A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Análise dos Sistemas de Medição II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Gráficos, imagens e ilustrações são importantes para o entendimento do conteúdo apresentado. No entanto, devem ser utilizadas com parcimônia, sem poluir o documento. Como critério geral de inclusão de imagens (ou gráficos, tabelas, ilustrações) em documentos podemos utilizar a pergunta: essa imagem é necessária para o entendimento do texto? Se a resposta for não, remova-a. Sobre as recomendações para a apresentação de gráficos e ilustrações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tabelas devem ser utilizadas, desde que seja possível ver todos os elementos presentes.
(    ) Se a tabela for muito grande, pode ser colocada como anexo do relatório.
(    ) Observar se o nível de detalhamento da tabela é o que o leitor deseja ou precisa.
(    ) Apresentar todas as informações indiscriminadamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	2.
	A folha de verificação é apontada como uma ferramenta genérica. Esse caráter genérico faz com que seja uma ferramenta altamente adaptável, podendo ser incorporada em qualquer tipo de indústria. Normalmente ela é usada no início de um novo controle de processo ou quando há problemas a serem solucionados na indústria. Sobre as desvantagens dessa ferramenta da qualidade, analise as sentenças a seguir:
I- Pode ter custos extras e interferir no processo de produção.
II- Aquisição de dados discretos.
III- Organiza os dados.
IV- Simples adaptação da estrutura da folha ao processo em estudo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	3.
	Todo o relatório deve apresentar uma estrutura básica para assim haver uma maior possibilidade de compressão do trabalho realizado e descrito no relatório. Existem tópicos básicos que fazem parte da estrutura do trabalho. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Introdução: breve relato sobre o objetivo do relatório.
(    ) Apresentação de métodos e dados: apresentação dos instrumentos e métodos utilizados junto aos dados brutos coletados, normalmente apresentados na forma de uma tabela. Pode conter gráficos e ilustrações.
(    ) Resultados: se for necessário, apresentação dos resultados a partir de métodos estatísticos, não deve conter gráficos e ilustrações.
(    ) Conclusão: Sempre deve haver interpretação sobre os dados coletados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Segundo Werkema (2014, p. 3), "a redução da variabilidade dos processos implica uma diminuição do número de produtos defeituosos fabricados", ou seja, tudo o que buscamos em uma linha industrial é a minimização da variabilidade dos processos envolvidos. Sobre a melhor maneira de minimizar essa variação, analise as sentenças a seguir:
I- Monitorar os processos seria a melhor maneira. Essa monitoração necessita de coleta, tratamento e apresentação dos resultados de forma que seja simples acompanhar, analisar e identificar variações.
II- Analisar e determinar a importância do ensaio, assim como seu impacto na produção. Bem como o seu método de execução.
III- determinar quais os impactos da realização do ensaio no sistema produtivo, apresentando aspectos positivos e negativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WERKEMA, C. Avaliação de sistemas de medição. Belo Horizonte: Werkema, 2016.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	Na realização de ensaios em ambientes industriais, existe a necessidade de cuidados especiais, sobretudo com relação ao monitoramento do ensaio. Ensaios e aquisição de dados no processo constituem ferramentas importantes de diagnóstico, mas podem ser também fontes de custo e de aumento do tempo de processo. Assim, existem motivos para o monitoramento dos ensaios ou processo industrial. Sobre os motivos para o monitoramento de um processo industrial, analise as sentenças a seguir:
I- Calibração e aferição de instrumentos.
II- Controle de qualidade de partes do processo.
III- Inspeção do produto final.
IV- Análise e desenvolvimentos dos sistemas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III, e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	Há vários tipos e formas de folhas de verificação, que vão desde tabelas desenhadas em papel até planilhas eletrônicas, e seus dados fornecem informações importantes sobre o andamento do processo. As folhas de verificação são, por definição, práticas e diretas, e são utilizadas em todas as outras ferramentas de qualidade. Pode-se citar quatro tipos de folhas de verificação mais utilizadas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Folha de verificação para distribuição de um item de controle de um processo produtivo.
(    ) Folha de verificação para classificação.
(    ) Folha de verificação para localização de defeitos.
(    ) Folha de análise de dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	O diagrama de dispersão mostra a relação entre duas variáveis considerando os dados colhidos no processo industrial. Algumas variáveis são dependentes de outras, porém, quando analisamos processos, nem sempre é clara a relação entre as diversas variáveis e, por isso, pode-se utilizar o diagrama de dispersão para mostrar a dependência ou independência entre duas variáveis.Sobre o exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
	
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	Diagrama que mostra a relação entre duas variáveis considerando os dados colhidos no processo industrial. Algumas variáveis são dependentes de outras, por exemplo, o comprimento de uma peça com a temperatura ambiente, a física nos diz que quanto maior a temperatura, maior o comprimento da peça, e dessa forma consideramos as duas variáveis diretamente dependentes. No entanto, quando analisamos processos, nem sempre é clara a relação entre as diversas variáveis e, por isso, pode-se utilizar o diagrama para mostrar a dependência ou independência entre duas variáveis. Sobre esse tipo de diagrama, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diagrama de Pareto.
	 b)
	Diagrama histograma.
	 c)
	Diagrama de dispersão.
	 d)
	Diagrama de causa e efeito.
	9.
	Existem uma quantidade e diversidade enorme de informação que podem ser obtidas por meio dos ensaios industriais. Nesse sentido, necessita-se conceituar e separar cada tipo de dado obtido, como no caso de informações numéricas quantitativas ou qualitativas, ou simples dados de informações qualitativas de aferição. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
	
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	A folha de verificação é apontada como uma ferramenta genérica. Esse caráter genérico faz com que seja uma ferramenta altamente adaptável, podendo ser incorporada em qualquer tipo de indústria. Normalmente ela é usada no início de um novo controle de processo ou quando há problemas a serem solucionados na indústria. Sobre as vantagens dessa ferramenta da qualidade, analise as sentenças a seguir:
I- Simples preenchimento da