Buscar

ativ 32290

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades das Aulas 01 e 02
1-Com relação a aula 1, responda:
A diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta. Como cultura compreende-se o conjunto de costumes e tradições de um povo transmitidas de geração em geração. Entretanto cite quais são os elementos culturais representativos de um determinado povo?
R: A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: Vestimentas, culinárias, manifestações religiosas, tradições entre outros aspectos.
2- Explique o que você entendeu sobre o que é Identidade Cultural? (de 5 a 10 linhas) 
R: Identidade cultural é um determinado grupo, cultura ou indivíduo, se adquire na medida em que vai sendo influenciado pela cultura do grupo e que se vive. Onde se desenvolve relações diversas por suas constantes evoluções e formas. É uma definição ampla em que a sociedade se define, desde a fala até os locais onde ir. A identidade cultural é uma breve definição de onde viemos e de onde somos, da forma da qual agimos e pensamos. Ou seja a forma geral em que o convívio com os mesmo nos defini e caracteriza. 
3- Explique a diferença entre Etnografia, Etnologia e Antropologia?
R: De um modo geral seria o início meio e fim de um estudo. Iniciando-se na Etnografia, sendo feita uma observação da sociedade em modo direto. Por segundo passo classifica –se a Etnologia que caminha-se para o primeiro passo em direção à síntese. Buscando um conhecimento do estudo, os fatos e documentos levantados pela Etnografia. Finalizando na Antropologia sendo um último estágio, passo para á síntese nas conclusões, concluindo o conhecimento. A diferença em modo geral dos fatores seria observação, ação e conclusões de um modo geral, se completando de início, meio e fim.
4- Você observou, nas leituras da aula 2, que Santos (2008), faz alguns questionamentos sobre a desigualdade social. Como você responderia a esses questionamentos feitos por ela: 
- O que nos difere do “outro”? 
R: A humanidade é extremamente diversa. O que nos difere um do outro é a forma em que o outro nos vê, e a forma em que nós mesmo nos vemos e definimos. Essas percepções criadas uns dos outros, fazem com que a divisão social se estabeleça e diferencie uma da pessoa da outra. 
- O que nos iguala? 
R: O que nos iguala na sociedade em meia a tanta diversidade, é o mesmo convívio em que vivemos, culturas, crenças, entre outros. Ou seja, seria ao grupo em que pertencemos. A formas de ver e conceituar o outro definindo como igual ou diferente de você. O meio onde vivemos diz muito sobre nós e quem é como somos.
- O que influencia nossas simples e cotidianas escolhas? 
R: O meio em que vivemos diz muito sobre nossas escolhas e opiniões. Sempre teremos conflitos de ideias com pessoas que vivem em meio diferente, oposto ao nosso. As nossas escolhas também vão dizer muito sobre nós, sobre nossas diferenças e semelhança com o outro, seja ele da mesma classe ou não. As escolhas tomadas também, estão relacionadas diferentemente com as influências que sofremos impostas pelas diferenças sociais em que vivemos. 
- O que podemos chamar na verdade de desigualdades?
R: A desigualdade em primeira instância seria a definição geral do que vivemos na sociedade atual, e toda sua relação. Financeira, cultural, religiosa, e outras.
Ela define de um modo geral as pessoas, os países, os afazeres, lazeres. A desigualdade é muito perceptível em questão econômica, apesar de vários ângulos visível. A desigualdade é imposta pela forma em que vemos nos mesmo e o outros. No modo em que vivemos e tudo que isso agrega.

Outros materiais