Buscar

APOL 2 NOTA 100 Gestão de Recursos Humanos Subsistemas de RH

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia o texto a seguir:
A gestão de talentos é considerada a estratégia de negócios mais importante para uma corporação por executivos do mundo todo. Ainda assim, boa parte admite que a própria empresa não tem uma estratégia para essa área implementada e acha que não possui as pessoas certas para liderar a companhia.
Os resultados são de uma pequisa global, que incluiu o Brasil, feita pela consultoria de recrutamento para altos executivos Korn/Ferry com a participação de mais de cem profissionais. De acordo com o estudo, quase metade (45%) escolheu a gestão de talentos como estratégia corporativa mais importante para a empresa – mais do que marketing (selecionado por 26%), gestão financeira (21%) e capitalização (7%). No entanto, 35% dizem que a empresa não possui uma estratégia definida para a atração, retenção e gestão de talentos.
 Disponível em: (http://abrhba.org.br/noticia/gestao-de-talentos-e-estrategia-mais-importante-dizem-executivos)
Considerando o texto, conclui-se, com base nos dados apresentados, que:
Nota: 20.0
	
	A
	A gestão de talentos na empresa não é um fator relevante do sucesso organizacional.
	
	B
	A gestão de talentos é a principal estratégia para o sucesso de uma empresa.
Você acertou!
Segundo a pesquisa realizada, a gestão de talentos é mais importante do que a política de marketing, a gestão financeira e a própria capitalização.
	
	C
	Praticamente, todas as empresas têm uma estratégia definida para atrair, reter e gerenciar os seus talentos.
	
	D
	Segundo a pesquisa, esta é a ordem crescente de importância para o sucesso de uma empresa: 1o) ter alto capital de investimento; 2o) um bom plano de marketing; 3o) uma gestão financeira rigorosa e detalhada; 4o) uma política bem estruturada de valorização e gestão de talentos.
	
	E
	Todas as empresas que valorizam em primeiro lugar a gestão de talentos têm um plano de ação para pô-la em prática.
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Para se antecipar às necessidades e às mudanças impostas pelo mercado, as organizações estão procurando profissionais que entendam essa dinâmica empresarial, para direcionar suas ações de maneira estratégica, visando melhores resultados e continuar na disputa pela liderança do setor no qual estão inseridas. E o planejamento estratégico é uma competência que faz parte do perfil deste profissional; claro que agregado a este, temos várias outras que são fundamentais para que sua atuação seja bem-sucedida e para que o desempenho deste colaborador seja excelente. (Disponível em: DA SILVA, Ronaldo. Por Ronaldo Cruz da Silva para o RH.com.br. Planejamento estratégico: uma competência essencial para o sucesso empresarial)
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I - O planejamento estratégico é fator fundamental na administração e busca de resultados empresariais.
PORQUE
II - As organizações necessitam de profissionais que entendam como funciona a dinâmica empresarial e o mercado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
Uma boa administração empresarial necessita do planejamento
	
	B
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma preposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Para ser e?caz o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos su?ciente para abastecer adequadamente o processo de seleção que vem logo a seguir.
Com base nos conteúdos sobre recrutamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito que explica esse termo.
Nota: 20.0
	
	A
	Consiste na observação direta do cargo, identificando-se os pontos críticos, as características que serão valorizadas ou indesejadas nos candidatos.
	
	B
	Série de ações que têm o objetivo de atrair candidatos com potencial para disputar uma vaga e ingressar em uma empresa.
Você acertou!
Letra “b” Série de ações que têm o objetivo de atrair candidatos com potencial para disputar uma vaga e ingressar em uma empresa.
	
	C
	É o processo pelo qual a organização utiliza certas estratégias para filtrar e identificar os candidatos que reúnem as qualificações e as capacidades exigidas para ocupar um cargo oferecido pela empresa.
	
	D
	O objetivo é aprofundar a investigação e obter dados mais detalhados sobre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do candidato para ocupar o cargo desejado.
	
	E
	Refere-se ao conjunto de práticas voltadas à melhor adaptação dos empregados ao cargo.
Questão 4/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia o texto abaixo:
 
As mídias sociais já mudaram a forma de consumir conteúdo e produtos. Boa parte das empresas tem investido em estratégias para engajar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital. A mudança tem impactado diversas áreas, entre elas a de Recrutamento e Seleção, e o ‘caçador de talentos’ do futuro precisa estar conectado e antenado às mudanças no universo digital, cuidar da sua imagem na rede e ser heavy user, pois isso pode ajudar no processo de Hunting de profissionais.
Antes, os profissionais que atuavam nessa área sonhavam com ferramentas que permitissem acompanhar o dia-a-dia, desempenho, e que pudessem traçar perfis de candidatos. Hoje, essa realidade está mudando em algumas empresas, que entenderam a importância das ferramentas para otimização do tempo.
O recrutador deve ser meio ‘Geek’, pois ele terá disponíveis mais informações de inteligência para apoiar a tomada de decisões, e saber trafegar muito bem no universo digital. Ele não pode ficar restrito apenas ao Facebook, WhatsApp e Twitter, mas entender bem de plataformas de networking e Staffing, como LinkedIn e Glassdoor, e estar por dentro das mídias que podem ser a próxima ‘onda’ na rede.
(Disponível em: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/artigos/novo-perfil-do-profissional-de-recrutamento-e-selecao/)
Com base no texto, avalie as afirmações seguintes.
I - Não há relação significativa entre gestão de RH e midias digitais.
II - Atualmente, o gestor do Recursos Humanos necessita ter um bom domínio das midias digitais para exercer a sua função.
III - A tomada de decisões será facilitada pelo acesso a informações de inteligência mediante o uso do universo digital.
 
É CORRETO o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
Você acertou!
Bom gestor de RH necessita de domínio das midias digitais (II) e sua atividade deve apoiar-se em informações de inteligência vinculadas pelo universo digital (III).
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos: Subsistemas de RH
Leia o texto abaixo:
                       
Considerando a organização como um sistema aberto, sujeito a todo tipo de influência do meio que o circunda, e como sendo formado por vários subsistemas, se torna necessária a modernização constante das ferramentas e procedimentos organizacionais no sentido de se reduzir custos e aumentar produtividade com qualidade de forma que o espaço no mercado seja mantido ou até mesmo ampliado. Esta nova era, requer também que os profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos negócios sejam pessoas bem mais qualificadas (talentos).
Sabendo que a qualidade da equipe de trabalho é o que faz a diferença entre as empresas bem-sucedidas e que o treinamento, desenvolvimento profissional e organizacional são alimentadores das capacidades, da satisfação e da autoestima dos funcionários, torna-se cada vez mais imperativo que as organizações mantenham uma área de T&D focada nos resultados do negócio.(Disponível em: http://www.abrham.com.br/site/artigo) 
Considerando as idéias acima, avalie as afirmações a seguir.
I - As organizações empresariais devem funcionar independentemente do meio em que estão inseridas.
II - Bom gerenciamento dos negócios só é possível com pesoas talentosas.
III - As empresas bem sucedidas valorizam e investem em seus profissionais.
IV - Para que uma empresa cresça e amplie o seu mercado basta que disponha de capital suficiente.
 
É CORRETO o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
Você acertou!
Bons negócios dependem de pessoas talentosas (II), e boas empresas valorizam e investem em seus profissionais.
	
	D
	IV, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes