor para consumidor.
	9.
	Quando falamos de atendimento ao cliente, precisamos identificar as suas dúvidas, suas satisfações e suas sugestões. A organização pode ter este suporte com a utilização do sistema CRM (Costumer Relationship Management), ou seja, um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente. Sobre as vantagens da utilização do CRM,
Página12