Buscar

Propriedade Intelect Exercicios Aulas 1 5

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O escritor Tício publica um livro sobre a vida do cantor Roberto GaGa, com fotos referentes a sua vida artística, desde seu nascimento até os dias atuais. Ao saber da publicação, o cantor Roberto GaGa impetra ação solicitando o recolhimento dos exemplares, e com pedido de dano material, moral e violação de sua imagem. Em sua defesa alegou o autor do livro, Tício, que os fatos relatados no livro eram públicos e notórios.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
		
	 
	O escritor, Tício, poderá recorrer ao princípio constitucional da liberdade de expressão, que assegura a livre expressão da atividade intelectual, artística ou científica e de comunicação, independente de censura ou licença
	
	Tício terá de pagar uma indenização por danos materiais
	
	Tício terá de pagar uma indenização por danos apenas morais
	
	Tício deverá ter os livros recolhidos, pois os fatos são públicos e notórios
	
	Tício terá de pagar uma indenização por violação de imagem
	
Explicação:
A questão nos remete sobre a questão de direitos de utilização de informações de cunho público ou privado de terceiros ¿ principalmente se este terceiro for uma pessoa pública; para isso devemos nos socorrer do art. 5º da Constituição Federal que dita: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; - como os fatos e as imagens eram públicas não há que se falar recolhimento dos exemplares ou pedido de dano material ou moral. Assim a resposta correta é: O escritor, Tício, poderá recorrer ao princípio constitucional da liberdade de expressão, que assegura a livre expressão da atividade intelectual, artística ou científica e de comunicação, independente de censura ou licença
	
	 
	Ref.: 201803624115
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) A alternância de poder é característica da República
II) a alternância de poder é característica da Monarquia
III) a alternância de poder é característica das Ditaduras
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	 
	a opção I está correta
	
	a opção II está correta
	
	a opção I é falsa
	
	a opção III está correta
	
	as opções II e III estão corretas
	
	 
	Ref.: 201803623709
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando da chegada da família Real portuguesa ao Brasil, qual o nome da iniciativa do governo que estabeleceu uma das primeiras proteções aos inventores:
		
	 
	medida provisória nº 06
	
	abertura dos portos
	 
	Alvará de 28 de abril de 1809
	
	Decreto Lei 2428, de 1940
	
	Lei 8088
	
	 
	Ref.: 201803793714
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando que no Título I, Dos Princípios Fundamentais, da Constituição da República Federativa do Brasil, determina que são poderes da União o Legislativo, Executivo e o Judiciário. Essa divisão funcional consiste em atribuir:
		
	
	mais poder no âmbito do Executivo
	
	mais poder no âmbito do Legislativo
	 
	Independência entre os poderes
	
	mais poder no âmbito do Judiciário
	
	ao Presidente da República maior poder sobre o Judiciário
	
	 
	Ref.: 201803624091
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que ao Poder Judiciário atribui-se:
		
	
	exercer as funções de Estado
	 
	o exercício da jurisdição, significando dizer qual o direito a ser aplicado ao caso concreto
	
	executar a política econômica
	
	elaborar as leis
	
	nomear Ministros de Estado
	
	 
	Ref.: 201803809524
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É garantido no art. 5, XIV, Capítulo I, Dos Direitos Individuais e Coletivos, da CRFB, a inviolabilidade de qual direito não absoluto:
		
	 
	o direito a informação
	
	o direitos civil
	
	o direito a informática
	
	o direito a proteção jurídica
	 
	o direito penal
	
	 
	Ref.: 201806537297
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Nos termos da Carta Magna, são brasileiros natos:
		
	
	os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros.
	 
	os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
	
	os nascidos no estrangeiro, desde que de pai brasileiro e de mãe brasileira. 
	
	os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência, por um ano ininterrupto, e idoneidade moral.
	 
	os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil até a maioridade.
	
Explicação:
Art. 12. São brasileiros:
     I -  natos:
       a)  os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
        b)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
        c)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira;
     II -  naturalizados:
       a)  os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
        b)  os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do
 § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão Brasil há mais de trinta anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro nato, salvo os casos previstos nesta Constituição.
   2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
	
	 
	Ref.: 201803623717
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São Poderes da União Federativa do Brasil:
		
	
	os partidos políticos
	
	as câmaras de vereadores
	 
	o Legislativo, o Executivo e o Judiciário
	
	as câmaras distritais
	
	as forças armadas
	
	1a Questão
	
	
	
	A Constituição Federal determinou que todos os brasileiros têm como direito a propriedade. Esta propriedade deverá atender a uma função:
		
	
	de capital
	
	de economia
	
	política
	 
	social
	
	de governo
	
Explicação:
A questão nos remete a proteção a propriedade, proteção esta contida em legislação estudada no conteúdo, a Constituição Federal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; importante lembrar que o não atendimento a esta função deve sere provada judicialmente, como por exemplo no caso de desapropriações ¿ Assim,a resposta correta é: social.
	
	 
	Ref.: 201803626205
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Tício, desconfiado de sua esposa Mércia, passa a ouvir suas conversas pela extensão telefônica. Mércia, desconfiada, cria uma situação e pega Tício em flagrante, e ameaça-o com um processo por violação de comunicação telefônica. Tício alega que, em razão dele ser seu marido, ela não teria sucesso neste processo.
Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta:
		
	 
	mesmo sendo marido de Mércia, Tício deveria ter uma ordem judicial para poder violar o sigilo telefônico de Mércia
	
	como Tício e Mércia são casados, não há sigilo de informação entre eles 
	
	A questão da inviolabilidade telefônica entre cônjuges depende de quem é o dono da linha
	
	Mércia não tem direito ao sigilo telefônico, pois é esposa de Tício
	
	Tício tem razão, pois o marido pode invadir a privacidade de seu cônjuge
	
Explicação:
A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas,salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: mesmo sendo marido de Mércia, Tício deveria ter uma ordem judicial para poder violar o sigilo telefônico de Mércia.
	
	 
	Ref.: 201803626187
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza
II) Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros a inviolabilidade do direito à vida
III) Todos são iguais perante a lei, mas apenas os brasileiros têm garantido o direito de inviolabilidade do direito à vida
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção III está correta
	
	a opção II é falsa
	
	a opção I é falsa
	 
	a opção III é falsa
	
	as opções I e II são falsas
	
Explicação:
A questão nos remete a afirmativas sobre a igualdade constitucional ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - diante desta citação, passamos a analisar as afirmativas; afirmativa I) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, afirmativa correta pois esta em consonância com o texto legal; afirmativa II) Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros a inviolabilidade do direito à vida, afirmativa correta pois esta em consonância com o texto legal; afirmativa III) Todos são iguais perante a lei, mas apenas os brasileiros têm garantido o direito à vida, afirmativa falsa, pois não são apenas os brasileiros que tem o direito à vida garantido. Assim, pela combinação de respostas, a correta é: a opção III é falsa.
	
	 
	Ref.: 201803624804
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O inciso XII, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina a inviolabilidade do sigilo das correspondências. Além das correspondências, outras formas de comunicação protegidas são:
		
	
	apenas as telegráficas
	 
	as comunicações telegráficas, de dados e telefônicas
	
	apenas as de dados
	
	apenas as telefônicas
	
	apenas aquelas transmitidas oralmente
	
Explicação:
A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: as comunicações telegráficas, de dados e telefônicas.
	
	 
	Ref.: 201806524358
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ao definir oque é uma obra intelectualmente protegida, buscou o legislador aumentar a margem de possibilidade de utilização de diferentes suportes para fixação da obra. O Artigo 7º, da Lei 9610, Lei de Direitos Autorais dita: Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: ¿; estas obras tem como característica de proteção a originalidade. Dentre as opções abaixo quais das obras não se enquadra em tal critério:
		
	
	Programas de Computador.
	
	Textos e obras literárias.
	
	Composições musicais.
	 
	Patentes.
	
	Obras audiovisuais.
	
Explicação:
Os Direitos Autorais lidam basicamente com a imaterialidade. Ma legislação autoral o que se protege não é a novidade da obra, mas sim sua originalidade, por exemplo, dois autores de um livro de física podem chegar, em seus respectivos livros, aos mesmos resultados e conclusões. O critério de novidade esta ligado as obras de cunho industrial, ou seja, a obra tem de ser nova, como, por exemplo, uma patente de invenção. Assim, a resposta correta é: Patentes.
	
	 
	Ref.: 201803626190
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem consentimento do morador
II) a casa é um asilo inviolável, podendo a polícia , sem o consentimento do morador, nela penetrar, em caso de flagrante delito ou desastre
III) a casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção I é falsa
	
	as opções I e II são falsas
	
	a opção III está correta
	
	a opção II é falsa
	 
	a opção III é falsa
	
Explicação:
A pergunta nos remete a afirmações referentes a possibilidade ou impossibilidade de acesso a casa de um cidadão ¿ para isso vamos nos reportar as afirmações: afirmação I - I) a casa é um asilo inviolável do indivíduo, ninguém podendo nela penetrar sem consentimento do morador ¿ afirmativa verdadeira pois corrobora com o texto legal, reproduzo; Art. 5ºConstituição Federal, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;- afirmativa II - II) a casa é um asilo inviolável, podendo a polícia , sem o consentimento do morador, nela penetrar, em caso de flagrante delito ou desastre, afirmativa correta; - afirmativa III - III) a casa não é um asilo inviolável, pois a polícia pode penetrar sem a necessidade de nenhuma autorização judicial ¿ afirmativa falsa em confronto com o texto legal - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito oudesastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, pela combinação de resposta ¿ a correta é: a opção III é falsa.
	
	 
	Ref.: 201803624851
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O inciso XI, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável. Esta afirmação determina que:
		
	
	o ingresso à casa ou apartamento é liberado pelo condomínio
	
	o consentimento para ingressar na casa do morador não precisa ser prévio
	 
	só se pode ingressar na casa de outrem com o consentimento do morador
	
	o ingresso à casa por familiares é livre em qualquer situação
	
	o ingresso à casa é livre para a autoridade policial
	
Explicação:
A questão nos remete a possibilidade de acesso a casa de um cidadão, na questão esta citadoo art. da lei, Constituição Federal, que trata do tema, que iremos reproduzir, de forma completa, para justificar a afirmativa correta: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; - assim, a resposta correta é, em análise a contrassenso: só se pode ingressar na casa de outrem com o consentimento do morador.
	
	 
	Ref.: 201806537265
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Examine as seguintes afirmações à luz do que dispõe a Constituição da República Brasileira de 1988 a respeito de princípios fundamentais e de direitos e garantias fundamentais:
I. As práticas de tortura e racismo são consideradas crimes inafiançáveis pela Constituição, sendo o seu repúdio um princípio de regência das relações internacionais do Estado brasileiro.
II. Todo poder emana do povo, que pode exercê-lo indiretamente, por meio de representantes eleitos, ou diretamente,valendo-se de plebiscito, referendo e iniciativa popular, mecanismos previstos para tanto na Constituição.
III. A determinação constitucional para que a lei puna qualquer discriminação atentatória dos direitos está relacionada ao objetivo fundamental da República de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
IV. A Constituição estabelece que os direitos e garantias nela expressos não excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte, o que é compatível com o princípio de prevalência dos direitos humanos, expressamente consignado no texto constitucional.
		
	
	Está correto o que se afirma em II, III e IV, apenas.
	 
	Está correto o que se afirma em I, II, III e IV. 
	
	Está correto o que se afirma em II e IV, apenas.
	
	Está correto o que se afirma em I e II, apenas.
	
	Está correto o que se afirma em I e III, apenas.
	
Explicação:
Os direitos fundamentais são os direitos humanos definidos na Constituição, que devem ser garantidos e protegidos pelo Estado. Já as garantias fundamentais são uma forma ou um instrumento para garantir que esses direitos sejam colocados em prática. A Constituição Federal de 1988 (CF) ampliou a proteção aos direitos fundamentais e por isso ficou conhecida como Constituição cidadã.
Os direitos e garantias fundamentais têm aplicabilidade imediata, ou seja, a existência deles é suficiente para que  produzam efeitos. Eles estão descritos no Título II da CF, do art. 5º ao 17.
	
	1a Questão
	
	
	
	A Constituição Federal é um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que dentre outras funções regula os direitos fundamentais. O Artigo 5º da Constituição Federal determina : ¿Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:...¿; neste, estão definidos e enumerados parte dos direitos fundamentais; um destes direitos protegidos é o direito à vida, que possui dois aspectos importantes: sob a ótica biológica o direito a integridade física e psíquica e, em outra face, significa o direito e condições materiais e espirituais para existência com dignidade. Esta forma de dignidade é determinada como princípio da:
		
	
	Acesso a Informação.
	
	Igualdade.
	
	Liberdade de Expressão.
	 
	Dignidade Humana.
	
	Liberdade de Pensamento.
	
Explicação:
O Direito à Vida é considerado o mais fundamental de todos os direitos; - é o primeiro entre todos, considerado um pré-requisito para a existência dos demais direitos, como o princípio da Dignidade da Pessoa Humana, que é fundamento da República, que se associa, por exemplo, a erradicação da pobreza e redução de desigualdades sociais. Assim, a resposta correta é: Dignidade Humana.
	
	 
	Ref.: 201803624091
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que ao Poder Judiciário atribui-se:
		
	
	nomear Ministros de Estado
	 
	o exercício da jurisdição, significando dizer qual o direito a ser aplicado ao caso concreto
	
	elaborar as leis
	
	executar a política econômica
	
	exercer as funções de Estado
	
	 
	Ref.: 201803624400
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na apuração de um caso, o jornalista Tício recebe uma informação de uma fonte, a qual relata sobre caso de corrupção ligando o Deputado de nome Tádio à retirada de dinheiro via o chamado "caixa 2". O Deputado Tádio ingressa com uma ação em juízo, solicitando a identificação da fonte da informação.
Com relação ao que foi solicitado judicialmente pelo Deputado Tádio, assinale a opção correta:
		
	 
	a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional
	
	o jornalista terá de revelar a fonte, pois é necessário o crédito no texto
	
	pelo Código Penal a fonte te de ser revelada
	
	pela Lei de Imprensa, a fonte tem de ser revelada
	
	o sigilo da fonte se aplica apenas nos casos de cópia do texto
	
Explicação:
A questão nos remete sobre o direito constitucional de informação, quando esta se choca com o Direito de privacidade, para uma melhor resposta vamos nos socorrer à legislação que dita sobre este dois direitos: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; no relato da questão fica claro que a informação tem o cunho de interesse púbicos; neste caso o direito a informação suplanta o direito a privacidade. Assim, a resposta correta é: a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercícioprofissional.
	
	 
	Ref.: 201806517690
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal de 1988 assegura em nível de cláusula pétrea ¿ artigo da Constituição que não pode ser alterada ¿ evitar que um dos Poderes da União usurpe funções dos outros, consolidando a separação dos poderes. Um destes poderes, em sua função típica, deve traduzir o sentimento social junto a um fato ocorrido na sociedade que necessitasse de normatização. Este poder do Estado é chamado de:
		
	
	Administrativo.
	
	Judiciário.
	
	Executivo.
	 
	Legislativo.
	
	Polícia.
	
Explicação:
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 2º dita: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - tendo o legislador consagrado o princípio da separação dos poderes ou princípio da divisão funcional do poder do Estado. O Poder Legislativo no Brasil é composto pela Câmara dos Deputados e Senado, que representam o povo em seus anseios e necessidades discutindo legislações que possam traduzir estas demandas. Assim, a resposta correta é: Legislativo.
	
	 
	Ref.: 201806537217
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
		
	
	é livre a manifestação do pensamento, não sendo vedado o anonimato.
	
	não haverá em hipótese alguma prisão civil por dívida.
	
	são gratuitos a todos os brasileiros, na forma da lei, os registros civis.
	 
	é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
	 
	ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei ou ordem da autoridade administrativa.
	
Explicação:
Por estar privado de liberdade, o preso encontra-se em uma situação especial que condiciona uma limitação dos direitos previstos na Constituição Federal e nas leis, mas isso não quer dizer que perde, além da liberdade, sua condição de pessoa humana e a titularidade dos direitos não atingidos pelo ordenamento jurídico.
	
	 
	Ref.: 201803624115
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) A alternância de poder é característica da República
II) a alternância de poder é característica da Monarquia
III) a alternância de poder é característica das Ditaduras
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção I é falsa
	 
	a opção I está correta
	
	a opção II está correta
	
	as opções II e III estão corretas
	
	a opção III está correta
	
	 
	Ref.: 201803624087
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que cabe ao poder Executivo, tipicamente:
		
	
	indicar os Prefeitos das capitais
	 
	exercer as funções de Governo e Administração
	
	nomear os Juízes de 1ª Instância
	
	indicar os Governadores dos Estados
	
	processar Deputados e Senadores
	
	 
	Ref.: 201803623744
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A vertente anglo-saxônica voltada para proteção das editoras e centrada no direito de reprodução, é caracterizada como:
		
	
	contratos
	
	direito de sequela
	
	direitos morais do autor
	 
	copyright
	
	Direito Marcário
	1a Questão
	
	
	
	A Constituição Federal garante a todos o sigilo das correspondências. Em que situação este sigilo pode ser quebrado:
		
	
	quando os carteiros desconfiarem do conteúdo
	 
	por ordem judicial
	
	pela autoridade policial
	
	em caso de carta ser recebida por terceiros diferente do destinatário
	
	em caso de desastre
	
Explicação:
A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas,salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Assim, a resposta correta é: por ordem judicial.
	
	 
	Ref.: 201803624802
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A inviolabilidade de domicílio não alcança somente a casa. Ela contempla também recintos fechados, não abertos ao público, como por exemplo:
		
	
	estádios de futebol
	 
	escritórios, consultórios médicos e dependências privadas de empregados
	
	estacionamento de lojas
	
	interior de túneis
	
	ruas, avenidas e estradas federais
	
Explicação:
A questão nos remete a inviolabilidade de domicílio, se este apenas se resume a casa do cidadão ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação constitucional, estudada em nosso conteúdo: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; importante ressaltar que esta inviolabilidade contempla outra situação em que o cidadão esteja protegido pelo principio da privacidade. Assim, a resposta correta é: escritórios, consultórios médicos e dependências privadas de empregados.
	
	 
	Ref.: 201803624800
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na hipótese de violação à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas, pode o ofendido pleitear, em juízo, uma indenização. Esta indenização pode ser de caráter:
		
	 
	material e moral
	
	imaterial
	
	extra-judicial
	
	subjetivo
	
	objetivo
	
Explicação:
A questão nos remete só textos sobre direitos fundamentais como a intimidade e a vida privada ¿ importante lembrar que estes direitos não são absolutos, pois em caso de interesse público estes podem ser relativizados ¿ fora desta situação caberá a quem tiver estes violados a possibilidade de indenizações ¿ que pode ser de cunho moral ou material ¿ assim a resposta correta é: em caso de violação, o ofendido pode pleitear na justiça, uma indenização moral e material.
	
	 
	Ref.: 201803626202
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Tício, ao passar em frente a casa de Mércia, penetra, sem o consentimento dela , e permanece no local até ser por ela repreendido por não estar respeitando a inviolabilidade de seu domicílio. Tício alega que o portão estava aberto, possibilitando assim sua entrada.
Com relação ao que foi ponderado por Tício, assinale a opção correta:
		
	
	Tício agiu de forma correta, pois a lei não preserva o direito de inviolabilidade de domicilio
	
	Mesmo que toda a casa estivesse fechada, Tício poderia penetrar sem autorização
	
	Mércia não está correta em exigir a Tício que respeite a inviolabilidade de seu domicílio
	
	Tício está correto, pois a inviolabilidade de domicílio não protege a casa em que o portão está aberto
	 
	O fato de o portão estar aberto não permite a Tício, ou a qualqueroutra pessoa, penetrar na casa sem autorização do morador
	
Explicação:
A questão nos remeta a inviolabilidade de domicílio contido na legislação constitucional; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; Assim, a resposta correta é: O fato de o portão estar aberto não permite a Tício, ou a qualquer outra pessoa, penetrar na casa sem autorização do morador.
	
	 
	Ref.: 201803624795
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A proteção determinada pela Constituição Federal à imagem das pessoas é conferida às formas:
		
	
	apenas à imagem veiculada na TV
	 
	às imagens retrato e atributo
	
	apenas à imagem veiculada na Internet
	
	apenas à imagem veiculada nos jornais
	
	apenas às imagens veiculadas nas revistas
	
Explicação:
A questão nos remete a proteção a imagem da pessoa, proteção esta contida em legislação estudada no conteúdo, a Constituição Federal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; essa imagem é protegida de duas formas, a imagem retrato, que é a forma e a imagem atributo que é o comportamento da pessoa. Assim, a resposta correta é: às imagens retrato e atributo.
	
	 
	Ref.: 201803626194
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras
II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra
III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção I é falsa
	
	a opção III está correta
	 
	a opção I está correta
	
	as opções II e III estão corretas
	
	a opção II está correta
	
Explicação:
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas - I) aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras ¿ a opção esta correta pois é o que determina o Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. - a opção II cita, II) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de utilizar a obra ¿ opção falsa, pois os autores não tem apenas o direito exclusivo de utilizar a obra; opção III, III) aos autores pertence apenas o direito exclusivo de publicar a obra ¿ opção falsa, pois o autor tem outros direitos exclusivos, além o de publicar a obra ¿ assim a resposta correta, pela combinação de opção é: a opção I está correta.
	
	 
	Ref.: 201803624784
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando da violação dos direitos à intimidade, à vida privada, à honra e às imagens das pessoas, é assegurado o direito do ofendido de:
		
	
	apenas pleitear os direitos sobre a violação da imagem
	
	apenas pleitear os direitos sobre a violação da honra
	
	não cabe nenhum recurso na justiça em razão da violação
	
	apenas pleitear os direitos sobre a vida privada
	 
	pleitear indenização pelo dano moral e material decorrente de sua violação, seja a vida privada, a honra ou a imagem
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a questões referentes a violação de direitos garantidos na constituição federal ¿ para uma melhor resposta vamos reproduzir quais são estes direitos e para isso vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: - e em caso de violação destes direitos a Constituição também garante X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; - assim a resposta correta é pleitear indenização pelo dano moral e material decorrente de sua violação, seja a vida privada, a honra ou a imagem.
	
	 
	Ref.: 201803626199
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um estrangeiro residente no Brasil foi vítima de um crime de roubo. Ao se dirigir a uma delegacia de polícia, foi informado pelo delegado de que ele não poderia fazer nada, pois a lei brasileira não protegia cidadãos de outros países
Com relação ao que foi afirmado pelo delegado, assinale a opção correta:
		
	
	o delegado agiu de forma correta, pois só os descendentes de estrangeiros são protegidos pela lei brasileira
	 
	o delegado agiu de forma incorreta, pois, pela Constituição Federal, o estrangeiro residente no Brasil tem o direito à inviolabilidade de sua segurança
	
	a lei brasileira apenas protege os cidadãos nacionais
	
	a lei brasileira apenas protege o estrangeiro naturalizado
	
	a lei brasileira não protege cidadãos de outros países por crimes sofridos no Brasil
	
Explicação:
A pergunta nos remeta aos direitos de propriedade, sendo ele de brasileiro e estrangeiro ¿ com o não reconhecimento de um cartório pela compra de um imóvel ¿ ou seja, a prioridade do mesmo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal de 1988 em seu Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
assim a resposta correta é: o delegado agiu de forma incorreta, pois, pela Constituição Federal, o estrangeiro residente no Brasil tem o direito à inviolabilidade de sua segurança.
	1a Questão
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) No crime de furto, a subtração da coisa alheia móvel é praticada com violência à vítima
II) No crime de furto, a subtração da coisa alheia móvel é praticada com grave ameaça à vítima
III) No crime de roubo, a subtração da coisa alheia móvel é feita mediante grave ameaça ou violência à vítima
 A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção III é falsa
	
	as opções I e II estão corretas
	
	a opção I está correta
	 
	a opção III está correta
	
	a opção II está correta
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crimes contra patrimônio, furto e roubo. Para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal em que estes crimes estão elencados: Roubo Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Furto Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Passamos a analisar as afirmativas: I) No crime de furto, a subtração da coisa alheia móvel é praticada com violência à vítima; afirmativa falsa; afirmativa II) No crime de furto, a subtraçãoda coisa alheia móvel é praticada com grave ameaça à vítima; afirmativa falsa - III) No crime de roubo, a subtração da coisa alheia móvel é feita mediante grave ameaça ou violência à vítima, afirmativa correta; - Pela combinação de resposta, a correta é: a opção III está correta.
	
	 
	Ref.: 201803626624
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A subtração de coisa alheia móvel, para si, ou para outrem, de forma não violenta, é tipificado como de:
		
	 
	furto
	
	roubo
	
	furto qualificado
	
	estelionato
	
	latrocínio
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos crimes como patrimônio, que tem nas opções de respostas os ilícitos mais comuns ¿ na pergunta uma característica fica clara: a ausência de grave ameça ou violência ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Furto ¿ perceba que ao contrário do roubo, não há grave ameaça ou violência ¿ assim, a resposta correta é: furto.
	
	 
	Ref.: 201803626615
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quem revela, sem justa causa, segredo que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, comete crime de:
		
	
	roubo de informação
	
	invasão de privacidade
	
	estelionato
	
	furto de informação
	 
	violação de segredo profissional
	
Explicação:
A questão nos remete a análise dos crimes contra segredos ¿ que podem ser de ordem particular, como a violação de correspondência; como os de ordem profissional ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei Penal que dita em seu
Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Violação do segredo profissional ¿ Assim, a resposta correta é: violação de segredo profissional.
	
	 
	Ref.: 201803626610
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A ação penal privada tem como característica principal:
		
	
	por negligência do agente
	 
	a sobreposição do direito do ofendido sobre o interesse público
	
	por imputar falsamente conduta delituosa a outrem
	
	a sobreposição do interesse público sobre o interesse do ofendido
	
	por imprudência da vítima
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de ação penal que podem ser impetradas em salvaguarda a um prejuízo ¿ a ação penal pública tem a característica de dar ênfase ao interesse público, ou seja, quando ocorre a ação do Ministério Público via uma denúncia ¿ já a ação penal privada tem a característica de se manifestar pelo interesse do ofendido, quando o interesse privado suplanta o interesse público ¿ assim a resposta correta é a sobreposição do direito do ofendido sobre o interesse público.
	
	 
	Ref.: 201803626623
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No Código Penal há o capítulo dos Crimes Contra o Patrimônio: o crime de subtrair, para si, ou para outrem, coisa alheia móvel, com grave ameaça ou violência, é tipificado com crime de:
		
	 
	roubo
	
	apropriação indébita
	
	estelionato
	
	furto
	
	contrafação
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crime contra o patrimônio ¿ os dois de mais referências são o furto e o roubo ¿ para uma melhor resposta vamos no socorrer de duas definições contidas na legislação penal - Roubo
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Furto
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
uma diferença esta na questão da ocorrência de grave ameaça ou violência ¿ assim a resposta correta é: roubo.
	
	 
	Ref.: 201803627351
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Tício, em sérias dificuldades financeiras, invade a casa de Mércia, subtraindo vários de seus bens. Mércia, ao chegar em casa, percebe o ocorrido e vai a uma delegacia para comunicar o fato a autoridade policial. A partir das informações acima, analise as seguintes afirmativas: I) Tício cometeu um crime de roubo II) o delegado registrou o ocorrido como crime de roubo III) Tício cometeu um crime de furto Com relação as afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	 
	a opção III está correta
	
	a opção I está correta
	
	a opção III é falsa
	
	a opção II está correta
	
	as opções I e II estão corretas
	
	 
	Ref.: 201803626612
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, é a definição legal do crime de:
		
	
	crime contra inviolabilidade de segredo
	 
	apropriação indébita
	 
	furto
	
	extorsão
	
	roubo
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crime contra o patrimônio ¿ os dois de mais referências são o furto e o roubo ¿ para uma melhor resposta vamos no socorrer de duas definições contidas na legislação penal - Roubo
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Furto
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
uma diferença esta na questão da não ocorrência de grave ameaça ou violência ¿ assim a resposta correta é: furto.
	
	 
	Ref.: 201803626616
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Tício, dirigindo seu automóvel, imprime velocidade excessiva e atropela uma pessoa, mesmo não tendo a intenção de matar; este crime é tipificado com:
		
	
	infanticídio
	
	doloso seguido de morte
	
	crime culposo por negligência
	 
	crime culposo por imprudência do agente
	
	latrocínio
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crimes culposos que são descritos na legislação como por imprudência, negligência ou imperícia ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal com a definição dos tipos penais - Crime culposo
II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia - Negligência
Também conhecida como falta de cuidado ou desatenção. A negligência implica em omissão ou falta de observação do dever, ou seja, aquele de agir de forma, prudente, não age com o cuidado exigido pela situação.
Imprudência
Também conhecida como Imprevidência, tem a ver com algo mais do que a mera falta de atenção ou cuidado, mas o ato pode até se revelar de má fé, ou seja, com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo.
Imperícia
Requer da pessoa falta de técnica, conhecimento ou até falta de habilidade, erro ou engano na execução de alguma tarefa que ele deveria saber.
No caso ocorreu uma ação, um ato, que levou ao resultado ¿ assim a resposta correta é: crime culposo por imprudência do agente.
	1a Questão
	
	
	
	No crime culposo, o agente pode dar causa ao resultado por inércia psíquica, indiferença do agente, que, mesmo podendo tomar os cuidados, não o faz por displicência ou preguiça mental. Esta conduta tipifica o crime culposo por:
		
	
	imperícia
	
	imprudência
	
	grave ameaça
	
	violência contra terceiros
	 
	negligência
	
Explicação:
A questão nos remete a ilação aos crimes contra vida, mais especificamente o crime culposo ¿ importante lembrar que este tipo de ação pode ocorrer via uma ação ou omissão, por negligência, imprudência ou imperícia; - a questão fala sobre inércia psíquica, indiferença do agente, que, mesmo podendo tomar os cuidados, não o faz por displicência ou preguiça mental ¿ ou seja, uma forma de omissão ¿ as ações citadas a que trata diretamente de uma omissão é a negligência - negligência é quando o agente deixa acontecer uma situação, que se tivesse agido com a devida cautela, não aconteceria,ou seja, por descuido ou omissão não tem a atenção necessária e acaba deixando acontecer. - assim, a resposta correta é: negligência.
	
	 
	Ref.: 201803626618
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No Código Penal temos determinados os tipos de ação penal pertinentes para cada tipo de ilícito. Uma dessas ações é a promovida mediante queixa do ofendido, ou de quem tenha qualidade para representá-lo. Esta ação penal é tipificada como:
		
	
	ação penal qualificada
	
	ação penal incondicionada
	 
	ação penal privada
	
	ação penal pública
	
	ação penal representativa
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de ação penal que podem ser aplicadas aos tipos de ilícitos contidos no código ¿ em regra as ações podem ser de ordem pública, mediante denúncia, via Ministério Público, em que o interesse público suplanta o interesse privado; - já as ações de natureza privada consagram o interesse privado que se suplanta ao interesse público que se manifesta mediante uma queixa. Diante desta distinção, tenos como resposta correta: ação penal privada.
	
	 
	Ref.: 201803626619
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No Código Penal há o capítulo Dos Crimes Contra a Honra; a conduta de imputar falsamente fato definido como crime a outrem, é tipificado como:
		
	
	difamação
	
	estelionato
	 
	calúnia
	
	homofobia
	
	injúria
	
Explicação:
A pergunta nos remeta aos chamado crimes contra a honra, ditando qual é o crime em que a conduta é imputar falsamente fato definido como crime a outrem ¿ para isso nos socorremos do DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. - código penal, que em seu CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA ¿ Calúnia Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Assim a resposta correta é Calúnia.
	
	 
	Ref.: 201803626625
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Nos crimes contra a Propriedade Intelectual, a ação penal que é imputada pelo ofendido para reparação de dano ou prejuízo é a ação penal privada; esta ação penal é formalizada mediante:
		
	
	dos herdeiros
	
	ação do cônjuge
	 
	queixa
	 
	denúncia
	
	pública incondicionada
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a que tipo de ação se aplica nos crimes contra a Propriedade Intelectual ¿ é importante lembrar que se opor a estes crimes é faculdade do autor ou de quem o represente ¿ fica afirmado na pergunta que a ação penal é privada, com a solicitação de resposta de como esta pode se manifestar; na ação penal pública o interesse público se suplanta ao interesse privado mediante uma denúncia; já nas ações de cunho privado, quando o interesse privado suplanta o interesse público, esta manifestação se apresenta mediante queixa ¿ assim, a resposta correta é: queixa.
	
	 
	Ref.: 201803793722
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O artigo 100 do Código Penal trata sobre a possibilidade do ofendido ingressar com uma Ação Penal Privada. Esta ação é promovida:
		
	
	Mediante ação penal pública do ofendido
	
	Mediante queixa do Ministério Público
	 
	Mediante queixa do ofendido
	
	Mediante denúncia do ofendido
	
	Mediante ação penal pública
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de ação penal dependo da situação do ofendido ¿ A questão trata sobre a Ação Penal privada que ocorre quando o interesse privado suplanta o interesse público ¿ No caso de ações penal pública o interesse público suplanta o interesse privado, via intervenção do Ministério Público; - já a ação penal privada é de iniciativa do ofendido ou quem o represente; - Assim, a resposta correta é: Mediante queixa do ofendido.
	
	 
	Ref.: 201803626620
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No Código Penal há o Capítulo dos Crimes Contra a Honra: a conduta de imputar a outrem fato ofensivo a sua reputação, como, por exemplo, chamado-o de "fofoqueiro", é tipificado como crime de:
		
	
	calúnia
	
	injúria
	
	estelionato
	
	blasfêmia
	 
	difamação
	
Explicação:
A pergunta nos remete a definição dos crimes contra a honra, elencados no código penal em seus artigos Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: - Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: - se referindo a conduta de imputar a outrem fato ofensivo a sua reputação ¿ a pergunta se corrobora com a definição de difamação ¿ assim a resposta correta é: difamação
	
	 
	Ref.: 201803627058
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No crime de divulgação de segredo, Artigo 153, do Código Penal, a conduta delituosa é divulgar a alguém conteúdo de documento particular ou correspondência confidencial. O sujeito ativo desta conduta é:
		
	
	o porteiro do prédio
	 
	o destinatário ou detentor, legítimo ou ilegítimo, da correspondência ou documento
	
	o programador
	
	o carteiro
	
	o emissor da correspondência
	
Explicação:
Para um melhor resposta vamos recordar o que dita o art. 153, do codigo penal em seu texto completo - DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DOS SEGREDOS
Divulgação de segredo
Art. 153 - Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem ¿ assim, pela definição contida no artigo e em concomitância com uma das respostas acima ¿ a opção correta é o destinatário ou detentor, legítimo ou ilegítimo, da correspondência ou documento.
	
	 
	Ref.: 201803627074
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) No crime de calúnia, o agente ofende a dignidade ou o decoro da vítima
II) No crime de injúria, o agente imputa falsamente fato definido como crime à vítima
 III) No crime de difamação, o agente imputa fato ofensivo à reputação da vítima
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	as opções I e II estão corretas
	 
	as opções I e II são falsas
	
	a opção II está correta
	
	a opção III é falsa
	
	a opção I está correta
	
Explicação:
A questão nos remete aos crimes contra honra contidos na legislação penal ¿ Código penal ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação e da análise das afirmativas ¿ afirmativa I) No crime de calúnia, o agente ofende a dignidade ou o decoro da vítima ¿ afirmativa falsa pois o crime de calúnia se consubstancia em Contar uma história mentirosa na qual a vítima teria cometido um crime. - afirmativa falsa; - afirmativa II) No crime de injúria, o agente imputa falsamente fato definido como crime à vítima ¿ afirmativa falsa pois Injúria é xingamento. É atribuir à alguém qualidade negativa, não importa se falsa ou verdadeira. - afirmativa falsa; - III) No crime de difamação, o agente imputa fato ofensivo à reputação da vítima; - Imputar um fato a alguém que ofenda a sua reputação. O fato pode ser verdadeiro ou falso, não importa. - afirmativa verdadeira.Assim, pela combinação de respostas, a correta é: as opções I e II são falsas.
	
	1a Questão
	
	
	
	Os contratos de adesão são aqueles em que apenas uma das partes estabelece todas as cláusulas do negócio a ser realizado. A esse titular da parte chamamos de:
		
	
	contratante.
	 
	fornecedor.
	
	consumidor.
	 
	estipulante.
	
	aderente.
	
Explicação:
A pergunta nos remete a uma forma de contrato constante do Direito Civil que o chamado contrato de adesão ¿ que é definido como: Os contratos de adesão são os contratos já escritos, preparados e impressos com anterioridade pelo fornecedor, nos quais só resta preencher os espaços referentes à identificação do compradore do bem ou serviços, objeto do contrato. As cláusulas são preestabelecidas pelo parceiro contratual economicamente mais forte, sem que o outro parceiro possa discutir ou modificar substancialmente o conteúdo do contrato escrito. Os contratos de adesão servem principalmente aos interesses do estipulante, que fixa de forma unilateral as condições do negócio jurídico e procura por muitos meios e inúmeras cláusulas, de forma explícita, e as vezes implícita, resguardar preferentemente seus interesses- Assim, a resposta correta é: estipulante.
	
	 
	Ref.: 201806531162
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Contrato é um acordo de vontade, na conformidade da lei, e com a finalidade de adquirir, resguardar, transferir, conservar, modificar ou extinguir direitos. Dita o Artigo 422 da Legislação Civil: Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. - os princípios de boa-fé e probabilidade acentua a:
		
	
	Pluralidade das partes.
	
	Importância do indivíduo.
	
	Importância do legislador.
	
	Importância do juiz.
	 
	Função Social do Contrato.
	
Explicação:
A função social do contrato acentua a diretriz de sociedade de direito e por identificação dialética guarda intimidade com o princípio da função social da propriedade, prevista na Constituição. Princípio da propriedade: conjunto de deveres, exigidos nas relações jurídicas. Princípio da boa-fé: reflete uma regra de conduta e consubstancia a eticidade orientadora da construção do Código Civil.
	
	 
	Ref.: 201806534449
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É a faculdade atribuída ao empregador de determinar o modo como a atividade do empregado, em decorrência do contrato de trabalho, deve ser exercida.
		
	
	Jornada de trabalho.
	
	Horário de trabalho.
	 
	Poder de direção.
	
	Hora extraordinária.
	
	Intervalo para repouso ou alimentação.
	
Explicação:
Sérgio Pinto Martins ensina que o ¿poder de direção é a forma como o empregador define como serão desenvolvidas as atividades do empregado decorrentes do contrato de trabalho.¿ (MARTINS, 2015, p. 233)
	
	 
	Ref.: 201804179764
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre as características abaixo, qual não se enquadra na definição de empregado:
		
	 
	assume o risco da atividade econômica.
	
	pessoa física.
	
	presta serviço sob dependência de empregador.
	
	presta serviço à empregador mediante salário.
	
	presta serviço de natureza não eventual.
	
Explicação:
A pergunta nos remete a excluir de quais as afirmativas aquela que não se enquadra na definição de empregado ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da CLT ¿ consolidação das leis do trabalho, nas definições de empregado e empregador ¿ primeiro a definição de empregador - Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. - agora a definição de empregado - Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Assim, diante da definições, e por exclusão, a resposta correta é assume o risco da atividade econômica.
	
	 
	Ref.: 201804196186
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A liberdade de contratar é direito de todas as pessoas jurídicas registradas e de todas as pessoas físicas maiores de capazes. Quanto aos contratos em geral, assinale a assertiva correta:
		
	
	devem respeitar apenas os direitos do empregador.
	
	não devem obedecer de forma absoluta o princípio da boa fé objetiva
	
	não devem possuir função social
	
	devem respeitar apenas os direitos do empregado.
	 
	A concepção social do contrato apresenta-se, modernamente, como um dos pilares da teoria contratual
	
	 
	Ref.: 201803627370
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A violação de um segredo da empresa pelo empregado, sem justa causa, pode acarretar:
		
	
	refazer a pesquisa
	
	férias remuneradas ao empregado
	
	a promoção do empregado
	
	um aumento para o empregado
	 
	rescisão do contrato de trabalho, por justa causa, pelo empregador
	
	 
	Ref.: 201803627368
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Trabalhar sob dependência de empregador e mediante salário é característica da definição de:
		
	 
	empregado
	
	pessoa jurídica
	
	empregador
	
	ente despersonalizado
	
	autor de obra intelectual
	
	 
	Ref.: 201804179768
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. Já as empresas de titularidade do poder público tem a finalidade de:
		
	
	lucro com o pagamento de taxas.
	
	lucro para os acionistas.
	
	lucro com a arrecadação de impostos.
	 
	obter rentabilidade social.
	
	lucro para investidores.
	1a Questão
	
	
	
	Considera-se empregado toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário. Os requisitos desta relação de emprego são identificados como:
		
	
	subordinação, objeto lícito e não prescrito em lei.
	 
	contrato de trabalho e objeto lícito.
	
	pessoalidade, habitualidade, subordinação e direitos morais.
	 
	pessoalidade, habitualidade, subordinação e onerosidade.
	
	habitualidade, pessoalidade e contrato de prestação se serviços.
	
Explicação:
A pergunta nos remete a definição de empregado e suas características ¿ a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, determina que - Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. - representado em cada característica da definição; Consolidado em pessoa física( pessoalidade) , subordinação, habitualidade e onerosidade) - assim, a resposta correta para os requisitos da definição são: pessoalidade, habitualidade, subordinação e onerosidade.
 
	
	 
	Ref.: 201804179560
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A desídia se constitui uma das formas de justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador. Outra forma de rescisão do contrato de trabalho, por justa causa, é:
		
	
	publicidade enganosa ou abusiva.
	 
	violação de segredo da empresa.
	
	contrafação.
	
	depositar uma patente sem a autorização do empregador.
	
	registrar um software sem a autorização do empregador.
	
Explicação:
A questão nos remete a situação de rompimento do vínculo em uma relação de trabalho, por omissáo ou dolo do trabalhador; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estudada no conteúdo - CLT, Consilidação das Leis do Trabalho-; Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: e) desídia no desempenho das respectivas funções; g) violação de segredo da empresa; - Assim, a resposta correta é: violação de segredo da empresa.
	
	 
	Ref.: 201803810490
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na aula 4 do nosso programa estudamos situações que envolvem a desídia na relação de trabalho, marque a alternativa que exemplifica este tema:
		
	
	O empregado que falta ao trabalho, sob justificativa e comunicação ao empregador. de que houve uma forte chuva com alagamento e desabamento em sua comunidade e que o afetou. Calamidade pública, provocada pelos fenômenos da natureza, que o impediu de sair de casa para o trabalho e cumprir com seus devereves.
	
	O empregado que faltaao trabalho, sob a justificativa e comunicação ao empregador de que sofrera um acidente provocado por terceiro e necessita de uma semana de repouso por determinação médica, não podendo cumprir com seus deveres de empregado.
	
	O empregado que falta ao trabalho, sob a justificativa e comunicação ao empregador de que sua falta ocorreu por acidente de automóvel, provocado por sua imprudência, no percurso de ida ao trabalho.
	
	O empregado que falta ao trabalho, sob a justificativa e comunicação ao empregador, de que houve um falecimento em família. É a falta de cumprimento do empregado para com seus deveres, é a omissão dos deveres, ao qual está obrigado a cumprir.
	 
	O empregado que falta ao trabalho, sem que exista motivo, justificativa e comunicação ao empregador. Podemos considerar que é a falta de cumprimento do empregado para com seus deveres, é a omissão dos deveres, ao qual está obrigado a cumprir.
	
	 
	Ref.: 201804198444
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Lei 10.406, o Código Civil, dita em seu artigo 421, que a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. As condições de validade do contrato são: I - capacidade das partes; II - Objeto lícito e possível; III - forma proibida em lei. Analise as afirmativas acima e assinale a opção correta.
		
	
	as afirmativas II e III são falsas.
	
	a afirmativa III está correta.
	
	as afirmativas I e II são falsas.
	
	as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201803627369
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Desídia no desempenho das respectivas funções, pode acarretar ao empregado:
		
	 
	justa causa para rescisão do contrato de trabalho
	
	férias remuneradas ao empregado
	
	aumento salarial
	
	contrafação de obras intelectuais
	
	pagamento de horas extras
	
	 
	Ref.: 201803627378
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quando no contrato de adesão houver cláusulas ambíguas ou contraditórias, se deverá, quando acontecer uma controvérsia, adotar a interpretação mais favorável ao:
		
	
	comerciante
	 
	aderente ao contrato, o consumidor
	
	fornecedor
	
	ente despersonalizado
	
	o empregador
	
Explicação:
A questão nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor ¿ quando se trata de contrato de adesão, que na legislação citada é definido como Art. 54. Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. - e quando houver cláusulas ambíguas e contraditórias, vamos nos socorrer de outa legislação estudada, o Código Civil: Art. 423. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente. Assim, a resposta correta é: aderente ao contrato, o consumidor.
	
	 
	Ref.: 201804179761
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Desídia é toda ato grave, que faça desaparecer a confiança e a boa fé existente entre as partes dentro da relação de trabalho, tornando impossível o prosseguimento desta relação. Este ato grave se caracteriza por ser:
		
	 
	doloso ou culposo.
	
	apenas cometido pelo empregador.
	
	apenas doloso.
	
	apenas culposo.
	
	contafação.
	
	 
	Ref.: 201803793725
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os contratos de adesão tem como principal característica que apenas uma das partes estabelece as cláusulas do negócio a ser realizado. A este sujeito da relação contratual se dá o nome de:
		
	
	Contrafator
	
	Fornecedor
	
	Consumidor
	
	Beneficiário
	 
	Estipulante
	
Explicação:
A questão nos remete ao chamado contrato de adesão ¿ vamos partir de uma pequena definição de contrato de adesão para uma melhor resposta: É o contrato redigido somente pelo fornecedor, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. - ou seja, quem estipula as cláusulas dos contratos ¿ somado a isso, vamos a definição legal contida em legislação estudada ¿ Código de Defesa do Consumidor: Art. 54.Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. Assim, a resposta correta é: Estipulante.
	
	 1a Questão
	
	
	
	O bem não durável tem a característica de:
		
	
	não é passível de garantia
	 
	se extinguir com o uso
	
	não poder ser adquirido por pessoa jurídica
	
	não poder ser adquirido por pessoa física
	
	não se extinguir com o uso
	
Explicação:
A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange questão de produtos duráveis e não duráveis - Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor ¿ Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. - Tendo em vista o prazo menor de duração, a resposta correta é: se extinguir com o uso.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma Academia de ginástica veicula anúncio assinalando que os seus alunos, quando viajam ao exterior, podem se utilizar de rede mundial credenciada, sem custo adicional. Um ano após continuamente fazer tal divulgação, vários alunos reclamam que, em quase todos os países, é exigida tarifa de uso da unidade conveniada. A academia responde que a referência ao ¿sem custo adicional¿ refere-se à inexistência de acréscimo cobrado por ela, e não de eventual cobrança, no exterior, de terceiro. Acerca dessa situação, assinale a afirmativa correta
		
	
	E) A loja promove publicidade abusiva, pois atenta com os padrões da moral e bons costumes
	
	A) A loja veicula publicidade enganosa, que se caracteriza como a que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança
	 
	D) A loja faz publicidade enganosa, que se configura, basicamente, pela falsidade, total ou parcial, da informação veiculada
	
	B) A loja promove publicidade abusiva, pois anuncia informação parcialmente falsa, a respeito do preço e qualidade do serviço
	
	C) Não há irregularidade, pois as informações complementares podem ser facilmente buscadas na recepção ou com as atendentes, sendo inviável que o ordenamento exija que detalhes sejam prestados, todos, no anúncio
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A publicidade inteira ou parcialmente falsa, que induz o consumidor a erro, a respeito dos produtos ou serviços, é caracterizada como:
		
	 
	publicidade enganosa
	
	publicidade seletiva
	
	publicidade parcial
	
	publicidade abusiva
	
	publicidade composta
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Carla ajuizou ação de indenização por danos materiais, morais e estéticos em face do dentista Pedro, lastreada em prova pericial que constatou falha, durante um tratamento de canal, na prestação do serviço odontológico. Com base no caso concreto, à luz do Código de Defesa do Consumidor, assinale a afirmativa correta:
		
	 
	C) Pedro tem obrigação de indenizar a clientepelos danos ocasionados, caso fique comprovado a presença de dolo ou culpa.
	
	Só haverá responsabilidade de Pedro diante da constatação do vício do serviço, por motivo de culpa
	
	D) Inexiste relação de consumo no caso em questão, pois é uma relação privada, aplicando-se portanto as normas do Código Civil
	
	B) Não haverá responsabilidade de Pedro, independentemente de dolo ou culpa, diante da constatação do vício do serviço
	
	A) O dentista Pedro não responderá pelos danos causados, em razão de não se tratar serviço referente à relação de consumo
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) a publicidade abusiva é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo ou a superstição
II) a publicidade abusiva é aquela modalidade em que a informação ou comunicação publicitária é inteira ou parcialmente falsa
III) a publicidade enganosa é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo e a superstição
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	 
	a opção I está correta
	
	a opção II está correta
	
	as opções II e III estão corretas
	
	a opção III está correta
	
	a opção I é falsa
	
Explicação:
A pergunta nos remeta a três alternativas as quais passamos a analisar ¿ a alternativa I dita, a publicidade abusiva é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo ou a superstição, para saber se esta correta ou não nos socorremos do CDC em seu artigo 37, § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.- alternativa verdadeira; - já a alternativa II dita: a publicidade abusiva é aquela modalidade em que a informação ou comunicação publicitária é inteira ou parcialmente falsa ¿ pela definição do art. 37, alternativa falsa; já a alternativa III dita: a publicidade enganosa é aquela de caráter discriminatório, que incita a violência, explorando o medo e a superstição, pela definição do artigo 37, § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. - alternativa falsa ¿ assim, pela combinação de alternativa, a alternativa correta é: a opção I está correta.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Consumidor é :
		
	
	apenas os entes despersonalizados
	 
	pessoas físicas e jurídicas
	
	apenas pessoa jurídica
	
	apenas pessoa física
	
	apenas os consumidores equiparados
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Produto é qualquer bem:
		
	
	apenas imaterial e não durável
	
	apenas móvel e não durável
	
	apenas não durável e imaterial
	
	apenas durável e imaterial
	 
	móvel ou imóvel, material ou imaterial, durável ou não durável
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	João tratou um determinado serviço pela internet e assinou contrato com cláusulas pré-estabelecidas o que não lhe permitiu questionar sobre a validade dessas cláusulas. Para efeito das relações de consumo, é correto afirmar:
		
	
	d) os contratos de adesão confundem o consumidor e por isso devem ser abolidos
	
	b) os contratos de adesão não possuem nenhuma garantia para o consumidor
	
	e) os contratos de adesão são repudiados tanto pelo CDC quanto pelo NCC
	
	c) os contratos de adesão só devem ser utilizados para serviços tratados à distância
	 
	a) os contratos de adesão são juridicamente reconhecidos pelo CDC
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Tício assiste a uma publicidade na TV de um atleta que, após correr em um parque, abre facilmente a tampa de um iogurte, com um leve toque, e bebe com satisfação. Ao adquirir o mesmo iogurte, tem uma imensa dificuldade em abri-lo, tendo que furá-lo para poder beber o líquido. Esta publicidade pode ser considerada:
		
	
	publicidade abusiva
	
	publicidade composta
	 
	publicidade enganosa
	
	publicidade pura
	
	publicidade subliminar
	
Explicação:
A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange a publicidade -  Art. 6º São direitos básicos do consumidor:   IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;  Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.  § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. - Assim, a resposta correta é: publicidade enganosa.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: 
I) ente despersonalizado é considerado fornecedor de produtos 
II) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa física, apenas jurídica 
III) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa jurídica de direito público 
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	 
	Somente a sentença I está correta
	
	Somente a sentença III está correta
	
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
Explicação:
A questão nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor ¿ tendo como figura principal o fornecedor na relação de consumo; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada e analisar cada uma das afirmativas: I) ente despersonalizado é considerado fornecedor de produtos; pela definição legal Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, ¿ afirmativa verdadeira; - afirmativa II) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa física, apenas jurídica; Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, ¿ afirmativa falsa; - III) o fornecedor de produtos não pode ser pessoa jurídica de direito público, - Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, ¿ - afirmativa falsa; - Assim, pela combinação de respostas, a correta é: Somente a sentença I está correta.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O objeto da relação de consumo é sempre um produto ou serviço. Produto, segundo o Código de Defesa de Consumidor é qualquer bem, seja ele móvel ou imóvel, material ou imaterial. O fato do Código de Defesa do Consumidor define o produto como imaterial. Dentre as opções abaixo, assinale os exemplos que se enquadra nesta definição:
		
	
	Alimentos, remédios e cosméticos.
	
	Amostras grátis.
	
	Carro, sofá e mesa.
	
	Objetos abstratos.
	 
	Conhecimento, música e vídeos.
	
Explicação:
Item A.
Explicação:Os bens imateriais são os bens que não são palpáveis, que não ocupam lugar no espaço. Assim, a resposta correta é: Conhecimento, música e vídeos.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) Vício acontece

Outros materiais