Buscar

Atividade de Aprendizagem 04 etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem 04 - Ética, Política e Cidadania
1)Qual a premissa usada para defender a livre concorrência e a suposta eficiência do Estado no contexto do neoliberalismo?
Alternativas:
a)O Estado como um agente que precisava estar recolhido ao máximo  também chamado de Estado mínimo passando assim as decisões para o plano privado, inclusive repassando para empresas particulares os serviços básicos estatais. Alternativa assinalada
b)O Estado como um agente que promove as bases da economia, gerando emprego e dando suporte no atendimento dos serviços básicos estatais.
c)O Estado como um agente essencial, forte e determinante, assumindo decisões nas esferas econômicas, sociais e políticas que afetam diretamente a sociedade.
d)O Estado atuando como um Estado mínimo o que significa que os gastos destinados à sua própria gestão estão recolhidos ao máximo, enquanto os destinados à sociedade estão estendidos ao máximo.
e)O Estado como um agente que tem o poder de alterar a influência da globalização a partir de suas ações, conhecido como Estado mínimo.
2)(Fuvest adaptado) Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere às consequências da Revolução Industrial:
Alternativas:
a)Redução do processo de urbanização, aumento da população nos campos e sensível êxodo urbano.
b)Maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante. Alternativa assinalada
c)Declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
d)Formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas trade unions, que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
e)Manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.
3)(PUCCAMP) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. 
Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)O Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica, que representava os interesses dos setores mais conservadores.
b)Os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação da ditadura do proletariado.
c)Os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
d)Foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos. Alternativa assinalada
e)Foi liderada por Stalin, a partir de outubro, e estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
4)Assinale V para Verdadeiro ou F para Falso nas afirmações a seguir sobre os anos dourados do capitalismo: 
(___) Houve grande crescimento econômico e industrial em diversos países, conduzindo mudanças nos hábitos de consumo da população e impulsionando também avanços na tecnologia. 
(___) As casas foram invadidas por aparelhos com novas tecnologias. 
(___) O progresso tecnológico ficou restrito às casas. 
(___) Houve uma crescente urbanização, com o automóvel assumindo o símbolo de mudança mundial. 
(___) Nesse período a riqueza passou a ser dividida de forma mais igual dentre os países que estavam envolvidos no crescimento dos anos dourados. 
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
Alternativas:
a)F ; V ; F ; V ; F.
b)F ; V ; F ; F ; F.
c)V ; V ; F ; V ; F. Alternativa assinalada
d)V ; F ; V ; V ; V.
e)V ; V ; F ; V ; V.

Outros materiais