Buscar

Ética Profissional em Serviço Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Universidade Anhanguera- Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Serviço Social 
Disciplina: Psicologia e Serviço Social 
Semestre: 4º 
Ética Profissional
João Pessoa
Novembro/2012
*
*
Introdução
Entretanto, princípios, normas e regras de conduta sempre foram e continuarão a ser o que distingue a humanidade no ser humano e continuarão imprescindíveis para sempre. Ética e moral são adquiridas e não inatas, são próprias do homem que cria uma natureza moral sobre a sua natureza instintiva. Uma pessoa só é ética quando se orienta por princípios e convicções.
 
*
*
*
*
Ética e vida social
Reminiscências de “Casa Grande e Senzala”: carta aberta ao Grupo Antiterrorismo de babás
“A nossa escrevivência não pode ser lida como história de “ninar os da casa-grande”, e sim para incomodá-los em seus sonos injustos”.
(Conceição Evaristo)
Recebo das minhas companheiras, Blogueiras Feministas, a matéria publicada no site do Estadão no último domingo, 27 de março – “Mães criam grupo “antiterrorismo” contra empregadas”. De acordo com a reportagem, um grupo de mulheres da elite paulistana fundou há cinco anos o GATB – Grupo Antiterrorismo de Babás. No “estatuto” da organização, estão previstas as medidas a serem tomadas contra os “desaforos” de babás, faxineiras e empregadas domésticas.
Para as senhoras do GATB, a exigência de direitos trabalhistas nos quais toda trabalhadora ou trabalhador tem direito, não passam de petulância e falta de educação. Eis aqui, o depoimento de uma das integrantes do Grupo:
publicado em 30 de março de 2011 às 19:52
*
*
“Minha babá veio com uma história sem pé nem cabeça, de que eu estou devendo todos os feriados em dinheiro, porque existe uma lei agora, onde ela tem esse direito. Estou meio tonta com a atitude, decepcionada com a falta de educação e gratidão por tudo que já fiz por ela, mas gostaria de saber se sou obrigada a pagar. Quando achamos que estamos com uma babá ótima, lá vêm as bombas!”
Com o intuito de contribuir para que não haja quaisquer dúvidas entre as senhoras do GATB, dirijo algumas palavras a elas:
Caríssimas,
Acredito que as senhoras, representantes da alta sociedade paulistana, possuam um nível de conhecimento elevadíssimo. Em meio aos chás da tarde, às compras nos shoppings e às fofoquinhas básicas, tenho certeza que em algum momento vocês devam se lembrar que a escravidão acabou. Já se vão quase 123 anos da Abolição, não é mesmo?!Infelizmente, o 13 de maio não foi capaz de sepultar o passado escravista do nosso país. Recentemente, o IPEA, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a UNIFEM realizaram em conjunto um estudo sobre o trabalho doméstico remunerado.
*
*
publicado em 4 de maio de 2012 às 13:43
Luana Tolentino tem 28 anos, é historiadora, professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, pesquisadora da UFMG e militante do movimento negro.
Com certeza. Luana representa o Brasil que desejamos. Brasil de cidadãos e cidadãs conscientes do seu valor e de seus direitos. Mulher, negra, de origem humilde, trabalhadora, que soube se impor e deu uma virada na sua vida. Mas que não se acomoda. Batalha solidariamente para que outros consigam também. Vocês vão ouvir falar muito – e BEM! – dessa mineira de BH, que deu boas risadas durante a nossa conversa, mas que também lacrimejou várias vezes (desculpe-me, por isso, Luana!) ao recordar certos períodos da sua vida. Eis a íntegra da entrevista.
*
*
Viomundo – Você às vezes nos manda denúncias sobre racismo na propaganda. Acha que estamos melhorando nessa área?
Luana Tolentino — Sim. E mais uma vez devido às ações do movimento negro. O caso da propaganda da Caixa foi uma vitória inesquecível. A Caixa foi obrigada a refazer o comercial. E, mesmo depois de tudo esclarecido, eu ainda fui obrigada a ouvir:
“O Machado de Assis não pode ser negro só porque você quer”.
Não é fácil lutar contra a ignorância. Mais recentemente o Conar [Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária] determinou que a cervejaria Devassa alterasse o comercial em função do teor racista e sexista. E, por fim, o cantor Alexandre Pires foi convocado a prestar esclarecimentos ao Ministério Público em função da conotação racista do vídeo Kong, onde pessoas são comparadas a macacos. Ah, já ia me esquecendo. O Azeite Gallo também foi obrigado a mudar sua peça publicitária.
*
*
Silvânia se emocionou durante sessão em Brasília(Foto: Imagem/Globo Brasília)
De acordo com informações da Câmara Federal, a relatora da CPI do Tráfico de Pessoas, a deputada Flávia Morais (PDT-GO), disse que espera uma resposta para o caso de Silvânia. A comissão, segundo ela, deve dirigir-se ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em busca de uma explicação. A deputada disse que "pode ter havido interesse econômico" na ação irregular. O juiz substituto da Vara Criminal do Fórum da Comarca de Monte Santo (BA), Luiz Roberto Cappio Guedes Pereira, participou e disse que espera uma investigação da Polícia Federal.
*
*
O Conselho Nacional de Justiça informou que o magistrado Vitor Bizerra já está sendo investigado pela Corregedoria Nacional de Justiça por suspeita de envolvimento em um esquema de adoção irregular no estado.
Segundo a mãe, o pai das crianças trabalhava todos os dias e não deixava faltar comida em casa. Mas quando o pai voltou, os filhos já estavam longe.
Desde que o caso aconteceu, os advogados do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cedeca trabalham para trazer as crianças de volta. "O Estatuto da Criança e do Adolescente deixa claro que essas famílias não podem ser condenadas e nem ter seus filhos retirados sobre a justificativa da pobreza", afirma a advogada Isabela Costa Pinto.
*
*
Dos cinco filhos de Silvânia e Gerôncio, dois mais velhos estão em Campinas. Os outros foram para Indaiatuba, cidade vizinha.
A mãe baiana denunciou que a ordem de adoção dos cinco filhos partiu de um juiz. Em 24 horas, o então juiz de Monte Santo, Vitor Manoel Xavier Bizerra, destituiu o poder dos pais para entregar as crianças a quatro casais paulistas. Ninguém da família dos meninos estava presente, nem o Ministério Público, informou a mãe. O juiz Vítor 
Na CPI, Bizerra afirmou ao deputado Severino Ninho (PSB/PE) que nunca se opôs a dar entrevistas ao Fantástico sobre o assunto. A reportagem, porém, mostrou que o procurou várias vezes, tanto em casa quanto no fórum, e que nunca foi atendida. Por telefone, o juiz disse ao Fantástico: “eu estou resolvendo algumas coisas, não estou disponível pra conversar agora”. Em novo contato, o telefone foi desligado quando a reportagem perguntou pelo juiz. Na última tentativa, quando a reportagem discou o mesmo número novamente, a ligação não completou.
*
*
Na CPI, o juiz afirmou que estaria sendo injustamente acusado. “Por que a figura que é exposta é a do juiz? Por que a do juiz e não a outra pessoa que é colocada como investigada?”, perguntou Bizerra aos deputados responsáveis pelo inquérito.
A “outra pessoa” é Carmen Topschall, que aparece como intermediária em todos os processos suspeitos de adoção na região de Monte Santo.
“Eu não tenho dúvida de que há uma organização criminosa por trás disso. Já pedimos inclusive a prisão preventiva coercitiva dessa Carmen ao juiz”, declarou o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA).
A acusada afirmou que vai prestar depoimento na CPI do tráfico de pessoas na próxima terça-feira (13). 
*
*
Primeiro casal homossexual a adotar criança no país fala sobre Dia dos Pais
Mais do que Theodora, quem comemora muito este dia é o casal Dorival Pereira de Carvalho Júnior e Vasco Pedro da Gama Filho. Eles, que estão juntos há mais de 20 anos, brigaram até o fim na Justiça para conseguir a guarda legal da menina. “Esperamos bastante para conseguir a adoção, para que tudo desse certo. Então o Dia dos Pais é uma data muito bonita e importante para nós, representa a realização de um sonho”, afirma Vasco.
*
*
Conclusão
Contudo, devemos exercer nossa função com ética e profissionalismo compartilhando coletivamente com outros profissionais, trazendo para os usuários, respaldo em uma ação ético-politica com grande referencial. 
              O mundo e o nosso país precisam de famílias, onde os pais ensinem para os seus filhos que os bens de consumo, a liberdade individual e a própria felicidade se conquistam com condutas éticas e não tentando levar vantagem em tudo, para que no futuro não aceitem, por exemplo, a corrupção como um meio justificado por um fim.
	Código de ética trata ainda das competências do Assistente Social, direitos e responsabilidade do mesmo nas relações com o usuário com as instituições empregadoras e sociais, com a justiça O e do sigilo na profissão, das penalidades, aplicação e comprimento do código.
 Neste sentido os valores contidos no Código de Ética Profissional são orientadores das opções, escolhas, dos posicionamentos e julgamentos de valor realizados cotidianamente. Contudo devemos exercer nossa função com ética e profissionalismo compartilhando coletivamente com outros profissionais, trazendo para os usuários, respaldo em uma ação ético-politica com grande referencial.
*
*
Bibliografia 
Barroco, Maria Lucia S. Ética e Serviço Social: Fundamentos ontológicos. 5 ed. São Paulo :Cortez, 2006.
Para a Critica da vida cotidiana. In: NETTO, José Paulo; falcão, Maria do armo. Cotidiano: conhecimento e Critica .3. ed. São Paulo: Cortez, 199.
Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentas de Marx. São Paulo. Editora Ciências Humanas, 1979.
Por Ceres Araújo – http:/www2.uol. Com.br/yyaestelar/filhos_limites.htmwww.viomundo.com.br/
LUKÁCS, G. As Tarefas da Filosofia Marxista na Nova Democracia.
In: LUKÁCS, G. O Jovem Marx e Outros Escritos de Filosofia. Rio de
Janeiro: Editora da UFRJ, 2007a.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais