prova de pericia objetiva
5 pág.

prova de pericia objetiva


DisciplinaPerícia625 materiais2.554 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	A perícia contábil é uma atividade muito requisitada, e pode ser feita para atender a diversos níveis de interesse. Perícia contábil judicial para atender às necessidades do Judiciário, perícia administrativa para apurar corrupção e perícia especial aplicada nos casos de fusão de sociedades. Quando é requisitada uma perícia, independentemente do grupo a que pertença, o perito realiza uma série de atividades até a obtenção do resultado necessário. De posse das informações, o perito elabora um documento que comporá o dossiê e que será protocolado e entregue. De acordo com essa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O trabalho pericial realizado pelo profissional contador materializa-se com a elaboração do laudo, devendo-se apresentar e refletir, de forma nítida e imparcial, a veracidade dos fatos técnicos apresentados e analisados pelo profissional perito.
	b)
	O profissional da área da engenharia possui o mesmo nível de responsabilidade que um contador, e desta forma suas atividades materializam-se com a elaboração do laudo técnico, devendo-se apresentar e refletir de forma nítida e imparcial, a veracidade dos fatos técnicos apresentados analisados pelo profissional perito contratado.
	c)
	A elaboração do trabalho pericial realizado pelo profissional contador materializa-se com a elaboração do balancete de verificação e da apuração do resultado do exercício (assim como os demais períodos avaliados para a perícia contábil), devendo-se apresentar e refletir, de forma nítida e imparcial, a veracidade dos fatos técnicos apresentados e analisados pelo profissional gestor da empresa. E esse laudo pericial atende tanto as empresas públicas quanto as empresas privadas.
	d)
	O contador tem papel preponderante nas empresas, tanto para aperfeiçoar os controles e registros contábeis, bem como aperfeiçoar a geração dos relatórios para a gestão da empresa. Desta maneira, o trabalho pericial realizado pelo profissional contador materializa-se com a elaboração do livrorazão analítico de análise, devendo-se apresentar e refletir, de forma imparcial, a veracidade dos fatos de gestão apresentados e analisados pelo mesmo.
	2.
	A cláusula compromissória deve ser estipulada por escrito, podendo estar inserta no próprio contrato ou em documento apartado que a ele se refira. Nos contratos de adesão, a cláusula compromissória só terá eficácia sob uma condição. Sobre essa condição, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aderente tomar a iniciativa de instituir a arbitragem.   
(    ) O aderente concordar com o árbitro as proposições do contrato.
(    ) O contrato previsto estiver registrado na câmara de arbitragem.
(    ) Nos contratos de adesão, a cláusula compromissória estiver aposta na relação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - F.
	b)
	F - F - F - V.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	V - F - F - F.
	3.
	Existem diferentes fins para os quais são realizadas as perícias empresariais e governamentais. Esses fins classificam-se de diversas formas, de acordo com a sua aplicabilidade. Qual é a perícia que se relaciona com fins administrativos?
	a)
	Para esses fins, a perícia pode ser realizada, por exemplo, para verificar se a área de logística externa está controlando o fluxo das mercadorias da empresa.
	b)
	Para fins regimentais do governo, as perícias são realizadas para as Comissões Parlamentares de Inquérito, e quem as solicita é a Câmara dos Deputados, para verificar se os regulamentos estão sendo devidamente cumpridos ou não pelas empresas e, desta forma, relacionar as empresas que deverão ser autuadas ou não por crimes tributários.
	c)
	A perícia pode ser realizada para fins sociais e são promovidas pelos sindicatos, para que haja clareza na divulgação e implementação dos acordos salariais e demais benefícios que a empresa possa conceder.
	d)
	As atividades periciais que podem ser realizadas como a verificação das atividades do profissional responsável pelo almoxarifado, e se este está controlando os estoques da maneira correta, evitando-se, assim, possíveis desvios ou fraudes.
	4.
	As irregularidades administrativas decorrem das imperfeições e inadequações na gestão da empresa. Para a melhor execução dos trabalhos da perícia, é importante que o profissional perito entenda o que são essas irregularidades administrativas. Assinale a alternativa CORRETA que melhor se adapte à situação das irregularidades administrativas:
	a)
	De acordo com a legislação pertinente, as irregularidades administrativas demonstram que a ação econômico-administrativa se desenvolve por manifestações voluntárias do indivíduo, a quem estejam relacionados os interesses pessoais relativos aos agentes envolvidos na irregularidade.
	b)
	Conforme as Resoluções Contábeis vigentes no mercado, as irregularidades administrativas e contábeis demonstram que a ação econômico-financeira se desenvolve por manifestações voluntárias do indivíduo, e de quem estiver vinculado aos delitos relacionados na empresa.
	c)
	Conforme as instruções normativas contábeis, a irregularidade pertinente aos registros dos atos e fatos contábeis se desenvolve por manifestações voluntárias do indivíduo, a quem estejam relacionados os interesses relativos à conjuntura econômica.
	d)
	De acordo com a legislação pertinente, as irregularidades administrativas demonstram que o ato proferido para a realização dos desvios dos recursos patrimoniais se desenvolve por manifestações involuntárias do indivíduo, a quem estejam vinculadas determinados interesses da responsabilidade do autor do delito.
	5.
	Nos casos em que há discordância na tomada de decisão, utiliza-se o trabalho pericial. O cumprimento dos princípios éticos é imprescindível para que haja responsabilidade ética do perito. Daí é fundamental a aplicação do código de ética profissional do contador. Sobre os temas abordados no referido código, analise as opções a seguir:
  
I- Convenções contábeis. 
II- Objetivo. 
III- Deveres do profissional da contabilidade. 
IV- Pronunciamentos técnicos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	b)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	c)
	As opções II e III estão corretas.
	d)
	As opções I e II estão corretas.
	6.
	Nas atividades da perícia contábil e arbitragem, o código de ética aborda a conduta do árbitro. Uma dessas condutas está relacionada à autonomia da vontade das partes. Sobre essa conduta, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A resolução promulgada pelo Conselho Monetário Nacional, que regulamenta as atividades periciais, é a Lei 12.379/12, que estabelece prerrogativas das atividades periciais.
	b)
	Livre escolha de optar pela conciliação entre as partes, para relacionar as controvérsias, com a inclusão da cláusula compromissória no contrato celebrado, passando pelo estabelecimento de regras quanto ao procedimento arbitral.
	c)
	A fixação de prazo para prolatar a sentença judicial como trânsito em julgado.
	d)
	Transacionar direitos patrimoniais disponíveis em um negócio.
	7.
	Após ser nomeado o perito-contador pelo juiz, o perito contratado pelas partes para a perícia extrajudicial ou ao perito escolhido na arbitragem necessita partir para o planejamento das atividades periciais. Esse planejamento significa tomar decisão por antecipação. Desta forma, deve-se analisar os fatos e devem ser tomadas decisões para adotar os procedimentos cabíveis para a realização da tarefa. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que melhor atende às perspectivas para o planejamento da perícia:
	a)
	O perito, que é o profissional nomeado pelo juiz, deverá conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir que sejam adotados os procedimentos que conduzam à eliminação dos fatos verdadeiros.
	b)
	O planejamento da perícia deverá eliminar fatos que possam vir a ser importantes para