Buscar

Apol 3 Administração de Marketing e Composto Mercadológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Composto Mercadológico
Segundo Kotler e Keller (2006), ao desenvolver o canal de Marketing, a empresa deve entender os níveis de produção de serviços desejados pelos clientes-alvo, sendo que os canais produzem cinco níveis de produção de serviços.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos canais de cinco níveis de produção de serviços:
( ) Tempo de espera: o tempo médio que os clientes esperam para receber as mercadorias.
( ) Conveniência espacial: o grau em que o canal dificulta a compra do produto para os clientes. 
( ) Tamanho do lote: o número de unidades que o canal permite que um cliente normal compre em determinada ocasião.
( ) Apoio de serviço: os serviços adicionais tais como: crediário, entrega, instalação, reparos entre outros que são oferecidos pelo canal.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, V.
: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde as 1, 3 e 4 são verdadeiras, pois apresentam como os canais produzem cinco níveis de produção de serviços. Logo, a única afirmativa incorreta é a 2, pois no caso da conveniência espacial, esta relata sobre o grau em que o canal facilita a compra e não o contrário.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Avalie as asserções abaixo:
 I - Segundo KOTLER (2000) um canal de marketing transfere as mercadorias dos fabricantes para os consumidores.
 PORQUE
 II - Ele preenche as lacunas de tempo, local e posse que separam as mercadorias e os serviços daqueles precisam dessas mercadorias ou dos serviços que desejam.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois a relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada e justificada pela primeira. A alternativa (a) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-exemplo; já a alternativa (b) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (c) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
Questão 3/5 - Administração de Marketing
Assinale a alternativa na qual o termo melhor completa a frase abaixo.
Uma empresa realiza a segmentação de mercado voltada para um _____ ao direcionar seu produto para um segmento muito específico e que gere alta rentabilidade.
	
	A
	setor
	
	B
	nicho
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre o planejamento da demanda. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois a característica do nicho é ter um alto grau de especificação em relação às variáveis de segmentação, e em geral, é muito lucrativo por gerar alto valor para os consumidores.
 
	
	C
	mercado
	
	D
	diferenciação
	
	E
	indiferenciação
Questão 4/5 - Administração de Marketing
As tarefas que um profissional de marketing deve realizar ao elaborar e implementar uma estratégia de segmentação de mercado são muitas. Dentre elas uma se destaca: as decisões que ele tomará na forma de abordar cada segmento de mercado.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação as decisões:
 ( ) Nem todo segmento que seja lucrativo deve ser explorado.
( ) Um segmento de mercado que tenha substancialidade precisa corresponder a pelo menos 40% dos clientes de uma empresa.
( ) Uma empresa que comercializa seus produtos pela internet tem dificuldade em segmentar o mercado, pois em geral não consegue atender à exigência da acessibilidade.
( ) Após analisar o mercado e identificar diferentes segmentos de consumidores, uma empresa precisa necessariamente elaborar um composto de marketing para cada segmento identificado.
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, V.
	
	C
	V, F, F, F.
Você acertou!
Esse quizz nos faz refletir sobre o cálculo da demanda. A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois ela apresenta a ordem de veracidade das afirmativas, onde, a afirmativa 1: é VERDADEIRA pois podem haver segmentos lucrativos mas que não atendem às demais exigências de segmentação; a afirmativa 2: é FALSA por dois motivos: primeiro não há como definir esse percentual que pode vaiar de caso a caso. Segundo porque não só o tamanho do segmento é importante, mas também outros fatores como a rentabilidade. Há segmentos muito pequenos (nichos) mas altamente rentáveis; a afirmativa 3: é FALSA pois a internet ao contrário torna os segmentos mais acessíveis por sua amplitude e pelas ferramentas de monitoramento de clientes; e a afirmativa 4: é FALSA pois os segmentos identificados devem ser mensuráveis, acessíveis, substanciais, acionáveis e diferenciáveis.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 5/5 - Composto Mercadológico
A empresa Margarita & Silva, por entender que nos dias atuais existem muitas empresas de varejo que não possuem loja, decidiu lançar um novo produto no mercado nesse varejo sem loja, pois ela sabe da comodidade para os clientes que não precisam sair do conforto do lar e enfrentar filas nos fins de semana para estacionar. Dessa forma, ela deve entender exatamente como funciona o ciclo de vida do produto para além de se analisar, analisar seus concorrentes.
 Tendo em vista desse lançamento, no ciclo de vida do produto o produto da Margarita & Silva estará na fase de:
	
	A
	Declínio.
	
	B
	Introdução.
Você acertou!
: A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois quando um produto é lançado no mercado, ele sempre se encontrará em introdução. A alternativa (a) está errada, pois no declínio os produtos têm queda nas suas vendas; a alternativa (c) está errada, pois é quando um produto já está consolidado no mercado; a alternativa (d) está errada, pois é quando o produto já está no mercado há algum tempo e tem crescimento em suas vendas; E por fim, a alternativa (e) está errada, pois longevidade não pertence as fases do ciclo de venda dos produtos.
	
	C
	Maturidade.
	
	D
	Crescimento.
	
	E
	Longevidade.

Outros materiais

Outros materiais