APOL 3 ANALISE ECONOMICA E ADMINISTRAÇAO ESTRATEGICA
5 pág.

APOL 3 ANALISE ECONOMICA E ADMINISTRAÇAO ESTRATEGICA

Disciplina:Adm Estrategica e Analise Economica24 materiais15 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Administração Estratégica
Uma empresa que é incapaz de aproveitar as oportunidades que existem no ambiente externo para a realização de negócios, quase certamente, se destina ao fracasso. Geralmente, essa situação se configura por algum tipo de incapacidade ou falha de gerenciamento das atividades das empresas, no entanto, existem situações em que simplesmente a organização não apresenta os recursos necessários (financeiros, humanos, físicos e tecnológicos) para começar a aproveitar as oportunidades existentes.
Tomando o contexto apresentado como orientação, sobre as estratégias de joint venture e internacionalização avalie as alternativas a seguir e assinale a resposta correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Na estratégia de joint venture, a inovação é combater os concorrentes para se tornar dominante no mercado.

	
	B
	A estratégia de internacionalização é uma decisão que deve ser executada de modo rápido para aproveitar completamente as oportunidades.

	
	C
	A estratégia de joint venture é formada pela criação de uma terceira empresa que assume os riscos de operação em área com grandes oportunidades mercadológicas.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “c”
Justificativa: O conceito de joint venture se configura quando duas empresas do mesmo setor ou de setores diferentes combinam entre si para criar uma terceira empresas que atuará em um mercado no qual nem a primeira nem a segunda teriam condições de atuar isoladamente. Nesses sentidos, os riscos e resultados são totalmente absorvidos ou recebidos pela empresa criada.
Rota 4 Tema 4 P. 13

	
	D
	As estratégias de internacionalização atualmente são completamente desfavoráveis para as organizações devido ao uso intensivo da internet nas operações das empresas.

	
	E
	Joint ventures e internacionalizações são estratégias exclusivas para os momentos de oportunidades e pontos fracos identificados pelo SWOT.

Questão 2/5 - Análise Econômica
A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo: as expansões ou recessões econômicas, o produto total da economia em bens e serviços, as taxas de inflação, o nível de desemprego e as taxas de câmbio. A macroeconomia considera tanto o crescimento econômico no longo prazo quanto as flutuações econômicas que ocorrem no curto prazo.
Fonte: DORNBUSCH, R.; FISCHER, S. STARTZ, R. Macroeconomia. Amadora, Portugal: Editora McGraw-Hill de Portugal, 7ª ed., 550 p., 1999.
Observação: (Pg. 3)
 
São objetivos da política macroeconômica:
Nota: 20.0
	
	A
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
Você acertou!
A opção correta é a letra “a”. São objetivos da política macroeconômica: alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
As letras “b”, “c”, “d” e “e” são incorretas. A maximização do lucro das empresas e a minimização de custo das empresas, contidas nestas assertivas, estão incorretas porque este é um objetivo das empresas e, portanto, mais voltado para o estudo da microeconomia. Além disso, as preferências do consumidor citadas em “b”, “c” e “d”, também não é um objetivo da política macroeconômica e, portanto, todas as demais opções estão incorretas.

	
	B
	alto nível de emprego, maximização do lucro das empresas, crescimento da produção e preferências do consumidor.

	
	C
	estabilidade dos preços, distribuição equitativa da renda, preferências do consumidor e minimização de custo das empresas.

	
	D
	crescimento da produção, distribuição equitativa da renda, maximização do lucro das empresas e preferências do consumidor.

	
	E
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, maximização do lucro das empresas e minimização de custo das empresas.

Questão 3/5 - Análise Econômica
Leia a definição a seguir:
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. (Marco Antonio S. Vasconcelos e Manuel E. Garcia,  2007, página 79).
Com base na definição acima e considerando que o setor produtivo brasileiro possui alto grau de oligopolização, analise as sentenças a seguir:
 
I. No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos, são exemplos de uma estrutura de mercado oligopolizada.
II. A exploração de petróleo no Brasil deixou de ser monopolista com as privatizações ocorridas se encaixando, agora, no conceito de oligopólio.
III. As empresas Copel, Cemig, Cesp, Cepisa, Light , Coelce e Celpe pertencem ao setor de energia do Brasil, assim fica evidente que a energia elétrica no país está inserida em uma estrutura oligopolizada.
IV .O mercado de hortifrutigranjeiros no Brasil é um exemplo clássico de oligopólio, haja vista a existência de um número reduzido de grandes produtores que dominam o mercado nacional.
 
Agora assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As sentenças I e II são falsas e as III e IV verdadeiras.

	
	B
	As sentenças I, II e III são falsas e a IV verdadeira.

	
	C
	As sentenças I e II são verdadeiras e a III e IV falsas.

	
	D
	As sentenças I e IV são falsas e as II e III verdadeiras.

	
	E
	As sentenças II, III e IV são falsas e a I verdadeira.
Você acertou!
No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos atuam em uma estrutura oligopolizada, pois são poucas indústrias que dominam o mercado. A exploração de petróleo é monopólio. As empresas de energia são monopolistas em suas regiões (Copel no Paraná, Cemig em Minas Gerais, etc). O mercado de hortifrutigranjeiro possui muito produtores dividindo o mercado, podendo ser considerado concorrência perfeita e não oligopólio.

Questão 4/5 - Administração Estratégica
A análise SWOT é uma ferramenta dinâmica para a elaboração de diagnósticos estratégicos para as organizações. Além disso, ela é uma ferramenta integrativa que agrega diferentes dimensões em uma única apresentação abrangente, mas que mantém a simplicidade para ser de fácil compreensão.
Observando o funcionamento agregado da análise SWOT, sobre todos os tipos de avalie as afirmações a seguir e assinale a resposta correta.

I - A análise SWOT dá indicativos e serve de termômetro para a avaliação de cenários atuais e futuros, funcionando como uma base para a decisão e ação estratégica.

II - As estratégias de desenvolvimento de estabilidade optam por ações que promovem o crescimento incremental no longo prazo baseado em inovações.

III - Existem ameaças para as operações organizacionais que não devem ser combatidas diretamente, nesses casos a solução é um ajuste interno rápido. Embora as estratégias de mercado e de produtos e serviços possam ser combinadas, a coordenação simultânea delas exige estruturas organizacionais ágeis e sólidas.

IV - Todas as estratégias de crescimento estrutural se orientam para reflexão e a solução dos pontos fracos existentes no contexto interno da organização.

V - O contexto de mudança organizacional inclui, geralmente, pontos fracos no ambiente interno e ameaças no ambiente externo.
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as afirmações são falsas.

	
	B
	Apenas a I e a III estão corretas.

	
	C
	Apenas a II e III estão corretas.

	
	D
	Apenas a II e IV estão corretas.

	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “e”
Justificativa: Essa é uma pergunta de revisão dos conteúdos de todos os temas, foram selecionados apenas respostas corretas das perguntas anteriores para estimular a capacidade de memorização e assimilação de conteúdo.
Rota 4 Tema 1 P. 5
Rota 4 Tema 2 P. 7
Rota 4 Tema 3 P. 10
Rota 4 Tema 4 P. 13
Rota 4 Tema 5 P. 16

Questão 5/5 - Análise Econômica
Leia o texto abaixo:
Os custos considerados pelos economistas são, em geral, diferentes daqueles