Buscar

Relatório Soluções

Prévia do material em texto

NTRODUÇÃO
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Elas são encontradas em qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa. Pode-se preparar uma solução com uma determinada concentração de um a substancia a partir do solvente e do soluto puros ou a partir de uma outra solução dessa mesma substância. No primeiro caso, é necessário medir diretamente os pesos ou os volumes do soluto e do solvente enquanto, no segundo caso, é preciso acrescentar um desses componentes até que se alcance a concentração desejada. Em geral, as soluções são preparadas por diluição, ou seja, pelo acréscimo de solvente a uma solução mais concentrada. Para utilizar qualquer um desses métodos é necessário realizar cálculos antes de proceder à manipulação. A preparação de uma solução em laboratório requer o uso de instrumentos de medida de precisão, como balanças, pipetas e etc.
OBJETIVO
Preparar soluções 
MATERIAIS E REAGENTES
Água
Balança Digital
Béquer
Bureta
Copo Descartável
Sacarose
Pipeta
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimento I
Inicialmente foram feitos os cálculos para se saber o volume da substancia necessária para o preparo de 50ml da solução de sacarore.Foram feitos os cálculos para se saber o volume da sacarose necessária para o preparo da solução, em seguida com um auxilio de um copo descartável, logo em seguida transferido para um béquer, foi pesada à massa na balança semi-analítica obtendo 7.5 grama do volume a ser dissolvido, então pipetou-se 50ml de sacarose efetuando a transferência para um copo descartável, para diluir os resíduos da sacarose que ainda se encontravam no copo, sendo depois depositado ao béquer que continha a sacarose, de modo a completar a solução desejada.
RESULTADOS
Os resultados obtidos foram por meio dos seguintes cálculos:
Experimento I – Preparar uma solução de 50 ml de sacarose a partir uma solução de 15%.
M1 .V1= M2 .V2
15 . 50 = 100 .V2
750 = 100 . V2
750/100 = V2
V2 = 7.5 ml
CONCLUSÃO
Concluímos que os cálculos efetuados, partindo de dados experimentais obtidos baseiam-se no princípio de que as substancias reagem entre si segundo seus equivalentes, que aplicando as soluções se traduz que solução de mesma concentração equivale-se volume a volume, expressando analiticamente pela expressão fundamental da volumetria: M1.V1= M2. V2, com isso podemos efetuar a diluiçãode soluções.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BROWN, Theodore L. et al (2005), Química – A Ciência Central, São Paulo, Pearson education do Brasil, 9ª edição, cap13.
MORRISON, Robert T.; BOYD, Robert N. (1996), Química Orgânica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 13ª edição, pg.30

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes