Buscar

Apresentação Jornalismo e construção social da realidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Jornalismo e construção social da realidade
Objetivos
Pensar o jornalismo como uma instituição plena, historicamente fundada e que, por isso, não apenas constrói a realidade social, mas também é construído por ela. 
Objetivos
Jornalismo não é um espelho do real, pois existem técnicas para se conseguir apurar as informações, transformando-as em algo construído. 
Objetivos
Técnicas jornalísticas:
Pauta, apuração, redação, edição
Objetivos
Jornalismo se sustenta na linguagem para compor a realidade da notícia. Utiliza a língua para transmitir fatos e, com isso, compor uma parte da realidade da notícia.
Preconceito linguistico no jornalismo 
Redes nacionais de televisão se utilizam de sotaque e de termos próprios da região sudeste. 
Mídia tenta ensinar o que é certo e errado.
Não aceitar a pessoa que fala diferente. 
Vídeo sobre preconceito linguistico
http://www.youtube.com/watch?v=gNj36S3gJ54
Jornalismo e realidade
No jornalismo, uma notícia publicada transmite um acontecimento e o leitor acredita que aquilo realmente aconteceu sem ter presenciado o fato. 
Poder da relação entre imagem e texto
http://www.youtube.com/watch?v=SzX11qmb-ZI
Poder da relação entre imagem e texto
Poder da relação entre imagem e texto
Poder da relação entre imagem e texto
Jornalismo e realidade
Para se fazer jornalismo, o jornalista partiria do que é notícia, tomando no histórico da atividade o modo de relatar, o que reportar, como selecionar as fontes etc., assim como os leitores partiriam de uma necessidade de informação, discussão e participação na sociedade. 
Jornalismo e realidade
O jornalismo, em particular, o televisivo é hoje a grande Praça Pública do País.
A Praça Pública que tratamos aqui é do espaço público midiatizado através do qual a televisão, os rádios e os jornais contribuem diariamente para a construção do real.
Redes sociais como novas esferas públicas
Jornalismo e realidade
A mídia, pela disposição e incidência de suas notícias, desempenha uma importante função no sentido de tornar público os temas sobre os quais o público falará e discutirá. 
As pessoas agendam seus assuntos e suas conversas a partir da mídia. 
Jornalismo e realidade
O jornalismo assume hoje um imprescindível papel de mediação, garantindo deste modo a constituição de um sentido comum e a indispensável coesão social. 
Jornalismo e realidade
A mídia é uma forma atual de contato com o mundo. 
O que ela nos oferece é o presente social. Sem ela, o presente social é pobre e fica reduzido à família, aos vizinhos, ao trabalho, ao entorno. 
O campo midiático, o jornalismo, nos oferta outra perspectiva: “Graças a mídia, vivemos no mundo e sabemos o que está se passando um pouco em todas as partes”.
Jornalismo e realidade
Partimos do princípio que a notícia é resultado da atividade diária dos jornalistas que a partir da cultura profissional, da organização do trabalho, dos processos produtivos, dos códigos particulares (as regras de redação), da língua e das regras do campo das linguagens, no trabalho da enunciação, produzem discursos.
Jornalismo e realidade
Na prática diária os jornalistas constroem representações da economia, da política e da cultura que contribuem fortemente para a construção do mundo pela sociedade.
Jornalismo e realidade
O conhecimento do senso comum é o conhecimento que eu compartilho com os outros nas rotinas da vida cotidiana. Ou seja, a realidade da vida cotidiana é partilhada com os outros.
Jornalismo e realidade
O campo jornalístico baseia-se em um conjunto de pressupostos e de crenças partilhadas. 
Por exemplo, uma noção como rende bem na televisão, expressão comum usada no jargão dos jornalistas para dizer que uma fato tem boas imagens e pode entrar num telejornal, está no princípio da seleção que repórteres, redatores e editores operam na realidade social. 
Jornalismo e realidade
Os jornalistas não os únicos responsáveis pela produção da notícia. O complexo processo de produção da notícia é constituído por um grande número de atores, inclusive as próprias empresas de comunicação. 
Jornalismo e realidade
A noticiabilidade e os valores-notícia - critérios de relevância que definem a noticiabilidade de um fato, isto é, a possibilidade dele virar notícia.
Jornalismo e realidade
Noticiabilidade - conjunto de elementos com os quais as empresas jornalísticas controlam e produzem a quantidade e o tipo de fatos, entre os quais vai selecionar as notícias.
Valores-notícia como um componente da noticiabilidade. 
A combinação deles vai ajudar o jornalista a definir quais os fatos que são suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícia.
Jornalismo e realidade
Estabelecem uma série de critérios que constituem uma espécie de trama de fatos, uma representação hegemônica, do que deve ou não ser publicado, do que pode ou não entrar num jornal, num noticiário televisivo ou radiofônico, uma trama da faticidade.
Jornalismo e realidade
As notícias são representações sociais nas quais estão presentes aspectos culturais e valorativos, ou seja, ideológicos.
Jornalismo e realidade
Ao final para procurar compreender como os estereótipos influenciam esse processo.
Os estereótipos são representações sociais, institucionalizadas e reducionistas.
Rachel Sheherazade
http://www.youtube.com/watch?v=Aje71JF7S54
Jornalismo e realidade
Trata-se de representações porque pressupõem uma visão compartilhada que um coletivo possui sobre o outro. 
Reiteradas porque criadas com base numa repetição. 
A base de rigidez e de reiteração, os estereótipos acabam parecendo naturais; a sua finalidade é, na realidade, que não pareçam formas de discurso e sim formas de realidade
São reducionistas porque transformam uma realidade complexa em algo simples.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais