Buscar

Avaliação Final objetiva Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:433477) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7977677
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Na pesquisa científica, a ciência básica busca agregar informações, aprimorar o conhecimento humano frente a um determinado assunto que se propõe a pesquisar. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ciência básica não objetiva modificar a sociedade.
	 b)
	Objetiva modificar a sociedade.
	 c)
	Tende a resolver problemas práticos do cotidiano do homem.
	 d)
	Busca auxiliar o homem a agir bem, de forma coerente.
	2.
	Com relação à competência técnico-operativa do Serviço Social, podemos dizer que o profissional deverá conhecer e se apropriar, ou seja, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitirá ao mesmo tempo desenvolver as ações profissionais com a população usuária, bem como as instituições contratantes, garantindo uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Analise as sentenças a seguir:
I- As ações profissionais do Serviço Social são baseadas em suas habilidades, conhecimentos e competências técnicas, que propiciam um trabalho qualificado e necessário para a população, utilizando sua competência técnico-operativa para intervir na realidade apresentada.
II- O profissional de Serviço Social não precisa necessariamente do conhecimento técnico para atuação frente às demandas sociais, pois o Estado apresenta suportes para o enfrentamento das questões sociais.
III- Nas competências técnico-operativas do Serviço Social, verifica-se a trajetória histórica da práxis profissional, pois existe uma dimensão expressiva dos campos de atuação de acordo com o mundo do trabalho e as expressões das questões sociais. 
IV- O profissional de Serviço Social é um profissional neutro, pois sua prática é baseada das relações de poder e de forças sociais geradas pelo sistema capitalista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	A prática profissional do assistente social perpassa pelo conhecimento instrumental teórico-metodológico, ético-politico e técnico-operativo. Portanto, o profissional de Serviço Social tem que ter conhecimento teórico e habilidades prática para a sua intervenção no campo de trabalho. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Teoria e prática se constroem no cotidiano de trabalho na diciplinaridade dos afazeres do profissional de Serviço Social.
	 b)
	Teoria e prática são a construção estratégica metodológica para o exercício da profissão, com vários conhecimentos multidisciplinares de vários profissionais.
	 c)
	Teoria e prática são a construção de estratégias técnico-operativas para o exercício da profissão, com conhecimento teórico já adquirido pelo trabalho profissional do assistente social.
	 d)
	Teoria e prática são uma construção adquirida no cotidiano da vida profissional.
	4.
	Com as transformações ocorrendo no Brasil, surgiram os primeiros núcleos e escolas de Serviço Social. A partir da década de 80, o Serviço Social começou a se organizar e construir teoricamente a profissão: a teoria com a prática e a sua ação profissional. Qual a teoria que passa a fazer parte da referência analítica da profissão de Serviço Social?
	 a)
	Teoria Política, de Gramsci.
	 b)
	Teoria Construtiva, de Weber.
	  c)
	Teoria Social, de Iamamoto.
	 d)
	Teoria Social, de Marx.
	5.
	A instrumentalidade do Serviço Social favorece a transformação da intencionalidade em respostas profissionais, as quais podem modificar e transformar relações e a realidade posta. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A intencionalidade do agir profissional ocorre exclusivamente no momento da intervenção.
	 b)
	A instrumentalidade do Serviço Social constitui-se em bases a-históricas e por perspectivas teórico-empíricas.
	 c)
	A instrumentalidade é construída e adquirida na proporção que são concretizados os objetivos.
	 d)
	Na intervenção, a dinâmica da realidade vigente recebe pouca atenção, pois representa parte irrelevante no campo da instrumentalidade.
	6.
	O assistente social, ao compreender a realidade através das expressões da questão social, desenvolve sua prática, baseando-se na intencionalidade, a qual possibilita novas oportunidades de transformação e  autonomia do exercício profissional. A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A intencionalidade, por meio dos instrumentos teórico-metodológicos da prática do assistente social, viabiliza através de sua capacidade concretizar seus objetivos no processo de transformação da realidade.
(    ) O assistente social, por meio de sua capacidade intencional, busca promover e transformar a realidade social.
(    ) O assistente social, em sua trajetória, busca através da instrumentalidade, meios para objetivar sua ação no campo profissional, pois é a partir dos preceitos morais cotidianos que o profissional concretiza sua prática.
(    ) O assistente social, em sua trajetória no anseio de transformação, utiliza-se da instrumentalidade para minimizar ou solucionar as mazelas da questão social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	Com relação à atuação do assistente social, podemos observar vários instrumentais que vão ao encontro da teoria versus prática da intervenção profissional, tais como a entrevista, reunião, visita domiciliar, entre outros. Referente à entrevista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A entrevista é conhecida como uma forma direta da relação entre o assistente social e o usuário, momento em que o profissional estabelece vínculo com o usuário, para que assim este possa realizar seus relatos referente à sua situação.
	 b)
	A entrevista é instrumento que não se faz necessária na atuação do assistente social, pois poderá utilizar outros meios com os mesmos resultados.
	 c)
	A entrevista é direcionada somente quando houver indício de pesquisa a ser analisada pelo profissional de Serviço Social.
	 d)
	A entrevista grupal é uma técnica que pode ser aplicada de várias formas, até mesmo com atividades lúdicas, não sendo reflexiva.
	8.
	A categoria mediação, no Serviço Social, tem causado discussões e reflexões, pautada em grandes seminários e congressos ligados à profissão, principalmente entre os principais teóricos marxistas e lukacsianos, que trabalham nesta área. A partir das concepções apontadas por Marx na teoria social, a mediação passa a ser concreta. Sobre a categoria mediação, analise as sentenças a seguir:
I- Na década de 80, mais especificamente, o Serviço Social passa a utilizar-se da categoria mediação, a partir do movimento de Reconceituação.
II- A categoria mediação é considerada categoria metodológica que atua com o movimento da realidade concreta com a possibilidade de transformá-la.
III- Os conflitos sociais são uma grande mesa de negociação, na qual os profissionais do Serviço Social estão em constante negociação.
IV- Os assistentes sociais, pela via da análise política, na categoria mediação, utilizam o histórico apresentado pelas pessoas e pelas entidades, ou seja, as partes envolvidas, contrapondo com as ideologias do Estado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	O diário decampo é um instrumental muito conhecido na vida acadêmica, sendo uma ação pedagógica, pois através deste instrumental o acadêmico descreverá, fundamentará, refletirá e sugerirá as ações escritas a partir do seu estágio supervisionado obrigatório. Referente ao diário de campo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Através do instrumental diário de campo, o acadêmico poderá relacionar teoria e prática.
(    ) O diário de campo é um instrumental que não caracteriza como forma de registro e análise da atuação profissional.
(    ) O diário de campo não pode ser utilizado e aplicado em todos os campos de atuação.  
(    ) O diário de campo pode ser um instrumento de reflexão da ação profissional, revendo seus limites e desafios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O Serviço Social no Brasil iniciou com profissionais dentro da Igreja, com concepções paternalistas e caritativas. Com as transformações ocorrendo no país, principalmente no sistema educacional, trouxe reflexo no Serviço Social, surgindo o primeiro núcleo de Serviço Social. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o ano e o Estado em que surgiu o primeiro núcleo de Serviço Social no Brasil:
	 a)
	O primeiro núcleo de Serviço Social surgiu em 1936, no Estado do Paraná.
	 b)
	O primeiro núcleo de Serviço Social surgiu em 1932, no Estado de São Paulo.
	 c)
	O primeiro núcleo de Serviço Social surgiu em 1937, no Estado do Rio de Janeiro.
	 d)
	O primeiro núcleo de Serviço Social surgiu em 1931, no Estado do Rio Grande do Sul.
Parte inferior do formulário

Continue navegando