Buscar

SUS e seus programas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUS e seus programas
Grupo: Diego Pereira;
 Emilly Silva;
 Josileide Pereira;
 Pedro Henrique;
Queven Dias;
 Wesllen Viana.
CONCEITO:
 O Sistema único de saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúdes prestados por orgãos e instituições pública federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das funções mantidas pelo poder público
FUNCIONAMENTO:
 O funcionamento do SUS faz com que a área de saúde esteja entre as mais democráticas, pois, além de comportar um alto grau de participação social, sua gestão é um dos modelos de descentralização com maior êxito nos serviços públicos Brasileiros.
ACESSO AO SUS:
 O acesso universal (princípio da universalidade), significa que ao SUS compete atender a toda população, seja através dos serviços estatais prestados pela União, Distrito Federal, Estados e Municípios, seja através dos serviços privados conveniados ou contratados com o poder público.
 O acesso igualitário (princípio da equidade) não significa que o SUS deva tratar a todos de forma igual, mas sim respeitar os direitos de cada um, segundo as suas diferenças, apoiando-se mais na convicção íntima da justiça natural do que na letra da lei.
CURIOSIDADES:
Ações e programas:
 O Sistema Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, utilizando a modalidade de educação à distância na área da saúde.
 A Rede UNA-SUS possibilita que as ações e programas do Governo Federal, relacionados à saúde no país e que necessitem de apoio educacional, sejam executados da melhor forma. Tais ações são realizadas com apoio das universidades no intuito de aprimorar a integração ensino-serviço e proporcionar aos profissionais de saúde brasileiros uma melhor formação, o que eleva a qualidade do SUS para todos os cidadãos.
Alguns programas importantes:
Saúde da MULHER;
Saúde do HOMEM;
Saúde da CRIANÇA;
Saúde do IDOSO;
Saúde na ESCOLA.
FISIOTERPAPIA: 1º PERÍODO - VESPERTINO
OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais