Buscar

Estudo Dirigido 2 Genética.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA GENÉTICA - ESTUDO DIRIGIDO 2 (SUPERIOR EM AGRONOMIA)
ALUNOS________________________________________
 ________________________________________
IFMG - PROF. JOÃO PAULO LEMOS DATA ENTREGA: 18-11-2016
1- Na genética há formas de visualizar as conseqüências da autofecundação em sucessivas gerações. Considerando que na população trabalhada existe 100% de indivíduos Aa. Qual será a freqüência esperada na geração 6, sendo que cada indivíduo autofecundado deixa quatro descendentes para a próxima geração?Faço passo a passo usando o esquema trabalhado em sala de aula.
2 - Em ervilhas de jardim o efeito do alelo para planta alta T é dominante sobre o alelo para planta baixa t e o efeito do alelo para semente lisa S é dominante sobre o alelo para rugosa s. Também se sabe que estes genes segregam-se independentemente. 
(a) que proporção fenotípica espera-se entre a descendência de plantas da F1 altas e de sementes lisas cruzadas entre si (derivadas de genitores homozigóticos para ambos os genes)? 
(b) haveria variação nos fenótipos da geração F se as plantas da F1 derivassem de pais Ttss com ttSS?
 (c) que resultados fenotípicos se esperariam do cruzamento entre plantas da F1 com plantas baixas e de sementes lisas?
3 - Determine a ordem de dominância dos seguintes alelos P – púrpura, P1 – turquesa e P2 – azul, para flores boca-de-leão, cujos resultados dos cruzamentos estão na tabela abaixo:
4 - A forma e a cor de rabanetes são controladas por dois pares independentes de alelos que não apresentam dominância; cada genótipo é distinguível fenotipicamente. A cor pode ser vermelha (RR) ou branca (R`R`) e púrpura (RR`) e a forma pode ser longa (LL), oval (LL`) ou arredondada (L`L`). Usando o método do quadrado de Punnet, esquematize um cruzamento entre rabanetes vermelhos, longos (RRLL) e brancos arredondados (R`R`L`L`) e apresente os resultados dos fenótipos, genótipos e freqüência fenotípica da F2.
5 - Julgue as alternativas abaixo com V ou F e justifique as questões falsas:
A) (  ) Podemos afirmar que o genótipo é o resultado da interação entre fenótipo e o ambiente.
B) (  ) Cruzamentos-teste  são utilizados, entre outras coisas, para determinar genótipos.
C) (  ) Um homem de sangue B e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo O.
D) (  ) Um homem de sangue O e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo B.
6 - Na herança mendeliana, cada caráter é condicionado por um par de genes alelos. Fala-se em polialelia ou alelos múltiplos quando um caráter pode ser determinado por 3 ou mais alelos. De um modo geral, numa série de alelos múltiplos, o número de genótipos possíveis é dado por n(n+1)/2. Nesse total de genótipos, há n homozigotos. Na mosca drosófila, a cor dos olhos é determinada por uma série de 9 alelos. Qual deverá ser a porcentagem de genótipos heterozigotos?
7- Observe atentamente o quadro abaixo, no qual são relacionados dois indivíduos de sexo masculino e dois de sexo feminino, com seus respectivos tipos sanguíneos no sistema ABO. 
A) se Marcelo se casar com Fernanda, poderão ter filhos com aglutinogênio A ou filhos sem aglutinogênios. 
B) Marcelo pode receber sangue de todos os indivíduos citados. 
C) se Carlos se casar com Flávia, poderão ter filhos com tipo sanguíneo O e AB. 
D) Carlos é doador universal. 
E) nenhum dos indivíduos citados pode ser homozigoto.
8– Qual a importância da segunda lei de Mendel? Qual a relação genotípica e fenotípica da geração F2, considerando o cruzamento entre os parentais (triplo homozigotos – genes independentes) VVRRZZ x vvrrzz utilizando o método de contagem e o de probabilidade.
9 - Qual a probabilidade de um casal ter dois filhos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino?
10 – Você foi convidado para dar assistência a uma fazenda na região de Coelhândia-MG. O senhor Agripino veio com o seguinte problema: Comecei um cruzamento comercial com coelhos, onde tinha um macho de cor selvagem e uma fêmea de cor chinchila, onde originou na F1 4 filhotes (50% selvagem e 50% chinchila). No entanto nos cruzamentos feitos com a F1 para obtenção da próxima geração F2, apareceu outra cor de coelho, a cor Himalaia. “Uai doutor esse trem ta doido, porque queria trabalhar somente com as duas cores dos pais e virou essa bagunça”. Explique para o Sr. Agripino o que deve ter acontecido, indicando os cruzamento e os possíveis genótipos e fenótipos que podem ter ocorrido e os que poderão ocorrer subsequentemente.
11 – O que é a incompatibilidade esporofítica e incompatibilidade gametofítica? Existem diferenças entre elas? Se sim, quais são?
12 – Sabe-se que Incompatibilidade é o insucesso de certos cruzamentos em produzir descendentes ou incapacidade de ocorrer autofecundação. Faça o quadro dos possíveis cruzamentos existentes:
Temos os genitores femininos S1S4, S2S3, S3S4 e os genitores masculinos S1S2 e S2S3. (caso tenha incompatibilidade esporofítica).
Temos os genitores femininos S1S2, S3S4 e os genitores masculinos S1S2 e S3S2 (caso tenha incompatibilidade gametofítica).
13 – Quanto genótipos na descendência são possíveis sabendo que foi considerado no cruzamento 4 genes e 10 alelos para cada loci gênico. B) Considerando o problema, qual o número de genótipos existentes para a classe de genótipos na constituição de 1 homozigoto e 3 heterozigotos? Considere os genes independentes para o caso de polialelia.

Continue navegando