Buscar

ADULTO-1 (1)

Prévia do material em texto

Tema:		
Edema agudo de pulmão em paciente com insuficiência renal crônica.
Problema:
A insuficiência renal crônica (IRC) causa danos ao sistema renal durante toda a vida do paciente. O tratamento para insuficiência renal crônica pode causar distúrbios pulmonares comprometendo tanto o evento respiratório como ventilatório.
Hipótese
 Podem existir alterações na capacidade pulmonar do paciente portador de hemodiálise?
Justificativa:
Analisar os fatores que interferem na capacidade pulmonar desse paciente 
INTRODUÇÃO
A insuficiência renal crônica (IRC) é uma condição patológica irreversível caracterizada pela perda da capacidade de manutenção da homeostase pelos rins. Os rins regulam funções vitais do organismo como equilíbrio hídrico, acidobásicos e eletrolíticos, participando de funções hormonais e regulação da pressão arterial. O paciente com IRC necessita de terapia dialítica, como hemodiálise e diálise peritoneal para sobrevivência, pois elas substituem parcialmente a função dos rins comprometidos, enquanto o paciente aguarda uma solução definitiva mediante transplante renal, se possível.
	
A insuficiência renal é um predito independente de mortalidade empacientes na unidade de terapia intensiva (UTI), apesar dos avanços tecnológicos no manejo de pacientes graves e das novas técnicas de terapia renal substitutiva. A mortalidade da insuficiência renal permanece alta, especialmente quando associada à disfunção de outros órgãos como a lesão pulmonar aguda (LPA), sendo frequentes, no ambiente de terapia intensiva, pacientes múltiplas disfunções orgânicas que necessitam de suporte dialítico e ventilatório.
Justificativa ( ate final de março)- vale 5,0 
Objetivos ( geral e especifico)
Revisão de literatura 
O edema pulmonar é definido como o acúmulo anormal de líquido nos espaços intersticiais dos pulmões, que se difunde para os alvéolos. Pode ser classificado, de acordo com a sua origem, em cardiogênico ou não cardiogênico. O edema pulmonar cardiogênico é um evento agudo, que resulta de insuficiência ventricular esquerda. Com o aumento da resistência ao enchimento ventricular esquerdo, ocorre refluxo de sangue na circulação pulmonar. O edema pulmonar também pode ser causado por distúrbios não cardíacos, tais como insuficiência renal e outras condições que provocam retenção hídrica no corpo. O edema pulmonar não cardiogênico também ocorre em conseqüência de lesão do revestimento dos capilares pulmonares, devido a uma lesão direta dos pulmões (p. ex., traumatismo torácico, aspiração, inalação de fumaça), lesão hematogênica (p. ex., sepse, pancreatite, múltiplas transfusões, derivação cardiopulmonar) ou lesão com elevação da pressão hidrostática.
A fisiopatologia assemelha-se àquela observada na insuficiência cardíaca (IC), em que o ventrículo esquerdo é incapaz de processar a sobrecarga de volume, com consequente aumento do volume sanguíneo e elevação da pressão no átrio esquerdo. A rápida elevação da pressão atrial resulta em aumento agudo da pressão venosa pulmonar, que produz elevação da pressão hidrostática, forçando a saída de líquido dos capilares pulmonares para dentro dos espaços intersticiais e alvéolos. A drenagem linfática do excesso de líquido é ineficaz.
.
UNIVERSIDADE LUTERNANA DO BRASIL
ULBRA CAMPUS CACHOEIRA DO SUL
CURSO DE ENFERMAGEM
CAMILA MAZUIM
DOUGLAS LUCIANO ROSA
EDEMA AGUDO DE PULMÃO EM PACIENTES RENAIS CRONICOS 
Cachoeira do Sul
2018
	CONTRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE DO IDOSO
Projeto de Pesquisa desenvolvido para a disciplina de Saúde do Idosoapresentado ao Curso de Enfermagem daUniversidade Luterana do Brasil – ULBRA Campus Cachoeira do sul.
Orientadora: Dilma Machado
Cachoeira do Sul
2018

Outros materiais