Buscar

SEMINÁRIO DE SOLOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Centro de Ciências Agrárias e Biológicas – CCAB
Curso: Zootecnia
Disciplina: Solos
Professor: Joaquim Evando Freire
 
Agricultura convencional 
 versus 
 Agricultura orgânica
	
 BACHARELANDO EM ZOOTECNIA
 
 Adão Pontes Pereira
 Benedita Eliomara Brito e Silva
 Milena Alves dos Santos
eliomaraejesus@hotmail.com
milenaalvessanto@outlook.com
 
SUMÁRIO
Introdução
Histórico da agricultura 
Agricultura convencional 
 Vantagens e desvantagens da agricultura convenciona
Agricultura orgânica
 Vantagens e desvantagens da agricultura orgânica 
Diferenças entre agricultura convencional e agricultura orgânica
Conclusão
Referências bibliográficas 
 
	 INTRODUÇÃO
 
	
 
 Obtenção de alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. 
OBJETIVOS
 HISTÓRICO DA AGRICULTURA
 
 
 ager (campo, território) e cultūra (cultivo),
AGRICULTURA
	
HISTÓRICO DA AGRICULTURA
 Ao longo do tempo, as técnicas agrícolas desenvolvidas foram se tornando mais complexas. O domínio sobre os períodos de chuva e estiagem, as técnicas de irrigação e o invento do arado-semeador aumentaram significativamente a produção agrícola. Com isso, as populações aumentaram e as primeiras trocas comerciais começaram a surgir, a partir dos excedentes gerados pelas melhores colheitas. Assim, as primeiras diferenciações socioeconômicas surgiam no interior das sociedades.
	
AGRICULTURA CONVENCIONAL
A agricultura convencional (ou moderna) é o conjunto de práticas e técnicas realizadas a partir do marco chamado Revolução Verde, cuja finalidade era expandir a produção agrícola de modo que pudesse acompanhar o crescimento da população.
AGRICULTURA CONVENCIONAL
Pode ser praticada com base nos meios necessários para o aumento de produção.
Uso de máquinas e implementos para o preparo do solo (trator, arado, grade, escarificador, subsolador, etc).
Uso de corretivos de solo com práticas como: calagem, adubação.
Uso de espécies ou variedades adaptadas ou modificadas para produção em todas as ocasiões e necessidades possíveis.
AGRICULTURA CONVENCIONAL
Uso de produtos fitossanitários, ou seja, aqueles destinados a controle de pragas e doenças em plantas.
 
 Vantagens e desvantagens da agricultura convencional
 A agricultura convencional utiliza tecnologias de ponta para obter altos índices de produção. Com máquinas potentes, esses antigos trabalhadores braçais deixaram de aplicar a força na terra, passando assim, a aplicar esta força no aprendizado da utilização das máquinas agrícolas, o que facilita e otimiza a plantação em quase 100%.
 Essa agricultura também pode ser chamada de agricultura moderna, utilizando máquinas como tratores, colheitadeiras e semeadeiras, que fazem com precisão o serviço desde o arar a terra e o plantio. A irrigação da terra também foi aprimorada; hoje, não existe mais terra onde não se possa plantar. A água chega a qualquer lugar, basta a utilização de poços artesianos e mangueiras.
 Porém, há desvantagens em toda essa tecnologia. Por ser uma agricultura mais rápida, muitas vezes acaba prejudicando o solo. A alta rotatividade da terra faz com que os nutrientes necessários para a fertilização não sejam recuperados, prejudicando assim, o desenvolvimento da plantação. 
 
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Beneficia culturas agrícolas, aumentando a produtividade e combatendo as espécies nocivas
Graves problemas para a saúde e para o ambiente;
Salvou várias vidas humanas que morreriam devido a doenças transmitidas por insetos, ratos e outros animais.
O uso excessivo pode causar doenças e envenenamentos no homem; Desaparecimento de algumas populações de seres vivos devido à toxidade.
Aumenta a produção de alimentos para uma população crescente.
Os pesticidas podem contaminar as águas superficiais e subterrâneas;
Os pesticidas têm efeitos secundários nos ecossistemas;
Tabela 1: Vantagens e desvantagens da agricultura convencional
	
 AGRICULTURA ORGÂNICA
	
 
 Agricultura orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos.
	
 Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade; não utilizando agrotóxicos preserva a qualidade da água usada na irrigação e não polui o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas; por utilizar sistema de manejo mínimo do solo assegura a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosões e degradação, contribuindo para promover e restaurar a rica biodiversidade local.
AGRICULTURA ORGÂNICA
 As práticas da agricultura orgânica, implicam em:
AGRICULTURA ORGÂNICA
Uso da adubação verde com uso de leguminosas fixadoras de nitrogênio atmosférico;
Adubação orgânica com uso de compostagem da matéria orgânica, que pela fermentação elimina microrganismos como fungos e bactérias, eventualmente existentes em estercos de origem animal, desde que provenientes da própria região;
Minhocultura, geradora de húmus com diferentes graus de fertilidade; manejo mínimo e adequado do solo com plantio direto, curvas de níveis e outras para assegurar sua estrutura, fertilidade e porosidade;
AGRICULTURA ORGÂNICA
Manejo da vegetação nativa, como cobertura morta, rotação de culturas e cultivos protegidos para controle da luminosidade, temperatura, umidade, pluviosidade e intempéries;
Uso racional da água de irrigação seja por gotejamento ou demais técnicas econômicas de água contextualizadas na realidade local de topografia, clima, variação climática e hábitos culturais de sua população.
 
 
Vantagens e desvantagens da agricultura orgânica
 Nesse tipo de produção, por exemplo, utilizam-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Um exemplo é o controle biológico, técnica que utiliza meios naturais para diminuir a população de organismos ofensivos, e o uso do húmus e estercos animais, que aumentam a fertilidade do solo. Além disso, é empregada tecnologias para análise do solo, clima e água.
VANTAGENS
 
 
Vantagens e desvantagens da agricultura orgânica
 Além de não prejudicar o meio ambiente, a agricultura orgânica traz como vantagens o equilíbrio microbiológico do solo, sem degradar a biodiversidade, já que utiliza a rotação de culturas, adubação verde e a compostagem, que ajudam a impedir o desaparecimento de muitas espécies.
	
 
 
 Consiste no fato de que agricultura orgânica necessita de uma área maior para o cultivo e muitos produtos apresentam uma qualidade inferior no que diz respeito à sua aparência, como brilho, tamanho e cor.
DESVANTAGENS
 
Tabela 2: Agricultura Convencional x Agricultura Orgânica
CONVENCIONAL
ORGÂNICA
Uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos, pois as plantas selecionadas para altos rendimentos requerem altas doses destes produtos.
Uso de adubos orgânicos (composto, esterco, adubo verde) e controle alternativo de pragas e doenças.
A monocultura, aliada à exigência de grandes escalas de produção.
.Produção mais diversificada, aumento da biodiversidade
A criação de espécies de pragas e doenças resistentes e a eliminação de seus inimigos naturais.
 
Manejo ecológico das pragas e doenças.
A degradação do solo e a contaminação de cursos d’água por práticas equivocadas: monocultura, uso intensivo de máquinas e implementos agrícolas, baixa cobertura do solo, entre outras
Uso de
práticas conservacionistas do solo e preservação ambiental.
A alta dependência externa de insumos e de energia não renovável
Busca a auto sustentabilidade dos sistemas de produção.
A contaminação de trabalhadores rurais e consumidores por usos indevidos de agrotóxicos e aditivos químicos.
Produção de alimentos livres de contaminação por agrotóxicos: mais saúde para o trabalhador rural e para o consumidor.
	
CONCLUSÃO
 O papel da agricultura não é somente o de produzir bens alimentares ao mínimo custo possível. A sociedade exige que os bens agrícolas sejam seguros para consumo e de elevada qualidade e que os agricultores protejam o ambiente, salvaguardem os recursos agroecológicos, preservem as paisagens rurais e contribuam para o desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais incluindo a criação de emprego. Assim, pode dizer-se que a agricultura tem funções ambientais, econômicas, sociais e de segurança alimentar.
	
 
OBRIGADA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais