Buscar

Gleissolos: características e uso na agropecuária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gleissolos
 Os solos Gleissolos predominam no estado de Rondônia apenas (4,5%) do seu território, é um solo comum em áreas de cursos d´água saturados por águas em períodos longos o que faz com que o ferro seja oxidado ou reduzido o seu tamanho um solo com um tom acinzentado (Lepsch, 2010).
 Solo desse tipo tem uma textura arenosa (areia ou areia franca) presentes nos horizontes superficiais, seguido de horizonte glei com textura franca arenosa ou mais fina (Santos et al,2006).
 Os horizontes glei apresentam materiais minerais nos seus primeiros 150 cm, abaixo de um horizonte A ou H pouco espesso. A algumas restrições no manejo da agropecuária devido a elevação do lençol freático e de risco de inundações ou alagamentos freqüentes, com sua fertilidade natural baixas á media, e com essa limitação moderada ao seu uso freqüente das maquinas agrícolas (Lepsch,2010,oliveira neto,sd). 
 O uso desse solo principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e menor freqüência em arroz,outros culturas como pecuária de bovino, caprinos e bubalinos que se alimentam de pastagens naturais ou plantadas (oliveira neto e silva,sd).Estes solo formam-se a partir de sedimentos sujeitos a constante ou periódico excesso d’água sobre diversas situações que acabam se sedimentando nas proximidades dos cursos d´água ou matérias colúvio-aluviais sujeitos ao hidromorfísmo.
 Em algumas áreas com relevo plano de terraços pluviais, lacustres ou marinhos com formação nas áreas inclinadas com grande influencia do afloramento de águas subterrâneas (Santos et al 2006).
 Apresentam caracter alico de textura argilosa ou muito argilosa, com vegetação campo equatorial hidrófilo de várzea e de relevo plano, apresentam uma subdivisão com quatro ordens onde duas delas estão presentes no estado de Rondônia, sendo o Melânicos com (1%) e Háplicos com (99%. Essas duas classes se diferem porque os Gleissolos Melânico possui o horizonte superficial mais escuro do que os Gleissolos Háplicos (Mendes e Marcolan,2015).
Referências
LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. 2º ed. São Paulo: Oficina de Textos, 
2010, 218 p.
INSTITUTO BRAS ILEIRO DE GEOGRAFIA E EST ATÍSTICA. M anual Técnico de 
Pedologia. 2° ed. Rio de Janeiro: Manuais técnicos em geociências, n.4, 2007, 316p.
OLIVEIRA NETO, M. B. de; SILVA, M. S. L. da. Gleissolos. Em presa Brasileira de 
Pesquisa Agropecuária- EM BRAPA. Disponível em: 
<http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_mata_sul_pernambucana/arvore/CO
NT000gt7eon7k02wx7ha087apz2kfhpkns.html>. Acessado em 25 de novembro de 2016.

Outros materiais