Buscar

Atividades sobre políticas públicas e orga da educação básica

Prévia do material em texto

Atividades sobre políticas públicas e orga da educação básica.
		O neoliberalismo apresenta uma serie de sugestões / recomendações com relação a Politicas Publicas. Leia, com atenção, as afirmativas abaixo: I. Privatização de serviços públicos estatais. II. Redução drástica na oferta de politicas sociais compensatórias, como os programas de previdência social publica, habitação popular, assistência social e credito rural subsidiado. III. Restrições ao direito da universalidade no atendimento a Saúde e a Educação. IV. A redução drástica na oferta de politicas sociais compensatórias por parte do Estado e a privatização de serviços públicos permite uma oferta de maior qualidade de politicas sociais compensatórias por parte da iniciativa privada cobrando preços razoáveis mas propiciando o atendimento a todos, o que não acontece quando essas politicas sociais são oferecidas pelo Estado. . Assinale, abaixo, a opção correta:
	
	
	
	As opções II, III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmações III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	
	As afirmações I, II e III estão corretas; (aula 2, telas 23/28 e 24/28).
	
	
	As afirmações I e III estão corretas;
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal visou  encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O chamado Estado de Bem Estar Social, surgido após a segunda guerra mundial, pôde trazer conseqüências para a nossa sociedade como:
	
	
	
	igualdade social;
	
	
	um desequilíbrio nas relações entre Estados, entre mercado e Estado e, consequentemente, entre Estado e indivíduo;
	
	
	geração de riquezas materiais para atender toda a sociedade;
	
	
	riqueza, emprego e saúde para toda a população.
	
	
	mobilização das classes trabalhadoras;
	
Explicação:
O Estado de Bem Estar Social , depois de muitas décadas, ficou economicamente sobrecarregado e entrou em crise nos anos 70. Então, foi substituído pelo Estado Neoliberal, justificando-se esse processo pelo fato de que o aparelho estatal  não tinha mais condições econômicas de sustentá-lo. Com isso, os direitos de cidadania passaram a ser revistos, provocando vários desequilíbrios nos contextos político, econômico e social.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Na década de 1990, não dava mais para esconder que o modelo de desenvolvimento capitalista da época estava em crise. Crise essa, que já se anunciava em grande parte do mundo, desde meados dos anos de 1970. Isso favoreceu a crítica dos economistas conservadores, neoliberais, que há tempos vinham combatendo:
	
	
	
	Movimento Fordista
	
	
	O Estado de Bem-estar social.
	
	
	O capitalismo
	
	
	A ditadura militar
	
	
	O taylorismo
	
Explicação:
A implantação do modelo Neoliberal teve como principal objetivo   encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, uma vez que o Estado não dispunha mais de recursos. Assim,  ao longo das décadas, surge  o embate entre os dois modelos, favorecendo, assim, ao surgimento de críticas,  principalmente por parte dos ideológicos  de direita e de esquerda, que  debatem qual modelo seria mais viável.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Os princípios liberais do início do século XX afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda. Estamos nos referindo aos:
	
	
	
	Capitalistas
	
	
	Neoliberais
	
	
	Fordistas
	
	
	Socialistas
	
	
	Tayloristas
	
Explicação:
A atuação do Estado a fim de que acontecesse a reformulação das concepções liberais deu origem a uma doutrina denominada Neoliberalismo, cujas premissas básicas  eram controlar o mercado financeiro e o consumo através do aumento ou redução das taxas de juros, políticas cambiais e privatizações. O Neoliberalismo impulsionou a economia baseada no livre jogo das forças do mercado, o que garantiria o crescimento econômico,  o desenvolvimento social  e  propiciaria as relações econômicas internacionais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A ofensiva Neoliberal, que defendia a privatização dos serviços públicos como os de educação e saúde, por exemplo, visava tornar estes serviços competitivos para o mercado. Assim, este novo modelo de capitalismo se contrapunha:
	
	
	
	ao processo de internacionalização das economias capitalistas
	
	
	à política de Estado de Bem-Estar Social
	
	
	à lucratividade, ao direito a investimentos e a acumulação de capitais
	
	
	à  liberdade e expansão do mercado financeiro
	
	
	à formação de grandes blocos econômicos
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal visou  encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		"O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é o resultado dos anseios por reformas educacionais, acreditando que para que haja uma mudança na estrutura de um país, antes é necessário realizar uma mudança no modelo educacional. (...) Desta maneira, o Manifesto representa não apenas uma síntese dos ideais de reconstrução educacional, mas também um impulso à tentativa de avanço sobre novas propostas de educação". (http://escolanova.net/pages/manifesto.htm) Assinale a alternativa que melhor corresponde aos objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
	
	
	
	Uma maior centralização do poder educacional através das entidades governamentais, a fim de garantir um modelo que estivesse de acordo com os planos de governo.
	
	
	Escola pública e única, onde predominassem as concepções de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação.
	
	
	Fortalecimento da autoridade do professor em sala de aula, como detentor do saber e responsável pela transmissão dos conhecimentos.
	
	
	Uma escola que respeitasse o tempo e o limite de cada aluno, assegurando condições necessárias para concluir todo o processo de escolarização.
	
	
	Educação bancária e tecnicista, onde os alunos poderiam aprender um ofício para a vida profissional desde cedo, ofício este direcionado a partir do desejo da família.
	
Explicação:
De acordo com MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001, 
"[...] Os educadores de 1932 que assinaram o manifesto diziam que a escola tradicional estava instalada para uma concepção burguesa, deixando o indivíduo numa autonomia isolada e estéril. O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório.
A democracia no Brasil era um dos pontos importantes abordado no manifesto de 1932. A educação era vista como instrumento de reconstrução da democracia, permitindo a integração dos diversos grupos sociais. Nesse sentido, o governo federal deveria defenderbases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade."
	
	
	
	
		
	
		7.
		Após a segunda guerra mundial um novo formato estatal se consolida no mundo capitalista. Um Estado que realiza de modo sistemático o planejamento e a administração econômica do país e desenvolve uma política de pleno emprego e políticas sociais para todos (tais como: saúde, habitação, educação, previdência social, etc)
Este formato estatal é denominado de Estado:
	
	
	
	Liberal
	
	
	De Bem Estar Social
	
	
	Mínimo
	
	
	Nacional
	
	
	Neoliberal
	
Explicação:
O paradigma fordista é entendido como um regime de acumulação capitalista que associa um padrão tecnológico a um modelo político, isto é, a uma forma específica de regulação estatal: o Estado de Bem Estar Social.
O Estado de Bem-estar Social assegura, com o desenvolvimento de políticas sociais, que produção em massa do fordismo possa ser consumida, mantendo elevados os níveis de lucratividade e, por conseguinte, garante a continuidade do processo de acumulação capitalista. O Estado de bem-estar desenvolvia uma política de pleno emprego e oferecia uma ampla rede de serviços sociais. Ele foi o responsável pela distribuição de benefícios sociais e criou as condições de possibilidade de universalização dos direitos sociais de cidadania.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Segundo Wood (2001:12), o sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa, em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado, é conhecido como:
	
	
	
	Capitalismo
	
	
	Anarquia
	
	
	Socialismo
	
	
	Democracia
	
	
	Ditadura
	
Explicação:
No Capitalismo, os meios de produção são de propriedade privada, sendo operados e negociados para gerar lucros para proprietários ou acionistas privados. Tem ênfase no lucro individual e não nos trabalhadores ou na sociedade como um todo. As classes existem de acordo com sua relação com o capital: os capitalistas possuem partes dos meios de produção e derivam seus rendimentos dessa forma, enquanto a classe trabalhadora depende dos salários.
		É correto afirmar que o neoliberalismo defende:
	
	
	
	A estatização de multinacionais
	
	
	Os preceitos democráticos de inclusão e participação
	
	
	Os direitos conquistados
	
	
	A estatização dos órgãos públicos
	
	
	A privatização dos serviços públicos
	
Explicação:
O neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, oO neoliberalismo é uma política econômica que idealiza a não participação do estado na economia, a criação do estado mínimo e torna mais eficiente manter e ampliar o bem estar social. Os princípios básicos do neoliberalismo são:
Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
Política de privatização de empresas estatais;
Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
Abertura da economia para a entrada de multinacionais;
adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
Posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
A base da economia deve ser formada por empresas privadas;
Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Já houve tempos na Educação brasileira que era cobrada a "Caixa Escolar", o que se caracterizava por uma taxa de contribuição mensal. Essa foi uma determinação delimitada em uma Constituição. Marque a opção que apresenta qual Constituição foi essa, bem como a organização política na época:
	
	
	
	1988 no Brasil República na transição da ditadura para a democracia
	
	
	1964 com os novos paradigmas educacionais propostos por Paulo Freire
	
	
	1934 no Brasil República no Governo Provisório de Getúlio Vargas
	
	
	1937 no Estado Novo no Governo de Getúlio Vargas
	
	
	1824 no Brasil Império na Regência de D. Pedro I
	
Explicação:
Constituição Federal de 10 de Novembro de 1937
Art 130 - O ensino primário é obrigatório e gratuito. A gratuidade, porém, não exclui o dever de solidariedade dos menos para com os mais necessitados; assim, por ocasião da matrícula, será exigida aos que não alegarem, ou notoriamente não puderem alegar escassez de recursos, uma contribuição módica e mensal para a caixa escolar.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Com a crise do Estado de bem-estar social, o crescimento de produtos industrializados aumentou nos países centrais do capitalismo, enquanto que nos países periféricos:
	
	
	
	Houve o crescimento da produção e da riqueza
	
	
	O crescimento econômico se manteve estável
	
	
	Houve o aumento da pobreza e da queda de produção
	
	
	Houve um processo de desindustrialização e aumento de renda
	
	
	Eliminou-se a desigualdade social
	
Explicação:
Um processo de expansão enorme dos mercados financeiros, altamente competitivos, passam a interferir diretamente na relação mercado/Estado (cf. Therbom, 1999:43-4).
Sendo assim, o desaquecimento da produção associado ao crescimento do mercado financeiro, intensificou a dependência dos países periféricos, que passaram a necessitar da ¿confiança¿ desses mercados para implementar sua política. Embora a produção industrial tenha reduzido em 10% nos países centrais do capitalismo, o crescimento econômico, mesmo que em menor proporção, permaneceu. Inclusive, o comércio internacional de produtos industrializados apresentou um crescimento nos anos de 1980.
Esse não era o caso da África, da Ásia Ocidental e da América Latina, que se viram as voltas com o aumento da pobreza e da queda da produção. Da mesma forma os países socialistas da Europa, apesar de apresentarem um pequeno crescimento econômico nos anos de 1980, não resistiram ao processo de ¿desindustrialização            ¿ caracterizado pelas ¿novas formas de produção pelo desenvolvimento da economia de serviços e pelas novas formas de gerenciamento empresarial¿ (Therbon, 1999: 45)
Tudo isso proporcionou pobreza, desemprego e miséria.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O estabelecimento de um taxa mensal cobrada nas escolas, a partir do que ficou estabelecido pela Constituição de 1937, ficou conhecida como ¿Caixa Escolar¿. Essa é uma ação que pode ser caracterizada como:
	
	
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que ensino primário deveria ser financiado por todos, inclusive pelas famílias
	
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que o ensino primário deveria ser custeado apenas pelas classes sociais desfavorecidas
	
	
	Retrocesso da legislação que culmina na ideia de que ensino primário deixa de ser direito de todos, sendo obrigatório e gratuito
	
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que a educação não é obrigação do poder público, mas da iniciativa privada
	
	
	Avanço da legislação que culmina na ideia de que o poder público não deveria subsidiar em nada o ensino primário
	
Explicação:
No campo da educação, o Estado Novo corresponde a uma retomada da centralização. Se nos anos anteriores a autonomia dos Estados florescera como surgimento de vários movimentos reformistas, o início dos anos quarenta responde por reformas educacionais desencadeadas pelo poder central, especificamente as chamadas Leis Orgânicas de Ensino, concebidas durante a administração de Gustavo Capanema no Ministério da Educação. Estas eram integradas por seis decretos-leis, efetivados de 1942 a 1946, como se verá adiante.
À idéia de gratuidade da Constituição de 1934 o texto de 1937 contrapõe uma concepção estreita e empobrecida. Embora estabeleça que "o ensino primário é obrigatório e gratuito" (art. 130), acrescenta no mesmo artigo o caráter parcial dessa gratuidade que "não exclui o dever de solidariedade dos menos para com os mais necessitados; assim, por ocasião da matrícula, será exigida aos que não alegarem, ou notoriamente não puderem alegar escassez de recursos, uma contribuição módica e mensal para a caixa escolar". A educação gratuita é, pois, a educação dos pobres.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O contexto histórico brasileiro sempre refletiu nas Constituições e, consequentemente, na educação brasileira. Com isso, podemos afirmar que:
	
	
	
	A Constituição de 1937 determinou que fosse criada uma lei específica para a Educação.
	
	
	Em 1945, começa a chamada Era Vargas. Uma nova Carta Constitucional foi redigida para acompanhar os novos tempos. Tempos democráticos que se instalavam na vida brasileira, e que traziam alguns direitos sociais. Quanto à educação, o antigo debate dos Pioneiros de 1932 é recuperado em relação a alguns temas.
	
	
	Durante o Estado Novo houve um longo período de autoritarismo e repressão. Em todas as áreas sociais, particularmente na educação, houve um enorme retrocesso. As conquistas apresentadas na Carta Constitucional anterior (1934), que nem chegaram a ser colocadas em prática, foram totalmente abandonadas na nova lei.
	
	
	A educação nas primeiras constituições republicanas foi um direito que permaneceu includente;
	
	
	A educação na monarquia era um direito de todos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A concepção da expressão ¿coisa pública¿ deve ser compreendida como o que se refere a todos os cidadãos. Com base nos textos estudados, a opção que define a expressão ¿coisa pública¿ é:
	
	
	
	Serviço públicos destinados apenas aos pobres
	
	
	ONGs supervisionadas pelo Estado
	
	
	Bem comum e direito de todos garantido pelo Estado
	
	
	Cooperativas supervisionadas por entidades independentes
	
	
	Instituições de assistência social supervisionadas por entidades independentes
	
Explicação:
O termo normalmente se refere a uma coisa que não é considerada propriedade privada, mas a qual é, em vez disso, mantida em conjunto por muitas pessoas.
Coisa Pública é algo destinado ao uso comum dos cidadãos; independentemente de confissões, tendências, simpatias e afins. O uso da coisa, tanto pode ser físico ¿ o utilizador toca-a e manipula-a ¿ como meramente visual e imaginário. Eu posso ir onde todos os outros vão, tocando e sentindo aquilo todos sentem e tocam. A coisa, sendo pública, é pertença de toda a gente e não é propriedade de ninguém; logo, a nenhum dos utilizadores é lícito destruí-la ou alterar-lhe a forma, aparência ou conteúdo.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A Constituição Federal de 1937, no governo Vargas, declarava que o ensino primário deveria ser obrigatório e gratuito, no entanto instituiu o Caixa Escolar. Esse dispositivo feria o direito da:
	
	
	
	nacionalidade
	
	
	gratuidade
	
	
	expressão
	
	
	religião
	
	
	etnia
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		De acordo com Piletti (1999), a primeira Constituição Imperial, em 1824, outorgada por D. Pedro I, não chegou a mencionar a educação como um direito. Limitou-se apenas a:
 
I. estabelecer o princípio da gratuidade
II. estabelecer o prinípio da obrigatoriedade.
III. estabelecer o princípio da igualdade
 
Assinale a opção correta:
	
	
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	
	apenas a afirmativa II é verdadeira
	
	
	apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	
	apenas a afirmativa I é verdadeira
	
Explicação:
De acordo com Piletti (1999), nossa primeira Constituição Imperial, em 1824, outorgada por D. Pedro I, não chegou a mencionar a escolaridade obrigatória e nem a educação como um direito. Limitou-se apenas a estabelecer que ¿a instrução primária é gratuita a todos os cidadãos¿ (art. 179, XXXII). Isto é, estabeleceu o princípio da gratuidade, mas se esqueceu da obrigatoriedade.

Outros materiais