Buscar

Av Informatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0368_AV_201202087051 » INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202087051 - LUCIANA BERNARDO
	Professor:
	MARCIA GONZALEZ DAS CHAGAS
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/11/2014 20:16:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201202342181)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Programa que auxilia o usuário para confeccionar trabalhos, jornais, capas de revistas etc. É uma ótima ferramenta de produção, que poderá ser utilizada para fazer trabalhos de qualquer disciplina. Podemos afirmar assim que __________________________, juntamente como outros programas contribui para correção ortográfica e gramatical, ou de editoração eletrônica, facilitam a criação e o refinamento de textos pelos alunos. Preenche o espaço embranco, assinalando a opção correta abaixo.
		
	
	o bloco de notas
	
	a planilha eletrônica
	
	o programa para desenho
	
	o PowerPont
	 
	o editor de texto
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202203903)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Software criado para facilitar a criatividade, consequentemente realizando um aprendizado de conceito abstrato, onde as ferramentas de desenho são utilizadas para criar diferentes atividades pedagógicas. Estamos falando do aplicativo:
		
	
	Windows Vista
	
	WordPad
	
	Bloco de Notas
	
	Power Point
	 
	Paint
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202222418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	2. Em uma determinada escola, você ¿ Pedagogo(a) ¿ desenvolve uma atividade com os alunos que envolve não somente a pesquisa online de obras artísticas, como também consegue levar grande parte deles a museus de arte. Embora alguns pais não entendam plenamente sua proposta, apesar das reuniões realizadas para tão fim, sabemos que aí há uma preocupação fundamental ao processo educativo, infelizmente pouco valorizada nas escolas:
		
	
	A socialização, conhecendo apenas um ambiente.
	
	O combate ao autoritarismo da educação centrada nas aulas expositivas.
	
	A possibilidade de pontuar tarefas extras, facilitando avaliação do aluno.
	
	Valorização das aulas apenas em ambientes virtuais
	 
	A Educação Estética e Cultural dos alunos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202342624)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No mundo da tecnologia e informação, a comunicação, o Software de Apresentação, apresenta um papel fundamental. Destacamos assim um ótimo programa para trabalharmos, líder dos softwares gráficos de apresentação, traz ferramentas necessárias para criarmos apresentações claras, rápidas e fáceis. Com relação a este programa de apresentação, analise as frases abaixo, após assinale a opção correta.
I- No Powerpoint é possível criar um fundo especial, acrescentando um tom, uma textura, um padrão e mesmo uma figura nos slides. O mesmo vale para o modo animações, que disponibiliza vários tipos de efeitos de animação e movimentos interessantes.
II- Quando abrirmos o PowerPoint, automaticamente o programa entra com a barra início selecionada. Nessa barra podemos trabalhar com os Slides, ou seja, você pode abrir uma apresentação em branco a partir de um layout padrão, e as funcionalidades referentes ao texto e à caixa de texto são dispostas.
III- A principal finalidade do Programa de Apresentação é auxiliar na montagem de uma apresentação, sendo restrito no desenvolvimento de efeitos de animação, assim como inserir diferentes figuras da internet.
		
	
	Apenas a II é verdadeira
	 
	Apenas a III é falsa
	
	Todas são falsas
	
	Apenas a I é correta
	
	Todas estão corretas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202222385)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O cyberbullyng é uma realidade que, infelizmente, está presente na prática de muitos de nossos jovens. É provável que você, como Pedagogo(a), tenha de lidar com esta questão em breve; e deverá ter estratégias para este enfrentamento. Neste sentido, não se pode negar a importância de:
		
	
	Intervir, sem a autoridade necessária, atuando somente com aquele que sofre com a coação virtual.
	
	Impedir que crianças tenham acesso às ferramentas das TICs, tanto na escola como em outros ambientes.
	
	Impedir que crianças tenham acesso às ferramentas das TICs, ao menos na escola.
	
	Seria intervir, com a autoridade necessária, nas situações detectadas, atuando não somente com aquele que sofre como aquele que provoca a coação virtual.
	 
	Intervir, com a autoridade necessária, nas situações detectadas, atuando não somente com aquele que sofre como aquele que provoca a coação virtual.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202221740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a comunicação eletrônica no processo de ensino, todas as alternativas correspondem a recursos que podem ser utilizados para interação e troca de mensagens entre professores e alunos, exceto a:
		
	
	Windows Live Messenger (MSN).
	
	Fóruns de discussão.
	
	Correio Eletrônico.
	
	Redes Sociais.
	 
	Windows Media Player.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202203924)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitas vezes a Televisão é denunciada como vilã no processo educacional. Algumas escolas a utilizam apenas recurso para vídeos/filmes; sua programação parece que foi "ou deve ser" banida das reflexões escolares.Porém, como um meio de comunicação, a TV deve ser resgatada pela escola, fundamentalmente porque:
		
	
	É mais seguro ao professor ter a TV como instrumento de ensino, já que o computador sempre trará o risco de tomar seu lugar.
	
	Nem todas as escolas terão condições, nas próximas décadas, de possuir computador; a TV assim, já será algum avanço.
	
	A linguagem da televisão é simples, não havendo necessidade de planejamento para a sua utilização.
	
	Como nem todos os professores são capacitados para utilização de informática, é mais viável a utilização da TV nas escolas.
	 
	A educação escolar precisa aprender e incorporar novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e possível manipulação... (Moran, Masetto, Behrens).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202269844)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1 A utilização de diferentes recursos tecnológicos como estratégia é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem em destaque o computador como Ferramenta. Para utilizar na prática os principais comandos do sistema operacional como recurso didático depende:
		
	
	Da Capacitação de profissionais da área da computação e o espaço físico.
	
	Do espaço físico com computadores conectados à Internet e a motivação dos alunos.
	 
	Da infra-estrutura disponível, condições de apoio ao docente, no caso hora atividade, suporte técnico e, principalmente da mudança de atitude e ação dos docentes em utilizá-los.
	
	De alunos que tenham já um conhecimento de informática, assim como computadores de ponta.
	
	De um professor específico de informática, para desenvolver diferentes comandos técnicos com a turma.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202222368)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A formação de professores é exigência necessária à plena utilização das TICs no âmbito da educação escolar. É neste sentido que se exigirá do Pedagogo(a) cada vez mais atenção a esta questão. Mostre como atuaria, a fim de não cair nas ¿armadilhas tecnológicas¿:
		
	
Resposta: Devemos utilizar as TIcs no ambiente escolar mas ela nãodeve sr a única ferramenta a ser utilizada. Nos devemos inseri-las no contexto escolar como estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem. Como Pedagogos devemos planejar como utilizaremos estas ferramnetas em sala de aula de forma que ela não seja o unicomeio de cognição.
	
Gabarito: O aluno deverá: a) mostrar perceber que tal formação não se bastará apenas ¿equipando a escola com computadores¿; b) identificar que enquanto a formação docente for deficiente em sua origem, será necessáriouma complementação a mesma; c) perceber a importância da ¿formação continuada¿, em consequência dos permanente avanços nos recursos tecnológicos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202213661)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Comente a frase: "o computador é uma ferramenta cognitiva, ou seja, assim como qualquer material didático é apenas um meio" (SOARES, 2000).
		
	
Resposta: Esta frase deixa clara a ideia que o cmputador não deve ser utilizado como única ferramenta para a apredizagem esim como um dos meios para se obte-la.O computador deve ser utilizado pelo professor no processo de aprendizadodo aluno de forma consciente. Pois com sua incorporação nas atividades escolares estaremos possibilitando que esses alunos tenham acesso a uma aprendizagem mais significativa.
	
Gabarito:
O uso do computador não substitui o professor. O computador é apenas um instrumento a mais em sua sala de aula. Uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Ou seja: o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse ambiente, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes