Buscar

TODOS OS SIMULADOS 2014

Prévia do material em texto

DIDATICA
	1a Questão (Ref.: 201405184527)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a Abordagem correspondente à postura da escola: A escola deve começar a ensinar a criança a observar; ensinar às crianças liberdade de ação, trabalho em grupo.
		
	 
	sociocultural
	
	política-histórica
	
	técnica-comportamental
	 
	escolanovista-cognitivista
	
	tradicional-erudita
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405184083)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ensinar exige respeito à autonomia e ao saber do educando; exige criticidade, disponibilidade ao diálogo, bem como o reconhecimento e a assunção da identidade cultural (FREIRE, 1996).Fundamentado na perspectiva libertadora da educação, os conteúdos de ensino são trabalhados em sala de aula de forma: Marque a resposta correta:
		
	
	hierarquizada
	
	pragmática
	
	linear
	
	mistificada
	 
	contextualizada
		
	3a Questão (Ref.: 201405184511)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Segundo Paulo Freire, "Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da __________ sobre a __________".
		
	
	prática empírica / teoria e o conhecimento científico
	 
	reflexão crítica / teoria e prática
	
	reflexão assistida / consciência dos fatos
	
	experiência / prática espontânea
	
	reflexão espontânea / teoria e prática
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405184520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o professor desmitifica os fatos e questiona junto ao aluno a cultura dominante, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um dos sujeitos educativos analise seu conteúdo e produza cultura, podemos dizer que o professor fundamenta suas ações na abordagem:
		
	
	escolanovista
	
	cognitivista
	
	humanista
	 
	sociocultural
	
	tradicional
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405184100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tecnicismo se desenvolveu no Brasil à sombra do progressivismo. Esta orientação pedagógica acabou sendo imposta às escolas pelos organismos oficiais, por ser compatível com a lógica econômica, política e ideológica do Regime Militar, então vigente, atingindo seu auge na década de 70. Marque a resposta que apresente todas as palavras-chave que caracterizam esta modalidade educacional.
		
	
	coletividade - dialógica - transformação
	 
	estímulo-resposta - módulo - comportamental
	
	autonomia - democracia - mercado de trabalho
	
	conscientização - mediação - problematização
	
	contextualização - crítica - heterogeneidade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405184131)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Legitimar a ideologia dominante a partir do seguinte pensamento: "eu sou incapaz e, portanto, sou responsável pelo meu fracasso ou sucesso escolar e na vida", está de acordo com uma concepção de educação que compreende o homem como:
		
	 
	mero objeto condicionado.
	
	cidadão emancipado.
	
	protagonista social.
	
	sujeito da história.
	
	político e cultural
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405184114)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentro de uma concepção pedagógica baseada na psico-genética, a educação é concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Na prática, significa:
		
	
	que o aluno é sujeito passivo, portanto, assistindo a aulas teóricas e dissertativas.
	
	que o aluno é sujeito crítico, portanto, polemizando a temática de estudo.
	
	que o aluno é protagonista do processo de aprendizagem, portanto, articulando o saber popular ao científico, visando à libertação da condição de opressão.
	 
	que o aluno é sujeito ativo, portanto, participando da aula passeio e no laboratório, constatando na prática a teoria.
	 
	que o aluno é interativo, portanto, confrontando dialeticamente o conhecimento espontâneo e científico e buscando a superação.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405184517)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores.
		
	
	Morais e comportamentos condescendentes para com a deficiência do outro.
	
	Permeados por ideais de competitividade.
	
	Econômicos, como a ascensão social e profissional.
	
	Perpetuados por uma sociedade antidemocrática e de cunho segregador.
	 
	Éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405199710)
	
	A didática da escola nova também denominada de pedagogia ativa e pragmática, a partir da década de 30, foi considerada uma evolução na educação, uma vez que veio a superar a didática tradicional de ensino. A partir do enunciado da questão, argumente a favor da prática pedagógógica escolanovista, mostrando sentido para sua aplicação no universo escolar.
		
	
Sua Resposta: O professor propõe aulas práticas em que o aluno deixa a condição de sujeito passivo e se torna ativo. Debruça-se sobre o objeto de estudos, fazendo pesquisa, solucionando problemas e constatando na prática o conceito teórico.
	
Compare com a sua resposta: O professor não fica preso à dissertação, ele propõe aulas práticas em que o aluno deixa a condição de sujeito passivo e se torna ativo (sujeito cognoscente), estabelecendo uma relação direta entre indivíduo-meio, se debruçando sobre o objeto de estudos, fazendo pesquisa, solucionando problemas, constatando na prática, no concreto, o conceito teórico. Isso traz motivação ao aluno, fazer aulas passeio e aulas em laboratórios.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405199701)
	
	É comum a substituição da palavra prática pela palavra práxis no contexto educacional; e ao se fazer a substituição, pensa-se estar resolvendo um problema teórico ao se colocar em prática o conhecimento científico. A prática, aqui, nesse sentido, é concebida como prática utilitária, isto é, aquela que é usada para satisfazer necessidades imedidatas da vida cotidiana. A práxis, por sua vez, corresponde:
		
	
Sua Resposta: Corresponde à atividade humana transformadora da realidade natural e humana; não é uma prática pedagógica qualquer é uma ação docente refletida e fundamentada, envolve refletir sobre e na prática para reorientar as ações.
	
Compare com a sua resposta: Corresponde à atividade humana transformadora da realidade natural e humana; não é uma prática pedagógica qualquer, a prática pela prática e sim uma prática, uma ação docente refletida, fundametnada, consciente da realidade educacional, envolve refletir sobre e na prática para reorientar as ações.
		
	
	 EDUCAÇÃO ESPECIAL
	
	Simulado: CEL0249_SM_201405146451 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 11/12/2014 08:33:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405203041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado:
		
	
	em classe especial de escola regular.
	
	em classe especial de escola especial.
	 
	em classe comum de escola regular.
	
	em classe hospitalar.
	
	em escola especial.Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405202452)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque (V) informações verdadeiras e (F) para informações falsas no que se refere às estratégias educativas para a pessoa cega.
( ) Para iniciar o cálculo matemático utilizamos o sorobã.
( ) A matemática deve ser aprendida de maneira abstrata através da oralidade.
( ) Os cálculos matemáticos que podem ser feitos pelo sorobã são: operações fundamentais, potenciação e radiação.
A sequência correta é:
		
	
	V V V
	 
	V F V
	
	F V F
	
	V V F
	
	F F V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405202896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:
		
	
	disciplinar/democrática
	 
	complementar/transversal
	
	para deficientes/incapazes
	
	para deficientes/ seus familiares
	
	para maioria/privada
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405202424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi o primeiro documento no mundo que pensou na inclusão de pessoas com necessidades especiais e estabeleceu seus direitos?
		
	
	Declaração de Salamanca (1994)
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente (1994)
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)
	
	I Conferência Brasileira de Educação (1980)
	 
	Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405202384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Idade Moderna a ciência criou um discurso sobre a deficiência que era determinista e fatalista, pois preconizavam que a deficiência acontecia por influência genética e era determinante por toda a vida. Essa concepção trouxe qual prática para o atendimento e cuidado das pessoas portadoras de necessidades especiais?
		
	
	Criação de escolas particulares para que esses indivíduos reforçassem o estudo sobre as ciências.
	 
	Criação de asilos, manicômios e instituições que segregassem os deficientes para lhes dispensar o tratamento adequado por serem anormais.
	
	Criação de medicamentos poderosos que prometiam acabar com a deficiência a partir da utilização de drogas caras.
	
	Criação de oficinas de Terapia Ocupacional para promover a produtibilidade dos deficientes e encorajá-los a administrarem a própria vida.
	
	Uma luta anti-manicomial com o objetivo de humanizar as formas de tratamento e inserir o deficiente na sociedade de forma responsável.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405203050)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No período anterior aos anos 70, o campo da Educação Especial no Brasil, caracterizou-se por algumas premissas, EXCETO:
		
	 
	ações que buscavam incluir os alunos com necessidades especiais em todas as atividades do cotidiano escolar.
	
	ações que não priorizavam o caráter pedagógico da educação.
	
	ações orientadas por uma visão médico-assistencialista do campo.
	
	ações que enfatizavam o cuidado e a proteção do aluno com necessidades educacionais especiais.
	
	ações que favoreciam práticas educacionais segregadoras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405202941)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda.
		
	 
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turno oposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores.
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina.
	
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados.
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405202937)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana é professora da escola particular Santo Antônio e neste ano, recebeu em sua turma Michel, um menino de 6 anos de idade, portador de Paralisia Cerebral pois teve uma forte convulsão aos 5 dias de vida. Michel tem comprometimento apenas nas áreas da motricidade e seu desenvolvimento intelectual é compatível com os meninos de sua idade. Ao explicar para os alunos - colegas de Michel - sobre o quadro que eles irão ver no colega, a professora poderia ter usado todas as assertivas, EXCETO uma, por conter um equívoco na concepção da Paralisia cerebral, Marque qual das respostas está errada no que se refere à Paralisia Cerebral.
		
	
	Michel é um menino de 6 anos de idade e tem uma vida parecida com a de vocês: gosta das mesmas coisas, assiste aos mesmos filmes, mas não consegue se locomover sozinho por ter sofrido uma convulsão quando era ainda muito pequeno.
	 
	Na próxima semana, vocês conhecerão Michel - um colega que teve paralisia cerebral quando era pequeno e por isso, o seu cérebro não funciona para a aprendizagem das habilidades motoras. Ele consegue aprender tudo normalmente, menos as condutas motoras, por isso, vamos ajudá-lo.
	
	Vocês receberão Michel, um colega de 6 anos de idade que vai precisar da ajuda de todos, pois tem dificuldade para se locomover e precisa encontrar na escola um ambiente acolhedor para que possa estudar, tal como vocês.
	
	Michel será um novo amigo e vocês perceberão que ele é especial por apresentar uma dificuldade para locomoção e para a escrita. Algumas vezes, ele precisará da nossa ajuda mas nós estamos aqui para ajudá-lo também a aprender a ter independência no seu dia-a-dia.
	
	Michel é um novo colega de 6 anos de idade. Ele virá estudar conosco e nós precisaremos organizar a nossa sala de aula de modo que ele consiga de locomover com sua cadeira e fazer as atividades que foram planejadas para toda a turma.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405203389)
	
	Ana é professora do Ensino Médio de uma escola particular e está se sentindo insegura por ter recebido este ano em sua turma Stephanie, uma adolescente de 18 anos de idade que é cega. Ana ainda não tinha trabalhado com cegos e não sabia qual seria a postura correta em relação à metodologia, currículo e avaliação. Como Pedagogo desta escola, qual indicação você daria para Ana ser bem sucedida neste episódio e fazer a inclusão de Stephanie?
		
	
Sua Resposta: Conhecer alguns materiais que serão importantes como: o sistema braille, o sorobã. Precisará reconhecer a importância dos recursos eletrônicos e recursos de auxílio auditivo.Adaptar alguns conceitos ensinados (a deficiência visual não permite que o aluno visualize situações, objetos).
	
Compare com a sua resposta:
Conhecer alguns materiais que serão importantes como: o sistema braille, o sorobã, (equipamento semelhante ao ábaco). Precisará reconhecer a importância dos recursos eletrônicos e recursos de auxílio auditivo. Adaptar alguns conceitos ensinados (a deficiência visual não permite que o aluno visualize situações, objetos). Desenvolver ações relacionadas às atividades de vida diária. Trabalhar com o concreto, utilizando outros sentidos, especialmente o tato e desenvolver a autonomia e independência da aluna.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405203393)
	
	O senso comum diz que a pior cegueira é a da alma. Certamente ele se refere às pessoas que não querem ou não podem enxergar algum conteúdo por este ser ameaçador. Situação diferente ocorre com o cego que procura enxergar com os elementos que têm a sua disposição. Liste e explique 3 elementos que ajudam o cego a perceber e se orientar no mundo em que vive.
		
	
Sua Resposta: Sistema braille, sorobã, lupa, reglete. Recursos de auxílio auditivo como gravadores, livro falado ou gravado, bolas com guizo, sinais de trânsito sonoros etc. Recursos eletrônicos calculadoras que falam, computadores com sintetizadores de voz, computadores com impressão aumentada gerada por hardware para aluno com baixa visão.
	
Compare com a sua resposta:
Sistema braille, sorobã, lupa, reglete. Recursos de auxílio auditivo como gravadores, livro falado ou gravado, bolas com guizo, sinais de trânsito sonoros etc. Recursos eletrônicos calculadoras que falam, computadores com sintetizadores de voz, computadores com impressão aumentada gerada por hardware para aluno com baixa visão, programas e equipamentos atuais, o DOSVOX (decodifica a imagem visual em acústica).
		
	FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	
	Simulado: CEL0343_SM_201405146451 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 14/12/2014 11:29:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405186882)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marx afirma em sua obra que o diferencial entre os homens e os animais é a atividade chamada trabalho. Assinale o (s) item (ns) que Não pode (m) ser contemplado (s) pelo pensamento do autor:
I. ao expressar este entendimento, o autor está de acordo com o conceito antropológico de cultura.
II. demonstra um entendimento muito particular de cultura, posto que trabalho é coisa distinta e não entra no conceito de cultura.
III. trabalho e cultura são conceitos atrelados, pois é pelo trabalho que o homem cria os meios para sobreviver.
IV. o entendimento de trabalho em Marx aponta para a conceituação antropológica de cultura.
		
	
	Somente o item IV não pode ser contemplado pelo pensamento do autor
	
	Somente o item I não pode ser contemplado pelo pensamento do autor
	 
	Somente o item II não pode ser contemplado pelo pensamento do autor
	
	Todos os itens não podem ser contemplados pelo pensamento do autor
	
	Somente o item III não pode ser contemplado pelo pensamento do autor
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405187141)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aceitar as DIFERENÇAS entre as culturas é importante para evitar o etnocentrismo, forma de comportamento que, geralmente, leva à xenofobia. Acerca do tema xenofobia é correto afirma que:
I. É possível a convivência pacífica entre vizinhos, mesmo que um deles tenha incorporado em seu modo de ser valores de uma cultura diferente
II. Permite o respeito a padrões de comportamento que caracterizam valores de um grupo e considera que a cultura de seu grupo é a única legítima
III. Manifesta-se no comportamento de desprezo e ojeriza por preferências consideradas exóticas
IV. Sinaliza o perigo sobre o preconceito que culmina com a violência
Assinale a alternativa correta:
		
	
	II e III são falsas
	
	Todas são verdadeiras
	
	I é verdadeira e IV é falsa
	
	I, II e III são verdadeiras
	 
	III e IV são verdadeiros
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405187193)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O uso da palavra Estado deve-se a Maquiavel em sua obra: "O Príncipe". O termo pode ser distinguido em três concepções fundamentais. Analise a definição de cada uma:
I. Concepção organicista: segundo a qual o Estado é independente dos indivíduos e anterior a eles.
II. Concepção atomista ou contratualista: segundo a qual o Estado é uma criação dos indivíduos.
III. Concepção formalista: segundo a qual o Estado é uma criação jurídica.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as definições I e II estão corretas
	
	Somente as definições I e III estão corretas
	 
	Todas as definições estão corretas
	
	Somente as definições II e III estão corretas
	
	Todas as definições estão incorretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405186886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Filosofia no século XIX descobre a Cultura como modo próprio e específico da existência dos seres humanos. Os animais são seres naturais; os humanos seres culturais. Com base na afirmação, assinale a (s) opção (ões) que NÃO faz (em) sentido como o papel da cultura.
I. Criação coletiva de ideias, símbolos e valores.
II. Auto-definição acerca do que é o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto.
III. Manifestações típicas da vida social, da criação de obras de pensamento e de arte.
IV. Comunicação por meio de códigos produzidos na história.
		
	
	Somente a opção III não faz sentido como o papel da cultura
	
	Somente a opção I não faz sentido como o papel da cultura
	 
	Somente a opção II não faz sentido como o papel da cultura
	
	Somente a opção IV não faz sentido como o papel da cultura
	
	Somente as opções I e IV não fazem sentido como o papel da cultura
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405187152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de alienação de origem marxista está radicalmente (em sua origem, raiz) relacionado ao conceito de trabalho. Assinale a alternativa INCORRETA:
1. O trabalho alienado é necessário ao capitalismo porque ao vender a força de trabalho, o individuo considera justa sua desvinculação daquilo que produz, assim não percebe sua própria alienação.
2. A dificuldade que os indivíduos, normalmente sentem em relacionar trabalho; cultura e liberdade tem origem no conceito de alienação, cuja raiz está no entendimento de trabalho, pois no dia-a-dia apenas compreendem o trabalho abstrato.
3 Alienação é característica apenas dos indivíduos que não estudam ou estudam pouco e têm que fazer tarefas menos remuneradas na sociedade.
4. Nas sociedades de classes a alienação é o instrumento mais eficaz para a dominação de uma classe sobre a outra. Esta eficácia está diretamente relacionada à perda da noção do sentido do trabalho como atividade produtora de liberdade.
		
	 
	Apenas a opção 3 está incorreta
	
	Apenas a opção 4 está incorreta
	
	Apenas a opção 2 está incorreta
	
	Todas as opções estão incorretas
	
	Apenas a opção 1 está incorreta
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405187143)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos. "(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando elesvoltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens". 
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
1. identidade e história / educação formal.
2. ideologia e filosofia / educação superior.
3. ciência e escolaridade / educação técnica.
4. educação e cultura / educação assistemática.
		
	
	Apenas a 2 está correta
	
	Todas estão corretas
	
	Apenas a 3 está correta
	
	Apenas a 1 está correta
	 
	Apenas a 4 está correta
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405186897)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de cidadania tem origem na Grécia Antiga, da noção de polis ou cidade-estado, sendo usado para designar os direitos relativos ao cidadão. Portanto, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente das decisões políticas. Da Antiguidade ao século XXI os conceitos de democracia e cidadania se modificaram e se ampliaram. Sendo assim, pergunta-se: qual das opções apresenta uma informação INCORRETA sobre as condições da de democracia e da cidadania nos dias atuais?
I O voto e o concurso público são formas de participação popular na administração pública
II Por ela cidadãos participam direta ou indiretamente na formação do governo
III Os direitos e deveres da cidadania competem aos políticos eleitos para os três poderes.
IV Ela está vinculada à noção de direitos, principalmente de direitos políticos
		
	
	Apenas a opção I apresenta uma informação incorreta
	 
	Apenas a opção IV apresenta uma informação incorreta
	
	Todas apresentam informação incorreta
	 
	Apenas a opção III apresenta uma informação incorreta
	
	Apenas a opção II apresenta uma informação incorreta
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405187154)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao falar acerca da sociedade atual, também chamada pós-moderna ou era cibernética, Aranha (2006), chama atenção para as mudanças sofridas nas relações de trabalho. Destaca o predomínio das atividades do setor considerado de serviços em detrimento da atividade produtiva. Em função desta alteração, o pensamento identificado com os interesses capitalistas considera que a exigência de mais qualificação da mão-de-obra para uso adequado da informação, reduz a alienação.
Marque nos itens abaixo, o único que se opõe radicalmente este argumento.
1. Ao aprender a lidar com as novas tecnologias, mesmo as atividades repetitivas aguçam a capacidade de pensar criticamente, mas não reduzem a alienação.
2. A era cibernética não reduz a alienação da sociedade porque a formação emancipadora, necessária para tal, depende do ensino de Filosofia nas escolas.
3. A alienação não é reduzida porque para operar as máquinas modernas, embora não mais se observa o trabalho enfadonho das formas produtivas anteriores, a formação emancipada ainda não é predominante.
4. Informação e conhecimento seguro são coisas distintas. Não é verdade que o domínio de mais informações altere o sentido da alienação, portanto.
		
	
	Apenas a 1 se opõe radicalmente este argumento
	
	Apenas a 2 e a 3 se opõem radicalmente este argumento
	 
	Apenas a 4 se opõe radicalmente este argumento
	
	Apenas a 3 se opõe radicalmente este argumento
	
	Apenas a 2 se opõe radicalmente este argumento
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405204708)
	
	"Os cursos de pedagogia e licenciatura devem proporcionar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional" (ARANHA, 2006, p. 44). Destaque os três aspectos que são de suma importância na formação do professor/a e disserte de maneira sucinta sobre cada um deles:
		
	
Sua Resposta: Respeitar a cultura popular, entendê-la como rica e valorizá-la sem perder de vista a instrumentalização dos alunos com saberes pertencentes à classe dominante, porém partindo sempre da realidade de cada aluno, da sua vivência, do seu cotidiano do que tem significado para eles.
	
Compare com a sua resposta:
- Qualificação - o professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo especifico; - Formação pedagógica - a atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa transformar a realidade; - Formação ética e política - o professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor.
O trabalho docente deve ser refletido à luz das teorias pedagógicas, mas, (re) significadas, sob risco de se submeter à condição de objeto do processo de aprendizagem, o que não significa tomar uma decisão qualquer, amadora, empírica, baseada apenas, na intuição, na prática, a prática pela prática com um fim em si mesmo. Exercício da práxis, refletir na e sobre a prática.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405204696)
	
	Explique as seguintes abordagens do real:
Ciência e Filosofia;
Senso Comum; Bom Senso;
Bom Senso e Filosofia.
		
	
Sua Resposta: CIÊNCIA- compreende a realidade por meio do estudo, dos fenômenos observados, estabelecendo leis gerais e teorias FILOSOFIA - compreende a realidade por meio da reflexão e da crítica. SENSO COMUM - conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências fecundas continuam sendo levadas a efeito pelos indivíduos da comunidade. O BOM SENSO não depende DE um estudo, mas da sabedoria.
	
Compare com a sua resposta:
CIÊNCIA- compreende a realidade por meio do estudo, da pesquisa, das regularidades dos fenômenos observados, estabelecendo leis gerais e teorias; FILOSOFIA - compreende a realidade por meio da análise, da reflexão e da crítica.
SENSO COMUM - conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências fecundas continuam sendo levadas a efeito pelos indivíduos da comunidade. Por não se tratar de um conhecimento inferior quando reelaborado transforma-se em BOM SENSO.
O BOM SENSO não depende da erudição um estudo, mas da sabedoria. E a FILOSOFIA é o amor a sabedoria.
		
	 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	
	Simulado: CEL0242_SM_201405146451 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 14/12/2014 11:16:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405178631)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(FEC/UFF 2003 - adaptada) "A vida do colégio parecia continuar impávida, como se não estivesse envolvida pelo mesmo ambiente colonial. Todos falando latim, assuntando falas piedosas, recitando poesias e textos clássicos. (...) A realidade, ali, parecia estar suspensa (...) Um mundo perfeito. Uma sociedade perfeita." 
Esta passagem foi retirada do texto: Educação jesuítica no Brasil colonial, de José Maria Paiva, publicado no livro: 500 anos de educação no Brasil. Em relação ao colégio jesuítico, é possível afirmar que:
		
	
	Os jesuítas buscavam um mundo perfeito; assim, condenaram a escravidão negra.
	 
	O colégio jesuítico contribuiu para a transformação da sociedade colonial.
	
	A organização curricular jesuítica priorizava a língua vernácula de cada sociedade.
	
	O currículo jesuítico priorizava as ciências em detrimento das letras.
	 
	Havia um intenso formalismo na estruturação do colégio jesuítico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405178630)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os Jesuítas chegaramao Brasil em 1549 e tiveram uma forte influência na formação escolar e cultural do Brasil Colônia. No decorrer do século XVIII passa a ocorrer no contexto das Reformas Pombalinas, uma forte animosidade entre a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus, que levou:
		
	
	ao oferecimento da educação de base protestante na Colônia.
	
	ao enfraquecimento do Estado Português
	
	ao fortalecimento da Companhia de Jesus.
	 
	a expulsão dos Jesuítas do Brasil.
	
	a descentralização político-administrativa do Estado Português.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405178817)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
		
	
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
	
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	 
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405178813)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Foi ela, a educação dada pelos jesuítas, transformada em educação de classe, com as características que tão bem distinguiam a aristocracia rural brasileira que atravessou todo o período colonial e imperial e atingiu o período republicano, sem ter sofrido, em suas bases, qualquer modificação estrutural, mesmo quando a demanda social de educação começou a aumentar, atingindo as camadas mais baixas da população."
 
Otaíza O. Romanelli,1997, p. 35.
 
A partir da leitura do fragmento acima, pode-se perceber que dentre as características da educação jesuítica do Brasil está a (o):
		
	
	Inspiração para as demandas sociais por mudanças econômicas.
	
	Formação de um espírito crítico e experimentalista.
	
	Valorização da razão e do progresso.
	 
	O seu caráter elitista e conservador.
	
	O incentivo para o surgimento de uma nova ordem social na colônia.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405178633)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:
		
	 
	Os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
	
	Eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil.
	
	Foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Pombal.
	
	Na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.
	
	Instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405178634)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O primeiro ministro Marques de Pombal procura através de uma reorganização administrativa e econômica superar o atraso de Portugal frente às potencias européias no século XVIII. Como metas da Reforma Pombalina no Brasil temos:
		
	
	o fortalecimento da aliança do Estado Português e a Companhia de Jesus.
	
	o incentivo a escolas de ofícios na Colônia .
	
	a formação de Universidades na Colônia.
	
	a possibilidade do uso da língua tupi em detrimento do ensino da gramática da língua portuguesa.
	 
	a criação das aulas régias avulsas em substituição da ação educativa dos jesuítas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405178629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Todos os dias da semana, acabada a oração, se dirá logo uma missa que a possam ouvir os índios antes de irem às suas lavouras [...] a qual acabada se ensinarão aos índios em voz alta as orações ordinárias: a saber, Padre Nosso, Ave-Maria, Credo, Mandamentos da Lei de Deus, e da Santa Madre Igreja; e os Sacramentos, acto de contrição, e confissão, geralmente os diálogos do catecismo breve, em que se contêm os mistérios da fé. Acabada esta doutrina irão todos os nossos para a Escola [...] aonde aos mais hábeis, se ensinarão a ler e escrever, e havendo muitos se ensinarão também a cantar, e tanger instrumentos para beneficiar os ofícios divinos."
(Padre Antônio Vieira, Regulamento de aldeias e de missões, séc. XVII, apud Beozzo, 1983, p. 196) 
Identifique a opção que retrata de forma pertinente o modelo de Educação Jesuítica que se desenvolveu no Brasil a partir do processo de colonização portuguesa iniciado no século XVI:
		
	
	Considerava como elemento formativo o lugar da mulher indígena no processo de convencimento e contato entre brancos e indígenas.
	 
	Um modelo de educação que articula escola e catequese.
	
	Era considerado prioritário pelo Estado Português no processo de colonização.
	
	Tinha um caráter de alteridade e inclusão.
	
	Contribuiu para o fortalecimento da cultura indígena na Colônia.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405191836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as reformas trazidas pelo Marques de Pombal para o Brasil, relacionadas a educação, podemos destacar Exceto:
		
	
	A expulsão dos jesuítas da colônia
	 
	A formação de Universidades na Colônia.
	
	A permanência da não existência de escolas técnicas na colônia
	
	A criação das aulas régias avulsas em substituição da ação educativa dos jesuítas.
	
	A criação de mais um tributo, este relacionado a educação, o subsídio literário.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405198198)
	
	Durante mais de 200 anos os jesuítas foram responsáveis pela educação no Brasil. Isso mudou quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal.
Sobre o modelo educacional jesuítico faça uma análise de suas principais características.
		
	
Sua Resposta: A educação jesuítica era dogmática, abstrata e conservadora, uma vez que a Igreja católica empenhava-se na reafirmaçãode sua autoridade. Além disso o próprio sistema era autoritário e possuía dentre suas práticas o castigo. Baseavam-se no método da Ratio Studiorum .
	
Compare com a sua resposta: A educação jesuítica era dogmática, abstrata e conservadora, uma vez que a Igreja católica empenhava-se na reafirmação de sua autoridade. Além disso o próprio sistema era autoritário e possuía dentre suas práticas o castigo. Baseavam-se no método da Ratio Studiorum que consistia em uma sistematização da pedagogia jesuítica cobrindo todas as atividades dos agentes ligados ao ensino. Este método recomendava que o professor nunca se afastasse em matéria filosófica de Aristóteles, e teológica de Santo Tomás de Aquino.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405198189)
	
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
		
	
Sua Resposta: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos e estavam excluídos do sistema educacional.
	
Compare com a sua resposta: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.
		
	 PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	
	Simulado: CEL0347_SM_201405146451 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 12/12/2014 12:55:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405186966)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Habermas (1971) propôs a Teoria do Conhecimento Social (HABERMAS, J. Knowledge and human interests. Boston: Beacon Press, 1971.), uma importante contribuição para a base teórica do pensamento crítico. Nela os efeitos da estrutura social sobre o conhecimento influenciam os diferentes modos de saber que são adquiridos pelos indivíduos no ambiente social. Assim, o conhecimento que os indivíduos produzem é parcialmente determinado pelos interesses que os estimulam e os motivam. O autor sugere três áreas de conhecimento: A) técnico, B) prático e C) emancipatório.
Relacione as áreas do conhecimento de Habermas com as sentenças abaixo e marque a sequência correta:
( ) É neste tipo de conhecimento que os significados e a interpretação dos padrões comunicativos se interagem para construir e elaborar o entendimento comunitário que servem para delinear o acordo normativo para a atuação social.
( ) É neste tipo de conhecimento que os exercícios são prescritos aos alunos com o objetivo de direcioná-los para a resposta correta.
( ) É neste tipo de conhecimento que os indivíduos têm como objetivo se emancipar dos diversos modos de dominação social.
		
	
	C - B - A
	
	C - A - B
	
	B - C - A
	
	A - B - C
	 
	B - A - C
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405215184)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Marilena Chauí, em vez de perguntar "que horas são?", podemos indagar "o que é o tempo?". Em vez de dizermos "ficou maluca?" ou "está sonhando?", podemos nos perguntar "o que é o sonho, a loucura, a razão?" (Convite à Filosofia. São Paulo, Ática, 1994). Portanto,
		
	 
	a atitude filosófica diferencia-se estruturalmente do senso comum.
	
	filosofar implica assumir, no plano do pensamento, os mesmos parâmetros habitualmente empregados na vida cotidiana.
	
	a filosofia começa pela reafirmação necessária das crenças e preconceitos do senso comum.
	
	filosofar significa ater-se à aceitação imediata da realidade.
	
	não é possível diferenciar entre senso comum e atitude filosófica.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405188370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fazer ciência significa:
		
	
	ignorar conhecimento
	
	reproduzir conhecimento
	 
	produzir conhecimento
	
	memorizar conhecimento
	
	aceitar conhecimento
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405191919)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a única opção INCORRETA. Todo método de ensino é intencional e não se constitui em um simples caminho atrelado a formas de agir determinadas a priori do fato educativo. Este método está fundamentado na ideia de que a ação docente e a ciência:
		
	
	não é neutra.
	 
	é neutra.
	
	é um ato político.
	
	é limitada por condições subjetivas.
	
	é criação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405191913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma prática pedagógica, fundamentada na práxis, significa que o professor é considerado:
		
	
	alienado.
	 
	pesquisador.
	
	acrítico.
	
	dono da verdade.
	
	determinístico.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405189998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"[...] não é certo que a ciência natural esteja ligada exclusivamente a um grupo de pessoas, designadas por cientistas, e a filosofia a outro grupo de pessoas, conhecidas por filósofos. Um homem que nunca tenha meditado nos princípios da sua obra, ainda não atingiu uma atitude de homem maduro perante ela; um cientista que nunca tenha filosofado sobre a sua ciência, nunca poderá passar de um cientista secundário, um imitador, um funcionário da ciência" (COLINGWOOD, s/d, p. 9). "Em relação à proposta de o professor tornar-se um investigador, Perrenoud, como outros autores, defende a ideia de que, fazendo uso de uma prática reflexiva, o professor desenvolve um trabalho próximo ao do investigador, sem considerar, contudo, que só por meio da realização de pesquisas o professor pode se tornar um profissional reflexivo" (SANTOS, 2001, p. 11). As reflexões dos autores se referem a três dimensões da pesquisa, que são:
		
	
	Atitude filosófica frente à vida, pesquisa acadêmica, pesquisa de opinião.
	
	Pesquisa acadêmica, pesquisa quantitativa e pesquisa bibliográfica.
	
	Atitude filosófica frente à vida, pesquisa quantitativa e pesquisa bibliográfica.
	
	Reflexão crítica sobre a prática profissional, a pesquisa acadêmica e pesquisa quantitativa.
	 
	Atitude filosófica, reflexão crítica sobre a prática profissional e a pesquisa acadêmica.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405190016)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"São hoje muitos e fortes os sinais de que o modelo de racionalidade científica que acabo de descrever em alguns dos seus traços principais atravessa uma profunda crise. [...] essa crise é não só profunda como irreversível; [...] estamos a viver um período de revolução científica que se iniciou com Einstein e a mecânica quântica e não se sabe ainda quando acabará; [...] os sinais nos permitem tão-só especular acerca do paradigma que emergirá deste período revolucionário, mas que, desde já, pode afirmar-se com segurança que colapsarão as distinções básicas em que assenta o paradigma dominante"(SANTOS, 2007, p. 68). Ao analisar a crise do paradigma dominante, Santos afirma: "O aprofundamento do conhecimento permitiu ver a fragilidade dos pilares em que se funda" (ibid. p. 68). Marque a alternativa que indique condições teóricas analisadas por Santos (ibid. p. 68-74), que definem a emergência de um novo paradigma científico:
		
	
	Relatividade e medição de resultados na pesquisa científica.
	 
	Caráter positivo da distinção sujeito/objeto e do conhecimento do real.
	
	Eternidade, em lugar da história; a ordem, em vez da desordem; a imprevisibilidade, em vez do determinismo.
	 
	Relatividade, mecânica quântica, teorema da incompletude, imprevisibilidade, microfísica.
	
	Positivismo e cientificismo fundamentado em verdades absolutas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405189865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à pesquisa como parte integrante da prática docente, leia o fragmento abaixo:
"Curiosamente, a atividade de pesquisa se baliza entre as duas acepções da palavra 'disciplina': a primeira [...]relativa aos diferentes campos do saber, cobertos pela teoria, e a segunda, relativa aos cuidados com o desenvolvimento do trabalho, aproximados do que se entende por metodologia. Nunca é demais precaver-se o pesquisador contra os excessos de ambas as acepções" (LÜDKE, 2001, p. 43). Pela fala da autora pode-se concluir que:
		
	 
	É necessário articular teoria-prática, porque a teoria fundamenta a interpretação dos fatos.
	
	A autora se refere à metodologia como uma fórmula de fazer pesquisa.
	
	É preciso valorizar mais a teoria porque é ela que dá embasamento à pesquisa.
	
	O professor pesquisador precisa valorizar a teoria em detrimento do método.
	
	Os aspectos metodológicos são mais importantes e dispensam a teoria.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405215195)
	
	Pensar a vida e o que ela representa, qual o seu significado é uma tarefa da Filosofia, como nos ensina Sócrates. Esta também é uma tarefa para a Educação. Assim, a Educação, segundo essa linha de pensamento, busca:
		
	
Sua Resposta: Indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito
	
Compare com a sua resposta: Indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito desejante como alternativa de tornar-se um cidadão consciente de si mesmo.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405215317)
	
	Com as seguintes informações abaixo, como se deve fazer a referência bibliográfica em trabalhos acadêmicos?
Autor: Lino Macedo, título do livro: Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?, Editora: Artmed, Local: Porto Alegre, Ano: 2005.
		
	
Sua Resposta: MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005.
	
Compare com a sua resposta:
MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005.
		
	
	PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
	
	Simulado: CEL0351_SM_201405146451 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 11/12/2014 13:05:24 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405208923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A doutrina característica do Positivismo está pautada na previsibilidade "prever para prover" que se constitui, segundo Auguste Comte, no lema da ciência Positiva, que permite o desenvolvimento da sociedade através da ciência e da técnica. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa que revela o lema desta teoria:
		
	
	A ordem e o amor por princípio, o progresso por fim
	
	O amor por princípio, a ordem e a base por fim
	
	A ordem social por base, e o progresso por fim
	 
	O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim
	
	O amor por base, e o princípio seria obedecer à ordem vigente
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405208932)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base em Triviños, no livro Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação, a teoria positivista reconhecia apenas dois tipos de conhecimento autênticos, verdadeiros, legítimos: ___________- representado pelos achados das ciências naturais, e o mais importante de ambos, é o ___________ - constituído pelo lógico e pela matemática.
 
Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado.
		
	
	o universal e o lógico.
	
	o empírico e o universal.
	
	o empírico e o factual.
	
	o lógico e o metafísico.
	 
	o empírico e o lógico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405212398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fenomenologia é uma corrente de pensamento que se situa no conjunto de estudos das ciências humanas ou sociais que se caracteriza fundamentalmente pela noção:
		
	
	de descrição ou aparência
	
	física ou externa
	
	de aspecto ou imagem
	 
	de essência ou significação
	
	econômica ou financeira
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405214273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que completa a afirmação: "O materialismo filosófico apóia-se nas conclusões da ciência para explicar o mundo, o homem e a vida" (TRIVINOS, p. 21). Isto significa que, mesmo considerando a matéria como princípio inicial de todas as coisas e o espírito um aspecto secundário, as ideias dos materialistas...
		
	
	As novas descobertas não interferem no pensamento científico.
	
	Não sofreram alterações ao longo da história.
	
	As concepções sobre matéria de Demócrito foram as mesmas de Einstein.
	 
	Mudam a partir da evolução do pensamento científico.
	
	O pensamento científico não muda com o tempo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405211135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Minayo (2010) afirma que, do ponto de vista epistemológico, sempre existiu a preocupação do ser humano como o conhecimento da realidade. Nesse sentido, caracteriza o conhecimento científico, diferenciando-o das demais formas de interpretar a realidade. Sobre as especificidades do conhecimento científico, assinale (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) A Ciência é uma forma de expressão exclusiva, conclusiva e definitiva da busca constante de o ser humano explicar a realidade.
( ) A Ciência é uma forma hegemônica de construção da realidade.
( ) O campo científico, apesar de sua normatividade, é permeado por conflitos e contradições.
( ) Uma especificidade do saber científico é o fato de ele se pautar em conhecimentos testados, comprovados e cientificamente elaborados.
Assinale a sequência correta:
		
	
	V V F V
	
	F V F V
	
	F F F V
	
	V V F F
	 
	F V V V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405211141)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere aos elementos constitutivos do projeto de pesquisa, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1 ) Problema de pesquisa
( 2 ) Objetivos
( 3 ) Justificativa
( 4 ) Hipótese
( 5) Cronograma
(  ) É a explicitação do porquê a pesquisa deve ser realizada, considerando os motivos que a tornam uma pesquisa relevante.
(  ) É o planejamento do tempo necessário para a realização de cada uma das etapas da pesquisa
(  ) É a explicitação do que se pretende com a pesquisa, que propósitos se almeja alcançar ao término da investigação.
(  ) É o recorte mais preciso do que se deseja estudar, o que se busca responder com a pesquisa.
(  ) É a resposta primeira, imediata, provisória da questão central da pesquisa.
Assinale a sequência correta dos números:
		
	
	1 2 3 4 5
	
	2 3 5 1 4
	 
	3 5 2 1 4
	
	5 4 3 2 1
	
	3 4 5 1 2
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405209655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo Teoria Crítica indica a corrente de pensamento produzida no Instituto para a Pesquisa Social de Frankfurt, na Alemanha, no final do primeiro quartel do século XX. Com base na Escola de Frankfurt, analise as afirmativas abaixo:
I. Utiliza uma fundamentação dialética para investigar e analisar as relações sociais.
II.   Adota uma postura interdisciplinar para o desenvolvimento da atividade científica, voltada para desvendar a lógica da sociedade burguesa industrial.
III. Busca uma pesquisa de ação social engajada e direcionada para articular a produção de indivíduos capazes de intervir e mudar a ordem social.
Estão corretas:
		
	
	II e III estão corretas.
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	Apenas a II está correta.
	
	I e II estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405214756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a caracterização do Positivismo Clássico em Augusto Comte, assinale a única opção que NÃO apresenta um dos sentidos da palavra "positivo":
		
	
	o real
	
	o útil
	
	o preciso
	 
	o caóticoa certeza
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405209879)
	
	Nas ciências sociais, os estudos orientados pela doutrina positivista são influenciados inicialmente pela abordagem das ciências naturais, que postulam a existência de uma realidade externa que pode ser examinada. Quais as características das ciências naturais que fundamentam a pesquisa de base positivista?
		
	
Sua Resposta: O estabelecimento de relações causa-efeito; a aplicação de métodos quantitativos de investigação.
	
Compare com a sua resposta:
A objetividade; o estabelecimento de relações causa-efeito; a aplicação de métodos quantitativos de investigação; a verificação e a generalização, que permitem chegar a verdades universais.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405209872)
	
	De um modo geral, pesquisas de cunho qualitativo exigem a realização de entrevistas, quase sempre longas e semiestruturadas. Nesses casos, a definição de critérios, segundo os quais serão selecionados os sujeitos que vão compor o universo de investigação, é algo primordial, pois interfere diretamente na qualidade das informações a partir das quais será possível construir a análise e chegar à compreensão mais ampla do problema delineado. Estando você em fase de entrevistas, defina qual o critério fundamental na seleção dos seus entrevistados:
		
	
Sua Resposta: A descrição e delimitação da população base, ou seja, dos sujeitos a serem entrevistados, deve ter como critério base o grau de representatividade do entrevistado no grupo social em estudo.
	
Compare com a sua resposta:
A descrição e delimitação da população base, ou seja, dos sujeitos a serem entrevistados, deve ter como critério base o grau de representatividade do entrevistado no grupo social em estudo, visto que será sobre esse sujeito construída a análise.
		
	PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	
	Simulado: CEL0241_SM_201405146451 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 11/12/2014 07:31:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405191786)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa que responde corretamente ao conceito de assimilação na obra de Jean Piaget.
		
	
	Modalidade de aprendizagem em que o sujeito adere ao objeto para melhor conhecê-lo.
	 
	Incorporação de novas informações a uma estrutura cognitiva existente no sujeito.
	
	Incorporação de esquemas de conhecimento de outrem para melhor conhecer as teorias científicas.
	 
	Modalidade de interação que constrói novos esquemas cognitivos para superar o desequilíbrio entre sujeito e o objeto de conhecimento.
	
	Conhecimento obtido através da cópia de um objeto ou assunto.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405191584)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a abordagem comportamentalista, o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem é:
		
	
	propor problemas para os alunos sem ensinar-lhes as soluções, estimulando o esforço, a pesquisa e a autonomia;
	
	buscar o desenvolvimento da consciência crítica e da liberdade, como meio de superar as contradições do ensino tradicional.
	
	transmitir os conhecimentos e valores sociais acumulados, na forma de verdade a ser absorvida pelos alunos;
	 
	planejar e controlar as condições externas de aprendizagem, para assegurar a aquisição de comportamentos esperados;
	
	facilitar a aprendizagem do aluno, considerado o centro do processo educativo;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405191727)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Duas irmãs indianas, que tinham se perdido e foram criadas por uma família de lobos, quando encontradas, não apresentavam um comportamento humano: andavam de quatro, se alimentavam só de carne crua ou podre e comiam e bebiam como os animais. Coisa parecida aconteceu com Mogli, o menino-lobo e com Tarzã. Este foi criado pelos primatas, que o acolheram como filho. Estes exemplos, elaborados a partir de alguns princípios do desenvolvimento humano, demonstram que o Homem tem:
		
	
	semelhança com os animais no seu desenvolvimento.
	
	o comportamento como instinto animal, fruto da sua base biológica.
	 
	seu comportamento construído e moldado pelo ambiente, pela cultura.
	
	sua conduta determinada por herança genética.
	
	possibilidade de encontrar ótimos pais entre os animais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405191776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Vygotsky, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento que, por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:
		
	 
	uma prática pedagógica que veja a escola como um espaço que precisa ser vivenciado, onde o processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interação entre sujeitos.
	
	uma prática pedagógica que busque levar ao desenvolvimento de operações mecânicas para a formação de hábitos, que constituem a fixação e o reforço.
	
	uma prática pedagógica em que o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo.
	
	uma prática pedagógica que tenha com base as próprias experiências do aluno, visto que o professor não ensina, apenas cria condições para que os alunos aprendam.
	
	uma prática pedagógica que se preocupe com o cumprimento do planejamento, mesmo que os alunos não estejam motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405191794)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A adolescência é uma fase do desenvolvimento em que a tomada de decisões é fundamentada por uma forma de cognição que permite ao adolescente pensar sobre fatos ou assuntos nunca antes vivenciados. Qual é o nome desta característica e ela é típica de qual fase do desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria de Jean Piaget?
		
	
	Abstração - Estágio Operatório Concreto
	
	Simbolização - Estágio Egocêntrico
	 
	Abstração - Estágio Lógico formal
	 
	Representação - Estágio Lógico Formal
	
	Representação - Estágio das Operações Simbólicas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405191793)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensando em utilizar a Epistemologia Genética, ou seja, a teoria de Jean Piaget para explicar como os alunos da educação básica constroem conhecimento sobre o mundo, a gestora do colégio trabalhou as características do estágio pré-operatório. Marque a alternativa em que todas as características fazem parte do estágio pré-operatório.
		
	
	Representação, conservação de massa e volume.
	
	Conservação da massa, do volume e da substância.
	
	Reações circulares, noção de causalidade e de conservação da massa.
	 
	Simbolização, linguagem oral, escrita e desenho.
	
	Desenho, expressão oral, raciocínio matemático abstrato e pensamento hipotético dedutivo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405191728)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Duas professoras ministram aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e, ao ensinar Ciências, adotam procedimentos metodológicos bastante diferenciados, conforme descrito a seguir. A professora A realiza as atividades experimentais sugeridas pelo livro didático e só aceita como resultados dos exercícios as respostas que o Livro do Professor apresenta, sob o argumento de que experimentos científicos só admitem uma resposta correta. A professora B realiza os mesmos experimentos propostos pelo livro, porém enfatiza a provocação de conflitos e a contraposição de ideias; os resultados são discutidos e comparados com os de outros experimentos realizados em salade aula e com resultados de pesquisas recentes divulgadas pelos meios acadêmicos e pela mídia. Procura, ainda, aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. Partindo dos estudos de Vygotsky, analise as duas afirmativas:
I) A professora B teve a proposta mais condizente com a teoria vygotskyana, trabalhando a articulação dos conceitos espontâneos aos conceitos científicos.
II) De acordo com Vygostky, cabe ao professor promover a articulação dos conceitos espontâneos da criança com os científicos veiculados na escola, de tal forma que, de um lado, os conceitos espontâneos possam inserir-se em uma visão mais abrangente do real, própria do conceito científico, e, de outro lado, os conceitos científicos tornem-se mais concretos, apoiando-se nos conceitos espontâneos gerados na própria vivência da criança.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
		
	
	as duas afirmativas são falsas.
	 
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	 
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405191734)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um debate entre pedagogos, cada um expressou seu ponto de vista a respeito das razões que levam o indivíduo a aprender, embasando-se em diferentes teorias de aprendizagem. Os pontos de vista foram expostos a seguir:
Paula: "Acredito que os fatores que concorrem para a aprendizagem estariam basicamente prontos desde o nascimento do indivíduo, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza".
Luiz: "Penso que a aprendizagem decorre da ação do meio sobre a pessoa, para configurar sua conduta às exigências da sociedade".
Maria: "Entendo que o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos".
Associe a "fala" de cada pedagogo à teoria de aprendizagem correspondente:
		
	
	Paula-Naturalista                   Luiz-Gestaltista                 Maria-Construtivista
	 
	Paula-Inatista                      Luiz-Ambientalista             Maria-Interacionista
	
	Paula-Behaviorista                 Luiz-Culturalista                Maria-Pragmatista
	
	Paula-Funcionalista                Luiz-Experimentalista        Maria-Construtivista
	
	Paula-Conexionista               Luiz-Espiritualista              Maria-Associacionista
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405210495)
	
	Como editor da Revista Pais e Seus Filhos, você terá o desafio de mediar um debate virtual entre dois pedagogos sobre o tema: Palmadas e educação dos filhos. Sabemos que você terá a presença de um pedagogo que trabalha com a teoria da Aprendizagem de base comportamental, behaviorista e um pedagogo sociointeracionista que trabalha com a construção social do sujeito. Escreva um argumento para cada um dos pedagogos citados respeitando a orientação da teoria da aprendizagem e sócio-histórica, respectivamente.
		
	
Sua Resposta: Estimular os bons comportamentos através da utilização dos reforços positivos, utilizando recompensas que aumentem a incidência de uma resposta/comportamento .
	
Compare com a sua resposta:
Behaviorista: Devemos estimular os bons comportamentos através da utilização dos reforços positivos, utilizando recompensas que aumentem a incidência de uma resposta/comportamento adequado.
Sociointeracionista: A criança deve aprender a ter auto-controle a partir de um processo permanente de reflexão sobre as suas ações e os impactos dela na sociedade.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405210428)
	
	Uma professora formada na área metropolitana de São Paulo foi transferida para o interior de Minas Gerais para trabalhar com o ensino fundamental. Ao conhecer as crianças, ela percebeu uma diferença muito expressiva em sua linguagem, interesse pelos conteúdos trabalhados nas disciplinas e, principalmente, nas perguntas que as crianças faziam. Inicialmente, esta professora considerou as crianças da área rural menos capazes que as crianças da cidade. Imagine que você foi convidado(a) a conversar com ela sobre as potencialidades que estas crianças apresentavam. Como você usaria a teoria de desenvolvimento e da aprendizagem de Lev Vygotsky para explicar para essa professora sobre as riquezas culturais que estas crianças apresentam?
		
	
Sua Resposta: os seres humanos nascem com um pequeno repertório de comportamentos e conhecimentos inatos. . Os principais comportamentos que tornam a espécie humana singular e única são construídos socialmente, através da interação com os elementos que forma a cultura em que cada sujeito vive. Cada ser humano tem as suas funções mentais construídas de acordo com o tempo e a cultura que ele vive.
	
Compare com a sua resposta:
Para Vygotsky, os seres humanos nascem com um pequeno repertório de comportamentos e conhecimentos inatos. Esses foram chamados de Funções psicológicas elementares. Os principais comportamentos que tornam a espécie humana singular e única são construídos socialmente, através da interação com os elementos que forma a cultura em que cada sujeito vive. Desta forma, as culturas são incomparáveis, assim como as inteligências,pois cada ser humano tem as suas funções mentais superiores construídas de acordo com o tempo e a cultura vigente.
		
	SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	
	Simulado: CEL0546_SM_201405146451 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 11/12/2014 08:12:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405216412)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durkheim compreendeu consciência coletiva como:
I.O conjunto de traços mentais e emocionais que identificam e distinguem um indivíduo de todos os outros.
II.O conjunto de conhecimentos depurados de pré-noções.
III.O conjunto de métodos que o sociólogo deve utilizar para analisar a sociedade
IV.O conjunto de crenças e valores morais comuns aos membros de determinada sociedade.
Está(ão) correto(s) o(s) item (ns):
		
	
	Somente o item III está correto.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Somente os itens II e III estão corretos
	
	Os itens I e III estão corretos.
	 
	Somente o item IV está correto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405206455)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As assertivas a seguir resumem formulações teóricas da Sociologia de Émile Durkheim.
I - A solidariedade mecânica, como base da coesão social, perde terreno para a solidariedade orgânica;
II - A solidariedade mecânica funda-se na adesão total do indivíduo ao grupo ao qual pertence;
III - A transição da solidariedade mecânica para a orgânica impõe transformações na estrutura social;
 IV - A anomia corresponde a situações de desorganização pessoal.
		
	 
	As assertivas I, II e III são corretas
	
	Apenas as assertivas II e III são corretas
	
	todas assertivas estão corretas
	 
	As assertivas I, II e IV são corretas
	
	Apenas as assertivas I e II são corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405216281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa tribo indígena, todas as pessoas fazem praticamente as mesmas tarefas: caçam, pescam, fazem cestos de vime, participam de rituais religiosos etc. A única divisão que geralmente existe - além da presença de indivíduos destacados, como chefe ou curandeiro - é a divisão sexual de tarefas entre homens e mulheres. O tipo de solidariedade que se estabelece entre essas pessoas é o que Durkheim chama de:
		
	
	Orgânica
	
	Fatual
	
	Moral
	
	Conflitosa
	 
	Mecânica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405208202)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as sentenças abaixo:
I -Para Durkheim, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais.
II - A Sociologia é chamada de geral quando consideramos a sociedade em seu sentido mais amplo e é especial quando se ocupa de determinado grupo de fatos sociais de mesma natureza.
III - A Sociologia da Educação tornou-se uma disciplina autônoma, desvinculada da Sociologia Geral, pela importância que a educação assumiu no mundo contemporâneo.
Está (ão) correta(s):
		
	
	Somente a sentença II
	
	Somente as sentenças II e III
	
	Somente a sentença I
	 
	Somente as sentenças I e II
	
	Somente a sentença III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405216547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(SEE/SP, 2009). Por socialização entendemos o processo:
		
	
	De construção de laços de afetividade.
	
	De constituição de grupos sociais.
	
	De divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	De transformação da comunidade em sociedade.
	 
	Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405216420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na concepção Durkheimiana define-se educação como a:
		
	
	interação da geração de jovens com a geração de adultos
	
	interação da geração de adultos com a geração de jovens.
	
	submissão da geração de adultos a geração de jovens
	
	ação da geração de jovens sobre a geração de adultos.
	 
	ação da geração de adultos sobre a geração de jovens
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405206476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual afirmação, abaixo, representa melhor o pensamento de Max Weber sobre a relação entre a ética protestante e o espírito do capitalismo?
		
	
	Não seria possível que outro asceticismo, como o catolicismo, tivesse influenciado o capitalismo, pois a piedade popular católica, de forma resignada, espera a recompensa na vida após a morte.
	
	Agora ele adentrou o mercado da vida, tentou penetrar exatamente naquela rotina diária com sua meticulosidade, e a moldá-la a uma vida racional, mas não deste mundo, nem para ele.
	 
	Há algo no estilo de vida daqueles que professam o protestantismo que favorece o espírito do capitalismo.
	
	nenhuma das respostas.
	
	O ascetismo cristão, que de início fugia do mundo para a solidão, já o tinha dominado a partir do mosteiro e pela Igreja. Com isso, todavia, não alterava o caráter natural, espontâneo da vida cotidiana no século.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405216287)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ponto de partida de toda a Sociologia weberiana reside no conceito de:
		
	
	Na vida social e que a Sociologia é uma ciência do pensamento
	 
	Ação social e no postulado de que a Sociologia é uma ciência "compreensiva"
	
	Na divisão do trabalho e no postulado da Sociologia como mecanicista social
	
	Na produção científica e no postulado de que a Sociologia é essencialmente política
	
	No fato social e no postulado de que a Sociologia é uma ciência coercitiva
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405215211)
	
	Para Weber a racionalidade predominante no capitalismo alterou radicalmente os modos de educar. Mudando também o status, o reconhecimento e o acesso a bens materiais por parte dos indivíduos que se submetem a educação sistemática. Educar passou a ser fundamental para o Estado e também para a empresa capitalista. Comente em linhas gerais os princípios do pensamento sociológico weberiano. Defina, também, o sentido do conceito ¿pedagogia do treinamento¿ construído por Weber, procurando relacioná-lo à dinâmica sociocultural da sociedade capitalista.
		
	
Sua Resposta: a própria racionalidade da sociedade capitalista, a sua cultura teria desenvolvido um tipo de relação com o conhecimento que ele definia como pedagogia do treinamento.
	
Compare com a sua resposta:
Weber analisava a sociedade a partir do sentido subjetivo, que estaria presente nas ações sociais. Esta seria a base do que ele definia como sociologia compreensiva. Para este autor, a própria racionalidade da sociedade capitalista, ou seja, a sua cultura teria desenvolvido um tipo de relação com o conhecimento que ele definia como pedagogia do treinamento.  Por este princípio os indivíduos eram educados com vistas apenas a sua colocação no mercado de trabalho, o que os desvinculava de qualquer formação de caráter mais integral e transformava-os apenas em peritos.
 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405215238)
	
	Faça uma breve caracterização do pensamento sociológico de Émile Durkheim, definindo algumas de suas construções teóricas como o conceito de fato social, de consciência coletiva e as formas de solidariedade social. Em sua resposta determine quais as características do método de pesquisa em Sociologia, elaborado pelo autor. Descreva também a relação estabelecida, por Durkheim, entre educação e socialização.
		
	
Sua Resposta: Durkheim concebia a sociedade a partir de uma forte influência do coletivo sobre o individual. Para a ele a sociedade era formada por estruturas, os fatos sociais, que exerciam sobre os indivíduos uma forte coerção externa
	
Compare com a sua resposta: Durkheim concebia a sociedade a partir de uma forte influência do coletivo sobre o individual. Para a ele a sociedade era formada por estruturas, os fatos sociais, que exerciam sobre os indivíduos uma forte coerção externa. Para este autor o pesquisador deveria se despojar de suas ¿pré-noções¿ no momento da pesquisa, para conseguir se distanciar devidamente do objeto a ser pesquisado. Ele afirmava que os fatos sociais deveriam ser percebidos como ¿coisas¿, ou seja situações distintas que requerem olhar adequado. Ele percebia a educação também como ¿educação moral¿, o que fazia dela um instrumento de socialização.

Continue navegando