A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
APOL 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 1
Questão 1/5 - Recrutamento e Seleção
Analise o caso a seguir:
A Estravaganza é uma empresa que confecciona e comercializa roupas femininas destinadas ao público de mulheres jovens, que atuam no mercado de trabalho e primam pela elegância, bom gosto e fazem questão de acompanhar as tendências da moda ditadas em Milão. A empresa conta com 150 colaboradores, dentre eles estilistas, costureiros, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, vendedores entre outros. Recentemente o gestor de vendas pediu demissão por motivos pessoais, deixando em aberto a vaga que ocupava há quinze anos. Imediatamente a diretora geral comunicou ao RH a necessidade da abertura do processo seletivo.
A equipe do RH providenciou a RE e assim que obteve o retorno do documento com a assinatura deu início ao processo de recrutamento. O primeiro passo foi realizar a divulgação entre os colaboradores na matriz e nas duas filiais da empresa. Cinco vendedores e um supervisor de venda se candidataram à vaga. Os candidatos passaram por processo seletivo, com entrevista comportamental com foco em competência, dinâmica de grupo, análise grafológica e entrevista com a diretora e proprietária da empresa, que optou pelo candidato que ocupava o cargo de supervisão, um homem de 35 anos formado em Administração, casado com três filhos.
Ao ser promovido, o cargo que ocupava de supervisor ficou em aberto, demandando abertura do processo seletivo para preenchê-lo. Foi então que o RH fez a divulgação da vaga na matriz e nas filiais. Para surpresa da equipe, 25 dias haviam se passado e não houve inscrição para participar do processo seletivo, apesar dos insistentes convites a alguns funcionários.  A parir de então a empresa passou a buscar candidatos nas redes sociais e divulgou também na associação comercial e nas escolas com graduação e pós-graduação em gestão de vendas.
Em menos de 15 dias a empresa recebeu 50 currículos, sendo que 17 deles evidenciavam compatibilidade entre o perfil e as qualificações do candidato com os requisitos da vaga. Com aquele número de candidatos qualificados para nutrir o processo seletivo a gestora de RH sabia que o processo de recrutamento havia sido eficaz e que agora poderia dar início as etapas da seleção.
 
Assinale a alternativa correta que apresenta os tipos de recrutamento utilizados no caso.
Nota: 20.0
	
	A
	Foi realizado apenas recrutamento interno.
	
	B
	Foi realizado apenas recrutamento externo.
	
	C
	Foi realizado recrutamento interno, seguido do recrutamento externo.
Você acertou!
Estima-se que o aluno identifique que houve o recrutamento misto, inicialmente interno seguido de recrutamento externo.  O recrutamento interno a princípio trouxe a alternativa desejada, contudo uma vaga ficou em aberto e não pode ser preenchida internamente, fazendo com que a organização optasse por buscar candidatos no mercado.  Não havendo candidatos com qualificações desejadas, para o exercício do cargo, ou que queira assumir novos desafios, a organização abre para o recrutamento externo. O recrutamento interno atua como política de valorização aos trabalhadores que almejam ascensão na carreira. (Aula 02 - temas 3 e 4 e págs. 11-13 material IMPRESSÃO).
	
	D
	Primeiramente foi realizado recrutamento externo, seguido do recrutamento interno.
	
	E
	Não foi realizado nenhum tipo de recrutamento porque fizeram seleção com os funcionários.
Questão 2/5 - Recrutamento e Seleção
Leia o texto:
O teletrabalho e o trabalho em domicílio são formas que têm-se desenvolvido recentemente com o aumento do uso de tecnologias de informação, revelando uma realidade diferente daquela que habitualmente conhecíamos como o tradicional trabalho em casa (frequentemente, o trabalho de peças para empresas manufatureiras de brinquedos e de roupas, dentre outros). Embora este último ainda exista em vários países, uma nova forma de trabalho a partir de casa faz-se cada vez mais presente em quase todo o mundo. Beneficiando-se do uso de tecnologias de informação, esse novo formato pode ser considerado como teletrabalho. Enquanto não se dispõem de dados específicos sobre casos no Brasil, as informações sobre a Europa indicam que o teletrabalho vem desenvolvendo-se em todos os países, mesmo que as estatísticas sobre o emprego não examinem necessária e nitidamente o fenômeno.
Sobre a evolução histórica do trabalho assinale a alternativa correta relacionada ao texto acima:
Nota: 20.0
	
	A
	Escravidão
	
	B
	Servidão
	
	C
	Trabalho assalariado
	
	D
	Trabalho industrial
	
	E
	Trabalho digital
Você acertou!
Apenas a alternativa E é a correta, pois nos dias atuais somos testemunhas de uma transformação ímpar no mundo trabalho, jamais vista antes na história da humanidade, e apenas possível pelo avanço do conhecimento e pelo aparato tecnológico em constante inovação: o trabalho digital. Estamos na Era Digital, que está impactando profundamente os valores da sociedade, os relacionamentos e os cenários de trabalho. Podemos observar a passagem do trabalho assalariado para o trabalho autônomo. A presença física do trabalhador no ambiente de trabalho já não é mais requerida dado que, com o aparato tecnológico, o trabalho pode ser realizado de forma assíncrona e a distância (Págs. 4-6 material IMPRESSÃO da Aula 1).
Questão 3/5 - Recrutamento e Seleção
O mercado de trabalho é regulado pela Lei da Oferta e da Procura, que se manifesta meio de três possíveis cenários, conforme ilustra a figura a seguir:
Avalie as asserções a respeito do impacto do mercado de trabalho em condições de oferta de empregos, ou seja, a oferta de vagas é maior que a procura:
 
I - Flexibilização e adoção de práticas que reduzam o rigor e eleve a flexibilidade dos critérios de seleção.
II - Critérios elevados e a rigidez na seleção de pessoal.
III - Redução ou congelamento dos benefícios sociais.
Estão corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I
Você acertou!
Apenas a asserção I está correta, pois o cenário de oferta de vagas faz com que a organização se flexibilize e adote práticas que reduzam o rigor e eleve a flexibilidade dos critérios de seleção; eleve os investimentos em treinamento e amplie as estratégias de capacitação e aperfeiçoamento dos ingressantes; aumente o patamar salarial; amplie a oferta de benefícios sociais e priorize o recrutamento interno. Trata-se de um cenário altamente favorável para a mão de obra.  As demais asserções dizem respeito à condição de procura por vagas. (Aula 01 - tema 04 e pág. 12 material IMPRESSÃO)
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 4/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Você decidiu elaborar um teatro para demonstrar, aos seus colegas de trabalho, a importância da segurança no trabalho.
Esse teatro pode ser classificado como:
Nota: 20.0
	
	A
	Dinâmica de grupo
	
	B
	 Dramatização
Você acertou!
A técnica escolhida é a dramatização, pois como em um teatro, os participantes se tornam atores e representam uma situação empresarial,  proporcionando reflexões sobre a mesma (Freire, 2014, capítulo 3) 
(Cap. 3 pág. 89).
	
	C
	Estudo de caso
	
	D
	Conferência
	
	E
	Brainstorming
Questão 5/5 - Recrutamento e Seleção
Avalie a eficácia do recrutamento, conforme resultados a seguir:
	Referências
	Resultado
	Vaga para
	Pizzaiolo
	Número de vagas
	01
	Meio de divulgação
	Cartaz em terminais de ônibus metropolitano
	Total de candidatos
	80
	Número de candidatos com o perfil para a vaga
	2
	Número de candidatos contratados
	0
	Tempo de reposição da vaga
	Vaga em aberto
I - Ao avaliarmos o quadro observamos que a organização recebeu currículos, mas que, no entanto, apenas 2 candidatos apresentavam o perfil e as qualificações para a vaga, porém esta não foi preenchida.
 
II - As métricas demostram que o processo de recrutamento não foi eficaz, embora a empresa tenha investido tempo na triagem de currículos e na entrevista com os dois candidatos