Buscar

Exercício Tecnologia da Informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Simulado: GST0576_SM_201405247673 V.1 	fechar Fechar
Aluno(a): ROGER HENRIQUE GUEDES DE XEREZ PAULINO	Matrícula: 201405247673
1 - Rafael é um típico adolescente dos tempos atuais. Com o uso intensivo do seu aparelho celular, a tecnologia agregou novas funções a esse artefato, possibilitando ao Rafael o envio de mensagens de texto, por exemplo. Com a popularização do celular, adolescentes como ele, passaram a ter acesso fácil a esse aparelho e, ao invés de falar ao telefone, começaram a utilizá-lo com mais frequência para o envio de mensagens. Com base neste relato, é possível concluir que este exemplo revela:
Certo	Como a tecnologia passou a determinar mudanças no comportamento dos adolescentes e em sua forma de comunicação.
2 - O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Dentre as várias definições de Sociedade elencados abaixo, todas as opções se aplicam ao entendimento do conceito, EXCETO:
Certo	O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupações individuais direcionadas a objetivos divergentes.
3 - Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201405842323)	
Certo	Para cada momento histórico, diferentes demandas da SOCIEDADE faz com que a CIÊNCIA estude/pesquise e juntamente com a TECNOLOGIA, desenvolvem produtos/serviços para atender tais demandas.
4 - Por que a relação dialética entre SOCIEDADE, CIÊNCIA e TECNOLOGIA está mais dinâmica no atual momento histórico da humanidade? Marque a afirmativa FALSA para a resposta da pergunta acima.
Certo	Porque estamos inseridos na Sociedade da Informação e do Conhecimento, a qual se caracteriza pela economia globalizada e estável.
5 - O Trinômio SOCIEDADE, CIÊNCIA e TECNOLOGIA é considerado uma relação dialética pois seus conceitos estão intrinsecamente ligados, ou seja, é uma relação contínua entre si, em constante interação e determinação mútua de impactos em sua evolução. Marque a afirmativa FALSA referente às características desta relação:	
Certo	Esta relação dialética existe em razão das novas tecnologias desenvolvidas pela área da informática.
6 - Dentre as várias definições de tecnologia elencados abaixo, assinale aquele que conceitua de maneira mais exata o conceito de Tecnologia da Informação:
Certo	Conjunto de equipamentos técnicos e procedimentos recentes que permitem o tratamento e a difusão de informação de forma mais rápida e eficiente.
7 - Os sistemas de automação usam tecnologia da informação para:
Certo	Desempenhar tarefas ou torná-las mais fáceis ou menos intensivas em mão de obra.
8 - Definimos ___________ como dados processados. Dados que foram organizados e interpretados e possivelmente formatados, filtrados, analisados e resumidos.
Certo	Informação.
9 - De que forma os gestores das organizações usam as informações?
Certo	Usam as informações como um recurso, um ativo, ou um produto.
10- Definimos_____________________ como fatos, valores, observações e medidas que não estão contextualizados ou organizados.
Certo	Dado.
11 - ____ é um entendimento, ou modelo, sobre pessoas, objetos ou eventos, derivado de informações sobre eles, o qual proporciona uma estrutura para interpretar as informações.
Certo	Conhecimento;
12 - Pelo mercado ser altamente concorrido, as organizações precisam transformar a informação em recursos. Analise as frases abaixo e identifique a melhor transformação apresentada da informação em recurso estratégico:
Certo	As empresas utilizam as informações para fornecer melhores serviços, investimento estratégico perante a concorrência e usar o resultado do seu processo produtivo.
 
13 - A sociedade está sempre em constante mutação e evolução e, até chegarmos ao período atual, podemos perceber claramente quatro fases principais de evolução da sociedade que foram desenvolvidas na seguinte ordem:
Certo	Sociedade primitiva / sociedade agrícola / sociedade industrial / sociedade da informação
14 - Profissões vêm surgindo a partir das novas formas de produção da sociedade da informação e do conhecimento, como: gerente de memória institucional, gerente de inovação, gerente de e-commerce, gestor de conteúdo de websites, entre outras. No que se relaciona à profissão de gerente de e-commerce, assinale a alternativa que resume suas principais funções:
Certo	Gerenciar todo o processo de vendas online, elaborar relatórios, monitorar a concorrência, fazer a supervisão dos fornecedores, aumentar o número visitas do site, classificar e qualificar essas visitas.
15 - Para gerir informações, os gestores devem usar o método em quatro passos:
Certo	diagnóstico, avaliação, projeto, e implementação.
16 - A sociedade está sempre em constante mutação e evolução e, até chegarmos ao período atual, podemos perceber claramente quatro fases principais de evolução da sociedade. Marque a afirmativa CORRETA sobre as 04 (quatro) fases principais dessa evolução em ordem cronológica:
Certo	Sociedade primitiva, Sociedade agrícola, Sociedade industrial e Sociedade do conhecimento.
17 - Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas referente às características da Sociedade da informação e do Conhecimento, como denominada pelo escritor Alvin Toffler, em seu livro "A terceira onda" de 1980. Marque a resposta CORRETA: 
(V)Informação e tecnologia como fonte de riqueza 
(V)Noção do espaço virtual. 
(F)Invenção da imprensa, do livro e do rádio. 
(F)Valorização da terra e posses. 
(V)Mercado globalizado.
Certo	V,V,F,F,V
18 - Geração do conhecimento como atividade principal, Mercado globalizado, Desenvolvimento intensivo de hardware e software, Internet e realidade virtual, redes digitais, redes de relacionamento, são características da:
Certo	Sociedade da informação e conhecimento
19 - São variedades de princípios éticos para a gestão da informação:
Certo	Princípio da minimização do dano; e princípio da consistência.
20 - Qual o método utilizado pelos gestores para encarar os desafios de gerir informações eficientes e efetivamente?
Certo	Diagnóstico, Avaliação, Projeto e Implementação.
21 - Marque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS quanto às oportunidades criadas com base na Internet: 
( )Fácil acesso às informações. 
( )Redução dos custos de transação. 
( )Surgimento de novos agentes na ponta de cadeia produtiva, substituindo os tradicionais intermediários. 
( )Eliminação das distâncias físicas. 
( )Possibilita a interação social e o comércio eletrônico. 
 Certo	V,V,V,V,V
22 - Fala-se muito nesta última década em convergência tecnológica, como uma das principais características do campo da tecnologia da informação e comunicação. A convergência tecnológica nos possibilita:
Certo	Acessar às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única.
23 - A Revolução Digital trouxe muitos benefícios para a sociedade. Marque a opção FALSA?
Certo	Há uma tendência atual das pessoas preferirem se relacionar presencialmente.
24 - Quais os dois principais objetivos da etapa de avaliação na gestão da informação?
Certo	determinar deficiências dos sistemas existentes; e avaliar tecnologias para suprir as necessidades.
25 - O mercado de trabalho na área de TI é carente de profissionais. A indústria de tecnologia da informação opera com 100 mil pessoas a menos do que necessita para realizar projetos e atingir sua meta. Há tempos existe um déficit de mão de obra nesse setor e a lacuna só vem aumentando". (Dicas Info Exame - edição n. 70). Este é um texto que trata das novas tecnologias da informação em seu contexto profissional. Com base nesta informação da Revista Exame, é possível deduzir:
Certo	O mercado de trabalho na área de TI está bastante aquecido e com déficit de profissionais qualificados, sendo uma área de evolução incessante, com perfil profissional diferenciado de outras áreas.
26 - Desde que o diretor comercial, José Roberto
implementou a difusão de tecnologias da informação no departamento de vendas da sua indústria farmacêutica, ele verificou como ficou mais fácil o processo de automação de pedidos, a flexibilidade na gestão de atendimento e a comercialização, auxiliando na redefinição de fluxos de trabalho e na comunicação organizacional. Mas havia uma lacuna: como conseguir um trabalho mais cooperativo da força de vendas. Qual deve ser o principal desafio do José Roberto, para alcançar este objetivo?
Certo	Possibilitar que vendedores geograficamente distribuídos possam se comunicar e desenvolver projetos em equipe, reduzindo custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos.
27 - A evolução social e tecnológica é um processo dialético no qual a sociedade determina mudanças, inovações e evolução na tecnologia, bem como a tecnologia e seu uso determinam mudanças no comportamento, na produção e na vida das pessoas. Nem todas as empresas estão preparadas para as mudanças que são repentinas ou exigem grande capacidade de adequação aos novos desafios das TIC. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma dificuldade para as empresas diante deste novo ambiente de negócios?
Certo	Cobrir lacunas no desenvolvimento da infraestrutura de TI.
28 - Marque a afirmativa CORRETA para o conceito de Tecnologias da Informação e Comunicação:
Certo	Constitui-se num conjunto de recursos como hardware e software para dar suporte e permitir a operacionalidade da comunicação.
29 - Apesar da tecnologia representar para as empresas oportunidades de gerar vantagens competitivas, podemos perceber que a rápida evolução tecnológica também pode originar nas empresas várias lacunas. Da lista abaixo, qual a única lacuna que não se encaixa neste contexto?
Certo	Variedade de produtos e serviços ofertados pela empresa
30 - Marque a afirmativa CORRETA para a definição do termo Convergência Tecnológica:
Certo	Utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.
31 - Estabelecer políticas de uso, compartilhamento, publicação e segurança da informação, além do estabelecimento de códigos de ética e de conduta, são ações extremamente oportunas e necessárias, auxiliando a sociedade e os profissionais de TI a reconhecerem prática ilegais e em desalinho com a ética profissional na área de TI, colaborando para: I - Proteger os interesses dos profissionais em TI. II - Proteger empregadores que não têm conhecimento técnico da área de TI. III - Proteger os interesses dos clientes, quando o profissional de TI é um consultor ou prestador de serviços. Estão corretas:
Certo	I, II e III
32 - Muito se fala em ética, especialmente no campo da TI, uma área do conhecimento relativamente recente. Qual a definição para ética profissional?
Certo	Conjunto de valores que uma �determinada classe profissional deve se orientar e seguir para� alcançar um agir profissional correto.
33 - Devemos utilizar nosso conhecimento em TI para:
Certo	Utilizar os recursos de TI de terceiros com autorização
34 - Dentre os aspectos legais citados abaixo, qual deles não envolve o profissional de TI?
Certo	Revista do empregado
35 - O funcionário Alberto da empresa ALFA TECNOS permitiu o acesso de pessoas não autorizadas á base de dados com informações de clientes. Tal atitude caracteriza uma conduta de aspecto____________.
Certo	não ético.
36 - Novas tecnologias vêm surgindo no meio empresarial que estimulam a sociedade a lidar com novos desafios no campo legal e ético. Através do exemplo do Google Street View, pode-se fazer uma reflexão sobre que área dos aspectos éticos e legais?
Certo	O direito privado a imagem ou o direito público à informação
37 - Pode ser apontada como uma tendência do mercado de trabalho na área de TI:
Certo	Convergência tecnológica e a telefonia móvel
38 - Analisando o mercado de trabalho de TI em que estágio se encontra no momento?
Certo	Em pleno desenvolvimento
39 - As empresas estão delegando a fornecedores externos a manutenção de infraestruturas de TI e o desenvolvimento de novos sistemas, um processo denominado:
Certo	Outsourcing.
40 - O conceito de cloud computing segue o princípio da computação em grade e transforma-se em uma tecnologia que conquista cada vez mais seu espaço de atuação na área de TI. Qual o seu significado?
Certo	Computação em nuvens
41 - Leia as seguintes afirmativas: I - O mercado de trabalho como um todo e, mais especificamente na área de TI, é fortemente impactado pelo comportamento do consumidor II ¿ O aumento na quantidade de fusões e aquisições, terceirizações em alta e proliferação de dispositivos móveis é uma tendência do mercado, mas não ocorre na área de TI III ¿ O crescimento do volume de dados armazenados está estável, mas exige capacidade máxima de banco de dados, para previsão de crescimento futuro. Assinale a alternativa correta
Certo	Está correta somente a afirmativa I
42 - A área de TI incorporou algumas tecnologias que originaram novas estratégias. Uma destas tecnologias é o Data Warehouse, definido como:
Certo	Armazém de dados ou depósito de dados para armazenar informações de uma organização.
43 - Alguns dos principais ícones como Tim Bernes e Dan Bernstein, que construíram a estrutura que está por trás das atividades ligadas a tecnologia da informação, não são propriamente da área de TI. Isso supõe que outras áreas de conhecimento contribuíram para desenvolver os sistemas de informação e comunicação atuais, como por exemplo:
Certo	Física e matemática
44 - Embora as tarefas e atividades de TI sejam relacionadas a diversos campos do conhecimento, se aceita que a atividade de TI, em geral, é eminentemente
Certo	Técnico-científica
45 - Carlos preparava uma palestra sobre a questão da Regulamentação da Profissão na área de TI. Procurava identificar suas vantagens e desvantagens. Ele conseguiu apontar uma desvantagem da regulamentação:
Certo	Proteger e restringir o mercado de profissionais
46 - Nos EUA, a regulamentação da profissão na área de TI foi amplamente discutida pela ACM (Association of Computing Machinery) e a conclusão a que chegaram foi que:
Certo	A regulamentação da profissão é prematura e não é uma forma efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software
47 - Marque a afirmativa FALSA referente à regulamentação da profissão da área de Tecnologia da Informação:
Certo	As atividades de TI são muito dinâmicas e requerem de seus profissionais atualização constante, somente com o diploma de nível superior é suficiente para garantir a qualidade e a contemporaneidade de um profissional.
48 - Supondo que a regulamentação da profissão de TI fosse efetivada, qual destes órgãos estaria se envolvendo nesta ação?
Certo	Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO)
49 - No processo de transição da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação e do Conhecimento vivenciamos como protagonistas a informatização em diferentes níveis através do uso das TIC tanto na sociedade, quanto nas organizações e nos indivíduos. Quanto aos indivíduos, temos as seguintes características:
Certo	Conhecimentos e habilidades ligados ao uso da TI, busca qualitativa de informações e conhecimentos e interação em redes e comunidades
50 - As empresas, independente do segmento de atuação no mercado, precisam planejar o seu grau de informatização para acompanhar o novo perfil dos consumidores/clientes, entre outras preocupações. Quando um cliente planeja comprar um produto no portal "americanas.com", por exemplo, ele NÃO busca:
Certo	Demora na entrega do produto.
51 - A empresa ABC Informática está empenhada em realizar investimentos em TI no próximo ano para incrementar vantagens competitivas no negócio. Se a empresa priorizar uma visão por processos, qual deve ser o resultado buscado pela ABC?
Certo	Melhorar a eficiência nas operações intermediárias
da empresa
52 - Hu e Quan propõem quatro visões para que a TI crie valor para uma empresa. Uma delas é a visão de processos, que pode ser definida por:
Certo	Investimentos em TI geram vantagens competitivas ao melhorar a eficiência operacional de processos intermediários.
53 - Hu e Quan propõem quatro visões para que a TI crie valor para uma empresa. Da lista abaixo, qual a única visão que não está presente nesta proposição?
Certo	Visão sociocultural
54 - O que deve ser questionado para avaliar o grau de informatização de uma empresa? Marque a afirmativa CORRETA que se refere ao que deve ser questionado.
Certo	Deve-se questionar se os recursos de TI adquiridos estão sendo adequadamente utilizados como ativos da empresa para geração de valor.
55 - Uma gama de tecnologias, Bluetooth, Wi-Fi, e Wi-Max, vem surgindo para proporcionar acesso sem fio de alta velocidade à Internet a partir de PCs e outros dispositivos de mão sem fio, ou mesmo celulares. Diante dessa nova realidade, esses novos serviços:
Certo	Têm levado o acesso à Internet a inúmeros lugares que não são cobertos pelos serviços de Internet com cabeamento tradicionial.
56 - Assinale a opção que apresenta uma DESVANTAGEM em desenvolver a aplicação (software) internamente (com recursos próprios da TI)
Certo	Maiores incertezas e consequentemente maiores riscos
57 - Como as empresas podem utilizar banco de dados para melhorar o desempenho e a tomada de decisão na empresa?
Certo	Monitorando suas transações básicas, como pagamento a fornecedores, além de obter informações que a ajudem a administrar seu negócio de maneira eficiente e tomar decisões.
58 - Toda empresa precisa de informações concisas e confiáveis sobre operações, tendências e mudanças relativas, podendo ser atendida por um banco de dados que armazena dados correntes e históricos de potencial interesse para amparar as decisões. O banco que tem essa funcionalidade é:
Certo	Data warehouses
59 - Dados inexatos, incompletos ou inconsistentes criam sérios problemas financeiros e operacionais para as empresas. Analise as asserções seguintes relativas a garantir a qualidade dos dados. Um banco de dados e uma política de informação bem projetado favorecem para que a empresa tenha a informação que precisa PORQUE asseguram um alto nível de qualidade de dados. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta:
Certo	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
60 - As práticas de TI Verde podem ser divididas em três níveis, segundo Takahashi et al (2009), conforme consta no conteúdo da aula que aborda a sustentabilidade e tecnologia da informação verde ou computação verde. 
Marque a resposta CORRETA referente aos 3 (três) níveis:
Certo	TI verde de incrementação tática, TI verde estratégico e TI verde a fundo ("deep IT").
61 - Definimos_____________________ como fatos, valores, observações e medidas que não estão contextualizados ou organizados.
Certo	Dado.
62 - Computadores do tipo ____________são otimizados especificamente para suportar uma rede de computadores, permitindo aos usuários compartilhar arquivos, software, dispositivos periféricos ou outros recursos de rede.
Certo	Servidor.
63 - Pelo mercado ser altamente concorrido, as organizações precisam transformar a informação em recursos. Analise as frases abaixo e identifique a melhor transformação apresentada da informação em recurso estratégico:
Certo	As empresas utilizam as informações para fornecer melhores serviços, investimento estratégico perante a concorrência e usar o resultado do seu processo produtivo.
64 - ____ é um entendimento, ou modelo, sobre pessoas, objetos ou eventos, derivado de informações sobre eles, o qual proporciona uma estrutura para interpretar as informações.
Certo	Conhecimento;
65 - Os sistemas de informações podem ser diferenciados por sua abrangência de uso. Um dos tipos de sistema de informação tem o objetivo de integrar de forma completa as funções de uma empresa ou empreendimento e proporcionar um repositório único, abrangente, para suas informações. Podemos identificá-lo como:
Certo	Sistemas de Informações Empresariais;
66 - A tecnologia da informação é um conjunto de componentes capaz de permitir que as pessoas, grupos e organizações administrem suas informações de uma forma eficaz, esse conjunto é formado por:
Certo	Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, Tecnologias de Comunicação de dados, Hardware e Software;
67 - Uma das ferramentas mais estratégicas no papel da tecnologia da informação são os sistemas de gerenciamento de banco de dados. Os quais podem ser definidos como:
Certo	Oferecem veículos para armazenar e dar suporte ao processamento de grandes quantidades de informações de negócios, tais como dados sobre os empregados, produtos, clientes e fornecedores.
68 - Definimos ___________ como dados processados. Dados que foram organizados e interpretados e possivelmente formatados, filtrados, analisados e resumidos.
Certo	Informação.
69 - Gestores em diferentes níveis nas organizações têm diferentes demandas de informação. Na supervisão de nível operacional, para a condução das atividades diárias, as informações são operacionais, do dia-a-dia, e detalhadas. Quais as características das informações na gestão executiva, para a formulação do rumo geral da organização?
Resposta: Para a formulação do rumo geral da organização, as informações devem ser estratégicas, de longo prazo, e sintetizadas.
70 - A pirâmide da informação apresenta quatro níveis: dados, informação, conhecimento, e sabedoria. Dados são fatos, valores, observações, e medidas que não estão contextualizadas ou organizadas. Qual o conceito de sabedoria?
Resposta: Sabedoria é a habilidade de usar conhecimento para um propósito.
71 - Uma das funções da TI é o gerenciamento de toda a infraestrutura da rede de computadores de uma empresa. Em relação a esta função, é tarefa rotineira da TI:
Certo	A verificação do tráfego de dados pela rede;
72 - Qual o método utilizado pelos gestores para encarar os desafios de gerir informações eficientes e efetivamente?
Certo	Diagnóstico, Avaliação, Projeto e Implementação.
73 - Na gestão efetiva das informações, os gestores precisam coletar, processar e disseminar as informações rápida e corretamente para ajudar suas organizações a competir efetivamente no mercado global. Com base nesses objetivos, conclui-se que os gestores devem enfrentar o desafio de:
Certo	Lidar com a falta, com o excesso ou com o conflito de informações.
74 - A crescente capacidade do hardware e da tecnologia de rede vem mudando radicalmente a maneira como a empresa, em geral, organiza a sua capacidade computacional. Assim, observa-se uma tendência atual de hardware de:
Certo	Integração das plataformas de computação e telecomunicações.
75 - Uma empresa está alinhando o seu Planejamento da Tecnologia da Informação ao Planejamento Estratégico. Analise as asserções seguintes relativas aos dois tipos de Planejamento. A tendência geral é de uso de aplicativos que integrem os diferentes níveis organizacionais PORQUE há uma necessidade de informações estratégicas, táticas e operacionais, focadas respectivamente no longo, médio e curto prazo. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta:
Certo	As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
76 - No mundo contemporâneo a viga mestra do desempenho efetivo das empresas está baseada somente em:
Certo	Diagnosticar as necessidades de informação, avaliar a tecnologia da informação para atender estas necessidades, e projetar sistemas de informação adequados.
77 - De que forma os gestores das organizações usam as informações?
Certo	Usam as informações como um recurso, um ativo, ou um produto.
78 - Definimos ___________ como dados processados. Dados que foram organizados e interpretados e possivelmente formatados, filtrados, analisados e resumidos.
Certo	Informação.
79 - Definimos_____________________ como fatos, valores, observações e medidas que não estão contextualizados ou organizados.
Certo	Dado.
80 - Computadores do tipo ____________são otimizados especificamente para suportar uma rede de computadores, permitindo aos usuários compartilhar arquivos, software, dispositivos periféricos ou outros recursos de rede.
Certo	Servidor.
81 - Pelo mercado ser altamente concorrido, as organizações precisam transformar a informação em recursos. Analise as frases abaixo e identifique a melhor transformação apresentada da informação em recurso estratégico:
Certo	As empresas utilizam as informações para fornecer melhores serviços, investimento estratégico perante a concorrência e usar o resultado do seu processo produtivo.
82 - ____ é um entendimento, ou modelo, sobre pessoas, objetos ou eventos, derivado de informações sobre eles, o qual proporciona uma estrutura para interpretar as informações.
Certo	Conhecimento;
83 - Os sistemas de informações podem ser diferenciados por sua abrangência de uso. Um dos tipos de sistema de informação tem o objetivo de integrar de forma completa as funções de uma empresa ou empreendimento e proporcionar um repositório único, abrangente, para suas informações. Podemos identificá-lo como:
Certo	Sistemas de Informações Empresariais;
84 - Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201405286728)	Pontos: 1,0 / 1,0
A tecnologia da informação é um conjunto de componentes capaz de permitir que as pessoas, grupos e organizações administrem suas informações de uma forma eficaz, esse conjunto é formado por:
Certo	Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, Tecnologias de Comunicação de dados, Hardware e Software;
85- Uma das ferramentas mais estratégicas no papel da tecnologia da informação são os sistemas de gerenciamento de banco de dados. Os quais podem ser definidos como:
Certo	Oferecem veículos para armazenar e dar suporte ao processamento de grandes quantidades de informações de negócios, tais como dados sobre os empregados, produtos, clientes e fornecedores.
86 - Definimos ___________ como dados processados. Dados que foram organizados e interpretados e possivelmente formatados, filtrados, analisados e resumidos.
Certo	Informação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais