Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico operativo  avaliacao 2
5 pág.

Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico operativo avaliacao 2

Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:433475) ( peso.:1,50)
	Prova:
	7930632
	Nota da Prova:
	10.00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Na pesquisa científica, a ciência básica busca agregar informações, aprimorar o conhecimento humano frente a um determinado assunto que se propõe a pesquisar. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ciência básica não objetiva modificar a sociedade.
	 b)
	Busca auxiliar o homem a agir bem, de forma coerente.
	  c)
	Tende a resolver problemas práticos do cotidiano do homem.
	 d)
	Objetiva modificar a sociedade.
	2.
	A consciência é desenvolvida a partir de vivências em sociedade, as quais incluem demandas que envolvem desejos e anseios. Nesta perspectiva, é correto afirmar que a consciência permite ao ser humano:
	 a)
	Interações de menor relevância.
	 b)
	Estabelecer críticas limitadas frente à realidade.
	 c)
	Distinguir apenas o que se apresenta como certo ou bom.
	 d)
	Discernir frente ao que é certo e errado, bom e mau.
	3.
	A questão social é considerada o objeto de trabalho do assistente social. Sempre será um desafio para o Serviço Social, pois a profissão legitima a função social. Ela vem ao encontro das necessidades do homem no contexto da sociedade. Nesse sentido, torna-se a manifestação das contradições: capital e trabalho. Neste contexto, sobre a matéria-prima do Serviço Social, analise as sentenças a seguir:
I- O assistente social trabalha as expressões da questão social no contexto da sociedade contemporânea, na relação trabalho x capital, interferindo na vida individual ou coletiva do sujeito.
II- O assistente social busca trabalhar as expressões da questão social do homem em sociedade,  objetivando mudanças de atos e comportamentos. 
III- O assistente social projeta sua trajetória histórica na questão social.
IV- O assistente social trabalha as relações de conflitos do homem em sociedade, ignorando as manifestações da desigualdade e a luta pelos direitos sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	A instrumentalidade para o Serviço Social passa a ser um conceito no qual o profissional se baseia na capacidade adquirida para o desenvolvimento de seu trabalho. Por ser um processo intencional, reflete nas relações interpessoais e sociais no cotidiano do seu trabalho. A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O profissional do Serviço Social constrói e reconstrói as condições para objetivar a transformação e a mudança na realidade social, através da instrumentalidade.
(    ) A instrumentalidade passa a ser uma das condições necessárias ao pleno desenvolvimento do cotidiano profissional de Serviço Social.
(    ) A instrumentalidade possibilita ao assistente social potencializar sua intencionalidade, através dos conhecimentos adquiridos no exercício profissional. 
(    ) A instrumentalidade para o assistente social é uma escolha relativamente difícil, já que, após a graduação, o seu conhecimento torna-se estático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	A razão instrumental surge a partir do conhecimento do homem como ser social, acreditando que seu conhecimento leva ao poder de dominação, e busca controlar a natureza e o próprio homem. Essa teoria surge a partir da teoria crítica de Marx Horkheimer, quando apresentado ao processo racional. Sobre as duas formas da razão instrumental, analise as sentenças a seguir:
I- A razão instrumental torna prováveis as ações, possibilitando o funcionamento abstrato do mecanismo do pensamento.
II- A razão instrumental torna prováveis todas as ações do pensamento do humano, relacionado ao contexto social, sendo neutra, formal e abstrata.
III- A razão instrumental torna uma faculdade mental racional e objetiva no mundo, em que a razão se manifesta nas relações entre os seres humanos.
IV- A razão instrumental manifesta-se nas relações entre os seres humanos, na organização da sociedade e nas instituições.
Assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	6.
	O Conhecimento Científico é a única verdade que existe no campo das ciências. Para os Positivistas, ele se dá através da experimentação e não apenas pela razão. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Conhecimento Científico na atualidade é considerado uma verdade absoluta, futuramente poderá não ser; este tipo de conhecimento é totalmente reflexo do contexto social.
	 b)
	O Conhecimento Científico depende de cada período histórico, porém é construído através dos movimentos físicos estruturais da sociedade.
	 c)
	O Conhecimento Científico deve apresentar objetividade, imparcialidade e desinteresse no processo progressivo e cumulativo.
	 d)
	O Conhecimento Científico é baseado na vivência do ser humano e interpretado por teorias evolucionistas.
	7.
	A prática da assistência social, que se difere da profissão assistente social, constituiu-se enquanto política pública recentemente, considerando o longo período em que esteve associada aos princípios religiosos, da ajuda, da justiça social, da caridade e do controle da pobreza. Após a Revolução Francesa, no século XVIII, a concepção da assistência passa a ser pensada enquanto direito dos cidadãos. Considerando as alterações advindas a partir da Revolução, visualizadas no século XIX e início do XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No século XIX, buscando racionalizar a assistência, estabeleceu-se uma aliança entre a alta burguesia inglesa, a Igreja e o Estado, com vista à organização da caridade.
(    ) A assistência, no século XIX, exerceu um controle rigoroso frente aos processos sociais e à vida da população pauperizada.
(    ) No século XIX, as ações de assistência buscavam estimular movimentos operários, podendo estes buscar direitos e expressar-se politicamente.
(    ) No início do século XX, a sociedade de organização de caridade deixa de ser importante no âmbito da assistência social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	  c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	A competência relacional não está restrita ao conhecimento acumulado no espaço de formação, demanda para sua constituição da articulação do conhecimento teórico com a troca de ideias e experiências, discussões, trabalho em equipe e do desenvolvimento de habilidades que o profissional do serviço social adquire no percurso histórico profissional. Considerando a competência relacional enquanto eixo norteador do processo de trabalho do assistente social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exercitar a competência relacional implica saber trocar, respeitar, compartilhar, confiar e ser flexível.
(    ) A competência relacional restringe-se ao processo de formação teórico.
(    ) A competência relacional envolve a expansão do conhecimento, através do processo teórico e da prática profissional, os quais possibilitam vivências em que estes campos, ao se relacionarem, refletem no desempenho qualitativo do profissional.
(    ) As competências, com destaque neste momento à relacional, são fundamentais para a qualificação profissional.