Buscar

A ética e a responsabilidade corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A ética e a responsabilidade corporativa
APRESENTAÇÃO
Olá!
Seguidamente nos deparamos com questões e dilemas éticos, seja no trabalho ou na vida pessoal. Nesta unidade trataremos deste assunto tão importante no mundo dos negócios: a ética. Além disso, iremos abordar temas relacionados à responsabilidade corporativa, que se complementam à ética no trabalho. 
Bons estudos.
Ao final desta unidade, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Reconhecer os diferentes pontos de vista éticos que orientam a tomada de decisões;
Identificar o processo de tomada de decisões éticas;
Explicar a relação entre a ética e a responsabilidade social corporativa.
DESAFIO
É final de ano e o vendedor precisa alcançar suas metas de vendas, que ainda estão aquém do necessário para obter uma comissão especial, equivalente a cinco vezes o seu salário. Sabendo que possivelmente seus produtos não serão entregues na qualidade esperada, embora seja aparentemente imperceptível a diferença na qualidade da matéria-prima, o vendedor pode tomar a decisão que julgar mais adequada à sua situação, com base em pelo menos cinco sistemas éticos, a saber:
1. Universalismo;
2. Egoísmo;
3. Utilitarismo;
4. Relativismo;
5. Ética da virtude.
O que significa agir de acordo com cada um destes sistemas éticos?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1. Universalismo: Segundo o Universalismo, todos devem defender determinados valores, como a honestidade e outros de que a sociedade necessita para funcionar. Valores universais são princípios tão fundamentais para a existência humana que são importantes em todas as sociedades.
2.Egoísmo: Egoísmo é o comportamento aceitável que maximiza o benefício individual. O Egoísmo define fazer a coisa certa, que é o foco da filosofia moral, como praticar o ato que promova o bem máximo para o agente tomador de decisões.
3. Utilitarismo: Utilitarismo é o sistema ético, segundo o qual, a principal preocupação dos tomadores de decisões deve ser o maior benefício para o maior número possível de pessoas.
4. Relativismo: O Relativismo define o comportamento ético com base nas opiniões e nos comportamentos de outras pessoas relevantes. Este sistema ético reconhece a existência de diferentes pontos de vista éticos. Assim, o tomador de decisões faz uma consulta a outras pessoas relevantes ao caso sobre qual decisão tomar, com vistas a reunir mais informações acerca da sua decisão.
5. Ética da virtude: A ética da virtude é um ponto de vista que vai além das regras convencionais, sugerindo que aquilo que é moral deve vir, também, do que uma pessoa madura de bom caráter moral consideraria certo. O modelo do desenvolvimento moral cognitivo de Kohlberg classifica as pessoas em categorias, segundo seu nível de julgamento moral. As pessoas no estágio pré-convencional tomam decisões com base em recompensas e punições concretas e no interesse próprio e imediato. Aquelas no estágio convencional adaptam-se às expectativas de comportamento ético de grupos ou instituições, como a sociedade, a família ou seus pares. As pessoas no estágio de princípios enxergam além da autoridade, da legislação e da norma seguem os próprios princípios éticos. Algumas pessoas ficam para sempre no estágio pré-convencional outras passam para o convencional e algumas evoluem para o estágio de princípios. Este sistema reconhece que ao longo do tempo e por meio da educação e da experiência, as pessoas podem mudar seus valores e seu comportamento ético.
EXERCÍCIOS
1) Com relação à ética e responsabilidade social corporativa, assinale a alternativa incorreta:
a) A responsabilidade social corporativa pode ser considerada como a obrigação das empresas perante a sociedade.
b) Quando os gestores apresentam um compromisso pessoal com o comportamento ético responsável, os programas relacionados à ética tendem a ser mais bem integrados às operações, ao pensamento e ao comportamento.
c) A responsabilidade legal é a obediência à legislação municipal, estadual e federal e às regras internacionais aplicáveis ao negócio da empresa.
d) A responsabilidade ética se refere ao cumprimento de outras expectativas sociais das quais a legislação não trata.
e) A responsabilidade econômica das empresas é a de honrar com todos os seus tributos e compromissos.
RESPOSTA CORRETA
A responsabilidade econômica das empresas é a de produzir bens e serviços que a sociedade deseje, a um preço que perpetue o negócio e satisfaça suas obrigações perante os investidores.
2) Com relação à responsabilidade social, assinale a alternativa correta:
a) As empresas começaram a preocupar-se progressivamente com a legitimidade social de sua atuação e a descobrir que o posicionamento socialmente responsável pode resultar em uma boa vantagem competitiva no que concerne ao mercado.
RESPOSTA CORRETA
Estabelecer a responsabilidade corporativa como parâmetro para a competitividade é a chave para fazer com que seu potencial se confirme, determinando objetivos de desenvolvimento sustentável, metas sociais e comerciais.
b) Agir de forma socialmente responsável implica que as empresas passem a assumir algumas das atribuições do Estado.
c) A responsabilidade social empresarial nada mais é do que uma forma de filantropia ou de ações comunitárias por parte das organizações.
d) As empresas socialmente responsáveis são aquelas que não pensam mais no lucro e nos resultados, mas sim somente no aspecto social e no meio ambiente para serem mais valorizadas e reconhecidas pelos clientes.
e) Responsabilidade social só diz respeito às empresas, pois somente estas executam programas sociais derivados deste conceito.
3) Com relação aos sistemas éticos que podem servir como guias para a tomada de decisões, está correta a assertiva:
a) Egoísmo é o comportamento que maximiza o benefício individual, ainda que não seja uma atitude correta do ponto de vista universal.
b) O Utilitarismo define fazer a coisa certa, que é o foco da filosofia moral, como praticar o ato que promova o bem máximo para o agente tomador de decisões.
c) O Relativismo define o comportamento ético com base nas opiniões e nos comportamentos de outras pessoas relevantes.
RESPOSTA CORRETA
O Relativismo reconhece a existência de diferentes pontos de vista éticos. Por exemplo, as normas ou padrões de comportamento esperados e aceitáveis, variam de uma cultura para outra.
d) A ética relativista baseia-se em um ponto de vista que vai além das regras convencionais, sugerindo que aquilo que é moral deve vir, também, do que uma pessoa madura de bom “caráter moral” consideraria certo.
e) Ao longo do tempo, as pessoas não mudam seus valores e seu comportamento ético, pois o que é ético uma vez, sempre será.
4) As organizações necessitam ter coerência no relacionamento empresarial com outras empresas quando oferecem um produto ou serviço, pois se não o fizerem poderão incorrer no erro de irem contra os princípios corporativos que acreditam.
Para evitar esta situação, foi criada a “Matriz de Materialidade”. Identifique a alternativa que expressa a relação correta entre os eixos da matriz:
a) Eixo Interno, que traz a perspectiva da empresa e de sua estratégia de negócios; e Externo, que mostra a perspectiva dos demais públicos envolvidos (acionistas, investidores, comunidades de entorno, governo, formadores de opinião, etc.).
RESPOSTA CORRETA
A Matriz da Materialidade aborda a relação entre o Eixo Interno, que traz a perspectiva da empresa e de sua estratégia de negócios; e o Eixo Externo, que mostra a perspectiva dos demais públicos envolvidos (acionistas, investidores, comunidades de entorno, governo, formadores de opinião, etc.).
b) Eixo Interno, que traz a perspectiva dos acionistas, investidores e administradores; e Externo, que mostra a perspectiva dos demais públicos envolvidos (comunidades de entorno, governo, formadores de opinião, etc.).
c) Eixo Externo, que traz a perspectiva dos acionistas, investidores e administradores; e Interno, que mostra a perspectiva dos demais públicos envolvidos(comunidades de entorno, governo, formadores de opinião, etc.).
d) Eixo Interno, que mostra a perspectiva dos demais públicos envolvidos( acionistas, investidores, comunidades de entorno, governo, formadores de opinião, etc.); e Externo, que traz a perspectiva da empresa e de sua estratégia de negócios.
e) Eixo Externo, que traz a perspectiva da empresa e de sua estratégia de negócios; e Interno, que mostra a perspectiva dos demais públicos envolvidos( acionistas, investidores, comunidades de entorno, governo, formadores de opinião, etc.).
5) Leia e complete adequadamente o fragmento a seguir: ,"___________ é a forma de gestão que se define pela relação ___________
e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o ___________ da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais"
(PARENTE et al., 2008).
a) Gestão ética; Sustentável; Crescimento.
b) Responsabilidade social empresarial; Ética; Desenvolvimento Sustentável.
RESPOSTA CORRETA
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
c) Responsabilidade social empresarial; Eficaz; Desenvolvimento Sustentável.
d) Gestão ética; Eficiente; Crescimento.
e) Uso eficiente dos recursos; Eficaz; Crescimento sustentável.

Outros materiais