Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Juan, argentino, 35 anos, dançarino profissional de tango, foi convidado para participar de conhecido reality show brasileiro, com danças de celebridades, convocado para ser o instrutor de famosa atriz brasileira. Nos bastidores do programa, Juan alega que teve violado seu direito fundamental à intimidade e consequentes danos à sua imagem, que foram divulgadas nas redes sociais, quando passava por uma crise de distonia, sendo alvo de gargalhadas e deboches. A distonia é uma doença que provoca movimentos involuntários e muita dor, costuma ser confundida com trejeitos nervosos. Dessa forma, após ser eliminado do programa, Juan ajuiza ação em face da emissora responsável pelo reality show.
Considerando o caso concreto, responda, de forma fundamentada, às seguintes indagações:
 É juridicamente viável reivindicar um direito fundamental, com previsão constitucional, em uma demanda movida contra particular?
R: Os direitos fundamentais são aqueles ligados à liberdade e à igualdade, os quais nascem da própria condição humana e encontram-se previstos no ordenamento constitucional. A eficácia horizontal dos direitos fundamentais zela da aplicação dos princípios constitucionais, visando a proteção da pessoa humana nas relações entre particulares, o qual decorre do reconhecimento de que as desigualdades se estendem além das relações Estado/particular, bem como aos próprios particulares, nas relações privadas. O fundamento do acima descrito, encontra-se no art. 5º, § 1º, da Constituição Federal de 1988, de acordo ao qual as normas que definem direitos fundamentais têm aplicação imediata. Diante do exposto, na redação da eficácia horizontal dos direitos fundamentais, aduz-se que é possível.
Em sede de defesa, poderia se argumentar que a norma constitucional, que resguarda o direito à intimidade, não pode ser alegada, uma vez que inexiste lei disciplinando o dispositivo constitucional?
R: O artigo 5º, § 1º, da Constituição Federal de 1988 traz o seguinte contexto:
§ 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.
Dessa forma, como acima citado, nota-se que no rol da Carta Magna, ao que se trata dos direitos e garantias fundamentais, sua aplicação é imediata. Então, alude-se que não é possível atrelar tal norma no caso indagado, salvo, se a própria Constituição Federal taxativamente a fizer.

Outros materiais

Outros materiais