Buscar

Tales de Mileto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tales de Mileto
Tudo Começa na Água
Tales de Mileto
	O primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia, nascido em Mileto, antiga colônia grega, atual Turquia, por volta de 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 558 a.C.
	Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucos novas formas de vida e evolução iriam se desenvolvendo, originando todas as coisas existentes.
Tales de Mileto
	Tales pode ser tido também como o pai da filosofia unitarista - que busca a explicação de todas as coisas a partir de um único princípio (no caso dele, a água)
	O grande mérito de Tales, na verdade, não foi a sua explicação aquática da realidade: foi o fato de que, pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.
Tales de Mileto
	Tales inaugurou na filosofia a corrente dos pensadores “físicos”: filósofos que buscavam entender e explicar a origem da physis - palavra grega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformação de todas as coisas.
	O que se sabe sobre as ideias desse filósofo resulta de comentários feitos pelos pensadores gregos que o sucederam, pois não há preservados registros escritos de sua autoria. As principais referências que temos a seu respeito vêm do filósofo Aristóteles.
http://www.e-biografias.net/tales_de_mileto/
Frases famosas atribuídas ao filósofo
“Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros.”
“Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito.”
“Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria.”
“Espera de teu filho o que fizeste com teu pai.”
 “O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela.”
“Pega para ti o conselho que dás aos outros.”
 “A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm – ainda a possuem.”
“Ajuda teu semelhante a levantar sua carga, mas não a carregues.”
“A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e a mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus.”
http://www.estudopratico.com.br/biografia-do-filosofo-tales-de-mileto/
Engenharia de Controle Automação
Cadeira:
	Filosofia e Sociologia
Professor:
	Airton Tolfo
	
Acadêmicos:
	Claudinei Stiegelmaier
	Gabriel Rogério Mühlbeier
http://www.estudopratico.com.br/biografia-do-filosofo-tales-de-mileto/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais