Buscar

Av2 Microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 Microeconomia
1) A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual a 0,5 em termos absolutos. Se o preço desse produto aumentar em 10%, a quantidade demandada deverá:
diminuir em 5%.
2) Dada uma empresa em concorrência perfeita, na produção e na comercialização de um determinado tipo de produto, em um dado bairro em um município do Brasil, têm-se as seguintes informações a respeito dessa empresa a curto prazo: 
receita marginal: RMg = 100 
custo marginal: CMg = 10 + 3Q 
receita total: RT = P.Q 
Sendo: P = preço do produto e Q = quantidade do produto.
Dadas tais informações, o valor da receita total em que ocorre a maximização do lucro para a empresa é:
$ 3.000,00.
3) Sejam as funções: oferta: Qx = 96 + 20Px; demanda: Qx = 600 - 16Px; sendo que Qx e Px são a quantidade e o preço do produto X, respectivamente, e que o preço de equilíbrio nesse mercado é Px = $14,00. Vamos supor, agora, que haja uma intervenção do Governo nesse mercado por meio do tabelamento de preços. Nesse sentido, o novo preço de X passa a ser de $12,00. Isso provocará uma diferença entre a quantidade demandada e a ofertada no valor absoluto de:
72 unidades, gerando, então, um excesso de demanda. 
4) Dada uma curva de possibilidades de produção, havendo um deslocamento dessa curva para baixo e para esquerda, tal deslocamento pode ter como origem (marcando a alternativa correta):
uma queda da quantidade utilizada dos fatores de produção.
5) A demanda por um produto no mercado em livre iniciativa, também é influenciada por questões subjetivas, próprias dos consumidores, como :
Marque somente uma alternativa CORRETA
Seus hábitos e preferencias, além da publicidade e propaganda do produto
6) Há uma explicação em relação a um tipo de bem que é um paradoxo à Lei Geral da Demanda. Melhor dizendo, sua curva de demanda acaba sendo positivamente inclinada, ou seja, há uma relação direta e não inversa entre a quantidade demandada e o preço desse bem. Estamos nos referindo ao bem:
de Giffen.
7) Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa correta que diz respeito à economia do bem estar.
I - É o estudo de como a alocação dos recursos escassos afeta o bem-estar econômico das pessoas. 
II - Estuda-se como produtores e consumidores se beneficiam por participar do mercado que seja competitivo. 
III - Analisa-se como um tabelamento de preços para baixo beneficia tanto os consumidores como os produtores por meio do excedente do consumidor e do produtor. 
IV - Destaca-se como as empresas procuram maximizar o seu lucro total em função da sua tecnologia, do seu capital e dos seus materiais obtidos pelos recursos naturais.
I, II e IV são verdadeiras e III é falsa. 
8) Conjunto de linhas que, individualmente, representam o mesmo nível de produção , dada as combinações de utilização de dois fatores de produção denomina-se:
mapa de isoquantas
9) Suponha que uma determinada empresa vá aumentar o preço do seu produto, sendo que a demanda por esse produto é inelástica no mercado no qual a empresa atua. Sabe-se que a fórmula da receita total é dada por RT = P.Q, em que RT é a receita total, P é o preço do produto e Q = é a quantidade a ser vendida e demandada. Nesse sentido, havendo aumento do preço, o que tende a acontecer com a receita total dessa empresa? Analise.
Gabarito: Em função do aumento do preço, a receita total irá aumentar, pois, como a demanda é inelástica, isso quer dizer que a variação percentual da quantidade é menor do que a variação percentual do preço.
 
10) O princípio que rege a ciência econômica é o princípio da escassez. Sabemos que ela existe porque os recursos são escassos para que uma organização possa produzir os bens necessários para atender as necessidades (ilimitadas) dos consumidores. A questão da escassez pode ser representada por uma figura geométrica conceituada como curva de possibilidades de produção (CPP). Nesse sentido, explique o que é a CPP.
Gabarito: A CPP pode ser definida como o conjunto de pontos representativos das quantidades máximas de bens ou serviços que uma organização social pode gerar num determinado período de tempo, admitindo-se uma tecnologia dada e uma disponibilidade de recursos de produção igualmente constantes.

Outros materiais