Buscar

Slide 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HERMENÊUTICA
Professor Mestre Clayton Santos do Couto
HERMENÊUTICA
Do grego “hermēneuein”: declarar, anunciar, interpretar, esclarecer, traduzir.
Conceito
	Interpretar a norma é “determinar com exatidão seu verdadeiro sentido, descobrindo os vários elementos significativos que entram em sua compreensão e reconhecendo todos os casos a que se estende sua aplicação”.
Washington de Barros Monteiro.
Conceito
	“Interpretar uma norma constitucional consiste em atribuir um significado a um ou vários símbolos linguísticos escritos na constituição com o fim de se obter uma decisão de problemas práticos normativo-constitucionalmente fundada”.
Joaquim José Gomes Canotilho
Conceito
		Ante a impossibilidade de prever todos os casos particulares, o legislador prefere pairar nas alturas, fixar princípios, estabelecer preceitos gerais, de largo alcance, embora precisos e claros. Deixa ao aplicador do Direito (juiz, autoridade administrativa, ou homem particular) a tarefa de enquadrar o fato humano em uma norma jurídica, para o que é indispensável compreendê-la bem, determinar-lhe o conteúdo. [...]. Por isso a necessidade da Interpretação é permanente, por mais bem formuladas que sejam as prescrições legais.
Carlos Maximiliano
Brasília é a capital federal do Brasil
Escola hermenêutica: antecedentes
	- Roma: formalismo excessivo na interpretação dos fatos jurídicos.
	Transmissão da propriedade: era praticada na presença de pelo menos cinco testemunhas, as partes e o libiprens (o portador da libra, a balança). O adquirente pousa sua mão sobre a coisa ou pessoa a adquirir, devendo recitar a fórmula hunc ego hominem ex iure quiritum meum esse aio isque mihi emptus esto hoc aere aeneaque libra. Ao mesmo tempo, o adquirente pesa o cobre na balança, que representa certa quantia em dinheiro, e o libripens bate com o metal na balança, confirmando sua qualidade, e o entrega ao alienante.
Escola hermenêutica: antecedentes
	- Idade Média: direito canônico e consuetudinário.
	- Idade Moderna: desenvolvimento da hermenêutica.
Escolas Hermenêuticas
- Idade contemporânea:
	- Escola Exegética, Clássica, ou Dogmática: total subserviência ao texto da lei. Montesquieu.
 in claris cessat interpretatio
- Código Civil Francês de 1804
- O exercício de hermenêutica só seria possível diante de ambiguidade ou obscuridade do texto da lei. Neste caso, perseguia-se a vontade do legislador.
Escolas Hermenêuticas
	- Escola Histórica ou Evolutiva: direito como produto histórico. A interpretação consiste na reconstrução do pensamento do legislador, expressão da consciência comum do povo. Importância de fatos e costumes sociais.
- Alemanha, Savigny.
Escolas Hermenêuticas
	Escola Teleológica: direito como um organismo vivo, produto da luta dos povos, das classes sociais, dos governos e dos indivíduos. Sua finalidade é a proteção de interesses, que, se opostos, devem ser conciliados, com a predominância dos interesses sociais.
	- Rudolf von Ihering
Escolas Hermenêuticas
	- Escola da Livre Investigação: quando a lei não reflete a realidade atual, o intérprete deve fazer um trabalho com bases científicas envolvendo os novos fatos sociais. François Gény.
- Código Civil Suíço de 1907:
	“Art. 1º. Aplica-se a lei a todas as questões de Direito para as quais ela, segundo a sua letra ou interpretação, contém um dispositivo específico. Deve o juiz quando não encontra preceito legal apropriado, decidir de acordo com o Direito Consuetudinário, e na falta deste, segundo a regra que ele próprio estabeleceria se fora legislador".
Escolas Hermenêuticas
	- Escola do Direito Livre:  plena liberdade do juiz no momento de decidir os litígios, podendo, até mesmo, confrontar o que reza a lei. Hermann Kantorowicz.
Exemplos:
	Art. 59. Entregar-se alguém habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistência, ou prover à própria subsistência mediante ocupação ilícita:
	Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses.
	Parágrafo único. A aquisição superveniente de renda, que assegure ao condenado meios bastantes de subsistência, extingue a pena.
Lei de Contravenções Penais, 1941.
Exemplos:
	Art. 85. Todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar social, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, o direito à segurança no caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
Declaração Universal dos Direitos do Homem, ONU, 1948.
Exemplos:
		Art. 1.535. Presentes os contraentes, em pessoa ou por procurador especial, juntamente com as testemunhas e o oficial do registro, o presidente do ato, ouvida aos nubentes a afirmação de que pretendem casar por livre e espontânea vontade, declarará efetuado o casamento, nestes termos: "De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados.”
Código Civil Brasileiro, 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais