Buscar

Teorias de Freud, Piaget, Wallon e Vigotski na Educação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
POLO: MACAÉ /RJ
2º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA 
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
ALUNOS.
PROFESSOR:
MACAÉ – RJ
2013�
SUMÁRIO
Etapa1
Sigmund Freud
Etapa 2
Jean Piaget
Etapa3
 Henri Wallon 
Etapa 4
Lev Vigotski
Conclusão
Referencias Bibliográficas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1 ETAPA - FREUD 
Motivação 
Essa teoria foi desenvolvida por Freud para pode explicar o comportamento da motivação sexual que seria a sobrevivência da especie. Por isso todas as suas colocações estão envolta do sexo. A inocência e a força que orienta o comportamento que e o que se chama de instinto sexual
O Inconsciente 
 Freud falava que não se trata de subconsciente e sim euma grau de consciência que e vivida e não refletida e a consciência passiva que portanto pode tornar consciente plenamente .Por tanto a inconsciência nuca passara a ser consciente diretamente sendo captada indireta, por meios de técnicas que são de interpretação desenvolvimento que são especializadas .
Fases do desenvolvimento sexual 
Faze oral ou fase da libido oral ou hedonismo bucal nesta fase o prazer se foca principalmente na boca da criança ou na ingestão dealimentos , também ao se alimentar do seio materno ,
Faze analou fase do libido ou hedonismo anal nesta fase o desejo o prazer e principalmente nas excreções e nas fezes. Também quando a criança brinca de massas barro ouargila ,ao pintar, comer coisas cremosas ,ao utilizar massas e se sujar. São os objetos que ocasionam prazer
Fazer genital ou fase fálicaou ase do libido o hedonismo genital nas fases o prazer e o desejo estão focados nas partes genitais e nas partes do corpo que excitam os órgãos .Portanto nesta fase para as meninas o objeto de desejo e o pai e para os meninos e a mãe.
Complexo de Édipo
Freudconfere o complexo de Édipo as crianças que são de três a seis anos de idade. .Por tanto o termino do estagio e encerrado quando a criança identificar com familiar do mesmo sexo reprimia seus instintos sexuais .
No centro de 'id' Freddeterminava a sua vida psíquica com isso constatou o complexo de Édipo por tendo isso significa o desejo incestuoso pela mãe que acaba encadeando uma rivalidade com o pai. Essedesejo e fundamental para a totalidade da vida psíquica e determina o sentimento de nossas vidas.
O superego que e o fator moral determinante da consciência do adultoportanto tem sua porcentagem em gerar ao complexo de Édipo .
Freud considera uma grande conquista o ser humano a reação contra o complexo de Édipo
 Como mostra no artigo http://educacao.uol.com.br/biografias/sigmund-freud.
O criador da psicanálise nasceu na região da Morávia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje na República Tcheca. Sua mãe, Amália, era a terceira esposa de Jacob, um modesto comerciante. A família mudou-se para Viena em 1860.Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud. Desde 1873, era um aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia.
�
ETAPA 2Jean Piaget 
Jean Piaget ( 1896-1980)
Segundo apostila de estudos, é extremamente difícil sintetizar a obra de Piaget. É tão vasta sua contribuição para a Psicologia e para Educação, tão diversificada suaimportância para a compreensão do desenvolvimento humano que toda síntese, por mais abrangente que se pretenda, representará sempre imperdoável omissão.
 Ao contrário do que muitos professores imaginam Piaget jamais se preocupou em formular uma Pedagogia: seus estudos dedicaram-se a investigar os processos da inteligência e outros educadores.
A própria expressão "construtivismo" não foi desenvolvida por Piaget, e sim por Emília Ferreiro.
De toda sua obra, entretanto, pelo menos três pontos precisam ser lembrados por sua atualidade e significação. O primeiro ponto é a Epistemologia Genética, título dado a uma teoria do conhecimento e da compreensão, através da qual esta se daria no percurso evolutivo de uma série de estágios. o primeiro deles seria o estágio sensório-Motor, no qual a tarefa cognitiva com que as crianças se defrontam diz respeito a decodificação da informação sensorial e a coordenação da ação motora.
O segundo estágio seria Pré-Operacional, estágio em que as crianças seriam incapazes de pensar em termos de conceitos lógicos, bem como são dominadas pelas características perceptuais do mundo que envolve. Este estágio se iniciaria em torno dos dois anos deanos idade, quando terminaria o sensório -motor e terminaria por volta dos 7 anos, quando se iniciaria o primeiro estágio.
O estágio operacional concreto é marcado pela fascinação da criança com o mundo material e sua forte inclinação para coletar e agir sobre o objeto do conhecimento através de dados concretos. Segundo Piaget, se estenderia até os 11-12 anos de idade. 
O último dos quatro estágios do desenvolvimento cognitivo seria o Operacional formal, quando o indivíduo torna-se capaz de pensar de modo abstrato, além dos limites da experiência direta. Ocorreria somente após os 12 anos.
O segundo ponto essencial na obra de Piaget, ainda que sobre o mesmo tenha dedicado apenas um único livro e ainda assim escrito no início de sua carreira de espistemólogo, é sobre a formação e o desenvolvimento moral do ser humano, identificando três etapas: a da anomia e ausência de percepção de auto moralidade, a heteronômica, quando os princípios morais se estabeleceriam de maneira exógena, até a autonomia, que, coincidindo com o estágio operacional formal.
O terceiro ponto ligado ao desenvolvimento da inteligência é a estrutura da cognição. Fundamenta-se na certeza de que o conhecimento não é ensinado, mas sim estimulado a partir de experiências que desenvolvem as inteligências.
Piaget, demostrou a importância em se rejeitar a apresentação de conhecimentos prontos e a palavra- Construtivismo, com que se sinalizam seus ensinamentos cognitivos, indica que uma pessoa aprende de maneiras significativas quando torna parte de forma direta na "construção pessoal" do conhecimento que adquire.
 Seus estudos destacavam a importância do erro do aluno não como um tropeço passível de advertência ou castigo, mas como verdadeiro trampolim na rota da aprendizagem.
�
ETAPA 3
ETAPA 4
TRÊS ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE VIGOTSKI PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PISICOLOGIA NA 
 “Na ausência do outro o homem não se constrói homem” (Vygotsk)
Para Vygotsky todo sujeito adquiri conhecimento a partir das interações sociais. É através das trocas com o outro que se constrói e internaliza o conhecimento, através dos símbolos, figuras e da linguagem.
Vygotsky destaca fortemente a linguagem como um importante instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem. Para Vygotsky, mesmo que uma criança tenha biologicamente o potencial para se desenvolver, se ela não interagir, não se desenvolverá como poderia.
 Para Vygotsky outro aspecto importante para aquisição de conhecimento a partir da interação, é a mediação. Através da qual o indivíduo realiza a construção de sentido e internaliza o conhecimento, momento em que o aprendizado se completa. Essa mediação é feita através de representações simbólicas, da íngua e da linguagem.
y).
Para o psicólogo, professor e fundador da chamada psicologia sócio interacionista, Lev Vygotsky (1896-1934), o homem se desenvolve em interação com a sociedade, sem essa interação o homem não se desenvolve completamente. EDUCAÇÃO
Vygotsky defende a aprendizagem mediada ou mediação simbólica, que se trata do conceito de intermediação entre o ser humano e o ambiente, da relação homem-mundo que se dá das seguintes formas:
•	Através de um elemento intermediário entre o sujeito e o objeto de sua cobiça. Instrumento que é criado ou usado para alcançaruma determinada meta. Instrumento como a linguagem que realiza uma espécie de mediação do indivíduo com a cultura.
•	Através de signos, mediadores, mas sua função é representativa, simbólica, Agem no sentido de ativar outra atividade psicológica como a memória, pois representam ou expressam objetos ou fatos.
 Vygotsky descreve outro aspecto importante da sua teoria, a ZDP (Zona de desenvolvimento proximal), que para ele consistia na etapa de aprendizagem mais importante. Vygotsky descreve a ZDP como um espaço em branco entre o que a criança é e o que sabe fazer sozinha e aquilo que ela tem a potencialidade para vir a ser. Neste momento entra o papel do professor, do adulto, ou de um colega que possua um conhecimento maior que o da criança e que a partir da troca, da interação e através dos mecanismos de interação, é que o conhecimento será construído.
A teoria de Vygotsky é uma importante contribuição para a educação, porque através dela podemos perceber e compreender melhor o processo de desenvolvimento humano. Sua teoria nos alerta sobre o papel da escola e do professor em estabelecer interações de qualidade, propiciando para criança a oportunidade de ser atuante na construção do conhecimento.
�
CONCLUSÃO
No processo de produção desta ATPS tivemos a oportunidade de conhecer e aprofundar nosso conhecimento a respeito da contribuição da psicologia no processo de aprendizagem, estudando seus principais teóricos:
Sigmund Freud: 
A Psicanálise influenciou o pensamento educativo não através da aplicação direta de sua teoria ao ensino,mas devido ao fato de que ela efetiva um estudo do desenvolvimento dos seres humanos, de suas forças internas, de suas inter-relações.
Jean Piaget:
A educação deve ser orientada para a autonomia. Num momento em que a meta da educação é a formação de indivíduos autônomos, os educadores deveriam retornar a análise do desenvolvimento afetivo-social.
Henri Wallon:
Para Wallon o homem é um ser social e membro de uma dada sociedade. É na realidade social concreta que ele vive, atua e procurá-la modificá-la.
Lev Vygotsky:
 Para Vygotsky o homem se desenvolve em interação com a sociedade, sem essa interação o homem não se desenvolve completamente.
 A psicologia como ciência que estuda o que motiva o comportamento humano e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência,se constitui conhecimento essencial e obrigatório a todos os educadores, enquanto mediadores, motivadores e facilitadores do processo de aprendizagem e construção do conhecimento. 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
�PAGE \* MERGEFORMAT�2�
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Continue navegando