Buscar

Exercício Fundamentos Direito do Consumidor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR
Exercício: GST0568
1 - O Banco XYZ, com objetivo de aumentar sua clientela, enviou proposta de abertura de conta corrente com cartão de crédito para diversos estudantes universitários. Ocorre que, por desatenção de um dos encarregados pela instituição financeira da entrega das propostas, o conteúdo da proposta encaminhada para a estudante Bruna, de dezoito anos, foi furtado. O cartão de crédito foi utilizado indevidamente por terceiro, sendo Bruna surpreendida com boletos e ligações de cobrança por compras que não realizou. O episódio culminou com posterior inclusão do seu nome em um cadastro negativo de restrições ao crédito. Bruna nunca solicitou o envio do cartão ou da proposta de abertura de conta, e sequer celebrou contrato com o Banco XYZ, mas tem dúvidas acerca de eventual direito à indenização. Na qualidade de Advogado, diante do caso concreto, assinale a afirmativa correta.
Certo	A pessoa exposta a uma prática abusiva, como na hipótese do envio de produto não solicitado, é equiparada a consumidor, logo Bruna pode postular indenização com base no Código do Consumidor.
2 - Acerca das diferenças e convergências entre direito e moral e sobre as diversas teorias criadas para estudá-los, assinale a alternativa que complementa, correta e adequadamente, a seguinte frase: "A Teoria dos Círculos _____, nos informa que Direito e Moral possuiriam uma faixa de competência comum e, ao mesmo tempo, uma área particular independente".
Certo	Secantes.
3 - Marque a afirmativa correta e relação aos ramos do Direito:
Certo	Possui direito subjetivo todo aquele que pode utilizar a garantia do direito objetivo para a realização de um interesse próprio.
4 - Assinale a alternativa correta quanto à distinção entre o direito objetivo e direito subjetivo.
Certo	O direito objetivo é a norma jurídica e o direito subjetivo a faculdade jurídica.
5 - Direito Positivo é:
Certo	Conjunto de normas escritas para harmonizar a convivência social.
6 - Para que a coletividade viva num bem estar comum, devem ser estabelecidas ______ que estejam para além do mero ________ , que atuem em simbiose com a realidade socioeconômica e que correspondam aos anseios sociais de justiça, equilíbrio socioeconômico e de dignidade.
Certo	normas jurídicas, formalismo
7 - A interpretação da lei, feita pelos juízes e tribunais nas suas decisões, é chamada de:
Certo	Jurisprudência
8 - É o conjunto de regras jurídicas em vigor num determinado país e numa determinada época¿. Este conceito está diretamente ligado a ideia de:
Certo	Direito Positivo
9 - O Direito Subjetivo também pode ser chamado de:
Certo	Facultas agendi (faculdade de agir)
10 - O Direito composto inteira ou predominantemente por normas de ordem privada, é o:
Certo	Direito Privado
11 - Dentre os ramos do direito, as leis civis, que tratam das relações das pessoas entre si, tem qual natureza jurídica predominante?
Certo	Direito Privado
12- O Direito que regula as relações jurídicas das pessoas entre si é o:
Certo	Direito Privado
13- Com relação às fontes do direito: I ¿ O costume é de formação livre, difusa, espontânea, gradativa. Vai sendo formado paulatinamente pela própria sociedade, para suprir suas necessidades. Evolui no tempo e no espaço, de acordo com as condições sociais do grupo no qual se formou, adquirindo um caráter eminentemente histórico, e vai sendo transmitido por tradição oral. II ¿ A jurisprudência significa o entendimento reiterado dos tribunais acerca de questões semelhantes, no exercício da função jurisdicional, podendo ser modificada ao longo do tempo. III ¿ Quanto ao conteúdo, tanto a lei como o costume são regras de conduta decorrentes das necessidades sociais. E têm em comum, em princípio, o fato de serem expressão da vontade do grupo, bem como constituem formas de exteriorização do direito. IV ¿ A supremacia da jurisprudência em relação às demais fontes do direito tem sido defendida por correntes positivistas legalistas nas últimas décadas, especialmente por garantir a imutabilidade das decisões nos tribunais. Somente é correto o que se afirma em:
Certo	I, II e III.
14 - Indique, dentre as alternativas abaixo, a única proposição verdadeira, levando em consideração os conceitos de Direito e Moral.
Certo	O Direito se interessa apenas pela ação exterior do homem, ao passo que a Moral preocupa-se com o foro íntimo do indivíduo;
15 - São, respectivamente, fontes diretas e indiretas do direito:
Certo	A lei, o costume, a doutrina e a jurisprudência.
16 - A lei e o costume são fontes diretas do Direito. Assim, em relação aos costumes:
Certo	são hábitos reiterados praticados pelas pessoas na sociedade podendo se converter em leis.
17 - A seguir existe uma listagem em algarismos romanos (I, II, III, IV) e outra listagem com números cardinais (1, 2, 3, 4), relacione uma com a outra e assinale a opção correta: 
I - Lei; 
II - Costume; 
III - Jurisprudência; 
IV - Doutrina 
1 - Decisões reiteradas, constantes e pacíficas nas instâncias superiores do Poder Judiciário, sobre determinada matéria num determinado sentido; 
2 - Prática social reiterada e considerada obrigatória; 
3 - Norma geral e abstrata emanada de um poder competente com força coativa; 
4 - Interpretação da lei realizada pelos pensadores do direito;
Certo	I - 3; II - 2; III - 1; IV - 4;
18 - A jurisprudência e a doutrina são fontes indiretas de Direito pois constroem o Direito ao lado das leis e dos costumes. Assim jurisprudência é:
Certo	Um conjunto de decisões reiteradas (repetidas), constantes no Poder Judiciário, sobre determinada matéria num determinado sentido.
19 - A norma formulada pelo Poder Legislativo é a:
Certo	lei
20 - Indique, em ordem crescente, os atos que envolvem o processo legislativo:
Certo	projeto, discussão, votação, aprovação, sanção, promulgação e publicação
21 - A lei que ocupa o ápice, o topo da pirâmide da hierarquia das leis em nosso país é a:
Certo	Constituição da República Federativa do Brasil
22 - A lei é levada ao conhecimento de todos e somente se torna vigente a partir da publicação no:
Certo	Diário Oficial
23 - Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201405436719)	
Certo	Emendas à Constituição
24 - A lei é uma regra de comportamento, geral (destina-se a todos), permanente e obrigatória, emanada do poder competente do Estado, imposta coativamente à observância dos cidadãos por ser provida de:
Certo	sanção
25 - O Código de Defesa do Consumidor reconhece a vulnerabilidade do consumidor. Assim, tal vulnerabilidade poderá ser:
Certo	Técnica, Jurídica e Econômica.
26 - O reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor é fundamental para que tenhamos o equilíbrio entre:
Certo	Consumidor x fornecedor
27 - São Instrumentos de Defesa do Consumidor, exceto:
Certo	Educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo.
28 - A vulnerabilidade técnica do consumidor consiste em:
Certo	O consumidor não possuir conhecimentos técnicos específicos sobre os produtos e/ou serviços que está adquirindo, ficando sujeito as informações fornecidas pelo mercado.
29 - A edição e publicação da Lei 8.078/90, consagrada como o Código de Defesa do Consumidor, foi uma grande avanço para a concretização dos direitos consumeristas, certamente, foi um marco para o cenário jurídico brasileiro. Diante da premissa acima, assinale a alternativa correta:
Certo	O CDC pode ser considerado como o primeiro regramento do mercado de consumo no direito brasileiro, que tem por finalidade regular as relações de consumo;
30 - A respeito do abuso de direito no direito civil e nas relações de consumo, assinale a opção INCORRETA.
Certo	Ocorre o abuso de direito quando a pessoa, ao exercer um determinado direito, excede intencionalmente os limites impostos pela função social e econômica de um instituto, pela boa-fé objetiva e pelos bons costumes. A responsabilidade civil decorrente
do ato abusivo tem natureza subjetiva.
31 - Por relação de consumo é de se entender toda relação jurídico-obrigacional que liga um consumidor a um fornecedor, tendo como objeto:
Certo	o fornecimento de um produto ou da prestação de um serviço.
32 - São direitos básicos do consumidor, nos moldes do CDC, exceto:
Certo	Privilégio no julgamento.
33 - É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Essa definição é referente a:
Certo	Fornecedor
34 - É qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. Essa definição é referente a:
Certo	Produto
35 - Não são considerados consumidores, ou equiparados a consumidores, nos termos do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Certo	As pessoas físicas que desenvolvem atividade de montagem de produtos para venda no comércio.
36 - As partes na relação de consumo devem atuar com boa-fé, isto é, com lealdade, sinceridade e transparência. Essa definição se refere ao princípio da:
Certo	Boa-fé
37 - É um conjunto de atividades realizadas por um empresário, administrador ou gerente que visa levar a efeito as trocas desejadas com públicos específicos, tendo por objetivo o ganho pessoal ou mútuo:
Certo	Marketing.
38 - São sujeitos que fazem parte de relações em um ambiente jurídico de marketing:
Certo	Fornecedor-consumidor: relação primária ¿ regulamentada pelo CDC.
39 - O marketing pode ser analisado sob dois enfoques: A abordagem micro e a abordagem macro. Sendo assim, assinale a única alternativa correta acerca da abordagem macro:
Certo	O marketing é visto como um processo social. É um processo social que direciona um fluxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor. A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
40 - A empresa que fabrica o produto ¿skol¿ resolve fazer o lançamento desta cerveja com 273 ml direcionada ao público que ¿adora fazer churrasco¿. No caso alega que tal quantidade é a ideal para não ¿esquentar¿, evitando desperdício. Sendo assim, questiona-se! Considerando o mix de marketing, qual a hipótese se aplica ao caso?
Certo	Produto
41 - A massificação (quando se inicia o acesso das massas ao poder social, transformando a sociedade e sua forma de se relacionar) refletiu também na produção e no consumo, gerando inúmeros conflitos sociais de massa, cujo homem, de forma individual, não era capaz de pôr fim. Surgem então os conceitos de interesse coletivo, fazendo surgir algumas legislações de grande importância para a coletividade como:
Certo	o CDC (Código de Defesa do Consumidor).
42 - O administrador de marketing se utiliza de alguns elementos que conduzem a um melhor aproveitamento do mercado. Entre eles:
Certo	Produto, preço, ponto e promoção.
43 - É imperioso reconhecer, por conseguinte, a incongruência em se falar numa função social das empresas. No regime capitalista, o que se espera e exige delas é, apenas a eficiência lucrativa, admitindo-se que, em busca do lucro, o sistema empresarial como um todo exerça a tarefa necessária de produzir ou distribuir bens e de prestar serviços no espaço de um mercado concorrencial. Mas é uma perigosa ilusão imaginar-se que, no desempenho dessa atividade econômica, o sistema empresarial, livre de todo controle dos Poderes Públicos, suprirá naturalmente as carências sociais e evitará os abusos: em suma, promoverá a justiça social.¿ Da leitura do texto NÃO podemos afirmar:
Certo	É facultativo para as empresas atuarem com a função social;
44 - O marketing, cumpre a sua função social ao, exceto:
Certo	ao limitar o consumidor à compra de determinado produto que esteja sendo comercializado
45 - A função social do marketing constitui um direito difuso, o que significa dizer que:
Certo	o marketing globalmente considerado, pode ser suscetível de controle e fiscalização pela sociedade.
46 - Um anúncio televisivo exibe duas crianças. Uma branca com roupas de anjo e auréola uma negra com roupas vermelhas e cabelos na forma de chifres. Tal situação configura, explicitamente uma:
Certo	Uma publicidade abusiva.
47 - A empresa "Queen's S/A" bem conceituada na área de fabricação de arcos e flechas para desportos, almejando uma alta vendagem para seu mais recente lançamento: "Green Arrow", realizou um marketing alterando as especificações técnicas de seu produto, ou seja, o arco que é feito de madeira de eucalipto foi anunciado como sendo feito de madeira de mogno (muito mais resistente e de maior e melhor qualidade que aquela). Considerando todas as informações acima expostas como verdadeiras, estamos diante de um caso de:
Certo	Publicidade Enganosa;
48 - Em relação à oferta analise as afirmativas abaixo:
I ¿ Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
II ¿ A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
III - O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.
SOMENTE É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
Certo	I, II e III.
49 - Leia e responda acerca do seguinte ¿case¿oriundo do CONAR: - Casos - Cad.4 - Caso 27. Representação nº 108/91. Denunciante: Conar, de ofício. Denunciado: anúncio "GELEINHA" (TV). Anunciante: TIVOLI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Agência: X. Sindicante: Conselheiro Y. Relator: Conselheiro Z. O Anúncio: Apregoando um brinquedo sob forma de massa e com o nome de Geleinha, faz uso de modelos infantis manipulando o produto de diversas formas, inclusive aproximando-o da boca. O Processo Investigatório: Não conhecendo a composição do produto, o Conar decidiu analisar o comercial sob a forma de Processo Investigatório, que, conforme previsão regimental, é dirigido pelo Sr. Presidente da respectiva Câmara. As conclusões do Consº Z, no caso, aconselharam que o assunto fosse analisado pelo Conselho de Ética, uma vez que o Anunciante, em sua defesa, alega, mas não comprova que o produto não é tóxico e que teria sofrido exame do Instituto Adolfo Lutz. Como relator do caso considerando que todos os fatos são verdadeiros, qual seria o seu voto:
Certo	Levar ao conhecimento do Anunciante e sua Agência que tal mensagem deverá sofrer ALTERAÇÃO nas cenas que aproximam o produto da boca dos modelos."
50 - Indique a única assertiva correta relativo à distinção, técnico-jurídico, entre publicidade e propaganda:
Certo	Publicidade tem objetivo comercial, próprio para anunciar produtos possíveis de negociação.
51 - A lei reconhece que, no exercício da atividade empresarial, há interesses internos e externos que devem ser respeitados: não só os das pessoas que contribuem diretamente para o funcionamento da empresa, como os capitalistas e trabalhadores, mas também os interesses da comunidade em que ela atua. Neste identificamos:
Certo	A função social da empresa
52 - Um comerciante vende cloro em seu estabelecimento. Tal produto não tem qualquer tipo de identificação clara pertinente à sua origem. Sendo assim questiona-se acerca da responsabilidade:
Certo	O comerciante responderá de forma isolada.
53 - Pelé, na qualidade de celebridade, poderá ser responsabilizado civil e criminalmente, caso alguém que faça uso normal e previsível de produto que ele fizer anuncio publicitário
vier a sofrer grave dano?
Certo	Sim, tanto por infração contratual quanto extracontratual.
54 - A responsabilidade civil pode ser compreendida como:
Certo	Consequência da prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos daquele que causou o dano à alguém de repará-lo.
55 - O CONAR atende a denúncias de consumidores e autoridades. Recebida a denúncia, o Conselho de Ética do CONAR que é soberano na fiscalização, julgamento e deliberação se reúne e a julga, garantindo amplo direito de defesa ao acusado. Procedente a denúncia, o CONAR recomenda aos veículos de comunicação a suspensão da exibição da peça ou sugere correções à propaganda, podendo inclusive advertir anunciante e agência, sendo capaz de adotar medida liminar de sustação no intervalo de algumas horas a partir do momento em que toma conhecimento da denúncia, aplicando as sanções cabíveis, que compreendem advertência, recomendação de sustação de divulgação do anúncio, recomendação de alteração ou correção e divulgação da posição da entidade. Tal hipótese é:
Certo	Verdadeira, sempre.
56 - Assinale a única opção correta: Apesar de o CDC só ter tratado de forma expressa da responsabilidade civil em relação aos vícios e fatos dos produtos e serviços, esse instituto aplica-se a todas as demais situações existentes?
Certo	Sim, tanto por infração contratual quanto extracontratual.
57 - O Código de autorregulamentação publicitária recomenda que as agências façam sua identificação junto ao anúncio, estabelecendo que elas são co- responsáveis com o anunciante pela publicidade realizada e pela desobediência aos preceitos do Código (art. 45, b), bem como prevê no artigo 46 que qualquer pessoa que tenha participado do planejamento, criação, execução e veiculação de um anúncio responde na medida de seus respectivos poderes. Tal hipótese é:
Certo	Verdadeira, sempre.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais