Buscar

Questões sobre Processo Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BDQ GERAL PROCESSO PENAL
	1a Questão (Ref.:201601758039)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a regra do art. 10 do CPP, ¿o inquérito deverá terminar no prazo de _____ dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de______ dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.¿ Assinale a alternativa que preenche, adequada e respectiva- mente, as lacunas do texto.
	 
	10 ¿ 30
	
	5 ¿ 15
	
	10 ¿ 90
	
	5 ¿ 30
	
	30 ¿ 90
	
	2a Questão (Ref.:201601773785)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando do cometimento de um crime de Ação Penal Pública Incondicionada a autoridade policial:
	
	não poderá instaurar a investigação, se o crime foi praticado contra o patrimônio.
	
	tem a mera faculdade de instaurar procedimento investigatório.
	 
	deverá instaurar o inquérito policial enquanto não extinta a punibilidade pela prescrição.
	
	nenhuma das alternativas acima.
	
	poderá proceder a instauração dos atos de investigação somente se houver representação da vítima, desde que menor de 18 anos.
	
	3a Questão (Ref.:201601862339)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
1
	A respeito do inquérito policial, assinale a alternativa incorreta:
	
	Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais
	
	O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias
	 
	Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, que poderá determinar imediata instauração de inquérito para apuração dos fatos noticiados
	
	As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado
	
	Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos
	
	4a Questão (Ref.:201601251868)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	
	5a Questão (Ref.:201601289220)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Polícia Federal do Amapá, em ação desenvolvida com a Marinha do Brasil e com a Marinha da França, apreendeu, em águas internacionais, uma embarcação pesqueira com 800 quilos de cocaína. Os tripulantes, todos brasileiros, foram presos. Considerando apenas os dados enunciados, é aplicável a lei brasileira porque:
	 
	O crime de tráfico internacional de drogas foi praticado por brasileiro;
	
	A lei francesa não é aplicável;
	
	A embarcação é brasileira.
	
	A embarcação se encontrava em alto-mar;
	6a Questão (Ref.:201601907652)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	5. Ernestina Pedreira, ao chegar na sua residência situada na região praiana constatou que as janelas foram violadas e alguns objetos haviam sido subtraídos. Dirigiu-se a Delegacia local e registrou uma notícia do fato delituosos. O Delegado de Polícia, registra o fato e instaura o respectivo inquérito policial, por portaria, e determina que os investigadores e peritos se desloquem à casa de Ernestina e façam o levantamento do local de crime. Envidados todos os esforços que estavam ao seu alcance a autoridade não consegue identificar o autor dos fatos e nem mesmo recuperar os objetos furtados. Diante da assertiva acima assinale a alternativa correta:
	
	A autoridade policial, diante da poder discricionário poderá determinar, imediatamente, o arquivamento do Inquérito Policial, sem que haja a intervenção do Poder Judiciário e, neste caso, poderá reabrir o Inquérito policial caso surgirem novas provas, conforme prevê o artigo 18 do Código de Processo Penal
	
	Suspender as investigações, e arquivar provisoriaente, até que surjam novas provas, e, neste caso, estará sujeitos ao prazo prescricional do crime investigado
	
	Elaborar o relatório com as respectivas conclusões e requerer o arquivamento, ao Secretário de Segurança, tendo em vista, ser este a autoridade superior com atribuições exclusivas para proceder o arquivamento do Inquérito Policial, na forma da lei
	
	Nenhuma alterativa está correta.
	 
	Elaborar o relatório com as respectivas conclusões e requerer o arquivamento, ao Juiz, que encaminhará ao Promotor de Justiça para que analise de se for o caso promova o pedido de arquivamento, o que não obrigará o juiz ao arquivamento
	
	7a Questão (Ref.:201601756201)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5o , inciso LV, da Constituição da República, é INCORRETO afirmar que:
	
	a ampla defesa desdobra-se em autodefesa e defesa técnica, sendo a primeira exercida pessoalmente pelo acusado e a segunda por profissional habilitado, com capacidade postulatória e conhecimentos técnicos.
	
	o contraditório é a ciência bilateral dos atos e termos processuais e a possibilidade de contrariá-los.
	 
	foram inovações trazidas pelo texto constitucional de 1988.
	
	a defesa técnica é irrenunciável, por se tratar de garantia da própria jurisdição.
	
	estão intimamente relacionados, uma vez que a ampla defesa garante o contraditório e por ele se manifesta e é garantida.
	
	8a Questão (Ref.:201601751088)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito dos sujeitos do processo penal brasileiro, é INCORRETO afirmar que
	
	O juiz exerce atividade administrativa, além da função jurisdicional, com o objetivo de assegurar a ordem no decorrer do processo, podendo requisitar o concurso da polícia.
	 
	O réu poderá indicar seu defensor constituído por ocasião do interrogatório judicial, mas a validade dessa indicação dependerá de ulterior juntada de instrumento de mandato.
	
	Se o acusado não o tiver, ser-lhe-á nomeado defensor pelo juiz, ressalvado o eu direito de, a todo tempo, constituir outro de sua confiança ou exercer a própria defesa, caso tenha habilitação.
	
	O Ministério Público, não obstante seja parte no processo, acusador e titular da pretensão punitiva, pode postular a absolvição do acusado.
	
	O assistente de acusação pode ser admitido em qualquer fase do processo em que se encontre, não podendo intervir em fases processuais pretéritas.
	
	9a Questão (Ref.:201601751868)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito dos sujeitos do processo assinale a alternativa correta
	 
	A vítima pode intervir no processo penal, por meio de advogado, como assistente de acusação, depois de oferecida a denúncia e enquanto não transitar em julgado a decisão final.
	
	A vítima pode intervir no processo penal, por meio de advogado, como assistente da acusação, a qualquer tempo, inclusive na execução penal.
	
	A vítima, admitida como assistente de acusação, pode arrolar testemunhas, oferecer razões, participar do debate oral e recorrer da decisão que rejeitar denúncia.
	
	A vítimapode intervir no processo penal, por meio de advogado, como assistente de acusação, desde a fase preparatória da persecução.
	
	A vítima não pode intervir no processo, quando a ação penal é de inciativa pública incondicionada.
	
	10a Questão (Ref.:201601758038)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca da aplicação da lei processual penal no tempo e no espaço, assinale a opção correta.
	
	De acordo com o entendimento majoritário, a lei processual penal posterior e mais gravosa ao réu não deve ser aplicada a fatos cometidos na vigência de norma anterior, em decorrência do princípio tempus regit actum.
	
	Em relação à aplicação de lei processual penal no espaço, o princípio da territorialidade é a regra geral, exceto em caso de crime contra a vida ou a liberdade do presidente da República, crime contra a administração pública e de delito de genocídio cometidos no estrangeiro.
	
	Os prazos iniciados na vigência de determinada norma processual penal, em nenhuma hipótese, poderão ser afetados por norma processual posterior.
	
	A lei processual penal posterior que, de qualquer modo, favoreça o agente deverá ser aplicada aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	 
	De acordo com o princípio da imediatidade, serão exercidos sob a disciplina de legislação superveniente os atos processuais de processo em andamento ainda não iniciados.
	
	11a Questão (Ref.:201601291199)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal:
	
	Presunção de Inocência;
	
	Ampla Defesa;
	 
	Produção de provas "ex-officio" pelo juiz em fase inquisitiva;
	
	Obrigatoriedade de motivação das decisões judiciais.
	
	Isonomia Processual;
	
	12a Questão (Ref.:201601763953)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca das disposições contidas no CPP sobre o Inquérito Policial, assinale a correta.
	
	Nos crimes de ação privada, a autoridade policial poderá proceder a inquérito a requerimento de qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal.
	
	A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito.
	 
	Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
	
	Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o tribunal competente.
	
	13a Questão (Ref.:201601289134)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(MPU/MPDFT/Prom. Just. Adjunto/2002) O art. 5º, inciso LV, da Constituição da República assegura aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Com apoio nesse dispositivo, o acusado
	
	Tem direito a ser previamente informado, durante o inquérito policial, da decretação de medidas cautelares, entre as quais a busca e apreensão domiciliar
	
	Poderá dispensar a presença de advogado na audiência de inquirição das testemunhas arroladas na denúncia, por ser a defesa técnica um direito disponível nos atos de instrução.
	
	Poderá, se o requerer, usar a palavra pelo dobro do tempo destinado aos debates, no julgamento pelo tribunal do júri.
	 
	Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais, além do interrogatório, como exercício da sua autodefesa.
	14a Questão (Ref.:201601289352)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria, que tem 16 anos de idade, casada, foi vítima de crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à representação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
	
	Caso Maria deixe de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça.
	
	Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.
	 
	A representação deverá ser exercida pelo seu representante legal visto que a emancipação pelo casamento só gera efeitos civis, e o marido não pode ser representante legal da mulher.
	
	O representante legal de Maria também poderá mover a ação penal, visto que o direito de ação é concorrente pelo fato de Maria ser casada e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
	
	Caso Maria venha a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
	
	15a Questão (Ref.:201601768683)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/SP 127º) sobre a influência do julgado penal no cível, assinale a alternativa correta:
	 
	(A) não impede a propositura da ação civil a decisão que julgar extinta a punibilidade
	
	(D) faz coisa julgada no cível a sentença penal que absolver por insuficiência de provas
	
	(C) não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estrito cumprimento do dever legal
	
	(B) impede a propositura da ação civil a sentença que decidir que o fato imputado não constitui crime
	
	16a Questão (Ref.:201601770339)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/SP 122ª) O assistente de acusação pode funcionar somente nos processos de :
	 
	Ação penal pública
	
	Ação penal pública condicionada
	
	Crimes de ação penal de iniciativa privada
	
	Crimes de ação penal pública incondicionada
	
	17a Questão (Ref.:201601770337)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o assistente de acusação, é correto afirmar:
	 
	Pode o assistente recorrer da sentença de impronúncia
	
	Só cabe habilitação do assistente até sentença penal
	
	Admite-se o assistente tanto na ação penal pública quanto na ação penal privada
	
	Da decisão que não admite o assistente cabe apelação
	
	18a Questão (Ref.:201601751090)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere à ação penal, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:
	
	A queixa na ação penal privativa do ofendido não poderá ser aditada pelo Ministério Público.
	 
	Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.
	
	A representação será irretratável após o encerramento do inquérito policial.
	
	A aceitação do perdão fora do processo não poderá ser feita por procurador com poderes especiais.
	
	Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se-á perempta a ação penal quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 60 dias seguidos.
	19a Questão (Ref.:201601289352)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria, que tem 16 anos de idade, casada, foi vítima de crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à representação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
	
	Caso Maria deixe de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça.
	
	Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.
	 
	A representação deverá ser exercida pelo seu representante legal visto que a emancipação pelo casamento só gera efeitos civis, e o marido não pode ser representante legal da mulher.
	
	O representante legal de Maria também poderá mover a ação penal, visto que o direito de ação é concorrente pelo fato de Maria ser casada e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
	
	Caso Maria venha a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
	
	20a Questão (Ref.:201601768683)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/SP 127º) sobre a influênciado julgado penal no cível, assinale a alternativa correta:
	 
	(A) não impede a propositura da ação civil a decisão que julgar extinta a punibilidade
	
	(D) faz coisa julgada no cível a sentença penal que absolver por insuficiência de provas
	
	(C) não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estrito cumprimento do dever legal
	
	(B) impede a propositura da ação civil a sentença que decidir que o fato imputado não constitui crime
	
	21a Questão (Ref.:201601770339)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/SP 122ª) O assistente de acusação pode funcionar somente nos processos de :
	 
	Ação penal pública
	
	Ação penal pública condicionada
	
	Crimes de ação penal de iniciativa privada
	
	Crimes de ação penal pública incondicionada
	
	22a Questão (Ref.:201601770337)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o assistente de acusação, é correto afirmar:
	 
	Pode o assistente recorrer da sentença de impronúncia
	
	Só cabe habilitação do assistente até sentença penal
	
	Admite-se o assistente tanto na ação penal pública quanto na ação penal privada
	
	Da decisão que não admite o assistente cabe apelação
	
	23a Questão (Ref.:201601751090)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere à ação penal, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:
	
	A queixa na ação penal privativa do ofendido não poderá ser aditada pelo Ministério Público.
	 
	Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.
	
	A representação será irretratável após o encerramento do inquérito policial.
	
	A aceitação do perdão fora do processo não poderá ser feita por procurador com poderes especiais.
	
	Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se-á perempta a ação penal quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 60 dias seguidos.

Outros materiais