Buscar

AP GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201205111835)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O processo de gestão de um negócio exige cuidado especial na gestão de pessoas.  Um dos elementos centrais da gestão dos recursos humanos de uma empresa é o clima.  O clima pode impactar, de forma expressiva:
		
	
	A paciência dos colaboradores com relação aos aumentos salariais;
	
	O nível de remuneração dos empregados e o padrão dos benefícios;
	
	A inteligência intrapessoal e o orgulho das lideranças da empresa;
	 
	A relação interpessoal e o desejo de trabalhar naquela organização;
	 
	Os resultados dos negócios e a capacidade de comunicação das lideranças;
	
	
	2a Questão (Ref.:201205078588)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O retorno anual para os acionistas das empresas cotadas em bolsa, das melhores empresas dos Estados Unidos, foi 50% superior ao indicador S&P 500. No Brasil, o retorno das melhores empresas para se trabalhar, de setembro de 2000 a dezembro de 2007, foi 94% superior ao Ibovespa, segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Finanças da EASP, da FGV. (fonte: Robert Levering, fundador do Great Place to Work - GPTW e consultor especialista em gestão de pessoas.  isso significa que:
		
	
	Vale a pena abrir o capital de uma empresa e deixá-la cotada em bolsa de valores.  Tal medida melhoria a percepção dos empregados e, por conseguinte, do clima organizacional.
	
	Gastos com pesquisas de clima organizacional podem ser deduzidos das despesas operacionais de uma empresa,. o que contribuiu para a redução de custos, aumento do lucro e melhoria na percepção dos investimentos nas bolsas de valores.
	
	Existe conexão entre rentabilidade das empresas, redução de custos, aumento das receitas e aumento do retorno para os acionistas;
	
	A rentabilidade das empresas na bolsa de valores melhora o ambiente de trabalho, na medida em que os empregados passam a ter mais orgulho pelo trabalho internamente desenvolvido;
	 
	O investimento na qualidade das relações, no ambiente de trabalho, gera retorno, na medida em que cria uma atmosfera, interna, propícia à contribuição dos empresas, particularmente nas questões que dependem das interações de áreas e pessoas;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201202184795)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre as estratégias adotadas pelas empresas para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado e que tem impacto direto no clima organizacional, temos:
		
	
	Downsing, privatização, políticas de remuneração e gestão de carreira.
	
	Políticas de remuneração, capacitação de pessoal e planejamento estratégico.
	
	Planejamento anual de marketing e metas de vendas.
	
	Índice de turnover, absenteísmo, queda da produtividade e desperdício de material.
	 
	Fusões, aquisições, downsizing, reengenharia e terceirização.
	
	
	4a Questão (Ref.:201202761949)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todas as opções listadas abaixo são vantagens propiciadas pela Gestão do Clima Organizacional, exceto:
		
	
	Melhora a imagem da empresa;
	
	Auxilia a minimizar a rotatividade;
	
	Consumidores mais satisfeitos;
	 
	Relacionamento entre os líderes dos setores mais desgastado, pois aumenta a competição entre os mesmos.
	
	Maiores taxas de sucesso em programas de sugestões;
	
	
	5a Questão (Ref.:201202804612)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que
		
	
	entre as principais contribuições da pesquisa de clima organizacional, pode-se destacar que ela favorece diretamente a compreensão do comportamento do consumidor diante dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.
	
	o objetivo da pesquisa de clima é mostrar aos funcionários o que eles devem fazer para melhorar seu desempenho.
	
	ela busca demonstrar, baseada nos dados obtidos, que só se pode afirmar que o clima organizacional é favorável quando não possui conflitos apontados na pesquisa.
	
	uma contribuição direta dela é a identificação dos recursos humanos potenciais para ocupar cargos de maior complexidade na empresa.
	 
	ela analisa o ambiente da empresa e as condições do grau de satisfação ou insatisfação dos funcionários e das demais pessoas que com eles interagem.
	
	
	6a Questão (Ref.:201202174830)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme Luz (2006) é sabido que o Clima Organizacional, pode ser avaliado através de questionário, entrevista e painel de debates, porém o mais utilizado é o questionário. Por quê? Marque a alternativa que você considera correta.
		
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Permite aplicação maciça, custo relativamente baixo; facilita a tabulação dos dados, o respondente precisa ¿falar¿ de suas angústias, descontentamentos e dar suas sugestões.
	 
	Permite aplicação maciça, mesmo em áreas geográficas distantes, geralmente é o mais aceito pelos respondentes, permite o uso de questões abertas ou fechadas, pode ser aplicado para todos os funcionários, permite o sigilo.
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Permite aplicação maciça, mesmo em áreas geográficas distantes; custo relativamente baixo; geralmente os respondentes não precisam fazer leitura das questões, dificulta a identificação pela coordenação do processo.
	
	
	7a Questão (Ref.:201202184083)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o material de nossas aulas, apenas uma das estratégias para monitorar e/ou avaliar o Clima Organizacional nas Empresas, tem ¿ de fato ¿ condições de alcançar o resultado desejado. As demais estratégias disponíveis, têm resultados apenas parciais, já que servem para (somente) monitorar o Clima, recolhendo indícios de sua qualidade. Portanto, nas alternativas a seguir, assinale aquela que indica a estratégia mais eficaz para o monitoramento e a avaliação do Clima Organizacional.
		
	 
	Pesquisa de Clima.
	
	Canal Direto com o Presidente/RH.
	
	Canal Direto com o Departamento de Assistência Social.
	
	Café da Manhã com o Presidente.
	
	Sistema de Atendimento às Queixas.
	
	
	8a Questão (Ref.:201202184892)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como Consultor de RH responsável pela indicação da técnica de pesquisa de clima que será aplicada pela primeira vez em uma empresa, sua opção será pelo questionário com perguntas abertas e fechadas. Entre as alternativas abaixo, escolha qual delas tem os argumentos que você deve utilizar para justificar a escolha desta técnica:
		
	
	O questionário é um método mais moderno, pois sua aplicação deve ser feita impreterivelmente com o uso da intranet e internet, facilitando a apuração dos dados de forma eletrônica.
	
	O questionário é uma técnica interessante, pois possibilita respostas com componentes verbais e não verbais. Além disso, é o único que aceita questões abertas e fechadas.
	 
	O questionário é considerado interessante, pois permite o anonimato e a aplicação em muitas pessoas ao mesmo tempo, além de não exigir espaço físico e ter um custo relativamente baixo em relação aos demais métodos.
	
	O questionário é indicado pela sua simplicidade. Podemos utilizar um formulário com questões aplicadas em outras empresas, economizando tempo na sua elaboração.
	
	O questionário permite entrevistar 5 a 8 pessoas por sessão. As pessoas preenchem um formulário e em seguida, expõem seu ponto de vista nos assuntos mais polêmicos em reuniões conduzidas por um consultor experiente.
	
	
	9a Questão (Ref.:201202184089)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando avaliamos em uma pesquisa de clima organizacional a possibilidade de crescimento profissional dentro da empresa, esse aspecto pode ser avaliado em duas variáveis:
		
	
	Estabilidade no emprego e política salarial.
	 
	Treinamento e desenvolvimento e ascensão profissional.
	
	Treinamento e Estabilidade no emprego.
	
	Imagem da empresa e processo decisório.Participação e ascensão profissional.
	
	
	10a Questão (Ref.:201202184095)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima. As variáveis organizacionais são fatores que podem causar insatisfação nos trabalhadores. E elas possuem aspectos particulares que impactam na ambiência e, consequentemente, influem no desempenho e no resultado esperado. Diante desta premissa, assinale nas alternativas abaixo, aquela que melhor reproduz os aspectos referentes à Variável Organizacional ¿Trabalho Realizado¿.
		
	
	Os desafios de trabalho que não são impostos aos funcionários de uma determinada Empresa.
	
	O excesso de profissionais em uma mesma equipe, dificultando o exercício da atividade que tem que ser realizada.
	
	Os desafios de trabalho que devem alcançar os resultados planejados pela cúpula organizacional.
	 
	Os desafios que são impostos aos ocupantes do cargo (ou a inexistência deles); o volume de trabalho (excesso de trabalho); a quantidade de empregados na equipe para a realização dos trabalhos.
	
	A delegação de uma tarefa para um funcionário realizar sob pressão.

Outros materiais