Buscar

AV PSICOLOGIA DAS ORGANIZACOES

Prévia do material em texto

1 - A personalidade pode ser entendida como o fator que determina a individualidade de cada pessoa e é constituída por:
GABARITO: Fatores genéticos e ambientais; 
2 – O gestor de departamento de uma empresa está com nível muito elevado de estresse, fadiga e cansaço. No último treinamento do qual participou teve grande dificuldade de assimilação. Segundo Davidoff, processos como estes são comuns porque:
GABARITO: Cansaço e doenças podem reduzir nossa capacidade de memória e cancelar aprendizados.
3 – Vários autores, como Myers (2006), Davidoff (2006), Vergara (2007), Milkovich & Boudreau (2006), entre outros, demonstram a importância do estudo do comportamento nas organizações. Logo, assinale entre as alternativas apresentadas, a que define o que é estudar o comportamento?
GABARITO: Observá-lo em seu curso, o que envolve inúmeras variáveis.
4 – França (2008) define seleção de pessoas como: Escolha do (s) candidato (s) mais adequado (s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (p. 34). Santos (1973) acrescenta que a escolha deve reunir expectativas e habilidades do (s) candidato (s) com expectativas e necessidades previstas para o (s) cargo (s). Considerando a afirmativa. Assinale a única alternativa correta em relação à seleção de pessoas na organização.
GABARITO: É um processo.
5 – O estudo de traços de personalidade permite levantar comportamentos desejáveis para diversos cargos, o que muito auxilia na seleção de pessoas, no meio corporativo. Podemos dizer que são traços desejáveis num gestor de recursos humanos:
GABARITO: Habilidades sociais e condutas favoráveis à liderança;
6 – Bergamini (2005) aponta como fatores de erro mais comuns nos processos seletivos, por parte das organizações: A) A escolha de métodos que não avaliam bem as diferenças individuais dos candidatos); B) O despreparo do organizador em corrigir distorções quando estas acontecem; C). Um bom planejamento do processo seletivo; D) A escolha de fontes adequadas para o recrutamento; E) A utilização de testes de simulação de desempenho. Assinale a única alternativa correta neste caso:
GABARITO: Somente as opções A e B estão corretas.
7 – Considerando os fatores: I - confiança, II - transparência nas informações, III - motivação, IV - liderança autoritária, V - estresse. Assinale a única alternativa que contém os fatores que contribuem para a melhoria do clima organizacional.
GABARITO: Os fatores dos itens: I, II e III;
8 – O meio organizacional não raro expõe seus colaboradores a situações que podem levar à falta de ética, promovendo esforços de crescimento, estipulando metas e, muitas vezes, fomentando a competitividade entre os membros de uma equipe. Qual a importância de o colaborador conhecer e praticar o código de ética da sua organização? Explique e justifique.
GABARITO: Conhecendo as regras, os valores da empresa, o profissional seguirá um caminho correto, pensando também no seu colega de trabalho. Uma empresa com ética, a equipe é motivada, conhecedora das leis e de bons costumes. Sabendo que para conseguir uma promoção não é necessário "passar por cima" de ninguém. Para saber respeitar as normas e a cultura da empresa para a qual trabalha, desta forma mantendo o bom relacionamento com seus colegas e gestores de trabalho. 
9 – Um gerente de uma empresa do ramo de varejo vivenciou o seguinte caso. Uma de suas funcionárias desenvolveu fortes sentimentos amorosos em relação ao mesmo. A situação era delicada, uma vez que a funcionária era casada e sentia-se muito mal em relação aos próprios afetos. Confusa e angustiada, a funcionária lançou mão, inconscientemente, de um mecanismo de defesa para lidar com a questão. Dizia para todos: "O gerente está apaixonado por mim". A Psicanálise denomina este mecanismo de defesa de: 
GABARITO: projeção
10 – A Psicologia Organizacional tem sido uma referência no desenvolvimento das equipes de trabalho dentro das organizações modernas. Desenvolva a seguir, quais as ações que os psicólogos organizacionais podem desenvolver para que essas equipes de trabalho possam potencializar seu desenvolvimento.
GABARITO: atividades em grupo em relação as relações interpessoais, reuniões de feedback de modo a diluir os problemas do dia a dia do trabalho, promover treinamentos de sensibilização que favoreçam a interação grupal, treinamentos que possam melhor desenvolver as habilidades e competências desejadas por suas organizações. 
11 – Alice está se candidatando a uma vaga de secretária em uma empresa multinacional, ao comparecer a seleção de candidatos, foi conduzida a uma sala, onde já se encontravam outras candidatas, imediatamente, o instrutor solicitou que as candidatas elaborassem uma carta dirigida ao presidente da empresa, explicando os motivos pelos quais estavam se candidatando a função de secretária. A partir do texto acima, assinale a única opção correto em relação as habilidades testadas as candidatas a vaga de secretária
GABARITO: Habilidade de utilização correta da linguagem escrita;
12 – As organizações constituem meios de aprendizado permanentes, promovendo melhora técnica e interpessoal nos colaboradores. Existe um processo com objetivos específicos a cumprir e planejado para ocorrer num período específico que promove estas melhoras para o colaborador nos meios corporativos. A este processo chamamos: 
GABARITO: Treinamento de pessoas
13 – O meio organizacional não raro expõe seus colaboradores a situações que podem levar à falta de ética, promovendo esforços de crescimento, estipulando metas e, muitas vezes, fomentando a competitividade entre os membros de uma equipe. Ora se trabalha reforçando a ligação de membros de equipe, ora se corre o risco de 
desligá-los afetivamente por questões relacionadas ao desejo de crescimento individual e à competição. No entanto, a ética se difere da moral porque:
GABARITO:
F - toda a conduta humana é destituída de ética quando o colaborador precisa galgar patamares mais altos na empresa. 
 
V - A ética reflete sobre os valores de uma sociedade, enquanto a moral determina condutas aceitáveis e não aceitáveis. 
 
F - Nas empresas o conceito de ética se refere à conduta apenas, sem cogitar a reflexão do bem-estar humano. 
 
F - As normas de conduta devem ser ditadas pelas empresas e para tal, não há reflexão sobe valores éticos. 
 
F - Em um meio extremamente competitivo, é impossível cultivar comportamentos éticos. 
14 – A automotivação é uma tendência muito mais frequentemente observada nas pessoas que se orientam por objetivos, trabalhando com obstinação para o seu alcance. Estas se percebem como responsáveis pelo mesmo e admitem dificuldades quando as possuem, mas se redirecionam ao invés de desistir, sempre intencionando a meta. Considerando a afirmativa é possível relacioná-la a teoria: 
GABARITO: Fixação e metas
15 – Qual o nome do processo atribuído por Bergamini (2005) que cita "quando atribuímos uma característica boa ou ruim a alguém e tendemos a percebê-la nos baseando somente na primeira característica observada"? 
 GABARITO: Efeito de halo;
16 – A Psicologia explica questões relativas à conduta dos seres humanos, baseada em Leis e Teorias formuladas a partir de testagem e comprovação científica. O objeto de estudo da Psicologia no contexto organizacional é:
GABARITO: 
V - O comportamento e os processos mentais. 
 
F - A dualidade corpo e alma nas relações humanas. 
 
F - O interesse pela bagagem genética dos seres humanos. 
 
F - A interação dos líderes e seguidores. 
 
F - A criatividade e as relações interpessoais.
17 – O Psicólogo Organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do Psicólogo Organizacional, podemos dizer que: 
GABARITO: 
( X ) Todas as afirmativas estão corretas. 
 
( ) Gerencia conflitos nas relações interpessoais. 
 
( ) Auxiliana Gestão do Clima Organizacional. 
 
( ) Estimula a cooperação entre os colaboradores. 
 
( ) Identifica as competências de cada colaborador. 
18 – As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem-estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? Assinale a Única opção correta. 
GABARITO: Autoestima
19 – Uma redefinição do modo de encarar o trabalho e um aumento das atividades justificaram a mudança do termo Psicologia Industrial para Psicologia Organizacional. A Psicologia da Indústria e a Psicologia Organizacional não se substituem, se complementam. Qual é a diferença básica entre elas? É possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia da Indústria? Em quais aspectos?
GABARITO: A psicologia industrial era utilizada para a motivação do colaborador no desempenho de suas funções e a Psicologia organizacional além de buscar a motivação e o desempenho do colaborador visa também as relações interpessoais e a satisfação tanto do empregador quanto do colaborador. Sim, é possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia Industrial. 
A Psicologia Industrial foi a primeira nomenclatura utilizada para o estudo da psicologia dentro das organizações. Ela era fortemente influenciada por uma visão taylorista de alta produtividade, tendo como pressupostos a seleção, o treinamento, a avaliação de desempenho, ou seja, adequar o indivíduo ao cargo para ele atingir o máximo da produtividade. Já a Psicologia Organizacional foi influenciada pelo movimento das relações humanas no trabalho e amplia o foco de estudo, pois valoriza o bem-estar dos colaboradores dentro das organizações. A Psicologia Organizacional ainda realiza trabalhos de seleção, treinamento. A produtividade ainda é uma preocupação em função do capitalismo.
20 – No meio corporativo, nos processos de seleção e treinamento, a percepção é um processo que pode incorrer em erro por parte de seus agentes e dos candidatos/colaboradores. Cite um dos fatores geradores de erro mais comuns, por parte das organizações. 
GABARITO: Efeito Halo. O despreparo do avaliador para corrigir as distorções quando estas acontecem, a escolha de métodos que não avaliam a contento as diferenças individuais, tanto no caso das avaliações para seleção quanto no dos métodos empregados para treinamento; 
21 – "O objetivo da ação da Psicologia Organizacional implica oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização" (Camargo, 2009, p. 18). A partir da citação acima, dê três exemplos e ações da Psicologia nas organizações e sua aplicabilidade
GABARITO: As ações da Psicologia nas organizações são: Treinamento, Palestras, Incentivos, Psicólogo para os funcionários. A Psicologia Organizacional visa o bem-estar dos colaboradores dentro das organizações de trabalho. Sua aplicabilidade: Processos de treinamento; Eficácia de liderança e tomada de decisão; Avaliação de desempenho; Planejamento do trabalho; Programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho; Desenvolvimento do trabalho em grupo; Programas de mudança comportamental; Administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores; Melhoria do processo de comunicação; Pesquisas de cultura e ambiente organizacional.
22 – "Ninguém motiva ninguém". Desenvolva um texto argumentativo explicando a frase acima.
GABARITO: Significa que todos somos auto motivadores e não podemos motivarmos por ninguém, no pessoal eu não comparto esse argumento, pois todos somos motivados por alguma coisa ou pessoa, por exemplo um bom chefe tem que ser um líder e tem que saber motivar a seus funcionários. A motivação é algo interno ao indivíduo, fatores externos como dinheiro, líder, reconhecimento são apenas movimentadores dos colaboradores. 
23 – A psicologia nas organizações nos ajuda a entender as relações interpessoais que ocorrem no ambiente de trabalho. Sendo assim, podemos afirmar que o objeto de estudo da psicologia é:
GABARITO: O Comportamento;
24 – O que são organizações de acordo com Zanelli as define como sistemas orientados, em essência, para o alcance de objetivos comuns, citando exemplos: família, fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, sindicatos etc. 
GABARITO: Sistemas orientados, em essência, para o alcance de objetivos comuns, citando exemplos: família, fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, sindicatos etc. 
25 – As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem-estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? 
GABARITO: Autoestima
26 – Considerando as alternativas: A- A emoção caracteriza-se como função psíquica de difícil acesso. B- As Emoções são consideradas responsáveis pelos sentimentos das pessoas. C- A Percepção que temos das emoções alheias espelha muito da nossa própria experiência pessoal. D- A Emoção constitui-se da subjetividade do indivíduo. 
GABARITO: 
Somente as alternativas A, B, C, estão corretas; 
Somente as alternativas C,D,E, estão corretas; 
Somente as alternativas A,B,D estão corretas; 
( x ) Todas as alternativas estão corretas. 
27 – Quando as organizações querem agregar novas pessoas no seu quadro de funcionários ou quando perdem funcionários e precisam substituir é necessário que seja feito o processo de: 
GABARITO: Seleção
28 – Bergamini (2005) aponta como fatores de erro mais comuns nos processos seletivos, por parte das organizações: A) A escolha de métodos que não avaliam bem as diferenças individuais dos candidatos); B) O despreparo do organizador em corrigir distorções quando estas acontecem; C). Um bom planejamento do processo seletivo; D) A escolha de fontes adequadas para o recrutamento; E) A utilização de testes de simulação de desempenho. Assinale a única alternativa correta neste caso:
GABARITO: Somente as opções A e B estão corretas.
29 – As organizações constituem meios de aprendizado permanentes, promovendo melhora técnica e interpessoal nos colaboradores. Existe um processo com objetivos específicos a cumprir e planejado para ocorrer num período específico que promove estas melhoras para o colaborador nos meios corporativos. A este processo chamamos: 
GABARITO: Treinamento de pessoas;
30 – Ao estudarmos a Psicologia nas Organizações, observamos que o comportamento organizacional, segundo Robbins (2002) define que é um campo de estudo que enfoca três níveis de comportamento. Assinale a alternativa que apresenta esses níveis: 
GABARITO: Um nível individual; um nível grupal; um nível estrutural
31 – Dentre os principais filósofos da fase inicial (pré-científica) da Psicologia, caracterizada como período antropocêntrico, que viveram na Idade antiga (Grécia) e se preocupavam em entender e compreender o homem e sua essência, encontram-se:
GABARITO: Sócrates, Platão e Aristóteles
32 – Uma das linhas da Psicologia tem o comportamento como um dos elementos fundamentais de sua análise, neste caso elimina da investigação científica a noção subjetiva da consciência, para explicar o comportamento a partir da relação entre estímulos e respostas. Os comportamentalistas rejeitaram os métodos introspectivos, focando a Psicologia nos aspectosque podem ser observados. Qual das opções abaixo atende a esta definição:
GABARITO: Behaviorismo.
33 – As necessidades interpessoais caracterizam a qualidade da interação com os demais, o que significa que aquilo de que precisamos ou aquilo que almejamos e esperamos do grupo determina nosso padrão de relacionamento no grupo, ou, em outras palavras, sua qualidade. Esta qualidade pode ser definida pelo que Schultz (1966) chamou de Postulado das Necessidades Interpessoais, listando-as. São elas:
GABARITO: Inclusão, controle e afeição.
34 – O termo que faz menção às relações estabelecidas entre indivíduos e que é a base da formação de grupos sociais, denomina-se:
GABARITO: Interação
35 – Assinale a alternativa falsa.
GABARITO: 
(X). As pessoas percebem a realidade de forma idêntica.
As pessoas apresentam personalidades distintas, o que as tornam singulares.
O desempenho no trabalho é influenciado pelas diferenças individuais.
A inteligência pode ser mensurada através do coeficiente de inteligência (Q.I.).
O riso e o choro são linguagens corporais que externam a experiência das emoções
36 – Ele propõe em sua teoria os traços de Introversão X Extroversão, admitindo que um deles seja o dominante. A alternância desses dois aspectos depende do estado emocional e do meio no qual a pessoa está inserida. Os traços são definidos como padrões habituais de conduta. O pensamento anterior refere-se a que estudioso:
GABARITO: Jung
37 – Gardner, em 1983, lançou o conceito de inteligências múltiplas. O que chamou a atenção para várias habilidades antes pouco valorizadas. Na sua teoria são consideradas as inteligências verbais e matemáticas, entre outras. Assinale a alternativa que NÃO apresenta as demais inteligências apontadas por Gardner.
GABARITO: Inteligência correlacional
38 – Howard Gardner revolucionou a educação, a partir da década de 80, do século XX, com o desenvolvimento da teoria das Inteligências Múltiplas. Essa mudança de paradigma entra em cena como uma nova visão da mente humana, reformando a escola tradicional. Segundo Gardner, abrigamos em nossa mente diversas inteligências, que caracterizam as habilidades e facilidades das pessoas. Podem ser consideradas inteligências descritas por Gardner, EXCETO:
GABARITO: Emocional e cognitiva
39 – Assinale a alternativa que corresponde a uma vantagem de se promover o Recrutamento Interno no processo de provimento de pessoas nas organizações
GABARITO: Encoraja o desenvolvimento profissional e o planejamento de carreira.
40 – Assinale a alternativa que corresponde a uma vantagem de se promover o Recrutamento Interno no processo de captação/provimento de pessoas nas organizações:
GABARITO: Incentiva o planejamento de carreira e, consequentemente, estimula a motivação
41 – As chamadas três forças da Psicologia são:
GABARITO: Behaviorismo, Humanismo e Psicanálise
42 – A ciência psicológica tem despertado muito interesse nos gestores de equipes. Uma de suas funções está em viabilizar que esse gestor aprenda sobre determinadas situações inerentes ao relacionamento entre seres humanos. Considerando essas situações, assinale qual opção NÃO corresponde a uma delas:
GABARITO: Elaboração do balanço social
43 – Podemos verificar a necessidade do diálogo entre o indivíduo e a organização, tanto no âmbito dos grupos de trabalho, quanto nas equipes de trabalho. Em ambas as situações mencionadas, a comunicação é um processo de fundamental importância, pois pode determinar a eficácia da organização. No entanto, essa eficácia pode ser influenciada por:
GABARITO: habilidades de transmissão e pela capacidade de entender o que as pessoas estão comunicando.
44 – Ao trabalhar o espaço social, Lewin destaca que "o clima em que a criança vive é, para ela, tão importante quanto o ar que respira. O grupo a que pertence é o solo em que pisa. Sua relação com esse e sua posição nele constituem os fatores mais importantes do seu sentimento de segurança ou insegurança. Não admira que o grupo de que a pessoa faz parte, e a cultura em que vive, determinem em grande parte seu comportamento e caráter". Considerando estas ideias, a concepção que o autor confere a grupo é a de um conjunto de pessoas:
GABARITO: que ultrapassa a mera soma de indivíduos, constituindo um todo em que há interdependência entre as partes.
45 – Augusto trabalha na Vidros S&A fazem 10 anos, mas está desanimado. Seu novo gestor é alguém de grande percepção e tem visto que no cartão de ponto de Augusto muitos atrasos e poucas horas-extras. Então resolveu criar no departamento uma premiação: funcionários com menos de 3 atrasos no mês iriam almoçar em uma churrascaria na primeira semana do mês posterior. Podemos considerar que a estratégia do gestor tem como base:
GABARITO: O Behaviorismo: reforço positivo primário
46 – Esta definição refere-se a um conjunto de características psicológicas, que definem como as pessoas costumam pensar, sentir e interagir com o mundo. Essas características tenderiam a ser mais ou menos estáveis, ou seja, elas não mudariam muito ao longo da vida, e influenciaram a forma como nós nos comportamos em diferentes situações. Assinale a alternativa correta para este conceito:
GABARITO: personalidade
47 – Em 1983, Gardner lançou o conceito de Inteligências Múltiplas, chamando atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Sendo assim, um profissional que apresenta a capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais, podemos dizer que ele possui:
GABARITO: Inteligência Espacial.
48 – O mundo corporativo é estimulante, pois sempre provoca a saída da zona de conforto. No entanto, essa característica quando em excesso pode desencadear um stress. Quando um funcionário demonstra cansaço extremo ou grande fadiga corporal, podemos identificar esse stress como estando na fase de:
GABARITO: Exaustão
49 – A seleção de pessoas constitui, para o meio corporativo, a chance de "importar" talentos que enriqueçam a equipe e troquem informações que farão oxigenar todo o meio de produção. Várias são as técnicas utilizadas pelos agentes de seleção para atenderem a esses objetivos. A técnica mais utilizada é: 
GABARITO: Entrevistas
50 – França (2008) define seleção de pessoas como: Escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (p. 34). Santos (1973) acrescenta que a escolha deve reunir expectativas e habilidades do(s) candidato(s) com expectativas e necessidades previstas para o(s) cargo(s). Considerando a afirmativa. Assinale a única lternativa correta em relação à seleção de pessoas na organização
GABARITO: É um processo

Outros materiais

Perguntas Recentes