Buscar

portiflolio 3° ciclo disfunções organicas,atividade fisica e saude

Prévia do material em texto

Educação física bacharel
Glauco costa dos santos – R.A. 1182729 
Atividade referente 2°portfólio (3° ciclo de aprendizagem)
(Exercício físico e síndrome metabólica)
Trabalho apresentado  ao  Centro Universitário Claretiano para a disciplina disfunções orgânicas,atividade física de saúde.os requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora: Maria Beatriz ferreira gurian.
 Feira de Santana
 2018
1°) traça um programa de exercícios para um paciente portador de diabete tipo 2 de 40 anos utilizando hipoglicemiantes orais e com media de glicemia de jejum 160 mg/ dl.pontue como orientação,os cuidados e orientações para este paciente.
A atividade regular é importante é ainda importante se a pessoa tem diabetes tipo 2.os exercícios em que o coração e a respiração ficam mais rápidas ajudam a reduzir as taxas de glicose no sangue sem medicação.também queimam calorias e gorduras extras controlando o peso.
Os exercícios podem ajudar a saúde, melhorando o fluxo sanguíneo e a pressão arterial; os exercícios também aumentam o nível de energia do corpo, diminuem a tensão e melhoram a capacidade de lidar com o tipo 2 devem tomar precações especiais antes,durante e depois da atividade físicas intensas.
Durante a pratica de atividade física, deve ser dada atenção aos vestimentos adequada. O uso de roupas leves e confortáveis.
	Segunda
	Terça
	Quarta
	Quinta
	Sexta
	Sábado 
	Domingo
	Caminhada 50% VO² 
MAX
	Treinamento de força
-Ombro: 2 x 12
-Bíceps: x12
-Peito: 2x12
	Caminhada 60% VO² MAX
	Flexibilidade
Alongamentos 
	Caminhada
70% VO²
MAX
	
	
	30 minutos
	(b) TRE taxa de percepção do esforço de Borg (20)
	40 minutos
	 50 minutos
	50 minutos
	
	
Foi traçado um programa de treinamento no qual foi dividido caminhadas 3 x por semana: segunda, quarta e sexta no qual foi trabalhado com um esforço físico de 50% do VO²MAX.porem, com a evolução foi aumentando ao decorrer da semana.porem, sempre respeitando o limite individual e não ultrapassando 70% VO² Max conforme é visto na planilha,Enfim, nos dias intervalados foi dividido em 2 categorias como treinamento de força, e flexibilidade.na terça-feira dando ênfase em 3 exercícios de membros superiores como desenvolvimento de ombro 2 series x 12 repetições, bíceps 2 x 12 e peito 2 x 12.
Na quinta-feira foi dado atenção em alongamentos estáticos que são recomendados após o aquecimento considerando sempre as limitações.
Foi realizado um trabalho de aeróbia 3 vezes na semana,sendo que inicialmente,com uma intensidade de 50% do VO² MAX,com duração de 30 minutos de caminhada,segunda- feira,quarta-feira subindo para 60% VO² MAX com o mesmo tempo do primeiro dia e logo na sexta-feira subindo para 70% do VO² MAX,com uma duração de 50 minutos.observando que com o passar do tempo o treinamento foi feito uma progressão gradativa até atingir o VO² MAX entre 70% a 80%..enfim, nos dias intervalado foi dividido em força,resistência e flexibilidade como mostra na tabela dando preferência com exercício na escala de BORG de percepção subjetiva de esforço.
Escala de BORG
 6-
 7- muito fraco
 8-
 9-fácil
10-
11-relativamente fácil
12-
13- ligeiramente cansativo
14-
15-cansativo
16-
17-muito cansativo
18-
19- exausto
20-
2) diversos estudo revelam que a pratica regular de exercícios físicos resulta no melhor controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos de todas nas idade.dessa forma,trace um programa de exercícios físicos para um paciente masculino ,50 anos,hipertenso controlado com medicamento.na avaliação de PA 13 x8 mm/hg,peso 84 kg e altura de 1.70 cm. Pontuem como orientação para este paciente, todos os benefícios dos exercícios sobre a hipertensão arterial.
O programa de exercício foi realizado em programa estruturado de reabilitação cardiopulmonares e metabólica sendo composto com frequência de 3 x por semana.em cada sessão foram, realizado cinco minutos de aquecimento, seguido de exercício aeróbio do tipo caminhada,30minutos,na intensidade da FC atingida no limiar um do TECP;em seguida,foram executados exercícios resistido para membros superiores e inferiores com pesos livres.duas series de 12 repetições com cargas correspondente a 50% de uma resistência máxima,ao final foi realizado alongamento durante 5 minutos,AFC foi verificada durante exercício aeróbio e a PA foi aferida antes e imediatamente após a cada sessão do treinamento.
OBS: Foi feito uma variação de exercícios de grupos musculares ao longo na semana para priorizar diferentes exercícios para não ser repetitivos ao longo da semana. Tornado fatigável.enfim, trabalhando também com variações de alongamentos semanais.pois, se torna alem de aprendizagem de variações também uma execução diferentes nos dias de treinamento.
	 Segunda 
	Terça
	 Quarta
	Quinta
	 Sexta 
	Sábado
	Domingo
	Caminhada 30 minutos
	
	Caminhada 30 minutos
	
	Caminhada 30 minutos
	
	
	Aquecimento
	
	Aquecimento
	
	Aquecimento
	
	
	Ombro: 2 x 12
Peito: 2 x 12
Bíceps: 2x12
Agachamento: 2x12 
Leg. press: 2 x 12
Quadríceps: 2x12 
	
	Levantamento: 2x12
Pulove: 2x12 Crucifixo: 2 x12
Ponturilha: 2 x 12
	
	Levantamento lateral: 2 x12
Levantamento frontal: 2 x 12
Terra: 2 x 12
Abdominal: 3 x 12
	
	
	Alongamento
	
	Alongamento
	
	Alongamento
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
O exercício físico comparado com o tratamento farmacológico convencional possibilitou idêntico controle de pressão, arterial sistólica e diastólica e melhor percepção da qualidade de vida.
 
 
Referencia biográficas: oliveira, D.M.disfunçoes orgânicas atividade física e saúde. BATATAIS: Claretiano, 2016
-Guimarães, G.V.CIOLAC. E.G.sindrome metabólica: abordagem do educador física. Revista brasileira de medicina do esporte VOL: 14 N° 4 
Feira de Santana
2018

Continue navegando