Buscar

AD1 seremos capazes de conviver

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

globalização assim como demais fenômenos não pode ser explicado na sua totalidade e também não ocorrerá de maneira homogênea, pacífica e padronizada. A verdade é que várias explicações e terias sobre suas consequências vão surgir porém apesar de diminuir as distâncias, aproximar culturas também aumenta diferenças e limita ainda mais aos "menos globalizados". Mais o fato que não podemos fugir é que a cultura menos favorecida de recursos sempre vai ser influenciada pela mais tecnológica devido a atraída facilidade de vida vendida pelos países de primeiro mundo que assim influenciam e têm seus rastros espalhados por todas as nações.O que nos resta é tomar por realidade essa variedade de pensar e de ser como algo que cada vez estará mais presente e aprender a respeitar e conviver com ela. 
 quando diz "não nos deixar corromper a ideia de que devemos ser todos iguais" e acrescento a observação que essa ideia está sendo vendida embutida nas próprias definições de globalização como forma de universalização da cultura. Basta tomarmos por realidade a ampla variedade de culturas, hábitos e formas de pensar e aprender assim, o que deveria ser ensinado desde que nascemos, que é o respeito. Sempre haverá conflitos mais também sempre haverá apaziguadores desde que não se perca o elo da busca por um mundo melhor. 
Precisamos refletir se somos conviver em meio a globalização, visto que estamos envolvidos nesse processo, onde o desenvolvimento tecnológico nos aproxima e ao mesmo tempo trás à tona a diferença cultural como um grande embate a ser ponderado, pois como vimos há uma globalização hegemônica, onde os países centrais se impõem na busca pelo poder e há a globalização contra-hegemônica, onde os países periféricos lutam para sobreviver na defesa dos interesses comuns. Dessa forma, nos cabe tentar conviver e acompanhar todas essas mudanças, tendo sempre como base o respeito pelas diferentes culturas e civilizações e lutar pelo combate ao preconceito e a violência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais