Buscar

projeto de intervencão

Prévia do material em texto

Orientações para a elaboração do
PROJETO DE INTERVENÇÃO – Estágio II 
2017
DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE
Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra 
CNPJ 590581310001-72
Rua Roberto Fadlo Dahie, N°450
Centro - São Lourenço da Serra
São Paulo 
 
Nome do(a) supervisor(a) de campo:
André Gomes de A. Ferraz
CRESS: N° 57655
email: gomed97@gamil.com
Palavras chaves: Proteção Social Básica, grupo de convivência, serviços sócio assitenciais.
	Este projeto está direcionado para as famílias da área de abrangência territorial do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em especial as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e risco social e que também fazem parte dos programas sociais.
	Norteada pela Política Nacional de Assistência Social – PNAS a unidade fornece os seguintes serviços e programas: CadÚnico, Programa de Atenção Integral ás Famílias – PAIF, Beneficio de Prestação Continuada – BPC (Benefício de Prestação Continuada), ProJovem, Programa Bolsa Família, Renda Cidadã, Projeto Espaço Amigo, Terceira Idade, além dos atendimentos diários, visitas domiciliares, esclarecimentos, e sempre buscando a emancipação do munícipe.
	
Resumo:
	O trabalho versa sobre a apredentação do Estagio Supervisionado II realizada pela acadêmica do terceiro ano do Curso de Serviço Social no Campo de Estagio CRAS. O CRAS é um centro de referência de Assintência Social, ou seja, é uma unidade publica estatal considerada como porta de entrada para os usuarios terem acesso aos serviços sócio-assistenciais.É um programa governamental de nivel municipal estabelecido pela NOB/SUAS no ano de 2005. Tem o Objetivo principal de atender as pessoas que se encontram em situação de vulnerbilidade social e risco no nível de proteção social básica, bem como realizado trabalhos de cunhos preventivos no ambito local, auxiliando para que a população não tenha seus direitos violados e também organizando a rede de serviços socio-assisteciais.
	São exemplos de serviços oferecidos pelo CRAS: o programa de atenção integral às Famílias (PAIF), programas de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza, grupos de convivência para Idosos, programas de incentivo ao protagonismo juvenis e serviços para a criança de 0 a 6 anos que visam o fortalecimento do vinculo famíliar. Em segundo momento será apresentado um projeto de intervenção realizado pela estagiária que identificou durante o decorrer do estágio a importãncia de fortalecer os grupos de convivência e fortalecimento de vinculos com as idosas, esta foi então o foco do projeto.
Introdução
	Este Trabalho está baseado na observação e intervenção no campo de estágio de Serviço social na área de proteção Social Básica, na unidade CRAS.
	O Centro de Referência da Assitência Social (CRAS), caratecterizando como unidade pública estatal, é um programa que foi estabelecido pela NOB/SUAS do ano de 2005 e está inserido no Plano Nacional da assistência Social, atende casos em nível de proteção básica, responsável por executar os serviços caracterizados neste grau de complexidade, e organizar a rede de serviços sócio assistenciais no ambito local.
	De acordo com o NOB/SUAS a cidade São Lourenço da Serra e um município brasileiro do Estado de Sâo paulo, se enquadra nos critérios de cidade de pequeno porte, conforme dados do Instituto de Geografia e Estatística - IBGE/2010 e estimada 13973 habitantes, dos quais aproximadamente 2100 adolescentes. A estimativa para 2017 e de 15465 habitantes. Tem uma área de 186.456. O Indice de Desenvolvimento Humano - IDH da cidade é de 0,728 que é considerado médio. E atualmente conta com 1 CRAS no centro.
	Segundo o MDS a política de Assitência Social, a segurença da vivência familiar e do convívio comunitário recebem atenção especial, fortalecendo, preservando e estimulando estes vinculos familiares e comunitários. Para isso, dois níveis de proteção são garantidos no SUAS: proteção social básica e proteção social especial. 
A organização social da política Nacional de Assistência Social se divide em Proteção Social Básica PSB, como prevenção à violação dos direitos tendo como unidade pública de referência o Centro de Referência de Assistência Social CRAS . ( CZREVATY et al, apud MATIAS, 2007 p.41-42)
	O CRAS funciona de segunda a sexta-feira, no periodo da manhâ das 8:00 horas até 12:00 horas e no periodo da tarde as 13:00 horas até as 17:00 horas. Tem como serviços ofertados, atendimentos continuos de acompanhamento social às famílias ou seus representantes; a proteção social pró-ativa visitando as famílias que estejam em situação de quase risco; realizando acolhida para recepção, escuta qualificada, orientações, encaminhamento e serviços de convivência e fortalecimento de vinculos.
O objetivo do campo de estágio:
	O objetivo geral da unidade é viabilizar o acesso da população alvo é programas, projetos, serviços que minimizem a vulneralilidade social decorrente da pobreza, privação e ou fragilização de vinculos afetivos relacionais e de pertencimento social ( discriminações etárias, étnicas, gênero, deficiência dentre outras).
Relato da Prática Profissional:
	 Atuam no CRAS , um Assistente Social, uma psicologa, uma equipe de apoio que são estagiarios, motorista, assitentes administrativo, serviços gerais, orientador profissional e orientador de oficinas.
	 O Assistente Social realiza a divulgação dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para sua concessão. Cabe ao Serviço Social também articular os conhecimentos da realidade das famílias realizando planejamento do trabalho, pontencializando a rede de serviços e acesso aos direitos.
	 É importante que o profissional valoriza as famílias em sua diversidade, valores, cultura e com sua história, trajetórias e problemas, demandas e potencialidades adotando metodologias participativas de trabalho com as famílias, fomentando assim o protagonismo do público atendido e seus familiares nas várias instãncias da participação.
	No decorrer do estágio, percebemos a importãncia de fortalecer os grupos de convivência realizados pela unidade, escolhermos atuar com o grupo das idosas que se reúnem todas as quintas no periodo da tarde para realizar atividades artesanais, fiscas e culturais.
	Desenvolvendo um projeto de intervenção, com a proposta de realizar encontros quinzenais potencializando o acesso dos idosos aos direitos que lhes são atribuidos como: cultura, lazer, esporte entre outros. 
	Memórias do envelhecimento e por fim O Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ambos os encontros foram realizados no espaço interno do CRAS com o auxilio de todos os integrantes e funcionários do mesmo, o que proporcionou maior interdisciplinaridade. 
 	
Parcerias e relações interinstitucionais: 
O Início das atividades deve ser precedido da organização do trabalho da equipe e da definição dos instrumentos necessários ao monitoramento dos serviços e ao acompanhamento das famílias usuárias do CRAS. A organização do trabalho em equipe envolve reuniões de planejamento, definições de informações que deverão ser sistemáticas, encaminhamentos e acompanhamentos das famílias em vulnerabilidade social.
Secretaria Municipal de Saúde, CAPS, CREAS, Centro de Convivência do Idoso, Promoção da inclusão produtiva para beneficiários do Programa Bolsa Família (cursos), Medidas Sócio Educativa, Ministério Público. 
Resultados e Discussão:
	
	O projeto de intervenção teve como tema principal: O envelhecimento e vivências. Para melhor trabalhar com o grupo de convivência sem romper 
com a rotina e atividades já programadas pela coodernadora, dividimos o projeto em encontros quinzenais 
Considerações Finais
O estágio realizado no CRAS de São Lourenço da Serra foi de suma importância para o conhecimento acadêmico, para conhecer a prática profissional do assistente social em diversas áreas, o que é um Centro de Referência de Assistência Social e oseu funcionamento, os programas sociais, o perfil dos os usuários que necessitam dos serviços oferecidos.
A fim de coletar e organizar tais informações, recomenda-se a adoção, pelo CRAS, de prontuários, preferencialmente padronizados pelo órgão gestor da Assistência Social do Município, para o uso da rede socioassistencial. Assim, sugere-se o registro, no prontuário, do histórico pessoal e familiar.
No âmbito das políticas a proteção social de famílias em situação de riscos sociais e pessoais, os instrumentos normativos que se destacam vão desde a própria Constituição Federal de 1988, passando pelo ECA, LOAS entre outras, até atingirem regulações necessárias ao reordenamento dos serviços, prestados e ao exercício de controle social. Isso significa dizer que a regulação pela via de direito é fundamental.
Referências Bibliograficas:
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome. Orientações técnicas: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, 1° Ed, Brasilia, 2009
Couto, B.R.ET, AL. o Sistema Unico de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. São Paulo: Cortez, 2010.
Colim,D,A; SILVEIRA,J,L. serviços Sociassistenciais: Referências preliminares na implamentação do SUAS. São Paulo: Veras editora: Curitiba,
PR: CIPEC, 2007.
Ministério da Previdência e Assistência Social. Política Nacional de assistência social /PNAS Brasília MPAS/SAS 1999
Ministério da Previdência e Assistência Social. Norma Operacional básica da Assistência Social/NOB-AS Brasília MPAS/SAS, 1999
Lei Orgânica da assistência Social. Lei n°8.742, de 07 de dezembro de 1993. Brasília MPAS/SAS 1999

Outros materiais