Buscar

QUESTIONÁRIO com resposta - AV2 - COM AS CORREÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – AV2 – PSICOLOGIA – COM AS CORREÇÕES
1º) Cite, na ordem cronológica, com suas principais características, os estágios do desenvolvimento cognitivo:
R: 	1º) SENSÓRIO MOTO - construção da noção do "eu", a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo
	2º) PRÉ-OPERATÓRIO –Não tem lógica, introdução da linguística da moralidade.
	3º) OPERATÓRIO – LOGICA (CONCRETA E FORMAL ABSTRATA) 
2º) Caracteriza o complexo de Édipo:	
R: Processo psíquico em que o menino se apaixona pela mãe, vê o pai como rival, na tentativa de conquistar e ter a mãe, imita e competi com o pai.
3º) Quais são as fases do desenvolvimento psicossexual (Freud)? Relacione suas principais características.
R: Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital.
Fase Oral - De 0 a 2 ano. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê – EGOCENTRISMO EXAGERADO.
Fase Anal - De 2 a 4 anos. Período a zona de erotização é o ânus e o modo de relação do objeto é de “ativo” e “passivo”, intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal/uretral). Construção da auto estima - APERFEIÇOAMENTO.
Fase Fálica - De 4 a 7 anos. Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital. Época em que se constrói a identidade sexual. Nessa fase a criança passa a amar o progenitor do sexo oposto e a manter um sentimento de ódio em relação ao progenitor do mesmo sexo – COMPLEXO DE ÉDIPO.
Fase Latência – De 7 a 10/11 anos. O período de latência tem sua origem na dissolução do Complexo de Édipo, surgimento de sentimentos de pudor e repugnância, a identificação com os pais, a intensificação das repressões. DESCANSO DA SEXUALIDADE.
Fase Genital – De 10/11 em diante - Este período tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar em pessoas fora de seu grupo familiar um objeto de amor – CONSTROI A IDENTIDADE.
4º) Com relação aos conceitos básicos da teoria de Piaget, conceitue adaptação e equilibração:
R: ADAPTAÇÃO – Esse processo de adaptação é realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação. Necessidade de estar em acordo com o meio que se encontra inserido.
R: EQUILIBRAÇÃO – a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessário para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
5º) Faça uma breve comparação entre Piaget e Vygotski, ressaltando semelhanças e diferenças teóricas:
R: PIAGET: Usa o questionamento – observação(desenvolvimento cognitivo) 
R: VYGOTSKI: Para ele o meio era primordial, pois o educador é o mediador do processo de transformação o estímulo POTENCIAL para o REAL. 
6º) Vygotski se refere a aprendizagem com dois níveis a atingir: nível real e potencial. Explique o conceito de Zona de desenvolvimento proximal:
R: Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), define a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

Outros materiais