APOL 2 ANALISE ECONOMICA E ADMINISTRAÇAO ESTRATEGICA
4 pág.

APOL 2 ANALISE ECONOMICA E ADMINISTRAÇAO ESTRATEGICA

Disciplina:Administração Estratégica e Análise Econômica226 materiais403 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Administração Estratégica
A administração do ciclo de vida de um produto, e suas diversas implicações, é tarefa das mais importantes, não só diante da necessidade de manter sempre atualizadas as propriedades e características intrínsecas e extrínsecas dos produtos oferecidos no mercado, mas principalmente por precisar considerar que o sucesso do produto (ou dos produtos) é, no âmbito global da organização, a mola propulsora para a consecução de seus objetivos.
Assim, analise as afirmativas abaixo, identifique quais delas possuem relação com o ciclo de vida do produto, conforme tratado no texto acima.

I - As alterações pelas quais passam os sistemas econômicos, os anseios, desejos e necessidades dos consumidores levam a que seja necessária – durante a “vida útil” de um produto – a observância de inúmeras alterações em algumas de suas propriedades e/ou características.

II - Uma das fases do ciclo de vida do produto acontece por meio de um período de redução do crescimento de vendas, porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro se estabiliza ou entrada em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência. Essa fase do ciclo chama-se maturidade.

III - Nas diversas fases do ciclo de vida do produto, poucas variações ocorrem em seu mercado, obrigando fabricantes a realizarem poucas operações e alterações. As vendas permanecem estáveis e os lucros sofrem algumas alterações, por conta essencialmente do comportamento volátil dos consumidores.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.

	
	B
	II, apenas.

	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
Resposta correta: As alterações pelas quais passam os sistemas econômicos, os anseios, desejos e necessidades dos consumidores levam a que seja necessária – durante a “vida útil” de um produto – a observância de inúmeras alterações em algumas de suas propriedades e/ou características.
Uma das fases do ciclo de vida do produto acontece por meio de um período de redução do crescimento de vendas, porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro se estabiliza ou entrada em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência. Essa fase do ciclo chama-se maturidade.
Letra “c”.
Justificativa: As alterações pelas quais passam os sistemas econômicos, os anseios, desejos e necessidades dos consumidores, os aspectos sociais, psicológicos, ambientais, etc. levam a que seja necessária - durante a “vida útil” de um produto - a observância de inúmeras alterações em algumas de suas propriedades e/ou características, sejam essas de natureza intrínseca e/ou extrínseca, mas que, de alguma forma, provocarão alterações que tornaram esses sistemas econômicos mais adaptados ao ambiente no qual estão inseridos.
Maturidade: período de redução do crescimento de vendas porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro se estabiliza ou entra em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência.
Rota 3 Tema 2 Pg. 4, 5. 7 e 8

	
	D
	II e III, apenas.

	
	E
	I, II e III.

Questão 2/5 - Administração Estratégica
A Matriz GE foi desenvolvida pela empresa General Eletric, com o auxílio da consultoria McKinsey and Company, na década de 1970. A sigla dessa empresa (GE) é tomada por empréstimo para denominar essa ferramenta de ação estratégica.
Sobre a matriz GE é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Nunca utiliza como princípio e fundamento a análise do portfólio das unidades de negócios da empresa.

	
	B
	Avalia se o portfólio de negócios tem conformidade com os pontos fracos apresentados pela empresa, auxiliando a torná-la mais rentável, mais volátil e sempre conservadora.

	
	C
	Pode alcançar maior visibilidade e atratividade para a conquista de apenas mercados conservadores e já consolidados.

	
	D
	Fundamenta-se na consorciação da análise sobre uma dimensão que representa a atratividade do setor e a outra dimensão que representa o poder da empresa.
Você acertou!
Resposta correta: Fundamenta-se na consorciação da análise sobre uma dimensão que representa a atratividade do setor e a outra dimensão que representa o poder da empresa.
Letra “d”.
Justificativa: A Matriz GE foi desenvolvida pela empresa General Eletric, com o auxílio da consultoria McKinsey and Company, na década de 1970. A sigla dessa empresa (GE) é tomada por empréstimo para denominar essa ferramenta de ação estratégica. A matriz GE utiliza como princípio e fundamento a análise do portfólio das unidades de negócios da empresa, avaliando se tal portfólio de negócios tem conformidade com os pontos fortes apresentados pela empresa e se podem auxiliá-la a obter competitividade. Com isso, pode alcançar maior visibilidade e atratividade para conquista de mercados novos ou expansão dos já existentes.
Rota 3 Tema 4 Pg. 10

	
	E
	Não serve em hipótese alguma para construir elementos capazes de prover a tomada de decisão da empresa sobre os rumos a serem determinados a cada uma das unidades de negócios.

Questão 3/5 - Análise Econômica
Dadas estruturas de concorrência, assinale a alternativa correta que caracteriza uma empresa oligopolista:
Nota: 20.0
	
	A
	Possuem baixos recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento.

	
	B
	Embora possuam muitos vendedores, apenas poucos compradores participam do mercado.

	
	C
	São identificadas na nossa economia, por possuírem algum tipo de órgão independente regulador ou fiscalizador do mercado.
Você acertou!
Empresas oligopolistas são muito conhecidas no nosso mercado pela existência de um órgão regulador ou fiscalizador da atividade, como Anatel, Bacen, ANS, entre outros. Possuem muitos recursos para pesquisa e desenvolvimento, poucos vendedores e muitos compradores e não dominam o mercado, embora almejem isso ou até tentem com práticas ilícitas como o cartel.

	
	D
	Dominam o mercado em que atuam, controlando produção e preços.

	
	E
	Não possuem recursos para pesquisa e desenvolvimento.

Questão 4/5 - Administração Estratégica
A matriz BCG foi criada pela empresa de consultoria denominada Boston Consulting Group, na década de 1970, e representa uma análise de portfólio de produtos da organização, classificando-os com base em se podem contribuir mais ou menos para o sucesso empresarial.
A principal contribuição e conceito da Matriz BCG advém da ideia que:
Nota: 20.0
	
	A
	A empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que têm capacidade maior para gerar rentabilidade.
Você acertou!
Resposta correta: A empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que têm capacidade maior para gerar rentabilidade.
Letra “a”.
Justificativa: Os autores Certo e Peter (1993) ensinam, em relação à Matriz BCG, que sua principal contribuição e conceito advém da ideia de que a empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que têm capacidade maior para gerar rentabilidade.
Rota 3 Tema 3 Pg. 8

	
	B
	A empresa deve ter um portfólio reduzido de produtos, de forma que se possa identificar os recursos que têm capacidade para gerar mais rentabilidade.

	
	C
	Os negócios devem ser cada vez mais simples e modestos, no sentido de gerar maior rentabilidade e produtividade para a empresa.

	
	D
	A ampliação dos negócios está inversamente proporcional a capacidade dos produtos gerar mais rentabilidade.

	
	E
	Os negócios devem ser cada vez mais complexos e tecnológicos, no sentido de gerar maior rentabilidade e produtividade para a empresa.

Questão 5/5 - Análise Econômica
A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão