Buscar

Aula 3 Estatistica descritiva.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como organizar os dados?
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
DESCRITIVA
Lida com a obtenção, organização, resumo e apresentação de dados numéricos
INFERENCIAL
Estabelece hipóteses e elabora conclusões científicas a partir dos dados obtidos de forma descritiva 
BIOESTATÍSTICA
Definições:
População
É o conjunto de todos os elementos de interesse em um determinado estudo
Amostra
É uma parte da população selecionada para análise
A Estatística Descritiva tenta tornar os dados mais fáceis de ler, interpretar e discuti-los. Por exemplo: taxa de desemprego, custo de vida, índice pluviométrico, etc.
A estatística descritiva, descreve os dados de três maneiras:
Tabela: é um quadro que resume um conjunto de observações.
Gráficos: são formas didáticas áudios-visuais de apresentar os dados, com o objetivo de produzir uma impressão mais rápida dos dados ou fenômenos.
Medidas descritivas: são formulações matemáticas usadas para interpretar grandes quantidades de dados agrupados.
FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
Os dados estatísticos lidam com números e para interpretar estes números faz-se necessários uma organização racional dos dados.
Dados são números ou valores coletados primariamente, e quase sempre sem sentido. 
A informação compreende o processamento dos dados, reduzindo a quantidade de detalhes e facilitando o encontro de relações. 
Portanto os dados quando coletados são reunidos através de técnicas estatísticas e posteriormente apresentadas na forma de TABELAS ou GRÁFICOS.
Estes dados estatísticos são obtidos através de um processo que envolve a observação; e os itens observados são chamados de variáveis.
COLETA DE DADOS
A coleta pode ser direta ou indireta.
A coleta é direta quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimento, casamento e óbitos, importação e exportação de mercadorias), elementos pertinentes aos prontuários dos alunos de uma escola ou, ainda, quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionamentos, como e o caso das notas de verificação e de exames, do censo demográfico, etc..
A coleta direta de dados pode ser classificada relativamente ao fator tempo em:
Contínua (registro) – quando feita continuamente, tal como a de nascimento e óbitos e a de frequência dos alunos as aulas;
Periódica – quando feita em intervalos constantes de tempo, como os censos (de 10 em 10 anos) e as avaliações mensais dos alunos;
Ocasional – quando feita extemporaneamente, a fim de atender a uma conjuntura ou a uma emergência, como no caso de epidemias que assolam ou dizimam rebanhos inteiros.
A coleta diz indireta quando e inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Como exemplo, podemos citar a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que e feita através de dados colhidos por uma coleta direta.
A natureza dos dados estes podem ser:
Contínuos: trata-se de dados quantitativos em que as variáveis podem assumir virtualmente qualquer valor num intervalo de valores, ou quando feita continuamente.Ex:altura, peso, comprimento, espessura, velocidade, etc.
Discretos: também são dados quantitativos que só podem assumir valores inteiros. Os dados discretos surgem na contagem do número de itens com determinada característica.Ex: número diário de clientes, alunos numa sala, número de acidentes diários numa fábrica e outros.
Nominais: são dados qualitativos e caracterizam-se pela denominação de categorias ou nomes, geralmente compreendem variáveis que não relacionam-se a priori com números.Ex: sexo, cor dos olhos, campo de estudo, desempenho no trabalho, etc.
EXPOSIÇÃO OU APRESENTAÇÃO DOS DADOS
Os dados devem ser apresentados sob forma adequada (tabela ou gráfico), tornando mais fácil o exame daquilo que esta sendo objeto de tratamento.
ANÁLISE DOS RESULTADOS
O objetivo da Estatística e tirar conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra). Assim, realizadas as fases anteriores (Estatística Descritiva), fazemos uma analise dos resultados obtidos, através dos métodos da Estatística Indutiva ou Inferencial, que tem por base a indução ou inferência, e tiramos desses resultados conclusões e previsões.
9
Estatística Descritiva
O que fazer com as observações que coletamos?
Resumo dos dados = Estatística descritiva
Primeira Etapa:
10
QUALITATIVA
QUANTITATIVA
NOMINAL
ORDINAL
CONTÍNUA
DISCRETA
peso, altura, idade
número de filhos, número de cigarros consumidos 
sexo, cor da pele
grau de instrução
Variável: 
Qualquer característica associada a uma população.
Classificação das variáveis:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais