Buscar

Controle de Infecção Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Controle de Infecção Hospitalar
1) O que é infecção hospitalar? 
R= Infecção hospitalar ou infecção nosocomial é qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando essa infecção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar.
2) Quais as consequências da infecção adquirida em ambiente hospitalar?
R= Causam alterações na condição orgânica e imunológica do paciente/cliente, deixando-os mais suscetíveis, na relação com o ambiente hospitalar. Pacientes graves podem ter comprometimento de todo o organismo.
3) Como controlar e/ou prevenir a infecção hospitalar? 
R=Prevenção de infecções hospitalares por todo o mundo depende muito mais da instituição hospitalar e de seus trabalhadores do que dos pacientes, já que ninguém se interna com intenção de contrair doenças dentro do hospital. Os cuidados envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do município e estado. Para que haja prevenção e controle das infecções hospitalares, não se pode prescindir de um processo de formação/educação permanente do trabalhador, tanto pelas mudanças frequentes que invadem a área da saúde, o que exige uma produção e reprodução constante de conhecimentos, quanto pela necessidade de que esta produção de conhecimentos tenha aplicabilidade na prática cotidiana dos trabalhadores da saúde. O conhecimento, quando aplicado às ações de trabalho, ou seja, quando utilizado como saber operante e orientador nas e das ações de trabalho, provoca alterações no processo de trabalho, as quais irão intervir, sobremaneira, na qualidade da assistência prestada, na redução das taxas de infecção hospitalar.
4) Qual(is) finalidade(s) da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) 
R= A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é o órgão encarregado pela elaboração, implantação e avaliação do Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) que é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.

Outros materiais