Buscar

Av Ciência e educação ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0361_AV_201202087051 » CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202087051 - LUCIANA BERNARDO
	Professor:
	MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 6,7        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2014 19:19:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201202215498)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Sato (2002), um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente:
		
	 
	o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental
	
	a educação formal e a educação informal
	
	o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e o envolvimento da família e da vizinhança
	
	a melhoria da qualidade ambiental da escola e dos estudantes
	
	a melhoria da qualidade ambiental da escola e da vizinhança
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202217826)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante o período do regime militar de 1964, pretendia-se modernizar e desenvolver o país. O ensino de ciências passou a fazer parte da formação profissional, com a aprovação da lei 5692, de 1971. Houve grande expansão da rede privada do ensino superior, devido a movimentos estudantis. Quais foram os fatos que marcaram o período das décadas de 1970 e 1980 e que implicações eles tiveram para o ensino de Ciências?
		
	
	Nessas décadas havia grandes empreendimentos científicos no mundo todo e com a construção da bomba atômica, o ensino de ciências foi estimulado. O professor foi incentivado a refletir sobre a sua prática em uma ciência moderna, relacionada às ciências sociais e humanas.
	 
	O período foi de muitas crises sociais e econômicas e também marcado por uma crise energética que atingia todo o mundo. Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época, levando o ensino de ciências a repensar seus objetivos e a considerar implicações sociais do desenvolvimento científico.
	
	A época foi marcada pelo reflexo da segunda guerra mundial e o desenvolvimento tecnológico e o ensino de ciências estava voltado para verdades clássicas, privilegiando métodos estatísticos.
	
	Nessas décadas a industrialização e o desenvolvimento tecnológico e científico estavam em alta e no ensino de ciências prevalecia a lógica sobre o senso comum, separando-se teoria e prática. Era a superação do modelo tradicional devido à guerra fria e ao início da guerra do Iraque.
	
	Antes das guerras mundiais havia uma forte influência francesa e alemã e o ensino era voltado para as verdades clássicas. No pós-guerra mundial a influência maior no ensino de ciências era dos americanos e dos russos, que influenciaram a elaboração dos conteúdos dos livros de ciências dessa época.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202214751)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com os avanços tecnológicos e industriais considerados essenciais para o desenvolvimento acentuam-se os problemas socioambientais relativos aos modos de produção. Isso fez com que os Parâmetros Curriculares Nacionais criassem os temas transversais e um deles é chamado de "Meio Ambiente e a Saúde". Como critérios para a escolha desses temas foram escolhidos:
		
	
	constituir-se em currículo obrigatório nas escolas brasileiras.
	 
	abrangência nacional e urgência social.
	
	exclusão das Ciências Sociais.
	
	determinação dos movimentos civis e organizacões não-governamentais.
	
	apresenta questões que não interfirem na vida dos alunos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202217821)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que a ciência tenha relevância para os alunos do século XXI, que ela não seja uma disciplina seca e limitante, que não interessa ou anima e onde os testes e sucessos do passado se reduzem a uma lista de fatos a aprender e experimentos a conduzir, precisamos desenvolver algumas características. São elas:
		
	
	aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, estudos do meio em áreas de preservação permanente, professores que sejam também cientistas, estímulo constante para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	 
	abordagens que envolvam curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade, reflexão crítica, cooperação com as pessoas, sensibilidade e perseverança. Também são importantes os procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
	
	estudos do meio mensais, professores formados em universidades públicas, aulas práticas com equipamentos de última geração e sem considerar os experimentos que dão errado, procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
	
	abordagens que envolvam curiosidade, mas não considerem a incerteza, estímulo ao estudo individual e evitando polêmicas, aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, incentivo para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	
	abordagens da ciência de modo objetivo e respeitando as ideias positivistas de Comte, aulas práticas dentro do planejamento escolar semanal, incentivo ao trabalho individual em sala de aula e leitura de livros científicos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202214915)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ensino de Ciências Naturais, relativamente recente na escola fundamental, tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais, que se sucedem ao longo das décadas como elaborações teóricas e que, de diversas maneiras, se expressam nas salas de aula. Podemos considerar como obstáculos ao ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental EXCETO:
		
	
	As práticas docentes baseadas apenas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição
	 
	A adoção da prática cotidiana como objeto de pesquisa  - documentar progressos e dificuldades da sala de aula
	
	A insegurança do professor em desenvolver os conteúdos, principalmente na realização de experimentos.
	
	Professor polivalente - trabalha todos os conteúdos, inclusive os de Ciências
	
	A s práticas docentes baseadas apenas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202214906)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Borges (1996) destaca que para o construtivismo, o conhecimento não se encontra em nós, nem fora de nós, mas é construído, progressivamente, pelas interações que são estabelecidas; sendo assim a ciência é vista como um processo dinâmico. Neste contexto, pode ser considerada uma das características da concepção construtivista:
		
	
	Baseia-se na observação e nos experimentos. Exemplo: Medicina Grega
	
	Possui Métodos experimentais rigorosos
	
	Baseia-se em observações e experimentos, que permitem estabelecer induções.
	
	Deve ser capaz de elaborar enunciados e atingir resultados que sejam verdades universais
	 
	Combina aspectos do Empirismo e do Racionalismo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202214929)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como já percebemos a educação ambiental o contexto brasileiro, e sua inserção no currículo escolar, se constituiu sob os reflexos de um contexto histórico, político e sociocultural. Esses condicionantes influenciaram, sem dúvida alguma, os rumos da educação ambiental no país, bem como nortearam os discursos e as ações, fundamentadas em diferentes tendências e concepções pedagógicas. A Educação Ambiental, de acordo com Dias (1994), se caracteriza por:
		
	
	um conjunto de documentos resultantes de conferências específicas e temáticas sobre o meio ambiente
	
	uma consolidação de leis e resultadosde eventos internacionais e nacionais sobre o Meio Ambiente , tornando-os legais e objetos de políticas públicas.
	 
	um conjunto de ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria socioambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais.
	 
	incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, o que significa que ao tratar de qualquer problema ambiental, deve-se considerar todas as dimensões.
	
	uma disciplina específica no currículo de ensino, que também deva estar presente em todas as matérias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202215383)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, é correto afirmar:
I- Procura mostrar a Ciência como elaboração humana para uma compreensão do mundo é uma meta para o ensino da área na escola fundamental
II- Foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras
III- Levam em conta que a ciência é uma atividade neutra. Isso significa que ela deve coexistir com outras formas de se entender e se relacionar com a natureza, distintas da científica, e também neutras
 
		
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa II está correta
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202214938)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	A escola é o ambiente que instiga a investigação científica pois possibilita descobertas, transformações e interações sociais. O educador, por sua vez, é aquele que deve perceber os resultados dessas possibilidades e propiciar o ato de sentir o conteúdo como parte do real que nos cerca e favorecer o raciocínio e a assimilação desses conteúdos. Demonstre de que maneiras o ensino de Ciências pode representar um avanço para o exercício pleno da cidadania.
		
	
Resposta: O ensino de ciência representa avanços para o exercicio da cidadania quando a escola instigaa investigação ciêntifica,possibilitando descobertas,transformações e interações sociais,formando cidadões criticos. O professor deve possibilitar epropiciar ao alunoo ato de sentir o conteúdo trababalhado em sala de aula comoparte do real que nos cerca e favorecer o raciocinio e a assimilação desses conteúdos.
	
Gabarito: A escola é o ambiente que instiga a investigação científica pois possibilita descobertas, transformações e interações sociais. O educador, por sua vez, é aquele que deve perceber os resultados dessas possibilidades e propiciar o ato de sentir o conteúdo como parte do real que nos cerca e favorecer o raciocínio e a assimilação desses conteúdos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202323389)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ao implementar um projeto de educação ambiental, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem. (VASCONCELLOS, 1997). Destaque a importância de se trabalhar com Projetos de Educação Ambiental no âmbito escolar. Exemplifique.
		
	
Resposta: Com a implementação de um projeto de educção ambiental estaremos possibilitando aos alunos e a população uma maior compreenção fundamental dos problemas existentes,da sua responsabilidade e do seupapel critico com cidadão. Um bom exemplo são as fabricas de papel que só utilizão o eucalipto plantado por ela propria, para insentivar o não desmatamento. Pode-se tambem consciêntizar os alunos sobre a reciclagem do lixo na escola, demostrando que vários materiais podem se reciclados ajudando assim a preservação do meio ambiente.
	
Gabarito: Os projetos de Educação Ambiental e Ciências se constituem num poderoso recurso para se trabalhar a interdisciplinaridade e que podem ser desenvolvidos no ambiente escolar a fim de fomentar o raciocínio e a criatividade dos alunos.

Outros materiais