Buscar

Totas Discursiva de Sistemas de Avaliação da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Discursiva de Sistemas de Avaliação da Qualidade
Questão 1 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Leia a situação descrita:
Roberto gerente de produção orientou seus funcionários para que cumpram com as normas da ISO, porque, segundo ele, a ISO impôs as normas e se as mesmas não forem cumpridas à fábrica será interditada pelo governo.
A parti disso, justifique se a orientação dada por Roberto é legal (no sentido do direito).  
Nota: 25.0
Não, a ISO não tem autoridade sobre qualquer país para impor suas normas, visto que é uma entidade não governamental. Nesse sentido, a adoção de suas normas é realizada voluntariamente pelos governos e pelos mercados, os quais optam por aceitar suas exigências. (SELEME; STADLER, 2012, p. 137).
Resposta: Não, a ISO não tem autoridade sobre qualquer país para impor suas normas, visto que é uma entidade não governamental. Nesse sentido, a adoção de suas normas é realizada voluntariamente pelos governos e pelos mercados , os quais optam por aceitar suas exigências.
Questão 2 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
O Sistema Integrado de Gestão (SIG), embora mais complexo do que a adoção isolada de uma única norma ISO, traz uma série de benefícios para a empresa que o implanta. Cite três benefícios de um SIG para uma empresa:
Nota: 25.0
De acordo com a Aula Teórica 6 a gestão integrada apresenta os seguintes benefícios: Otimização e redução do tempo com atividades de conscientização e treinamento (treinamentos integrados); Economia de tempo e custos; Melhoria na gestão de processos; Maior controle dos riscos de acidentes; Análises críticas, pela direção, mais eficazes; Maior comprometimento da direção; Redução e controle de custos ambientais; Redução de documentos; Utilização mais eficaz de recursos internos e infraestrutura; Melhor comunicação com as partes interessadas; Redução de custos de manutenção do sistema; Simplificação das normas e das exigências dos sistemas de gestão; Menor tempo total de paralisação das atividades durante a realização das auditorias; Possibilidade da realização de uma implementação progressiva e modular dos sistemas; Alinhamento dos objetivos, processos e recursos para diferentes áreas funcionais (segurança e qualidade ambiental); Redução da burocracia; Redução do nível de complexidade dos sistemas;  Eliminação de esforços duplicados e de redundâncias; Sinergia gerada pelos diferentes sistemas implementados de maneira conjunta; Aumento da eficácia e melhoria da eficiência do sistema; Redução de custos de desenvolvimento e implementação (menor número de elementos a serem implementados); Redução dos custos com auditorias internas e de certificação; Satisfação de clientes, funcionários e acionistas; Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital; Aumento de competitividade; Controle preventivo do processo.
Resposta: Integração Redução de Custos Atualização Tecnológica Eliminar a redundância de atividades reduzir o tempo dos processos gerenciais
Questão 3 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A figura abaixo representa a estrutura de nível das normas utilizadas em organização.
 
O funcionário Francisco costuma protocolar os documentos o qual recebe na empresa, desta forma tudo ficará registrado para eventuais consultas, mesmo não sendo um procedimento padrão da empresa.
Sendo assim, explique qual nível de normalização a frase acima se refere.
Nota: 7.5
Nível individual: compreende normas do próprio indivíduo, as quais orientam suas ações, independentemente das normas gerais. P. 135 Livro: SELEME, R.; STADLER, H. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: Editora Intersaberes, 2013.
Resposta: Nível empresarial: Diz respeito às normas que a organização utiliza na gestão de suas atividades internas, como normas para compra de material, escolha de fornecedores, códigos de conduta e ética É uma normalização empresarial, pois define uma regra da empresa que é para todos.
Questão 4 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
De acordo com a contextualização a seguir, responda:
Eli Witney, no final do século XVIII, introduziu o conceito nas indústrias, após se deparar com as exigências impostas pela Revolução Industrial, ocorrida na mesma época, dada a descoberta da máquina a vapor. O ambiente de trabalho, com ênfase no ambiental industrial, direcionou as organizações a produzirem de forma padronizada. Assim, o modo de produção artesanal enfraqueceu, abrindo espaço para produção seriada.
Desse modo, cite qual conceito se refere a contextualização, juntamente com este surgiram outros conceitos, quais?
Nota: 25.0
Conceito de padronização de componentes juntamente surgiu o conceito de padronização de processos e o de padronização de ferramentas.
132 Livro: SELEME, R.; STADLER, H. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: Editora Intersaberes, 2013.
Resposta: Juntamente com o conceito de padronização de componentes, surgiu o conceito de padronização de processos e o de padronização de ferramentas.
Questão 5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
As organizações para fazerem sucesso com seus produtos, clientes, parceiros e demais interessados em seus negócios, precisa dispor de qualidade em todos os seus processos, produtos e serviços. Nesse contexto, temos o princípio da qualidade total, que coloca a qualidade como ponto focal dos negócios e das atividades da organização, disseminando-a entre todos os colaboradores por meio da internalização dos princípios da qualidade.
Com base nas informações do texto acima, responda a seguinte pergunta:
Faça uma análise do conceito de qualidade total apontando a sua importância estratégica e como fazer para atingir a qualidade total.
	Resposta: 
Assim, a "qualidade total é um esforço conjunto, compromisso de todos e em todos os níveis, para adequar a estrutura e os processos à produção dos resultados previstos, que é a satisfação dos clientes internos e externos e à sua melhoria contínua. Para uma organização atingir a qualidade total e, consequentemente, a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, ela pode colocar em prática o Controle da Qualidade Total (TQC, em inglês Total Quality Control), um sistema de gerenciamento formulado por Armand Feigenbaum que, além de envolver a participação de todos os níveis da empresa, o faz buscando a motivação pessoal.
Gabarito: Aula 2 
Questão 6 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A auditoria é um conjunto de atividades com caráter de verificação. Essas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de constatar se as ações planejadas têm sido realizadas, o que estabelece uma relação quanto à eficácia do processo. A rotina de auditoria das modalidades interna ou externa só se diferencia quanto ao objetivo, sendo esperado que a auditoria interna aponte os desvios e acompanhe os planos de ação para garantir que os desvios sejam sanados. Já a auditoria externa tem o objetivo de comprovar a eficácia do SGQ para certificação ou recertificação.  
Com base nas informações do texto, responda as questões propostas:
a) Cite e explique a finalidade das auditorias.
b) Cite e explique a principal característica da auditoria externa.
Nota: 0.0
Resposta: 
Quanto a finalidade as auditorias podem ser de: Certificação — objetiva a aceitação do sistema de gestão por uma organização certificadora independente. Supervisão ou manutenção — visa à manutenção e ao acompanhamento do sistema para a garantia da certificação. Prêmio — busca a verificação de atendimento aos critérios estabelecidos para concorrer à premiação. Exemplo: Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que estabelece critérios específicos de avaliação. Gestão — verifica a efetividade do sistema no atendimento dos padrões de gestão estabelecidos e Garantia da qualidade — audita a capacidade do sistema em garantir os requisitos especificados pelo cliente.
  b) A auditoria externa é realizada por meio da contratação deuma empresa de auditoria independente para a qual será apresentado o SGQ com suas particularidades e documentações referentes aos processos a serem auditados.
Gabarito: Aula 3
Questão 7 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Em se tratando da liderança, a ISO 9001:2015 orienta que a direção das empresas que desejem a implementação de um sistema de gestão da qualidade com sucesso, deve demonstrar seu comprometimento com o desenvolvimento e a implementação em realizar tudo o que for necessário. Principalmente a formalização de uma política da qualidade, que deve ser comunicada e compreendida por todos os colaboradores, enfatizando que se trata do desejo da direção da empresa.   
a) Considerando a situação apresentada acima, cite algumas das responsabilidades da gestão da organização para o sucesso da implementação de um sistema de gestão.
 
Nota: 0.0
Resposta: 
A direção tem como responsabilidade definir um representante que deverá estruturar o sistema e que servirá de interface entre a direção e os demais processos, porém na versão 2015 este representante não precisa ser um “membro da gestão” e sim ter requisitos funcionais atrelados. A responsabilidade da direção e do representante da qualidade é subdividida nos itens a seguir: comprometimento da direção; foco no cliente; política da qualidade; planejamento do sistema de gestão da qualidade; objetivos da qualidade e planejamento para alcança-los, planejamento de mudanças, responsabilidade e autoridade e representante da direção. A organização tem a obrigação de prover os recursos necessários para o bom andamento do SGQ, fornecendo os recursos necessários para operação do referido sistema. Recursos humanos: todas as empresas precisam de pessoas competentes na fabricação dos produtos e realização dos serviços. A norma descreve esse grupo de pessoas como recursos humanos que determinam a qualidade alcançada pela organização.
Gabarito: Aula 4
Questão 8 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Em todos os processos existe certa variabilidade, a qual pode ser associada a causas normais ou a causas especiais (atribuíveis) e aleatórias. As causas normais são as que fazem parte do cotidiano da empresa e geralmente ocorrem em grande quantidade, porém, por mais que exista um planejamento para que tais causas sejam eliminadas, elas sempre acontecem. Certamente, com investimento em inovação, tecnologia e qualidade, visa-se essa redução de variabilidade, no entanto, exigem altos investimentos, o qual deverá ser recompensado e avaliado no quesito competitividade.
Com base nessas informações, responda as questões propostas a seguir:
a) Explique resumidamente como funciona o controle estatístico do processo.
b) Descreva os dois momentos existentes em uma avaliação da qualidade.
Nota: 0.0
Resposta: 
a) Quando a variação é pouca e não gera prejuízos ao processo, à empresa e aos consumidores, pode-se dizer que as causas dessa variabilidade são normais, ou seja, por mais que o processo de produção seja bem planejado, elas sempre existirão. É importante destacar que o controle estatístico de processo somente deve ser aplicado quando o processo estiver sob controle, ou seja, apenas as causas comuns estão atuando sobre ele. Isso significa que a quantidade de variabilidade se mantém em uma faixa estável. Por sua vez, quando o processo está sob atuação de causas especiais, significa que o processo está fora de controle estatístico.
b) Podemos considerar dois momentos em uma avaliação de qualidade. O primeiro deles é aquele que consideramos como avaliação subjetiva, a qual depende dos critérios específicos e individuais do avaliador; o segundo é a avaliação objetiva, que demanda o estabelecimento geral de padrões de aceitação que deverão ser obedecidos. Dessa forma, o processo produtivo deve ser controlado não somente na resolução de problemas e no estabelecimento de causas e efeitos, mas também na manutenção dos
padrões a serem seguidos.
Gabarito: Aula 5
Questão 9 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Muitos são os pontos comuns entre os sistemas da qualidade, do meio ambiente e da saúde e segurança, como, por exemplo, a política que trata de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança, a organização da documentação envolvendo um único manual geral de gestão, os procedimentos, as instruções e os registros, a capacitação do pessoal e até a definição de responsabilidades. A realização de ação corretiva, ação preventiva, melhorias, auditorias internas e análise crítica também pode ser unificada.
 
Considerando o texto acima, responda a seguinte questão.
Aponte cinco benefícios da gestão integrada dos sistemas.
Nota: 0.0
Resposta: 
A otimização e redução do tempo com atividades de conscientização e treinamento (treinamentos integrados); economia de tempo e custos; melhoria na gestão de processos, maior controle dos riscos de acidentes e maior comprometimento da direção.
Gabarito: Aula 6

Outros materiais