Buscar

ativi 3 adm mercadologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VOCÊS DEVERÃO RESPONDER ÀS QUESTÕES ABAIXO E ENVIÁ-LAS ATRAVÉS DO PORTFÓLIO - FERRAMENTA DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM UNIGRAN VIRTUAL.
ATIVIDADES DA AULA 3
01. Discorra com suas palavras, o que você entendeu sobre segmentação de mercado. Qual o seu objetivo? (mínimo 3 linhas e máximo 6 linhas) (0,25) 
 Segmentação de mercado consiste no processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e características semelhantes que provavelmente exibirão comportamentos de compras igualmente parecidos. Sendo uma arma estratégica, escolhendo alvo que se quer trabalhar, diferenciando produtos, e serviços de modo a atender necessidades e desejos do público alvo e posteriormente, posiciona se o produto como forma de expressar as diferenças existentes.
02. As empresas devem estudar o mercado e escolher os segmentos, o estudo de mercado envolve quatro passos. Quais são eles? Explique com suas palavras cada um deles. (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (0,4)
* mensuração e previsão de demandas: a mesma se caracteriza pelo estudo cuidadoso da estimativa atual e de futuro do tamanho do mercado e de seus vários segmentos, identificando todos os produtos concorrentes.
*segmentação de mercado: é a decisão como entrar no mercado, quais são os segmentos que oferecem as melhores chances para a empresa atingir seus objetivos.
*definição de mercado: uma pequena empresa pode atender apenas um segmento enquanto uma grande pode atender com uma variedade de produtos todos os segmentos de um mercado.
*posicionamento de mercado: conseguir que um produto ocupe um lugar claro e distinto e desejável em relação aos produtos concorrentes na mente dos consumidores alvos.
03. Vimos no material de estudo algumas vantagens que as organizações podem vir a ter utilizando a segmentação de mercado. Após essa analise em sua opinião quais seriam as duas maiores vantagens que as empresas podem vir a ter ao segmentar o mercado? Justifique sua resposta. (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (0,35)
Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores, desta forma consegue ter venda garantida e os próprios consumidores fazem a divulgação e do produto aumentando venda e novos consumidores.
Possibilidade de oferecer bens e serviços a preço altamente competitivos isso faz com que aumente vendas e ganhando dos concorrentes de forma que fidelize clientes com sua marca pelo preço e qualidade.
04. Relacione cada Forma de Segmentação ao seu significado e assinale a alternativa correta: (0,25)
a) Segmentação demográfica
b) Segmentação sócia econômica
c) Segmentação geográfica
d) Segmentação por benefícios
e) Segmentação por grau de utilização
f) Segmentação psicográfica
( ) Divide o mercado com base nos benefícios procurados pelos clientes, como, por exemplo, praticidade e preço de um produto.
( ) Divide o mercado com base no modo como as pessoas pensam e levam suas vidas.
( ) Trata-se de detectarmos a frequência de uso e, portanto, a frequência de compra de determinado produto ou serviço, com base no nível de consumo.
( ) É o processo de identificar segmentos com base nas características sociais e econômicas da população. 
( ) É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características da população.
( ) É o processo de identificar segmentos de mercado com base na localização e densidade populacional.
Assinale a sequência correta:
a)( ) d-f-e-c-a-b
b)( ) e-d-f-c-a-b
c)( ) d-e-f-b-a-c
d)(x ) d-f-e-b-a-c
e)( ) e-d-f-b-a-c
Bom trabalho! Prof. Marcelo Koche

Outros materiais