Buscar

Avaliação Final Contabilidade Publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	A aplicação da ciência contábil, em qualquer área, registra, fornece e evidencia dados que podem ser usados para a tomada de decisão, para os mais diversos usuários. Com a contabilidade pública não é diferente. Disserte sobre a contabilidade aplicada ao setor público.
	Resposta Esperada:
A contabilidade aplicada ao setor público é o ramo da ciência contábil que se aplica no processo gerador de informações, os princípios fundamentais de contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial de entidades do setor público. Também estuda, registra, controla e evidencia os atos e fatos administrativos neste meio, voltado ao orçamento público.
	2.
	A contabilidade que está relacionada às atividades privadas é a societária, sendo regida pela Lei das Sociedades Anônimas e pelo próprio Código Civil, no qual estão dispostas as regras contábeis. A contabilidade pública é regulamentada com base na Lei 4.320/1964, entre outras normatizações. Com base nisso, disserte sobre os objetivos da contabilidade pública.
	Resposta Esperada:
Cabe à contabilidade pública controlar a gestão do patrimônio público, através dos lançamentos contábeis específicos, seguindo as normas básicas de contabilidade aplicadas ao setor público e às legislações correlatas. Todos os atos e os fatos gerados na administração pública devem estar evidenciados na contabilidade, propiciando a transparência e o controle dos recursos públicos. A contabilidade pública é uma importante ferramenta de gestão à disposição dos administradores públicos, que, se utilizada de forma correta, auxilia na eficiência e eficácia das atividades públicas.

Outros materiais