Buscar

Resumo aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Profª Thais Cunha/ 7º ano/ Equipe 8 Bactérias: Conheça sua importância
As bactérias são seres anucleados pertencentes ao reino monera, muitos desses indivíduos convivem no ambiente e dentro do próprio homem, mais além de causar doenças esses seres têm diversas utilizações e tem um papel importante no meio ambiente.
Importância ecológica das bactérias/Importância para as plantas
As bactérias participam ativamente na reciclagem de matéria orgânica, elas realizam o processo de decomposição 
da matéria orgânica, onde essa matéria morta é decomposta e retorna ao meio ambiente através do solo em forma de matéria inorgânica como, por exemplo, os nutrientes no solo estão presentes devido à ação das bactérias.
Bactérias e controle biológico/ Importância médica
As bactérias também são amplamente utilizadas no controle biológico; onde esse controle busca usar um ser vivo contra o causador de pragas. Como o objetivo é controlar uma praga ou uma epidemia, um exemplo disto é o Bacillus thuringensis, que é uma bactéria utilizada para o controle das larvas de mosquitos causadores de doenças como dengue e malária. Com o auxílio da biotecnologia as bactérias têm sido programadas, para produzir a insulina. Algumas bactérias podem causar tuberculose, pneumonia, cólera, coqueluche, entre outras, e as formas de transmissão dentre elas, por exemplo, água, objetos contaminados, saliva, muco.
Uso cosmético/ Importância na indústria
É utilizanda uma toxina produzida por bactérias a toxina botulínica, o "botox" que serve para paralisar, por um período, a musculatura do rosto. Os lactobacilos são usados para produzir iogurtes e coalhadas. São fonte de um importante número de antibióticos (estreptomicina, aureomicina, neomocina e tetraciclina).

Outros materiais