A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Ritmo e Dança

Pré-visualização | Página 1 de 1

A frase musical é composta pela formação de pulsos e compassos. Elemento do ritmo, ocorre dentro de uma cadência e quando esta é interrompida ou alterada de alguma forma, temos o início de uma frase musical. Para que consigamos identificar o início de uma frase dentro de uma estruturação musical é necessário ter atenção a algumas dicas. Assinale a alternativa correspondente às informações necessárias para a identificação do início de uma frase musical.
I. A entrada de um instrumento musical.
II. A voz de quem canta a música.
III. Uma quebra brusca da cadência que ocorre a música.
IV. Sempre após o segundo compasso que forma a frase musical.
Está correto o que se afirma em:
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e III
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A música vem sempre de encontro quando surge a palavra ritmo, mas ela é apenas uma das possíveis “ferramentas” ao se trabalhar o ritmo. Entre as diversas possibilidades envolvendo acompanhamento rítmico, assinale a alternativa incorreta, ou seja, a que não faz parte das possibilidades de acompanhamento rítmico.
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A música é uma importante ferramenta em propostas rítmicas corporais. Ao aplicar uma atividade rítmica utilizando músicas junto a uma turma com características de indivíduos arrítmicos e não arrítmicos, o professor deverá, entre todos os cuidados gerais, ter uma grande preocupação também com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
o tipo de andamento, diminuindo o grau de rapidez dos movimentos.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em uma aula de ginástica coletiva, a utilização de músicas com andamento adequado favorece o objetivo da aula e é de caráter fundamental. Então, o professor deve, ao escolher seu acervo musical, verificar se as músicas apresentam uma velocidade adequada para a proposta, classificando-as como vagaroso, moderado ou rápido. O metrônomo é um tipo de aparelho que apresenta essa proposta. Uma segunda forma de identificar o andamento musical é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
contar a quantidade de pulsos durante um minuto.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No ensino de atividades rítmicas e corporais, o professor pode se deparar com situações em que os indivíduos apresentem grandes dificuldades de se expressar. Essas barreiras acontecem por diferentes causas e o resultado disso é chamado de arritmia, situação apresentada por indivíduos arrítmicos e não arrítmicos. Assinale as afirmativas correspondentes às causas de arritmia do indivíduo classificado como não arrítmico.
I. Falta de concentração, em que qualquer referência externa tira o foco do executante.
II. Ineficácia de uma comunicação rápida entre o sistema nervoso central e o sistema muscular.
III. Falta de vontade e desinteresse pela prática.
IV. Falta de confiança em si, reflexo de uma baixa da autoestima.
V. Equilíbrio e permanente harmonia corporal.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, III e IV
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O ritmo faz parte da vida e da natureza. Ele manifesta-se em todos os movimentos e nenhum elemento vivo existe sem a sua presença. Os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, o sono, tudo se faz por meio do ritmo. Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão do ritmo quanto à sua estruturação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Refletido (reflexão sobre a métrica), espontâneo (realizado espontaneamente, livremente), mecânico (determinado, uniforme, não varia. Ritmo característico das máquinas), grupal (Caracteriza-se como uma forma coletiva mais adequada de se igualar um movimento).
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os elementos do ritmo apresentam grande variedade quanto aos seus conceitos, bem como características diferenciadas quando presentes em uma composição musical ou simplesmente em algum tipo de som.
Entender sobre o que é o andamento musical representa importante papel, não só no que se refere a uma melhor organização por parte do profissional, quanto ao possibilita alcançar o objetivo proposto para a atividade.
Podemos conceituar o andamento musical como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
É a maior ou menor velocidade de uma música ou estruturação rítmica.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Podemos utilizar a contagem musical ao elaborar coreografias ou na utilização de movimentos específicos da aula em ginásticas coletivas. Quanto à utilização da contagem musical em aulas de ginástica, esta apresenta uma variação em que podemos definir o início e o término do movimento, respeitando as frases musicais, por exemplo, o exercício agachamento em uma aula de ginástica localizada, iniciando o movimento no primeiro pulso da frase e terminando o movimento no último pulso da mesma frase. Algumas das possíveis variações, ainda utilizando o exercício agachamento como modelo são apresentadas das formas:
I. 1/1: em uma frase, você fará dois movimentos completos.
II. 5/5: um movimento completo em duas frases musicais.
III. 2/2: utiliza oito tempos da música para realização de um movimento completo.
IV. 8/8: utiliza três frases para um movimento completo.
V. 4/4: utiliza 16 tempos da música para a realização de um movimento completo
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, III e V
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Quando se estuda o ritmo e todos os elementos que ele apresenta, é inevitável falar sobre a contagem musical, iniciando sobre o conceito de pulso e sua importância; em seguida sobre o que é o compasso e suas variações; a frase musical e como identificá-la em uma música e, por fim, o bloco musical. Junto com a elaboração de um mapeamento, o aprendiz, através de várias dinâmicas práticas e estudos teóricos, aprende a contar uma música.    
A seguir, marque a alternativa que corresponda a quantos pulsos e quantas frases formam 6 compassos quaternários.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
24 pulsos e 3 frases
	
	
	
	
	
Som constante, batidas contínuas subjacentes a qualquer sequência rítmica é o conceito de um elemento do ritmo em que, inconscientemente, reproduzimos um gesto com partes do corpo (bater do pé no chão, balançar a cabeça etc.) quando ouvimos um som que nos agrade. De acordo com o conceito acima, cite o elemento do ritmo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Pulso musical, considerado o primeiro elemento do ritmo.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.